Homenagem ao Dia Nacional do Guia de Turismo!

Homenagem ao Dia Nacional do guia de Turismo!

Um viva aos Guias de Turismo!

Homenagem ao Dia Nacional do guia de Turismo!
O guia de turismo Patrick Serapião com um grupo de turistas. Crédito: Acervo Pessoal

Dia (10) foi dedicado ao Dia Nacional do Guia de Turismo com o objetivo de homenagear os personagens do turismo brasileiro que tem a responsabilidade de transformar expectativas e sonhos em realidade. Antes mesmo da regulamentação da profissão, em 1993, os guias de turismo já atuavam como verdadeiros embaixadores dos destinos nacionais, dedicando seu trabalho para transformar férias e viagens em momentos inesquecíveis, descortinando a natureza e a diversidade cultural dos locais visitados.

O guia utiliza o potencial de sua voz, gestos e movimentos, além de todo seu conhecimento específico sobre o local, para interagir com os visitantes. Quando a mensagem é direcionada por um guia de turismo, os cartões postais ganham novos olhares, conseguindo ampliar detalhes que o turista desconhece. Conhecer os diversos atrativos turísticos de localidades, vivenciar a religiosidade, história, manifestações culturais, experimentar os sabores e conhecer os saberes, sem dúvida, se torna especial e enriquecedor para o turista com a condução de um destes profissionais.

 

Paulo Senise é o novo presidente da Embratur

Presidente da EmbraturO Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) já tem novo presidente. O órgão ficará sob o comando do empresário paranaense Paulo Senise, nomeado nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). Conhecido pelo trade, Senise possui formação em Hotelaria pela Faculdade de Turismo CUP, localizada no Rio de Janeiro (RJ), e especialização na área pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Além disso, tem vasta experiência, com carreira profissional construída por vivências exitosas na iniciativa privada e no setor público.

A partir de agora, Senise será o responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. (Saiba mais)

 

-Homenagem ao Dia Nacional do guia de Turismo!Reunião do PRT + Integrado
Foto Geraldo Gurgel

O Programa de Regionalização do Turismo do MTur realizou nesta quarta-feira (8), em Brasília, o 4º encontro do PRT + Integrado com gestores das Instâncias Regionais de Governança das regiões turísticas e interlocutores estaduais do programa. Participaram do evento com dirigentes do MTur, representantes do PRT do Amapá, São Paulo e de Minas Gerais, além dos gestores dos circuitos turísticos Sertão Gerais (MG), Lago de Furnas (MG) e da região turística Cavernas da Mata Atlântica (SP).

“Esses encontros são importantes para consolidação do PRT nos estados. Além da aproximação dos destinos com o Ministério do Turismo, trocamos experiências entre diferentes realidades regionais e aprimoramos a gestão das regiões turísticas através das nossas instâncias de governança”, disse Thayse de Castro, presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas, formado por 12 municípios. A região banhada pelo “Mar de Minas”, como é conhecida a represa, conta com 34 municípios e quatro circuitos turísticos que pleiteiam uma hidrovia para conectar os destinos, hoje, “separados” pelo lago. (matéria completa)

Durante 61º Conotel, hotelaria comemora crescimento

-Homenagem ao Dia Nacional do guia de Turismo!Ministro Marcelo Antônio
Ministro Marcelo Álvaro Antônio na abertura do Conotel, em Goiânia. Crédito: Roberto Castro

Um estudo inédito elaborado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, no mês de março, o faturamento real do turismo nacional cresceu 1,5% em comparação com fevereiro, graças aos aumentos verificados nos segmentos de hospedagem (7%), cultura e lazer (11,7%) e alimentação (11,8%). Os dados foram apresentados na abertura do 61º Congresso Nacional de Hoteis (Conotel), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH Nacional) em Goiânia nesta quarta-feira, 8 de maio, Dia Nacional do Turismo.

Em seu discurso na abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que a performance do setor “mostra que estamos num caminho sem volta para o crescimento do turismo no Brasil. Tudo muda quando governo e iniciativa privada trabalham juntos, do mesmo lado, no mesmo time”, garantiu.

PESQUISA APONTA MELHORIA DE INSTALAÇÕES E SERVIÇOS DA COSTA VERDE & MAR

 Pesquisa na Costa Verde e MarA Costa Verde & Mar (SC) atingiu nota 4,49 (em avaliação de 0 a 5 pontos) na Pesquisa de Demanda Turística, alta temporada de 2019. O resultado foi uma melhoria na avaliação das instalações e serviços oferecidos. Aplicada entre 1º de janeiro e 29 de março, a pesquisa buscou informações sobre a satisfação dos visitantes.

Aplicada apenas em turistas que permaneceram no mínimo 24 horas na cidade, a pesquisa coletou mais de 3 mil depoimentos nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Navegantes. O nível de confiança é de 95% e o erro amostral é de cinco pontos percentuais.

 

Participe do maior evento do setor hoteleiro de Santa Catarina Encatho

Encatho e Exprotel 2019

Na coluna turismo & Negócios você vai ficar por dentro das notícias que marcaram a semana no meio turístico nacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *