Fortaleza de São José da Ponta Grossa (Praia do Forte)

Fortaleza de São José da Ponta Grossa (Praia do Forte)

Ponta Grossa Divulgação Portal Falando de Turismo

A FORTALEZA

A fortaleza está localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, aproximadamente a 25 quilômetros do centro da cidade. Estrategicamente situada no alto do morro da Ponta Grossa, emoldurada pela beleza dos costões e a areia da Praia do Forte.

Esta fortaleza configurava o segundo vértice do triângulo de fogo idealizado pelo Brigadeiro José da Silva Paes . O início de sua construção ocorreu em 1740. Em 1765, para completar a sua defesa no flanco leste, foi construída a Bateria de São Caetano, localizada junto à Praia de Jurerê, a cerca de 200 metros da fortaleza.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por espessas muralhas. A edificação mais significativa é a Casa do Comandante, construção de dois pavimentos que, curiosamente abriga também o Paiol da Pólvora.

Capela

Dedicada a São José é a única construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina que manteve até os dias atuais a sua função original.  Abandonada durante décadas, encontrava-se já completamente arruinada quando foi tombada em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nas décadas de 1970 e 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou os primeiros trabalhos de arqueologia, de restauração parcial da Capela e de consolidação de alvenarias de pedra da Casa do Comandante e trechos de muralhas.

UFSC

Em 1990, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conclui o processo de prospecção arqueológica. Hoje temos uma exposição permanente montada na Casa do Comandante com alguns dos artefatos encontrados nas escavações. Entre 1991 e 1992, no âmbito do “Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos na História Brasileira”, foi concluída a restauração da maioria dos edifícios da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que passou a ser mantida e gerenciada pela UFSC, juntamente com as fortalezas de Anhatomirim e Ratones.

Restauração

No processo de restauração buscou-se reconstruir a volumetria dos edifícios, seus vão originais e coberturas, preservando elementos remanescentes e as marcas das intervenções ocorridas ao logo de sua história. Ficam evidentes as técnicas e materiais utilizados na reconstrução, e o visitante pode discernir entre o original e o restaurado.

Visite a página do Guia da Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Clique aqui para fazer uma viagem virtual pela Fortaleza de Ponta Grossa

Outras informações sobre essa fortaleza estão disponíveis no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *