Brasil volta a exigir vistos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália

RETROCESSO
Brasil volta a exigir vistos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. De um lado temos um desgoverno total, começando pelo Ministério de Turismo e Embratur, cujos ministro e presidente só dizem asneiras e prometem o que nunca irão cumprir e, por conta disso, o turismo vai de mal a pior e agora vai piorar mais ainda. A exigência de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltou a valer desde ontem, quinta-feira, (10) no Brasil. A proposta para suspender a regra, aprovada no Senado em março, segue sem previsão de votação na casa da sogra, isto é, Câmara dos Deputados. Governistas defendem a medida como resposta diplomática às exigências de reciprocidade, enquanto a oposição critica a retomada, mas admite que o tema não está entre as prioridades da Casa. Editado pelo ébrio mor em 2023, o decreto que retoma a exigência de visto já havia sido adiado três vezes. A dispensa do documento havia sido implementada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, sem contrapartida dos países beneficiados. Logicamente que não podemos nos comparar e tão pouco estamos em pé de igualdade para tais exigências. Isso é fato notório. O projeto de decreto legislativo aprovado no Senado, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, Hugo Mottas-PB, e não teve relator designado. A ausência de movimentação prática na Câmara praticamente enterra as chances de uma votação a tempo de barrar o retorno da exigência. Isso demostra o real interesse que o desgoverno tem pelo turismo. Uma coisa é mais do que certa, o fim da exigência favorece o turismo internacional. No entanto, mesmo com esse argumento, a proposta continua parada na Câmara, sem sinal de avanço.

RETORNO DO VISTO AFASTARÁ TURISTAS

Sem dúvidas que trata-se de um desgoverno que não tem a menor noção do que faz. A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) afirma que a medida deve afastar estrangeiros e comprometer o desempenho do setor turístico no país. Agora, com a nova exigência, visitantes precisarão obter um visto eletrônico, ao custo de US$ 80,90, para permanecer até 90 dias no Brasil. Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, o governo federal está adotando uma estratégia equivocada ao reagir com a imposição de barreiras ao ingresso de turistas. “Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos. Com esta obrigatoriedade de visto, vamos perder visitantes para outros países. Isso vai influenciar diretamente o faturamento de hotéis, bares, restaurantes e atividades de lazer — todo o trade será afetado”, disse. A entidade argumenta com muita razão, que a imposição do visto tende a redirecionar o fluxo de turistas para destinos concorrentes que mantêm políticas de entrada mais acessíveis. “Vamos disputar o turista com Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina e México, que não exigem visto. Se a União for em frente com essa medida, estará impondo uma restrição ao país que impacta diretamente o setor, que já opera com dificuldades”, afirma Pinto. Trata-se de muito mais que um tiro no pé, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) também será prejudicada, pois de um lado tenta atrais turistas e do outro o desgoverno governo simplesmente está misturando alhos com bugalhos — taxa com visto. É catastrófico. Celso Sabino e Marcelo Freixo precisam, no mínimo, conversarem. Cabe ressaltar que o desempenho do Brasil em atrair turistas é vergonhoso, não chegando nem a 7 milhões, já Paris recebe 20 milhões e a França 100 milhões de turistas e, a pequena e bela República Dominicana, 11 milhões.
VISIT FLÓRIDA

Enquanto isso, o Condado de Palm Beach, na Flórida, anunciou na última segunda-feira (7), o número recorde de 9,9 milhões de visitantes na região em 2024, um aumento de 4,6% em relação a 2023. Desse total, 51,5 mil dos visitantes registrados eram brasileiros — 40,32% a mais do que em 2023 – posicionando o Brasil como o segundo maior mercado internacional do destino, ficando atrás apenas do Canadá. Erick Garnica, vice-presidente de Vendas Globais de Lazer do Discover the Palm Beaches, contou ao M&E o porquê desse resultado tão expressivo. Viajar para lá é mais rápido, seguro e muito mais barato. “É uma combinação de coisas, um grande trabalho com a mídia, campanhas específicas focadas no consumidor. Também fazemos muito trabalho com operadores e agências de viagens muito específicas que vendem nosso produto e destino”, diz o vice-presidente. Erick também afirma sentir que esse crescimento tem a ver com alguns destinos da Flórida estarem já “saturados” para os brasileiros, e que Palm Beach serve como um destino alternativo para turistas que procuram um novo lugar para viajar. Isso porque, apesar de não ter ainda voos diretos do Brasil, o destino oferece uma gama de experiências para todos os gostos e idades, e pode fazer parte de um roteiro compartilhado com outras cidades da região.

GASTOS BRASILEIROS

Os gastos dos visitantes brasileiros também aumentaram, atingindo US$ 34,9 milhões, em comparação com os US$ 29,2 milhões registrados em 2023, tornando o Brasil o terceiro maior mercado internacional em volume de gastos, atrás do Canadá e do Reino Unido. Talvez isso seja uma prova do que Garnica acredita sobre o perfil dos visitantes brasileiros: “O mercado vindo do Brasil gosta muito de uma boa gastronomia, assim como gostam bastante de fazer compras”. Já para Milton Segarra, presidente e CEO da Discover The Palm Beaches, “O aumento no número de visitantes brasileiros reflete o impacto dos esforços direcionados de marketing e vendas. Esse crescimento é uma prova das parcerias sólidas que construímos com líderes do setor, e continuamos comprometidos em fomentar o crescimento desse mercado tão importante, além de ampliar o reconhecimento do branding de destino de viagem mais sofisticado da Flórida”. A visita de Erick Garnica ao Brasil neste mês faz parte desses esforços citados por Milton Segarra, e o vice-presidente afirma que, em 2025, eles continuarão existindo para que, possivelmente, esse número de turistas brasileiros continue ganhando cada vez mais força.

VIAGENS AOS ESTADOS UNIDOS

Enquanto aqui criam-se dificuldades para se vender mentiras e facilidades, quase 400 membros da Associação de Viagens dos Estados Unidos (U.S Travel) estão em Washington, D.C., para o principal evento legislativo da indústria de viagens, com o objetivo de se reunir com membros do congresso americano e defender mudanças políticas urgentes para modernizar o sistema de viagens americano. Durante o Destination Capitol Hill, da U.S. Travel, a associação reconheceu os Senadores Jerry Moran (R-KS) e Gary Peters (D-MI), e os Deputados Mario Diaz-Balart (R-FL) e Kathy Castor (D-FL) por sua liderança no trabalho em prol de um sistema de viagens moderno, seguro e integrado. Enquanto o país se prepara para sediar grandes eventos globais, como a Copa do Mundo de 2026 e as Olimpíadas de 2028, esses legisladores defendem políticas que fortalecerão a infraestrutura e experiência do viajante durante esses campeonatos. “O processo de viagem atual apresenta desafios significativos tanto para viajantes domésticos quanto internacionais”, disse Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S. Travel.

“Os Senadores Moran e Peters, e os Deputados Diaz-Balart e Castor estão liderando o esforço para garantir que a experiência de viagem americana se torne uma jornada de alta tecnologia e integrada — onde as filas de triagem sejam substituídas por biometria de passagem, os processos alfandegários sejam simplificados e a segurança permaneça uma prioridade máxima”, adiciona. “Sua liderança é crucial enquanto nos preparamos para receber milhões de visitantes para os maiores eventos globais da década. Sem ação imediata, os EUA correm o risco de pontos de entrada sobrecarregados, atrasos massivos e viajantes frustrados — impactando tanto nossa economia quanto nossa reputação global.”, justifica. No mês passado, a U.S. Travel lançou uma campanha nacional delineando os passos críticos que a Administração e o Congresso devem tomar para garantir que os EUA permaneçam líderes mundiais em viagens. O plano estabelece recomendações políticas essenciais para: Estabelecer a liderança da Casa Branca para exibir o país em eventos de destaque; Processar vistos de forma eficiente e segura para a Copa do Mundo de 2026; Desenvolver o processo de triagem aeroportuária mais avançado e seguro do mundo, fazendo um investimento histórico em tecnologia de segurança; Criar fronteiras aeroportuárias fortes, modernas e eficientes para manter a América segura e o movimento global de viagens.

BRASIL RECEBE

Falando nisso, a Abav Nacional anunciou o lançamento do “Brasil Recebe”, um novo programa voltado à capacitação e valorização do turismo receptivo no país. A iniciativa tem estreia marcada para São Paulo e deve se expandir para outros estados ao longo do ano. Com a proposta de preparar agências e profissionais para atender melhor quem viaja pelo Brasil, o programa oferece curso gratuito para associados da Abav, com aulas virtuais e etapa presencial em um destino turístico paulista — incluindo visita técnica e atividades de imersão. O foco vai além da qualificação técnica: a ideia é conectar os participantes com novas oportunidades de negócios, melhorar a visibilidade das marcas e ampliar o leque de produtos turísticos regionais. “Às vezes as pessoas abrem uma agência de viagem, mas não sabem o que é preciso para ser um receptivo. Então nós montamos esse projeto para ensinar o que é, dar as dicas e com o que se preocupar para estar qualificada para receber qualquer turista, seja nacional ou internacional”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional. “O que nós lançamos aqui na feira, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, é um projeto direcionado às agências que querem ser receptivas ou que são e querem melhorar”, explicou. Mas há um complemento nesse projeto. Juntamente com consultores, a Abav ainda irá até as cidades para ensinar ou ajudar a fazer roteiros e a precificar. “É um projeto que vai além do meu mandato. Porque não é uma coisa que eu quero fazer para mim, é uma coisa que eu quero fazer para o turismo, para termos cada vez mais um turismo muito qualificado no receptivo. O turismo receptivo precisa de mais atenção e investimento. O Brasil Recebe nasce como uma resposta a isso, valorizando quem realmente faz a experiência turística acontecer: os profissionais locais”, afirmou. As inscrições já estão abertas e vão até 24 de abril. Os melhores colocados poderão apresentar seus projetos na Abav Expo, em outubro, no Rio de Janeiro, e concorrer a uma vaga em uma missão internacional promovida pela entidade.
A propósito, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) lançou nesta semana uma nova identidade visual para a sua feira, a ABAV Expo. De acordo com a associação, a renovação traz um design sofisticado e alinhado às tendências contemporâneas e reforça a conexão do evento com o Brasil e sua cultura vibrante. A escolha dos elementos foi baseada na cidade do Rio de Janeiro, que será sede desta edição. Uma das principais mudanças é a estilização do “A” com formas orgânicas e onduladas, inspiradas nas curvas icônicas da cidade maravilhosa e na fluidez das ondas do mar. Além disso, o novo padrão visual, presente no preenchimento da marca, adiciona profundidade e textura à identidade da ABAV Expo 2025, remetendo à riqueza de detalhes da cultura brasileira. A partir dessa nova identidade, a ABAV Expo 2025 pretende proporcionar uma experiência única e sensorial que celebre a diversidade e a essência do turismo brasileiro. A maior feira de turismo da América Latina reunirá em 2025 profissionais do turismo do mundo todo, sendo palco para o lançamento de novidades e tendências. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Neste ano ela acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro.

REPÚBLICA DOMINICANA DO RIO DO RASTRO ECO RESORT

O Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Serra, na fantástica Serra Catarinense, recebeu a representante da Embaixada da República Dominicana, Rosanna Polanco Conselheira da Embaixada da República Dominicana, a convite da Secretário de turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, que veio estreitar os laços entre os dois países no setor de turismo. O anfitrião do Ivan Cascaes, CEO do Resort, juntamente com Dirlei Barbieri da SETUR e Sandra Padilha, Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra, e Benito Sbruzzi, Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra. Vale comentar que a República Dominicana recebe 11.4 milhões de turistas, enquanto o país tem apenas 10 milhões de habitantes. Rosana ficou supor honrada e extasiada com as belezas da Serra Catarinense, belezas que não está acostumada ver eu seu país, onde o turismo é praticamente de sol e mar. Ficou mais encantada por encontrar uma bandeira de seu país no Rio do Rastro. Para ela, essa troca de informações é fundamental e já pensa em organizar uma capacitação envolvendo Santa Catarina e República Dominicana.

BNT MERCOSUL – INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a BNT Mercosul 2025, feira de turismo que será realizada nos dias 30 e 31 de maio, sexta-feira e sábado, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Santa Catarina. A 31ª edição do evento reunirá profissionais do setor para atividades de networking, promoção de destinos e geração de negócios. A feira contará com a participação de 15 estados brasileiros, com representantes de todas as regiões do país. A proposta é apresentar tendências, fortalecer parcerias comerciais e ampliar a visibilidade de destinos turísticos nacionais e internacionais. Também estão confirmadas operadoras, agentes de viagens, imprensa especializada, marcas e instituições do trade. “Nesta edição, o evento contará com a participação de 15 estados brasileiros, que promoverão seus destinos turísticos, representando todas as regiões do país. É uma oportunidade única para conhecer tendências, estreitar parcerias e explorar novas possibilidades de atuação no mercado”, afirmou o CEO da BNT Mercosul, Geninho Goes. As inscrições podem ser feitas diretamente AQUI. Os organizadores também estão com inscrições abertas para os famtours — caravanas de agentes e operadores de viagens que visitarão previamente destinos turísticos no Brasil e no Mercosul antes da feira. Interessados em participar dos famtours devem entrar em contato pelo e-mail ou pelo WhatsApp (47) 99167-4089. Já há grupos confirmados em todas as regiões brasileiras e em alguns países vizinhos.
VIAJAR SOZINHO OU COM AGÊNCIA?
Viajar com uma agência de viagens ou sozinho vai depender do seu perfil. Uma viagem pode ser uma coisa simples se for um destino próximo. Outras vezes, e especialmente se o destino precisa de visto, há mais etapas que precisam ser feitas antes da viagem realmente acontecer. Viajar exige planejamento e estamos aqui justamente para orientar você da melhor maneira a realizar a viagem dos seus sonhos. Um dos principais benefícios de se comprar uma viagem ou um pacote com uma agência de turismo, é que você vai ter segurança e suporte em todas as etapas. Desde a escolha do destino, a melhor data, o melhor assento no avião, o melhor hotel de acordo com o seu roteiro, as opções de passeios de acordo com o tempo da viagem, seguro viagem, opções de onde comer e bairros onde são mais seguros. Além de também orientar todos os passeios no destino com otimização de tempo para os passageiros. Uma outra coisa muito importante são os documentos e as vacinas dependendo do destino para onde você vai. Se é uma viagem internacional, há países que exigem visto, outros exigem uma autorização menos burocrática, e alguns não exigem nada, somente um documento válido.

Agora, queremos convidar você a descobrir novos destinos ao redor do mundo com a Brocker Viagens . Com a mesma dedicação e excelência, estamos prontos para levar você a lugares incríveis, proporcionando aventuras inesquecíveis e momentos especiais. Seja uma escapada para a praia, uma viagem cultural pela Europa, ou uma expedição exótica, a Brocker Viagens está aqui para cuidar de cada detalhe. Conte com a gente para tornar seus sonhos de viagem realidade.
São muitas coisas a se levar em consideração quando se pensa em viajar. Não é somente comprar a passagem e “vamos ver o que acontece”. Ajudamos você em todos os aspectos para que você tenha uma viagem tranquila e sem contratempos. Tudo isso, para que você viaje com segurança. E o mais importante de tudo: que você aproveite o destino da sua viagem dos sonhos com toda a plenitude. Por isso, temos absoluta certeza que vale mais a pena você comprar um pacote de viagem com uma agência, do que comprar sozinho. Pode ser tentador você decidir por conta própria os caminhos que você quer tomar. Entretanto, somente uma agência vai saber te indicar os melhores roteiros sem que você perca tempo e dinheiro. Mas e se algo der errado? Como, por exemplo, um voo cancelado? Se você comprar com uma agência de viagem você tem um aliado na resolução dos seus problemas. Resolver problemas de cancelamento de voos sozinho (e automaticamente todo o resto da viagem) é um estresse que você não quer ter. Portanto, viajar com uma agência de viagens é acima de tudo, ter a certeza de que sua viagem vai dar tudo certo e que você vai curtir cada pedacinho dela. A Brocker Viagens é uma empresa que sempre preza pela qualidade e coerência no serviço que presta aos seus clientes. Com 30 anos de experiência, somos referência no mercado e amamos ajudar a conquistar os sonhos de nossos clientes, ou seja, o sonho de conhecer o mundo.

BOLSHOI BRASIL & CAMERATA

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que celebra 25 anos de história e excelência na formação de bailarinos, chega a Florianópolis para um espetáculo inédito, unindo duas grandes artes: a dança e a música. No dia 27 de abril (domingo), às 18h, no Trapiche da Beira-Mar Norte, acontece o espetáculo “Arte na Beira-Mar”, uma apresentação gratuita que promete emocionar o público com a fusão entre a magia do balé e a musicalidade da Camerata Florianópolis. A apresentação também marca o Dia Mundial da Dança, que é celebrado no dia 29 de abril. Para esse evento, um palco será construído à beira-mar, proporcionando uma experiência artística inesquecível para o público. Com a participação de aproximadamente 50 músicos da Camerata, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, e um elenco de 70 bailarinos da Escola Bolshoi. O espetáculo trará trechos de grandes balés de repertório, como “O Quebra-Nozes”, “Lago dos Cisnes”, “Cinderela” e “A Bela Adormecida”, além de peças contemporâneas que dialogam com a música erudita e atual, acompanhados ao vivo por obras de compositores imortais como Tchaikovsky, Prokofiev, Rachmaninoff e Philip Glass. “A Dança Russa” e a “Valsa das Flores”, do balé O Quebra-Nozes, e o Pas de Deux do Cisne Negro, do balé O Lago dos Cisnes — todas com música de Tchaikovsky — são coreografias que prometem encantar a plateia, unindo a força e a delicadeza da dança à grandiosidade da música clássica.
CATAMARÃ – PROMOÇÃO DE PÁSCOA

Para comemorar a Páscoa de um jeito especial, a Floripa Boat Tours está lançando uma promoção exclusiva para moradores de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Durante todo o mês de abril, a empresa está oferecendo 30% de desconto em seu passeio de catamarã, o mais completo da região. Com seis horas de duração, o roteiro exclusivo inclui navegação pelo canal da Barra e Lagoa da Conceição, mergulho nas piscinas naturais da Barra, visita à Praia do Saquinho, trilha até cachoeira, almoço incluso e caipirinha free. Os passeios acontecem aos finais de semana, já nos dias de semana ocorrem de acordo com as condições climáticas. O check-in inicia às 9h30min na sede da empresa, que fica no canal da Barra da Lagoa (Rua Tomáz Ramos, 363), com embarque às 10h. O trajeto começa pelo canal e segue para o mar aberto, proporcionando vistas Deslumbrantes até a chegada nas piscinas naturais. No local os passageiros podem aproveitar para um mergulho refrescante com direito à snorkel, tapete flutuante e boias de espaguete. O catamarã retorna e percorre todo o canal da Barra, um passeio encantador, onde é possível apreciar a bela paisagem e também o cotidiano de moradores e pescadores locais. Ao meio-dia ocorre o desembarque na Costa da Lagoa. Quem desejar pode fazer uma caminhada leve de 10 minutos até a cachoeira, em área preservada e com acompanhamento de guia.

Em seguida, todos se reúnem para o almoço caseiro em um restaurante que fica à beira da Lagoa da Conceição, com buffet livre incluindo arroz, feijão, pirão, salada, batata frita e carne (frango ou peixe) ou vegetariana. De volta ao catamarã, ele segue pela lagoa até a Praia do Saquinho, um verdadeiro refúgio intocado. Durante a parada para banho neste local, a caipirinha é liberada por uma hora. O passeio retorna à sede às 16h. a embarcação é segura, projetada para atender todas as idades e necessidades. Tem capacidade para 38 pessoas e dispõe de som ambiente, banheiro e serviço de bar. Durante todo o trajeto, há água, refrigerante e cerveja disponíveis para venda. É permitido levar cooler com bebidas (consumo liberado na cachoeira e praia, mas não no restaurante). Morador Grande Florianópolis (incluindo Palhoça, São José e Biguaçu) – Adulto: R$ 154,00 – Criança: R$ 77,00 de 6 a 10 anos. Até cinco anos cortesia. Para comprar é só clicar AQUI, abaixo de finalizar, em “Usar cupom de desconto” incluir MORADOR. Será necessário apresentar o comprovante de residência na hora do passeio para validar o desconto.

52º FESTIVAL INTERNACIONAL DO FOLCLORE

Estão abertas as inscrições para estabelecimentos gastronômicos interessados em participar da Praça de Alimentação do 52º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 17 de julho a 3 de agosto de 2025, na Rua Coberta e Praça das Flores. A inscrição deve ser realizada AQUI, no botão “inscrições” da aba superior, até o dia 22 de abril. Ao acessar o espaço da inscrição, o estabelecimento interessado preenche uma ficha informando dados completos do responsável pelo estande, foto do produto a ser comercializado, descrição completa de como o produto a ser comercializado é produzido, desde a técnica utilizada até a forma de como ele será exposto aos visitantes e histórico de participação em eventos. A divulgação dos expositores selecionados será feita por e-mail. Após confirmação dos expositores, será divulgado no site oficial do evento. A Praça de Alimentação do Festival Internacional de Folclore funcionará diariamente, de 17 de julho a 03 de agosto, das 10h às 21h. O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, do calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul.
FESTIVAL GNOCCHI DA FORTUNA NO CASTELO SAINT ANDREWS

Menu em quatro passos harmonizado do chef Aldo Floris com vinhos Dieci Terre e música ao vivo. A história por trás de um prato lendário. Há muitas versões associadas à simpatia italiana conhecida como nhoque da fortuna. Uma das mais populares remonta ao século IV, quando São Pantaleão, médico e peregrino, teria batido à porta de uma família humilde pedindo comida. Um pouco de nhoque de batata foi tudo que puderam oferecer. Quando o visitante partiu, a família encontrou moedas de ouro sob os pratos em retribuição à generosidade. A lenda se popularizou por toda a Itália. Durante a refeição, os comensais colocam uma moeda ou cédula sob o prato de nhoque. O dinheiro é então guardado até o mês seguinte, para que nunca falte. No Festival Gnocchi Fortuna do Restaurante Primrose, a tradição será revivida pelo chef Aldo Floris, nascido em Serramanna, na Sardenha. Agende-se! Clique AQUI e confira.

CANELA LIGTH FEST

Quando a noite cair entre os dias 1º e 4 de maio, Canela não será mais somente um dos destinos mais encantadores da Serra Gaúcha, mas uma cidade-cenário, uma galeria a céu aberto, um palco onde a luz não apenas ilumina, mas também questiona, ensina e provoca. É nesse espírito que nasce a primeira edição do Canela Light Fest — Festival das Luzes, um evento que reúne arte contemporânea, consciência ambiental e troca de saberes. Distante dos formatos comerciais e do uso publicitário da iluminação, o Canela Light Fest aposta em uma curadoria focada exclusivamente na expressão artística. Todos os trabalhos que integram o festival são de cunho artístico. VJs, arquitetos, designers, performers e artistas visuais se reúnem para apresentar vídeos, instalações, esculturas de luz, intervenções urbanas, mapping e light painting, em uma experiência imersiva e gratuita. O Festival prioriza o uso de luzes de baixo consumo, reafirmando o compromisso com a energia limpa e com o meio ambiente. A proposta não fica apenas na estética: o Canela Light Fest quer formar, inspirar e transformar. Por isso, promove oficinas para crianças e adolescentes, despertando nelas o interesse pela arte digital e pela preservação ambiental. Ao todo, participam do evento 10 artistas convidados e cinco selecionados em concurso. A Praça João Corrêa será o palco principal das intervenções, com esculturas de luz tridimensionais, dança com luz, VJ no multipalco e a instalação de André Severo com projeções no palco do teatro.

Daniel Lima apresenta a “Cobra Grande”, obra interativa que segue os passos dos visitantes. Kira Lua trará duas criações potentes: “Seres Imaginários”, que brilham na luz negra, e “Mito da Gralha Azul”, performance com gralhas iluminadas vestidas por duas indígenas que dançarão uma coreografia narrada pelo cacique Maurício. Haverá ainda atividades infantis com tintas fosforescentes e luz negra, garantindo um espaço lúdico e criativo para os pequenos. Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates com a presença dos artistas, abertos à comunidade, são parte essencial da programação oficial. Além disso, uma oficina especial será oferecida às crianças e adolescentes do Centro Social Padre Franco, ampliando o alcance social do festival e reafirmando seu caráter formativo. O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais e UCS – Universidade de Caxias do Sul, com financiamento Prócultura – RS.
