Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional

Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional

Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional

Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional de destino seguro.

A princípio, a World Travel Tourism Council (WTTC), uma das maiores organizações internacionais de viagem e turismo, certificou a cidade de Florianópolis e o Aeroporto Internacional de Florianópolis como destino e locais seguros, devido a todas as ações de combate e controle ao coronavírus, realizadas pela Prefeitura de Florianópolis e pela Floripa Airport. Com isso, Florianópolis se torna o primeiro destino a usar o selo Safe Travels, em que a porta de entrada da cidade, o aeroporto, também está certificado.
Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional
Portanto, desde a primeira quinzena de março deste ano, com a adoção antecipada da quarentena para conter o avanço da pandemia, Florianópolis despontou no cenário nacional como referência na gestão e controle da crise do Coronavírus. Sendo assim, a letalidade pela doença é uma das mais baixas, em comparação com outras capitais brasileiras.
Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional. Floripa Airport – Foto: Nelson Kon
Além disso, outro indicador de destaque é o número de testes feitos para detectar a doença. Dessa forma, desde abril até agosto, a Capital já coordenou a realização de mais de 70 mil testes. Diante disso, o número é cerca de 20% a mais que a Coréia do Sul, o país que mais realizou testes no mundo. Igualmente, em relação ao isolamento social, a PMF oferece um hotel para pessoas em vulnerabilidade social ou que por algum outro motivo não consigam fazer isolamento domiciliar após confirmação da doença.
De fato, a tecnologia é uma importante aliada. Referência em todo país pelo pioneirismo na telemedicina, o Alô Saúde Floripa oferece atendimento pré-clínico gratuito por telefone, aplicativo ou site 24h por dia. A saber, cada equipe de saúde da família possuem smartphones para contato direto e acompanhamento dos pacientes. Igualmente, já foram realizadas mais de 60 mil vídeo chamadas. Naturalmente, outra ferramenta é o sistema de alerta via SMS, que avisa moradores em um raio de 200 metros, quando um vizinho testa positivo para Covid-19.
A priori, o selo Safe Travels é um reconhecimento importante à cidade de Florianópolis e ao seu aeroporto neste momento em que o setor turístico enfrenta junto com o poder público, a guerra contra a Covid-19. Assim, tem sido um desafio diário e constante mas sem dúvidas, sairemos dessa crise ainda mais fortes.
Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional. Floripa Airport – Foto: Sergio Sona
Certamente, a plataforma de QR Code também é um case de sucesso no rastreio de possíveis contaminações pela doença. Com efeito, mais de 5,3 mil estabelecimentos aderiram à esse serviço que já conta com cerca de 1,5 milhão de check-ins. Conquanto, em breve, mais uma ferramenta será utilizada no município. Definitivamente, é o sistema de inteligência artificial Laura, que vai entrar em contato com os pacientes por meio de mensagens no WhatsApp fazendo perguntas simples para acompanhar o estado de saúde de casos suspeitos e confirmados para Covid-19. Desse modo, a iniciativa é resultado de uma parceria entre PMF e Unimed.
“Definitivamente, em meio a esse momento desafiador que estamos enfrentando, receber o selo de segurança nos dá ainda mais fôlego para a retomada das atividades econômicas ligadas ao turismo da nossa cidade. Portanto, agradeço também ao Floripa Airport pela parceria junto ao poder público desde o início das medidas de combate à pandemia”, acrescenta o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

Da chegada no aeroporto ao desembarque

De maneira idêntica, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, todo o caminho do passageiro, desde o momento em que ele chega no aeroporto, até o desembarque, foi mapeado e recebeu ações específicas de controle ao coronavírus.
Do mesmo modo, na última sexta-feira, a Floripa Airport, em parceria com a Intelbras, implementou mais uma novidade. Em vista disso, foram instaladas soluções térmicas de inteligência artificial na área do desembarque de passageiros, que identifica pessoas com temperatura elevada. Assim, além da aferição de temperatura, o equipamento possui tecnologia de reconhecimento facial, que identifica o uso correto de máscaras.
Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional. Foto: Jefferson Severino
Dessa forma, o novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente.  Portanto, se um passageiro com temperatura elevada for identificado, ele será abordado pelos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, presentes no aeroporto, e encaminhado para avaliação de sintomas.
Contudo, desde o início da crise do coronavírus, o aeroporto foi pioneiro em algumas ações, como por exemplo, a implementação de fila única e orientação dos grupos de embarque por telas, eliminando a formação de três filas e, consequentemente, chance de aglomeração; a barreira sanitária no desembarque em parceria com a prefeitura; e a instalação de proteções de acrílico nos balcões de atendimento com lupa para leitura de documentos, sem necessidade de manuseio.
“Nós sempre tivemos elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos, indo além dos protocolos recomendados. O reconhecimento da WTTC coroa nossas ações e demonstra para os passageiros que viajar é seguro” observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis. 
Nós sempre tivemos elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos, indo além dos protocolos recomendados. O reconhecimento da WTTC coroa nossas ações e demonstra para os passageiros que viajar é seguro” observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis. Foto: Felipe Carneiro

Outras ações no aeroporto

Cancelas de estacionamento emitem o ticket a partir de sensor de aproximação do veículo, sem necessidade de o motorista apertar o botão.
No meio-fio de entrada no Boulevard 14/32, carrinhos higienizados são organizados em fila separada.
Os estabelecimentos do aeroporto já têm projeto arquitetônico aberto, o que garante maior ventilação.
Também fazem controle rígido de número de pessoas e uso de álcool gel na entrada.
Corrimões, balcões e todos os pontos de contato do passageiros são limpos com produtos de sanitização usados em hospitais, a cada 4 horas.
Bandejas, na inspeção de raio x, são limpas imediatamente após o uso.
Adesivos de marcação de posição estão em todos os locais para formação de filas, elevadores, assentos e escada rolante, mantendo o distanciamento mínimo individual e para grupos de família.
No check-in, a Latam instalou um sistema remoto de atendimento, em que o passageiro conversa com o atendente por câmeras.
A Azul instalou o balcão de despacho autônomo de bagagem, feito pelo próprio passageiro com QR Code.
A Floripa Airport colocou tapetes sanitizantes, também com produtos de sanitização usados em hospitais, para desinfecção direta dos sapatos.
A cada desembarque, as aeronaves são higienizadas, antes do embarque de novos passageiros.
Todas as cias aéreas que operam em Florianópolis utilizam filtros HEPA no interior da aeronave que renovam o ar a cada 3 minutos.

WTTC

Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional
naturalmente, a World Travel & Tourism Council (WTTC) representa o setor global de viagens e turismo, com a missão de garantir que o setor seja perfeito, seguro, inclusivo e sustentável. Em síntese, a organização existe há 30 anos, com atuação em 185 países do mundo. Para emitir o selo Safe Travels, o destino e os locais devem atender uma série de requisitos e protocolos recomendados pela WTTC.

Leia ainda: Segue emperrado o turismo de observação de baleias em SC

Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro 
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Leia mais:

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
FontesAssessorias de Imprensa 
Leia mais:

Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro 

Santa Catarina mantém o turismo de avistamento de baleias fechado

Os encontros e desencontros da vida. Nada é ao acaso

Fisioterapeutas recomendam retomada das atividades físicas e pausas no trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *