Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado
ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO
Se existe uma coisa que este desgoverno faz muito bem é mentir, fazer promessas e assinar acordos. Cumprir o que promete e os acordos que assinados já é outra história. Desta vez MTUR firmou acordo com à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acordo esse que prevê realização de um conjunto de ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado.
A parceria terá a atuação em três eixos complementares. Um deles é a disseminação da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que visa a transformação dos destinos brasileiros em locais com inovação, acessibilidade e melhoria de governança. Anteriormente o MTur assinou um memorando de entendimento com o governo espanhol, para fortalecer essa metodologia em no Brasil. Portanto, vem aí mais um edital chamando novas cidades para participarem da iniciativa. A economia criativa também é o foco desta “parceria”, com a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, inspirada na Unesco, e que utiliza a gastronomia, a música, o artesanato, entre outras atividades como diferencial competitivo. Neste campo está previsto, ainda, a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede.
Sendo assim, será elaborado um Plano Estratégico de Inteligência de Mercado voltado ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Inteligência Turísticas com dados orientadores para as ações desenvolvidas pelo MTur. Mas isso já não existe? Sem dúvidas, poucos países têm o potencial turístico que o Brasil tem. Falta o governo fazer a parte dele pois a iniciativa privada faz o possível e até o impossível para sobreviver, respondendo por 8% do PIB e que tem um potencial para ser ainda mais. O grande caminho para o Brasil é o turismo, todavia, o desgoverno cria dificuldades para vender facilidades. Se o desgoverno não atrapalhasse já seria de grande ajuda. Muitas obras da fatídica copa do mundo no Brasil não foram concluídas, outras superfaturadas e finalmente outras desapareceram. CONFIRA AQUI o custo do desgoverno, contratos, acordos, licitações, obras inacabadas apenas durante a última copa do mundo Brasil.
Tanto é verdade que o presente desgoverno só atrapalha que, não percebeu, aliás, não tem técnicos para isso, que a isenção de vistos trouxe 80 mil turistas e injetou R$ 330 milhões no Brasil, segundo dados da Unedestinos, tanto que a União Nacional dos Convention & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos considera da volta da exigência de vistos para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão uma decisão precipitada. Se houvesse de fato técnicos, a exemplo do governo anterior, perceberiam que a medida tinha grande potencial para estimular o turismo receptivo internacional. Contudo, oito meses depois, a atividade turística foi quase arruinada pela pandemia. Sendo assim, a isenção de vistos teve muito pouco tempo para mostrar resultados.
De acordo com Toni Sando, presidente da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, explica que a medida de 2019 tornou os destinos brasileiros mais competitivos na captação de eventos internacionais. “Convention & Visitors Bureaus trabalham na promoção e apresentação de destinos para atração de congressos, feiras, convenções e simpósios para uma cidade, apresentando seus atributos e diferenciais, em um esforço de convencimento”, afirmou. Ainda segundo o presidente, a indústria de eventos mobiliza toda uma cadeia produtiva, gerando novas oportunidades, negócios, emprego e renda, injetando a economia com dinheiro novo. “A isenção de visto para países estratégicos é um atributo a mais para o destino, uma vez que irá receber palestrantes, profissionais, expositores e milhares de potenciais participantes. “Em uma candidatura na qual os concorrentes não possuem necessidade de visto, tal fator pode ser crucial na definição do destino”, concluiu.
Já de acordo com o Professor Glauber Santos, nos oito meses em que a isenção de vistos teve condições de mostrar resultados antes do choque da Covid-19, os quatro países isentados enviaram ao Brasil quase 80 mil turistas a mais do que o previsto. “Dessa forma e, considerando-se o perfil de gastos dos turistas desses países no Brasil, estima-se que a receita adicional tenha sido de R$ 328 milhões. Além disso, os dados mostram que o efeito da isenção de vistos ainda estava se consolidando quando foi abruptamente interrompido pela pandemia. A diferença entre o número real e o previsto estava crescendo a cada mês. Isso é esperado, pois o efeito da isenção de vistos não é imediato já que o mercado consumidor leva algum tempo para se ajustar às novas regras. Se a tendência crescente tivesse se mantido, estima-se que o resultado da medida poderia ter passado de 200 mil turistas e R$ 800 milhões por ano”, afirmou.
FERNANDO DE NORONHA – SEMPRE UM PROBLEMA
Aqui outro exemplo da incompetência governamental. Uma ilha fantástica, praias espetaculares, destino maravilhoso, todavia, problemático sempre. Já fui quatro vezes e a cada vez sempre piora. Cada vez mais cara, internet tenebrosa, aeroporto decadente, enfim, nunca vi melhora. Agora, some-se que a Gol decidiu fechar a base de Fernando de Noronha (PE) após cinco meses sem operar por conta da proibição do pouso e decolagens de aeronaves turbojatos. Na época, a decisão foi tomada pelo cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que determinou a restrição parcial das operações de pouso de aeronaves com motores à reação (como o B737 e o A320), no dia 12 de outubro, após três anos monitorando as condições operacionais da pista de pouso e decolagem. Portanto, para chegar lá só com a Voepass Linhas Aéreas que opera Fernando de Noronha, em codeshare com Gol e Latam, possibilitando conexões com o hub de ambas as companhias em Recife. Os voos diários já estão disponíveis partindo da capital pernambucana com destino a ilha às 10h25 e às 14h40. O retorno partindo de Fernando de Noronha acontece às 13h25 e 17h40. Alguém ainda duvida que o turismo no Brasil não é levado a sério?
AGÊNCIAS DE VIAGENS ON-LINE
Enquanto isso, estima-se que o mercado global de Gastos com TI de agências de viagens on-line cresça na USD 1,73 bilhão de 2021 a 2026, de acordo com a Technavio. Estima-se que o mercado cresça a um CAGR de 15,22% durante o período de previsão. O crescimento do mercado é impulsionado por fatores como o aumento da penetração de internet e smartphones, aumento da consolidação de agências de viagens on-line e métodos de embalagem diferenciados usados pelos fornecedores. Sendo assim, os governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento estão tomando várias iniciativas para aumentar a acessibilidade da internet para os cidadãos. Além disso, a crescente adoção de smartphones aumentou o número de usuários de internet. Isso incentivou as empresas de viagens on-line a lançar aplicativos móveis inovadores e fáceis de usar para atrair mais clientes. Algumas empresas de viagens estão fazendo parceria com empresas de telefonia móvel para fornecer aplicativos e ofertas de edição especial para os clientes. Todos esses fatores estão impulsionando o crescimento do mercado.
MERCADO
Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado. Jamais embarque para qualquer destino sem o melhor seguro viagem. Praticamente todos os destinos internacionais exigem seguro viagem.
O crescimento do mercado no segmento de gastos com software será significativo durante o período de previsão. Muitas empresas de viagens estão adotando soluções de TI baseadas em nuvem para reduzir custos, melhorar a flexibilidade, aprimorar o atendimento ao cliente e adotar tecnologias avançadas. Isso está aumentando a adoção de gastos com soluções de software para marketing, vendas, serviços e funções operacionais entre as empresas. Esses fatores estão impulsionando o crescimento do segmento. A América do Norte será responsável por 39% do crescimento do mercado durante o período de previsão. A expansão da população baby boomer, o crescimento significativo da renda disponível e os gastos crescentes com atividades de lazer e viagens estão impulsionando o crescimento do mercado regional.
TENDÊNCIAS
Assim sendo, as principais tendências que influenciam o mercado são: A crescente adoção de plataformas de pagamento online é a principal tendência do mercado; Os pagamentos online estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores; Bancos e instituições financeiras estão protegendo seus sites com certificados Secure Socket Layer para beneficiar seus clientes; Os mecanismos de pesquisa, como o Google, fornecem atualizações continuamente para conscientizar os usuários on-line sobre a segurança oferecida por vários sites e páginas da web; Todos esses fatores estão aumentando o número de transações online em todo o mundo, o que deve ter um impacto positivo no crescimento do mercado. Já no Brasil pretende-se acabar ou taxar o PIX, o que comprova o quão contramão e desconexo é o presente desgoverno.
EQUIPOTEL 60 ANOS
A Equipotel, referência em hospitalidade em toda a América Latina, completa 60 anos e retorna ao Expo Center Norte para a edição 2023. A feira mais antiga do país apresenta ao público as transformações que impactaram o setor de turismo e de hotelaria em novo local, já de olho nos próximos 60 anos. O evento que reúne os principais fornecedores do mercado de hospitalidade, além de grandes parceiros, está conectado aos padrões de consumo com vistas a atender as demandas do público com soluções de ponta ao longo do tempo. Do ar condicionado nos hotéis para maior conforto dos hóspedes até o Wi-Fi ultrarrápido, a tecnologia que foi implementada na hospitalidade durante esses 60 anos foi mostrada primeiro na Equipotel. A feira ajudou a contar essa história e ajudou a mostrar para o mercado o que era importante em cada momento. Sem dúvidas, o estímulo ao turismo doméstico trouxe expansão para o mercado de hospitalidade na década de 2000 e o Brasil se tornou ponto turístico desejado por mais estrangeiros. Ao passo que isso se dava, o acesso mais rápido a tecnologias e a velocidade da informação trouxeram a exigência do público para um novo patamar. Hoje o mercado está mais conectado a questões comportamentais e de tecnologia, visando uma evolução da maneira como as pessoas se conectam com o mundo à sua volta.
BNT MERCOSUL ABRE INSCRIÇÕES
Já estão abertas as inscrições para a BNT Mercosul 2023. O evento é um dos principais do calendário turístico do país, e acontece nos dias 05 e 06 de maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Santa Catarina. As inscrições podem ser realizadas AQUI ou através do perfil do Instagram @bntmercosul. São quatro categorias que podem se inscrever: Trade, Operadora, Agente de Viagens, e Imprensa. Agentes de viagens devem informar seu Cadastur válido e atualizado, que é uma pré-requisito para a participação. A avaliação da inscrição é realizada pela organização, e a confirmação enviada por e-mail.
FANTOUR
Para agentes de viagens, um lembrete especial. A inscrição realizada pelo site da BNT Mercosul é exclusiva para profissionais que irão participar de maneira individual. Para agentes que desejarem participar do evento por meio de um Famtour, devem primeiro entrar em contato com a organização para ser redirecionado à Operadora encarregada na sua região. Entre em contato pelo Whats +55 (47) 99167-4089 e informe sua cidade e estado. Chegando em sua 29ª edição, a BNT Mercosul atrai centenas de agentes de viagens que participam de Famtours, garantindo muita interatividade com profissionais de todo o Brasil e países da América do Sul. Além da interação durante a feira, o evento conta com capacitações para agentes de viagens e a rodada de negócios, momento exclusivo entre operadores e expositores.
A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Blumenau, Costa Verde & Mar, Grupo Oceanic, Gruppe Tecnologia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Porto Seguro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sebrae Santa Catarina, Secretaria de Estado do Turismo – Setur/SC. As redes sociais @bntmercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-4561.
PLAYERS DO TURISMO – TROFÉU INFINITO
O Troféu Infinito premiou, na noite da última terça-feira, (14/03), players do trade turístico brasileiro que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através do receptivo da Brocker Turismo, entre operadoras, OTA’s e o mercado MICE. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu no Restaurante Catherine em Gramado (RS), com a presença de convidados e autoridades. Essa é a 16ª edição do evento realizado pela Brocker, referência em receptivo no Brasil. “Já são 16 edições do Troféu Infinito, o prêmio que é nossa homenagem aos maiores vendedores da Serra Gaúcha e também aos organizadores de eventos, um nicho de mercado importantíssimo para o fortalecimento da economia. Aqui, cercados por história, estão reunidas pessoas e empresas que inovam e fazem o turismo e os eventos acontecerem”, disse a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães, durante a cerimônia.
“Ao longo destes anos vimos como o Troféu Infinito criou uma competividade sadia entre operadoras e OTAs. Todo mundo quer ganhar o prêmio. E quem sai ganhando é a Serra Gaúcha”, comentou Carlise Bianchi, Diretora do Grupo Brocker. Também foram entregues os troféus Eventos Corporativos e Viagens de Incentivo para a Wemoov, Eventos Científicos – Congressos para a Acontece Eventos, e Amigo Parceiro para a APASG e para o historiador Antônio Olmiro dos Reis. Confira a lista das 10 operadoras / OTA de turismo premiadas no Troféu Infinito: 1º lugar – Azul Viagens; 2º lugar – Decolar; 3º lugar – Orinter Operadora; 4º lugar – FRT Operadora; 5º lugar – Laçador de Ofertas; 6° lugar – Masterop Operadora; 7º lugar – CVC Corp – B2B; 8º lugar – Hurb; 9º lugar – Viagens Promo / ETS;
10º lugar – Cativa Operadora.
“O troféu para a APASG é um reconhecimento para todos os parques e atrativos que fazem parte dessa associação, que reúne os grandes indutores do turismo na nossa região, complementada pela infraestrutura de hotelaria e pela grande parceria que os parques têm com a Brocker e o Bustour. Hoje, a Serra Gaúcha é o destino com maior número de parques do Brasil, graças aos esforços desta entidade”, ressaltou Adriane Brocker. Segundo ela, o prêmio entregue para Antônio Olmiro dos Reis é uma homenagem para todos os historiadores e pessoas que valorizam e preservam a história de Canela e Gramado. “O troféu Amigo Parceiro homenageia, dessa forma, todos que viveram aqui. Se hoje nossa região é um lugar tão maravilhoso para passear e viver, foi porque nossos antepassados trabalharam muito para isso e fizeram muito por nós”, completa.
BELLA DA SEMANA – MIKA ALQUIMIM
Nossa mineirinha está de volta! Mika Alquimim, nossa morena de parar o trânsito, está de volta com a última parte do ensaio para o Bella da Semana. Dona de uma sensualidade única e corpão invejável, a mineirinha Mika Alquimim é sem dúvidas um belíssimo exemplar da mulher brasileira: cabelos pretos, pele morena, – isso sem falar no seu olhar irresistível. Aproveite para se deliciar com a última parte desse ensaio que vai dar água na boca… A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio com Mika Alquimim nua vai ao ar nesta quarta-feira (22). Como assinante do Bella da Semana, você tem acesso a todo conteúdo do site! São mais de 40.000 fotos, centenas de vídeos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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