Campos Gerais: por que você precisa viver essa experiência no Paraná

Os Campos Gerais do Paraná ganharam um novo impulso para atrair visitantes. Entre os dias 28 e 31 de agosto, jornalistas especializados em turismo de diversas regiões participaram de um roteiro especial que uniu cultura, aventura e gastronomia, em torno do lançamento da 3ª edição do Guia e do aplicativo “Conheça Campos Gerais”. A publicação já é reconhecida como a “Bíblia do Turismo regional.
Mais do que um mapa, o guia apresenta histórias, indica atrativos e sugere experiências que transformam a viagem em memórias inesquecíveis. E, para além das páginas, os jornalistas vivenciaram na prática por que essa região do Paraná deve entrar na sua lista de próximos destinos.

Palmeira: a Cidade Clima do Brasil
O roteiro começou em Palmeira, conhecida como a Cidade Clima do Brasil. O título veio justamente porque o clima aqui não é nem muito quente, nem muito frio. A cidade acaba sendo um refúgio para quem busca, inclusive cuidar da sua saúde respiratória. O município vem ganhando destaque como um destino que reúne história, cultura e sabores inesquecíveis. A apenas 80 km de Curitiba e a 48 km de Ponta Grossa, o município foi a porta de entrada para vivências autênticas nos Campos Gerais do Paraná.

Entre uma visita à charmosa Igreja Matriz e o sabor do tradicional almoço com pão no bafo, pirogue ou pierogi e carneiro, ficou claro que o município combina tradição, sabores e acolhimento. O prefeito Altamir Sanson, eleito por quatro mandatos justamente pelo seu compromisso com o turismo, resumiu em poucas palavras. “Palmeira tem muito o que mostrar. Aqui você irão ver um pouco do que espera por quem visita nosso destino. A gastronomia, os atrativos, temos no turismo um patrimônio que precisa ser descoberto e divulgado”.



Além do farto almoço, produtores locais apresentaram um pouco dos queijos de referencia internacional, chocolates finos, cafés de primeira qualidade, cervejas premiadas, e muito mais. Mais do que um destino, Palmeira é um convite para viver momentos de tranquilidade e encantamento em pleno coração dos Campos Gerais.
Informações: http://instagram.com/descubrapalmeira
Castro: tradição, negócios e encanto cultural
Castro é conhecida como a primeira cidade verdadeiramente paranaense e uma das mais antigas do estado. A cidade se orgulha do título de Capital Nacional do Leite, conquistado em 2017, resultado da força do setor agroindustrial e da pecuária leiteira que movimentam sua economia. Foi nesse ambiente de muito networking e negócios que os jornalistas especializados em turismo acompanharam o lançamento da 5ª edição do Salão de Turismo de Campos Gerais.

Além do ambiente corporativo, Castro encanta visitantes com sua riqueza natural e cultural. Entre os atrativos estão o Morro do Cristo, o Museu do Tropeiro, a Igreja Matriz de Sant’Ana e o charmoso casario histórico que guarda memórias dos tropeiros e colonizadores. Caminhar por suas ruas é uma viagem no tempo, que mistura tradição e modernidade.
Mais do que uma cidade de negócios, Castro é um convite para conhecer um destino que une tradição, inovação e hospitalidade em um cenário único dos Campos Gerais.
Informações: http://instagram.com/vejacastro
Carambeí: um pedaço da Holanda no coração do Paraná
Fundada por imigrantes holandeses no início do século XX, Carambeí é hoje um dos destinos mais autênticos e encantadores dos Campos Gerais. A cidade preserva o espírito pioneiro dos que aqui chegaram e transformaram a região em referência de trabalho, fé e prosperidade, revelando em cada detalhe a influência dos Países Baixos. Podemos dizer literalmente, que Carambeí é a verdadeira Holanda brasileira.
Lavandário Het Dorp
A poucos minutos do centro, o Lavandário Het Dorp já recebe mais de 50 mil visitantes ao ano, mesmo sendo um empreendimento jovem (construído em 2021 e inaugurado em 2022). Além do espetáculo visual dos campos floridos e o perfume das lavandas, o local oferece autenticas de piqueniques, oficinas de tamancos de gesso e, em breve, experiências de ordenha mecânica – uma referência internacional, atraindo um número considerável de produtores para conhecer um dos processos mais tecnológicos e automatizados no mundo.




Segundo Paulo Ricardo Los, gestor do empreendimento, o local é perfeito para quem busca contato com a natureza e vivências diferenciadas. Paulo é a 5ª geração da família que busca ser uma referência quando o assunto é experiências encantadoras na região de Campos Gerais, no Paraná. O espaço ainda conta com loja de artigos produzidos à base de lavanda, um amplo Café, parque infantil, e muito mais.
Museu Parque Histórico de Carambeí
Considerado o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o espaço é um mergulho cultural imperdível. As três alas – Casa da Memória, Vila Histórica e Parque das Águas – recriam ambientes típicos da colonização holandesa, proporcionando uma viagem no tempo. É o cenário perfeito para fotos e uma oportunidade única de vivenciar a história com experiências interativas.



Tortas de Carambeí – Gastronomia com identidade
A cidade também é conhecida pelas suas delícias gastronômicas. As famosas tortas de Carambeí, reconhecidas por Indicação Geográfica, são ícones da culinária local e atraem visitantes de todo o país. Preparadas em casas de torta tradicionais, seguem receitas que evoluíram ao longo dos anos, transformando a herança holandesa em novas texturas e sabores. No menu degustação realizado no local para o grupo de jornalistas, uma pesquisa chamou a atenção. Cada torta deveria ser observada em 3 itens: Textura, doçura e visual. “Olha, depois dessa experiência, jamais será possível comer uma torta sem lembrar de avaliar”, salientou Pierpaolo Nota, jornalista que participou do Press Trip.



Outro destaque é a produção de queijos, especialmente o Gouda, o mais tradicional da Holanda. Em Carambeí, ele é fabricado artesanalmente e pode ser degustado em diferentes estágios de maturação, que vão dos mais suaves aos mais intensos, lembrando o mesmo processo que encanta paladares na Europa. No local é possível apreciar queijos com idades de 30 dias à 24 meses, comprovando o sabor e qualidade de cada estágio.
Apesar dos inúmeros atrativos e uma cultura local encantadora, Carambeí é destaque no agronegócio paranaense. A Cooperativa Frísia, fundada pelos colonos, é hoje uma das maiores do país no setor leiteiro. Grandes empresas como BRF e Ambev também se instalaram no município, consolidando-o como polo produtivo e estratégico.
Informações: https://camposgerais.bntonline.com.br/
Tibagi: rafting, cânion e artesanato
Em Tibagi, a aventura falou mais alto. Duas experiências dividiram os mais de 30 jornalistas de 11 estados do Brasil, associados à ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. De um lado os jornalistas que visitaram o Cânion Guartelá, o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo. De outro, os que foram no rafting no Rio Tibagi, que trouxe emoção e contato direto com a natureza.

O Cânion Guartelá fica localizado entre os municípios de Tibagi e Castro, no Paraná. Tem cerca de 30km de extensão e, possui em suas trilhas belezas únicas como cachoeiras, formações rochosas (panelões) e inscrições rupestres. As trilhas são autoguiadas e possuem apoio de funcionários em pontos estratégicos, dando total segurança e apoio para quem visita o local. O que mais chama atenção e proporciona momentos incríveis são os panelões. Únicos no mundo, os buracos nas rochas ao longo do rio, proporcionam banhos relaxantes nessas piscinas naturais. Podemos dizer que é uma verdadeiras hidromassagem natural. Além dessas belezas, é possível tomar ainda um delicioso banho na cachoeira.

Depois de muita aventura, um café da tarde na prefeitura e a visita à feira de artesanato no centro da cidade, mostraram como a comunidade valoriza suas raízes e tradições, além de toda hospitalidade da comunidade de Tibagi.
5º Salão de Turismo dos Campos Gerais
Palestras, cases de sucesso, lançamentos, palco cultural, mesas-redondas e gastronomia fizeram parte do evento. “Divulgamos aqui o melhor da nossa região e geramos vários negócios de curto, médio e longo prazo que, tenho certeza, terão forte impacto em nosso turismo”, pontua Alvaro Fernandes Dias Filho, coordenador geral do evento.
No palco Sebrae, empresários locais apresentaram suas iniciativas em uma Rodada de Negócios com destaque para o balonismo, o projeto Turismo na Escola, desenvolvido pela Agência de Inovação, que conta com a distribuição de cartilhas educativas em parceria com o Sebrae, além de diversas experiências que vão de um pôr do sol incrível na Torre Gastrobar, até cavalgadas que resgatam raízes do tropeirismo no município de Ortigueiras, na Fazenda Luz Paraná. Mas para quem realmente quer viver o turismo de aventura na sua forma completa, a Adventurous Friends e a Aventrilha são o caminho. As empresas contam com opções que vão de trilhas em cachoeiras, até aquatrekking e rafting em municípios de Campos Gerais.

No lado artístico a Palha de Ponta mostrou o artesanato em palha de milho. Já o projeto social Capivaratípica enfatizou a importância do apoio público às ações – quando uma cidade apoia seus talentos, ela transforma sua identidade em legado. Ainda teve apresentação de áreas de preservação, como o Refúgio das Curucacas e Quenionn Experience, e empreendimentos hoteleiros como Barbur Plaza Hotel, Camping dos Alagados, Hotel Pax e Domus, entre outros.
Uma frase ficou como marca da noite foi a do presidente da ADETUR Campos Gerais, Guilherme Forbeck. “No turismo não somos concorrentes, somos congruentes”, mostrando a força da união de entidades, empresários e poder público, para potencializar o destino de Campos Gerais.
O jantar de confraternização aconteceu no restaurante Casa da Vó e trouxe no menu o prato típico local, o Porco à paraguaia. Um prato que traz uma combinação única de sabores, textura muito macia, diferente de tudo que você já viu.
Informações: https://www.salaodeturismocamposgerais.com.br/
Vila Velha, Refúgio das Curucacas e Buraco do Padre
O sábado foi dedicado a experiências ao ar livre. No Parque Estadual de Vila Velha, os jornalistas percorreram trilhas e contemplaram formações rochosas que fazem do parque um dos destinos mais procurados do Paraná. Em 2024 foram mais de 70 mil visitantes.
Informações: https://www.instagram.com/parquevilavelha/

À tarde, no Refúgio das Curucacas, o projeto “Decifrando as Furnas” apresentou a integração entre turismo de natureza, segurança e pesquisa. O local se destaca por unir aventura e conhecimento. Diferente de um passeio comum, cada atividade é pensada para que o visitante entenda o valor ambiental e cultural da região, transformando a experiência em um aprendizado que conecta turismo e sustentabilidade.
Informações: https://www.instagram.com/adeturcamposgerais/

À noite, o Buraco do Padre se transformou em cenário mágico. O pôr do sol já deu uma mostra do que viria. No alto da montanha uma revoada de centenas de andorinhões encantaram. O som dos pássaros e a paisagem deslumbrante proporcionaram muito mais do que grandes registros através das lentes.
Na sequência um café colonial no GEO restaurante, finamente decoração e preparado para receber o público que deseja viver a experiência quinzenalmente, ou sob locação para quem pretende realizar o seu evento.
O Luau na Rota dos Tropeiros, à luz do luar, fogo de chão, música tradicionalista, chimarrão e amigos permitiu apreciar as estrelas de uma forma muito diferente. Mas se engana quem pensa que a experiência acabou por aí. A melhor parte ainda estava por vir, a visita a Furna Buraco do Padre.

Durante a vivência, além da mística das histórias, os visitantes puderam observar espécies locais, como o curioso Opilião aranha e sentir a energia da cachoeira enquanto observava o céu através da fenda. O Buraco do Padre não é apenas um passeio. É uma vivência que conecta natureza, cultura e espiritualidade, tornando-se parada obrigatória para quem visita os Campos Gerais.



As fotos da cascata são da jornalista Lana Seganfredo / Toca Cultural e a do grupo de jornalistas do fotógrafo Marcos Bastos
Esse contato profundo com a natureza foi registrado e merece agora ser compartilhado, para inspirar mais pessoas a visitar os Campos Gerais, no Paraná, e poder viver tudo isso em apenas um fim de semana.
Informações: https://www.instagram.com/buracodopadre
Guia “Conheça Campos Gerais” – seu GPS para programar sua viagem
Tudo o que você precisa para planejar sua viagem pela região está reunido no Guia “Conheça Campos Gerais”, que chega em sua 3ª edição com mais de 200 páginas. Do histórico ao gastronômico, do natural ao cultural, a publicação traz atrativos, experiências e serviços em um só lugar. Tudo com contatos, endereços e informações detalhadas para transformar o desejo de conhecer em uma viagem inesquecível.

A 3ª edição do guia e do aplicativo Conheça Campos Gerais é fruto da parceria entre o Portal Boca no Trombone (BnT Online), a Adetur Campos Gerais e a Itaipu Parquetec, com apoio de entidades como Sebrae, Fecomércio, Sicredi e Viaje Paraná
Uma das grandes novidades desta edição é que o guia será distribuído também nas escolas municipais, dentro do projeto Turismo na Escola, ampliando o acesso das novas gerações às informações sobre o patrimônio turístico da região.

Mais informações de como acessar o Guia, clique aqui => https://camposgerais.bntonline.com.br/ e siga no Instagram: https://www.instagram.com/conhecacamposgerais
Fotos Crédito: Marcos Bastos
Texto: Vânia Monteiro