Eventos de tecnologia movimentam Florianópolis

Google DevFest Sul 2019

Este é o segundo ano consecutivo que Florianópolis sedia a iniciativa que acontece nos mesmos moldes em mais de 400 edições pelo mundo, ganhando destaque no calendário mundial de eventos da tecnologia com o DevFest Sul 2019. Promovido pelos Google Developers Groups: GDG Floripa, GDG Porto Alegre, GDG Pelotas e GDG Cascavel e apoiado pela Google, o evento deve reunir mais de 500 participantes na capital catarinense no próximo sábado (19/10), das 08h às 18h, na ACATE (Rodovia SC 401, 4100 – Km4 – Saco Grande, Florianópolis – SC).

Com mais de 8h de programação acontecendo no palco central e seis salas paralelas, e mais de 58 palestrantes falando de conceitos para Android, Web, Cloud, Agile, Produtos, Acessibilidade, Machine Learning e IoT, o evento será uma excelente oportunidade de atualização para profissionais da área, além de espaço para networking com empresas do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

Para a organização, o DevFest Sul complementa uma agenda de mais de 20 eventos realizados ao longo do ano. “Cada um destes eventos têm sido uma semente plantada para o DevFest Sul 2019. Agora com nossos olhos e expectativas totalmente voltadas para este que é o nosso maior evento do ano, esperamos ter toda essa comunidade que sempre tem nos prestigiado, assim como as empresas que sempre têm nos apoiado”, pontua Fernanda Rabello, organizadora no GDG Floripa e embaixadora Women Techmaker.

Vai ficar de fora dessa? Aproveita e já garante sua inscrição no DevFest Sul 2019

 

“Empreender como uma garota”

Este será o tema da edição do Startup Women Floripa, que acontece de 22 a 24 de novembro,  na sede do Sebrae Santa Catarina, localizado na Rodovia José Carlos Daux , KM 01, João Paulo. Apesar de ser um evento que incentiva a participação das mulheres com foco na inclusão e desenvolvimento de liderança feminina no setor de tecnologia, ele segue o mesmo modelo de outros Startup Weekends(SW): qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes.

O Women é uma edição especial do Startup Weekend (SW) e propõe que 75% dos participantes, mentores e organizadores sejam mulheres ou se identifiquem com o gênero feminino. Ao longo de 2019, cerca de 20 SWs adotaram a temática voltada às mulheres. Os organizadores pretendem trazer mais diversidade para o empreendedorismo feminino. “Estamos trabalhando na comunicação visual, na divulgação para atrair uma maior diversidade do público feminino e masculino nesta edição” informa a organizadora Mariana Belini.

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto StartupSC, e como mantenedores nacionais o Darwin Startups, Baptista Luz Advogados e Sympla. Essa edição tem como patrocinadores Ágora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Foresee (B3), Indyxa, Involves, Multilog, PagueVeloz, Projuris, Softplan, Silva Santana & Teston.

E aí, preparadas(os) para 54h de imersão no mundo do empreendedorismo com criação de validações de ideias, produtos, serviços e de mercado, modelagem de negócios, programação, design? Então faça agora mesmo sua inscrição no Startup Women Floripa

 

Vem aí o RD Summit

O maior evento de marketing e vendas da América Latina, acontece de 6 a 8 de novembro, no CentroSul, em Florianópolis. Desde a primeira edição, em 2013, o RD Summit cresceu 50 vezes e, segundo a organização, esta edição pretende reunir mais de 12 mil pessoas.

Serão mais de 120 palestrantes de alto nível que compartilharão seus conhecimentos nas áreas de Marketing, Vendas, Empreendedorismo, Tecnologia, Sucesso do Cliente e muito mais! Uma agenda diversa e completa com centenas de novas ideias.

Além das palestras, uma feira de negócios com mais de 100 expositores apresentando as principais soluções do mercado, e especialistas com ideias e soluções para alavancar os resultados de empresas de diferentes portes e segmentos.

A novidade deste ano, para facilitar a vida de quem não conhece a Ilha, é um aplicativo oficial do RD Summit em que os participantes têm acesso a horários de ônibus, transporte por aplicativo e outros serviços. A Resultados Digitais também fechou diversas parcerias com hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e passeios turísticos para concederem descontos aos inscritos no evento.

Com tantas oportunidades, ficar de fora será impossível! Clique no link para saber mais sobre o evento e garantir sua participação – rdsummit.com.br/

 

Knowledge Cities World Summit 2019

Florianópolis será a anfitriã, em novembro, de mais um grande evento, o Knowledge Cities World Summit, evento voltado ao desenvolvimento inovador e sustentável das cidades. Durante os dias 04, 05 e 06 de novembro, a capital recebe grandes nomes internacionais e nacionais nas áreas de empreendedorismo, cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável, inovação e economia.

Nesta 12ªedição, o KCWS 2019 serão mais de 30 palestrantes debatendo Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento. Além de apresentações acadêmicas e profissionais, exercícios práticos com workshops e sessões em pequenos grupos em formatos inovadores, sessões de treinamento para profissionais e funcionários públicos, haverá também a cerimônia de entrega do Prêmio MAKCi.

Entre os palestrantes estrangeiros, os professores Tan Yigitcanlar, da Queensland University of Technology – QUT (Austrália), Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey –TEC (Mexico) e a consultora Cathy Garner, da Lancaster University (Reino Unido).

A iniciativa é do World Capital Institute (WCI) e a organização no Brasil é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).

Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, Clique aqui! 

 

Internacionalização

A busca por ampliação de vendas, somada ao fit de mercado do continente, faz com que empresas brasileiras de tecnologia ensaiem abertura de operação própria fora do Brasil. Entre os destinos preferidos estão os países da América Latina que perdem apenas para os Estados Unidos.

Entre as empresas brasileiras já identificaram o potencial de países da América Latina para realização de negócios, está a Involves.  A empresa, que desenvolve soluções para gestão de trade marketing, escolheu o México para abrir sua primeira sede fora do Brasil, e agora se encaminha para a abertura de novo escritório na Colômbia, ainda em 2019. A sede na Cidade do México possui quatro colaboradores fixos e pretende multiplicar esse número por dez até o fim de 2020.

Já a Dígitro Tecnologia, que desenvolve hardware e software para comunicação e inteligência em âmbito público e corporativo, apostou no modelo de canais de vendas, buscando parceiros locais para realizar uma ponte comercial com países como o Paraguai, Uruguai, Peru, Argentina e Colômbia.

 Employer branding = marca empregadora

Atrair e reter talentos é algo que as empresas, especialmente as de tecnologia, precisam se preocupar. Com mais de 1,9 mil colaboradores, a Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, investe em iniciativas para capacitar e desenvolver seus talentos, além de atrair novos profissionais.

Há sete anos na Softplan, Rodrigo Santos é um exemplo de profissional que migrou de um segmento específico de mercado para a tecnologia. Formado em Direito, Santos se especializou em gestão empresarial, qualidade e produtividade, e globalização e cultura, antes de trabalhar com tecnologia. É um dos colaboradores que atua na unidade de negócio com foco em Justiça da companhia, que possui ainda outras três verticais de mercado: gestão pública, indústria da construção e saúde. “O trabalho da Softplan vai além de bits e bytes. Além de fazer a diferença na vida das pessoas e tornar o Brasil um país mais justo, melhoramos e evoluímos parte da sociedade como um todo. Fazemos com que nossos colaboradores enxerguem o propósito que está por trás das linhas de código. Para isso, o ponto mais importante da carreira profissional é a obsessão por aprendizado. Quando a pessoa é obcecada por aprender e se desenvolver, sempre estará apto a qualquer tipo de desafio”, avalia.

Por mais empresas assim!

 

Coluna Vânia Monteiro - Tecnologia, mídia, empreendedorismo, inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *