Avessos ao Carnaval: as melhores opções para fugir do agito

Avessos ao Carnaval: as melhores opções para fugir do agito

Em busca de silêncio, viajantes trocam a folia por acomodações intimistas como o Banana Bamboo em meio à Mata Atlântica

Fevereiro de 2026 – Enquanto os foliões se preparam para tomar as ruas das cidades no Carnaval, há quem prefira a contramão dos blocos e trios elétricos. Opções não faltam: de retiros mais radicais, em que até o silêncio é regra, até opções mais conectadas à Natureza, em regiões um tanto isoladas de grandes centros e concentração de gente.

Para além do perfil do viajante avesso ao Carnaval, há dados recentes, divulgados pelo Ministério do Turismo que apontam que o Turismo de Natureza e o Ecoturismo têm sido os principais motivadores de viagens domésticas no cenário pós-pandemia. Há uma procura crescente por destinos que ofereçam isolamento e práticas de bem-estar, tendência já estabelecida desde a fundação no Banana Bamboo Ecolodge. Situado no coração da Mata Atlântica, o ecolodge vai de encontro com o registro desse aumento da procura por experiências que unem conforto e regeneração ambiental.

No Banana Bamboo, a proposta para este Carnaval é o descanso: “trocar o som das caixas acústicas pelo canto dos pássaros e o asfalto e as praias cheias pelo frescor de uma biopiscina e uma agrofloresta”, diz Luciana Nogueira, sócia-fundadora do Banana Bamboo Ecolodge.

A Busca pelo “Carnaval Interior”

Se antes a fuga da cidade era apenas para evitar trânsito, hoje há uma busca intencional por propósito e cura. “O Carnaval é tradicionalmente uma festa de expansão, de colocar a energia para fora. Mas percebemos um movimento crescente de pessoas que, nessa data, buscam o caminho inverso: a introspecção e o silêncio. O luxo aqui não é o excesso, mas a simplicidade”.

O Carnaval no ecolodge foge do óbvio. A estrutura foi arquitetada seguindo princípios de biocostrução em bambu, garantindo conforto térmico natural mesmo no auge do verão, com telhados e tecnologias sustentáveis para aproveitar a água da chuva, tratamento de efluentes e até mesmo um banheiro seco.

O que fazer no Carnaval do Banana Bamboo

  • Imersão na Biopiscina: Um sistema inovador onde a água é tratada por plantas e filtros biológicos, sem uso excessivo de produtos químicos.
  • Ecogastronomia da Floresta: O cardápio utiliza plantas alimentícias não convencionais (PANCs) colhidas na própria agrofloresta do hotel, além de frutos como cambuci, a juçara, o cacau e a banana, que se aproveita muito mais do que o próprio fruto
  • Vivências de Bem-Estar: Jacuzzi, sauna e terapias desenhadas para o relaxamento.

Para mais informações acesse https://bananabamboo.com.br/

 

Sobre o Banana Bamboo Ecolodge 

O Banana Bamboo Ecolodge é uma hospedagem ecológica localizada em Ubatuba, SP, dedicada a práticas de turismo sustentável e à preservação da Mata Atlântica. Fundado em 2016, o Ecolodge se tornou referência por sua infraestrutura baseada em bioconstrução, uso de energias renováveis, sistemas de tratamento de água e iniciativas que fortalecem a economia local.Com um propósito voltado para proporcionar experiências autênticas e transformadoras, o Banana Bamboo conecta seus hóspedes à riqueza natural e cultural do Brasil, promovendo a conscientização ambiental e o respeito pelo ecossistema e pelas comunidades da região.

Informações à Imprensa

Janaína Pedroso

11 94005-8745 / jana.sousa83@gmail.com

Fotos crédito: Janaína Pedroso

Falando de Turismo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.