Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart
FLORIANÓPOLIS/BUENOS AIRES/SANTIAGO – JETSMART
A JetSMART Airlines anunciou o início das vendas de duas novas rotas que ligam o Brasil à América do Sul, conectando Florianópolis a Santiago e Buenos Aires. Os voos dessas novas rotas começam em 30 de novembro para Buenos Aires e em 27 de dezembro para Santiago, ambas com três frequências semanais que esperam transportar mais de 92.000 pessoas em seu primeiro ano de operação entre os terminais do Aeroporto Internacional de Florianópolis e os Aeroportos Internacionais de Buenos Aires – Ezeiza e Arturo Merino Benitez, em Santiago. A partir de agora, a JetSMART soma um total de sete rotas internacionais no Brasil. Além das duas rotas que estão sendo lançadas hoje, a empresa já conecta de forma direta Brasil com Chile, Argentina e Uruguai por meio de cinco rotas: Foz do Iguaçu para Santiago, São Paulo para Santiago e Rio de Janeiro para Santiago, Buenos Aires e Montevidéu.
Essas novas rotas do tipo SMART, que permitem ir de uma cidade a outra sem a necessidade de parar na capital do país, possibilitarão aos brasileiros viajar de Florianópolis para Santiago ou Buenos Aires em aproximadamente duas horas e meia, em voos diretos, de forma totalmente segura e a um preço acessível, para desfrutar de suas atrações turísticas naturais, culturais e gastronômicas: desde assistir a um espetáculo de tango em Buenos Aires, até aproveitar todo potencial gastronômico e atrativo da cidade, assim como visitar vinhedos nos arredores de Santiago, seus centros de Sky no inverno e atividades de trekking nas colinas do Chile. Víctor Mejía, CCO da JetSMART Airlines, afirma que: “Em apenas sete anos, a companhia aérea alcançou um desenvolvimento significativo em sua oferta de voos em toda a região e continua expandindo seus planos em toda a América do Sul, incorporando novas aeronaves em sua frota, para continuar oferecendo uma eficiente operação, com destinos e rotas mais acessíveis”.
Sobre as novas rotas no Brasil, Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART, afirma: “Desde o início, inovamos no setor com tarifas ultrabaixas e novas rotas. Somos a companhia aérea que mais cresce na América do Sul e prevemos que esses lançamentos nos ajudarão a atingir nossa visão de atingir 100 milhões de passageiros e 100 aeronaves até 2028. A chegada da JetSMART demonstra a posição estratégica do aeroporto de Florianópolis para os voos do cone sul”. A JetSMART, companhia aérea de baixo custo líder na América Latina, oferece preços altamente convenientes para essas rotas, com tarifas a partir de R$ 149,00 reais por trecho, mais taxas de R$ 83,00 reais, totalizando R$ 231,00 reais por trecho para o voo de Florianópolis a Buenos Aires. Da mesma forma, no caso do voo de Florianópolis para Santiago, o custo total por trecho, incluindo impostos, é de R$ 331,00 reais. Essas novas opções de viagem oferecem uma oportunidade excepcional para os passageiros descobrirem destinos únicos sem comprometer seu orçamento.
Atualmente, a JetSMART possui 20 rotas internacionais em sete países da América do Sul: Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Brasil, Uruguai e Paraguai, com uma rede total de 76 rotas em toda a região. A companhia aérea de ultrabaixo custo do grupo Indigo Partners possui uma frota regional de 25 aeronaves, todas Airbus A320 e A321 com tecnologia CEO e NEO, e motores Pratt & Whitney GTF, que ajudam a economizar até 25% no combustível. Essa melhoria, somada aos novos Sharklets, à nova configuração da cabine e ao uso das poltronas mais leves do mercado, desenvolvidas com materiais reaproveitados de outras indústrias, permitem reduzir as emissões em mais de 25% por poltrona. Isso equivale a interromper a emissão de mais de 12.000 toneladas de CO2 por avião por ano, ou seja, o equivalente ao que 200.000 árvores absorvem em um período de 10 anos, confirmando o compromisso da JetSMART com o desenvolvimento de uma indústria aeronáutica mais sustentável.
Nesta última segunda feira, equipe da JetSmart este em Florianópolis, na sede da ABAV/SC, Associação Brasileira de agentes de Viagens, conversando e capacitando agentes e operadoras de viagens que agora passam contar com uma ótima opção de voos a preços justos. A JetSmart é uma empresa aérea criada pela Indigo Partners, fundo privado de investimento com mais de 20 anos de experiência desenvolvendo linhas aéreas Ultra Low Cost com sucesso em âmbito mundial. No momento, possui investimentos em Wizz Air (Europa do Leste), Volaris (México) e Frontier Airlines (Estados Unidos). A JetSMART é liderada por uma equipe de trabalho de primeiro nível, múltiplas nacionalidades e muitos anos de experiência no mercado aéreo nacional e mundial, e, até 2028 estará contanto com 124 aeronaves.
Fundada em 2016, a JetSMART Airlines é uma companhia aérea de ultrabaixo custo com operações domésticas no Chile, Argentina e Peru, e mais de 70 rotas em toda a América do Sul e rotas internacionais para Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, tendo transportado mais de 20 milhões de passageiros. A JetSMART tem uma frota completamente nova de Airbus A320 e A321. Além disso, soma dois prêmios SKYTRAX como a melhor companhia aérea de baixo custo em 2021 e 2023, e dois anos consecutivos em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Satisfação do Cliente no Chile na categoria Companhias Aéreas concedido pela organização sem fins lucrativos Procalidad, além de ter sido reconhecida com o 2023 Airline Strategy Awards, que homenageia a excelência na execução da estratégia nos últimos 12 meses e é demonstrada pelo sucesso após esse período. Os clientes JetSMART se beneficiam de uma extensa rede de rotas ponto a ponto, incluindo várias rotas SMART, conectando cidades secundárias em voos diretos na região e oferecendo tarifas ultrabaixas. A JetSMART é liderada por uma equipe de trabalho de alto nível, múltiplas nacionalidades e muitos anos de experiência no mercado de aviação nacional e mundial.
SEM ROAMING INTERNACIONAL
Falando nisso e, para quem vai ao Chile, pode usar o celular a vontade porque finalmente chegou ao fim a cobrança de tarifa sobre roaming internacional entre Brasil e Chile. Isso significa que turistas chilenos poderão usar os celulares no Brasil sem cobrança adicional. O mesmo vale para brasileiros em visita ao Chile. A medida entrou em vigor no último dia 25 de julho. O fim dos encargos adicionais para as comunicações de voz, de mensagem de texto e de dados móveis melhora a comunicação, reduz o custo e facilita a comunicação dos viajantes. Para o Embaixador Sebastián Depolo Cabrera, é importante estabelecer uma parceria para reforçar e aumentar essa troca de turistas. “Brasil e Chile possuem uma relação de turismo intensa. Temos interesse em produzir linhas de trabalho e parcerias para que possamos trabalhar juntos para trazer mais turistas chilenos ao Brasil e levar mais brasileiros para o Chile”, afirmou Cabrera. Cabe lembrar que o Chile está em quarto lugar na lista dos principais emissores de turistas para o Brasil. Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 223,8 mil chilenos visitaram o nosso país. As principais portas de entrada são os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
ROGÉRIO FLAUSINO & WILSON SIDERAL NO FLORIPA AIRPORT
A NEOOH, uma das líderes nacionais em mídia Out of Home, tem o prazer de anunciar a inauguração de sua operação em Santa Catarina com um show especial no Boulevard 14/32 do Aeroporto Internacional de Florianópolis. O evento, realizado em parceria com o Floripa Airport, é aberto ao público e marca a chegada da empresa ao Estado. Para marcar esta ocasião, sobem ao palco os irmãos Rogério Flausino e Wilson Sideral, que celebram 30 anos de amor à música, pela primeira vez juntos em uma turnê oficial. Eles se unem para homenagear um de seus maiores ídolos, o cantor e poeta Cazuza, cantando alguns de seus principais sucessos. Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, e Wilson Sideral, trarão à vida a poesia de Cazuza em um show intitulado “Flausino e Sideral cantam Cazuza”. O evento acontecerá na quinta-feira, dia 10 de agosto, a partir das 20h no Boulevard do aeroporto. A direção musical, assinada por Sideral, preza pelos arranjos originais, que vão da fase Barão Vermelho aos hits da carreira solo de Cazuza. Além disso, a dupla lançará uma canção inédita intitulada “Não Reclamo”, um poema de Cazuza, musicado por Sideral em 2015, especialmente para este projeto. Os convites são limitados e estão sendo distribuídos pelo Sympla. Para garantir a sua entrada, CLIQUE AQUI.
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
Prefeitos, secretários e autoridades de 23 cidades do Brasil reuniram-se em Paraty/RJ, para debater o futuro dos municípios reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial no 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO que aconteceu entre os dias 1º a 5 de agosto de 2023. O prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Ricardo Lauro da Costa e o Secretário do Turismo e Cultura Rodrigo Ferreira, estão participando do Encontro com objetivo de conhecer experiencias e conhecimentos para serem aplicadas no município. Momento de muito aprendizado com a palestra do Prefeito de Gramado Nestor Tissot. Momento também aproximação com as entidades e o principalmente com Ministério do Turismo com a Coordenadora de Apoio a Concessões e Parcerias de Ativos Culturais Ana Claudia Bazzo.
PORTO ALEGRE / BUENOS AIRES PELA AEROLINEAS
O Governo do Rio Grande do Sul informa que uma reunião realizada na sede da Aerolíneas Argentinas, em Buenos Aires, resultou no anúncio da ampliação em 35% da oferta mensal de assentos nos voos entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), e a capital argentina. Para isso, a companhia mudará o modelo dos aviões utilizados na rota, e a expectativa é de aumento de fluxo de cerca de 2 mil passageiros por mês. Atualmente os voos são feitos com os Boeings 737-700, com capacidade para 140 passageiros, os próximos modelos da companhia, que são também os maiores para voos de médio alcance em sua frota, são os 737-800 e 737 MAX-8, com capacidades de até 186 passageiros, o que corresponde à ampliação de 35% citada. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia aérea, Pablo Ceriani, durante audiência com a comitiva da missão governamental. Sem dúvidas essa é uma medida importante para incentivar o turismo e os negócios entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Além disso, os governos irão trabalhar em conjunto para criar condições de receber voos da Aerolíneas Argentinas com cargas no aeroporto de Porto Alegre.
FEIRA MARIA DA ILHA
Neste final de semana, Florianópolis receberá a primeira edição da Feira Gastronômica Itinerante de Economia Criativa “Maria da Ilha”. A feira reunirá, em um só lugar, cerca de 50 expositores, quatro cervejarias artesanais, oito food trucks, workshops, música e arte. O evento será realizado no domingo (6 de agosto), das 10h às 18h, no Parque da Luz. Uma das atrações confirmadas é a exposição de carros elétricos – desenvolvidos ou convertidos – do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Entre os modelos apresentados estará o projeto ConverTE, do curso de Engenharia Mecânica, em parceria com a Celesc, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Renault do Brasil. Além da exposição, o professor do IFSC Erwin Teichmann e o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) Carlos Frederico Fronza irão proferir palestra sobre mobilidade elétrica.
Também serão realizadas oficinas e workshops voltados para a gastronomia e economia criativa. As aulas serão ministradas por professores e estudantes de Gastronomia da Faculdade Estácio Florianópolis e empreendedores da região. Com vagas limitadas, as aulas rápidas estarão abertas à comunidade durante todo o evento. Além de fortalecer o setor gastronômico como um importante atrativo turístico, a programação também conta com cuidados na saúde para todas as idades. Para o público +60, a Le Mov realizará atividades que promovam e estimulem a atenção, memória, concentração, raciocínio, criatividade, equilíbrio e coordenação motora. Entre as oficinas desenvolvidas estão a oficina de memória, oficina do jogo, oficina do movimento e oficina vida e lazer.
Durante toda a Feira, a Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) estará com uma barraca para a coleta de donativos. A população poderá contribuir com Leite NAN Comfor 1, Fraldas descartáveis nos tamanhos G, XG e XXG, lenços umedecidos descartáveis, shampoos e condicionadores infantis. Produzida pela MDois Eventos, a Feira “Maria da Ilha” é realizada pela GASTROTRUCK (Associação Florianopolitana de Food Trucks) em parceria com o Festival Viva Floripa da ACIF e tem como apoiadores Floripa Conecta, IDES, Estácio Florianópolis, Instituto Federal de SC, Floripa Cidade Gastronômica, Associação dos Amigos do Parque da Luz, Gráfica Continente, Floram, Cervejarias Artesanais e Associação dos Engenheiros Elétricos.
BUSTOUR NO DIA DOS PAIS
Para comemorar seus 10 anos, o Bustour vai realizar diversas ações até o final de 2023. Neste mês de agosto uma dessas atividades será a Campanha de Dia dos Pais. Na promoção Combo Especial Bustour Dia dos Pais, pai acompanhado de ao menos um(a) filho(a) pagante faz o passeio de Bustour sem pagar ingresso. Os dois tickets devem ser utilizados no mesmo dia, um pelo pai e o outro pelo(a) filho(a), e serão válidos para um dia de uso. A promoção é válida para compras de tickets do Bustour até o final deste mês, 31/08, com período de uso também até dia 31. O valor para filho (a) de 6 a 12 anos é de R$ 88 (por criança) e o pai passeia de graça. A partir dos 13 anos o valor é de R$ 98 (por pessoa) e o pai tem seu ingresso isento. No momento do embarque no ônibus panorâmico turístico, será obrigatório apresentação de documento que comprove o vínculo familiar. Inspirado nas principais cidades turísticas do mundo, o Bustour é o City Experience Tour de Gramado e Canela. A bordo do Bustour você irá conhecer os melhores pontos turísticos e atrativos das duas cidades.
FESTURIS – CREDENCIAMENTO ABERTO
Diante da agitação do turismo como um todo, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado está com inscrições abertas para os buyers que frequentam os espaços Luxury, Business & Innovation e LGBT+. O credenciamento está disponível AQUI. Buyers são chamados os profissionais que atuam preferencialmente no mercado de luxo, de eventos corporativos e no segmento LGBT, sendo assim, no Festuris, contam com a possibilidade de ter uma agenda de reuniões focada na sua expertise. Essas reuniões são mediadas por uma curadoria que garante eficácia no networking. Após efetuar o credenciamento de forma gratuita no site, o pedido será avaliado pela curadoria da feira e, se a solicitação for aceita, o candidato receberá o convite oficial confirmando a participação como buyer. Os profissionais recebem credencial exclusiva de acesso a toda extensão da Feira de Negócios. O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, com o mote “Capital Humano: Chave da Transformação”. A programação ocorrerá no Serra Park, focando, ainda mais, nos espaços segmentados, tendo a certeza da efetivação de excelentes negócios, os espaços da feira são Luxury, Wedding, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Food and Drinks e, ainda a feira em geral. Mais informações no site festurisgramado.com.
ALTA OCUPAÇÃO HOTELEIRA NAS FÉRIAS DE JULHO
Julho, o mês tão esperado pelas famílias e turistas, trouxe não só o frio do inverno, mas também uma onda de movimentação no setor hoteleiro. Os bons resorts e pousadas operaram com casa cheia. A fantástica Serra Catarinense com seus ecos resorts e hotéis fazenda operaram com 100% de ocupação e listas de espera a exemplo do Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, ícone hoteleiro nacional do turismo rural, em Lages, a Princsea da Serra. Segundo Rogerio Silveira, CEO do empreendimento: “Os brasileiros estão retomando a vontade de viajar e vendo o Brasil como um dos melhores destinos turísticos do mundo. Com a alta da demanda, o setor hoteleiro está cada vez mais comprometido em oferecer experiências memoráveis para todos os visitantes, ajudando o crescimento do nosso setor e movimentando a economia local”, disse.
Quem também pode registrar ocupação máxima é o Hotel Fraiburgo, com o majestoso Hotel Renar, melhor empreendimento hoteleiro do Vale dos Imigrantes e na Terra da Maça. O hotel é conhecido por sua arquitetura histórica, cultura, diversão e altíssima gastronomia. Segundo divulgação recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos nacionais mais procurados, quando a escolha é viajar e vivenciar roteiros pelo Brasil, são a Serras Gaúcha e Catarinense, as praias e resorts do Nordeste. Por sua vez, a Decolar – empresa de viagens – já apresenta as tendências nacionais para o segundo semestre de 2023, com base na procura de passagens aéreas em suas plataformas de vendas (site e app). Levantamento considera os embarques de todos os estados do Brasil no período de julho a dezembro deste ano.
“Já notamos um crescimento de 36% nas buscas por passagens aéreas nacionais para viagens neste segundo semestre, em comparação ao mesmo período de 2019, ou seja, ultrapassando a pré-pandemia”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Sourcing Air da Decolar. “O estudo também destaca que São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza estão entre os destinos mais buscados de todas as origens, exceto na lista que analisa os embarques dos próprios estados”.
SANTA CATARINA É DESTAQUE
Entre os dias 31 de julho a 7 de agosto aconteceu na Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai o Meeting Brasil Latin América, que há mais de 30 anos promove rodadas de negócios entre empresários brasileiros e agentes de viagens e operadoras de turismo latino-americanos em 17 países. Focando em criar conexões entre Santa Catarina e os principais mercados emissores de turistas, o Meeting Brasil teve a presença da Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina (SETUR), além da participação de cinco companhias aéreas: Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas, Sky, Latam e Gol. Junto com municípios turísticos, associações, hotéis e receptivos nacionais estiveram presentes nas rodadas de negócios por meio de Destination Management Company (DMCs). As rodadas de negócios também contaram com o apoio institucional das embaixadas brasileiras nos quatro países onde as ações aconteceram. Durante o evento, agentes de viagens e operadoras de turismo participaram de treinamentos sobre produtos e destinos turísticos, encontros individuais para reconhecimento dos produtos entre empresários brasileiros e operadoras internacionais de turismo, além de negociações comerciais com operadoras de turismo e companhias aéreas.
Durante as apresentações, Santa Catarina foi representada com os temas “Santa Catarina: El Destino Más Completo de Brasil” e “Costa Verde e Mar: Región Costa Verde & Mar: Tu próximo destino”. Ambos focados em falar da diversidade do estado e dos aparelhos turísticos da região. Com formato de workshop, com aproximadamente 50 mesas de negócios em cada cidade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem mais sobre cada produto apresentado e contato direto com mais de 200 profissionais de cada cidade em um único dia. Santa Catarina tem muito a oferecer aos turistas, desde suas belas praias, exuberantes paisagens naturais, rica cultura e gastronomia até uma agenda diversificada de eventos ao longo do ano. Durante o evento, o estado compartilhou informações sobre seus destinos turísticos mais encantadores e os diversos eventos que acontecem em diferentes épocas do ano, proporcionando experiências únicas para os visitantes. A participação de Santa Catarina neste evento é uma prova do compromisso do estado em promover o turismo e fortalecer a indústria do setor, além de reforçar o estado como um destino turístico de excelência e variedade.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Já o Parque Nacional do Iguaçu recebeu a visita de 124.605 brasileiros, durante todo o mês de julho, superando a marca de 2019, melhor registro de visitação de todos os tempos e anterior à pandemia, com 113.716. Juntando brasileiros e estrangeiros, a unidade de conservação contabilizou 1.062.541 pessoas de janeiro a julho. No acumulado do ano, a atração natural também superou o ano passado, em 28%, com o número de brasileiros. Já no comparativo com 2019, o número de visitantes do Brasil também alcançou a melhor marca, com 610.708 pessoas, um crescimento de 5% no total antes da pandemia. Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal visitaram o Patrimônio Mundial da Natureza no mês de julho e no ano, com destaque para os de maior número que são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Bahia, Goiás, entre outros. Em relação aos países que mais visitaram, o parque recebeu 94 nacionalidades no mês de julho e 155 no ano. Os que mais aparecem no acumulado foram brasileiros, argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses, alemães, ingleses, chineses, espanhóis, sul-coreanos, peruanos, bolivianos, chilenos, japoneses e italianos.
Leia ainda: Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Os acontecimentos mais marcantes do ano em declínio
Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentam o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Sejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental