Capital Catarinense puxa corrida pelos destinos mais procurados do verão no Brasil
DESTINOS NACIONAIS
Capital Catarinense puxa corrida pelos destinos mais procurados do verão no Brasil. As buscas por hospedagens durante as férias de verão — período entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026 — aumentaram 10%, segundo levantamento de uma das principais plataformas de viagens da América Latina. Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina, com suas 42 praias ganhou destaque nessa “corrida” em direção ao veraneio. O estudo revela um comportamento consistente entre os consumidores: preferência por turismo de sol e praia, experiências autênticas e destinos com boa infraestrutura e conectividade aérea. A alta temporada reforça o dinamismo do turismo doméstico: “Entre os fatores que orientam as decisões de viagem estão o conforto, a conveniência e o interesse crescente por pacotes all inclusive. Também observamos um aumento na procura por destinos com atrativos naturais e culturais, além da tendência de planejamento antecipado, que permite aproveitar promoções e garantir disponibilidade nos locais mais disputados”, afirma Renata Dias, gerente de Vendas da Decolar”. No Rio de Janeiro, Búzios aparece em 10º lugar, reforçando a atratividade de destinos charmosos e intimista. Floripa, com 42 praias em toda sua extensão, aparece em 6º lugar entre os destinos mais procurados. No Sul do Brasil, Gramado (RS) ocupa a 7ª posição e Foz do Iguaçu (PR) aparece em 9º lugar. As cidades são reconhecidas pela infraestrutura turística e diversidade de atrativos naturais

DESTINOS INTERNACIONAIS

Entre os destinos mais procurados no exterior, Cancún (1ª) mantém a liderança, seguida por Punta Cana (2ª) e Orlando (3ª) – clássicos que combinam lazer, entretenimento e vasta oferta de hospedagens all inclusive. O México se destaca com o maior número de cidades no ranking, incluindo Riviera Maya (4ª), Puerto Vallarta (6ª), Playa del Carmen (7ª), Acapulco (8ª), Ixtapa Zihuatanejo (10ª) e Mazatlán (15ª), consolidando o país como um dos preferidos dos brasileiros. Na América do Sul, aparecem Buenos Aires (9ª), San Andrés (11ª) e Cartagena (12ª), destinos mais procurados pela proximidade, clima tropical e bom custo-benefício. Completam a lista Nova York (5ª) e Paris (14ª), referências mundiais em cultura e compras, além de Falmouth (13ª), na Inglaterra, que ganha visibilidade entre cruzeiristas e viajantes em busca de experiências culturais diferenciadas.

✅Orientação no caso de bagagens extraviadas; ✅Cancelamento de viagem plus reason;
✅Despesas médico hospitalares e farmacêuticas; ✅Despesas odontológicas. Com um investimento super em conta, você agrega valor nos pacotes nacionais por um preço acessível. Clique no baner e confira todas as coberturas!
EUA PERDE TURISTAS

As constantes mudanças no governo americano em relação ao turismo mundial, demora e aumento dos valores dos vistos, além da demora, derrubou o número de turistas que visitam aquele país. Enquanto o resto do mundo deixa de exigir vistos e retiram barreiras, os EUA fazem exatamente o contrário. Tanto que o presidente e CEO da US Travel Association, Geoff Freeman, fez um alerta contundente durante a Phocuswright Conference 2025: os Estados Unidos caminham para ser o único destino do mundo a registrar queda no número de chegadas internacionais este ano. Segundo ele, o cenário é resultado de um conjunto de erros estratégicos, agravado por percepções negativas e pelo impacto direto do recente shutdown do governo. Freeman classificou o encerramento das atividades governamentais como “quase criminoso”, por afetar a confiança dos consumidores e comprometer reservas de férias. Ele fez um apelo ao Congresso para que controladores de tráfego aéreo e agentes da TSA sejam protegidos em eventuais paralisações futuras, evitando novos danos à imagem e à operação do setor. O executivo destacou que, que os números mostram que o turismo de entrada está recuando. “Os EUA serão o único país no mundo este ano a registar uma redução no turismo”, afirmou. Ele citou uma queda de 25% no Canadá e um desempenho irregular na Europa e na América Latina.

BRAND USA

Outro ponto crítico é o enfraquecimento da Brand USA, agência responsável pela promoção internacional do destino, que sofreu um corte de US$ 80 milhões em seu orçamento neste ano. Embora haja uma proposta bipartidária para restaurar os recursos, Freeman alertou que marketing isolado não resolverá o problema. “Os viajantes sabem que temos atrações magníficas. O que não sabem é que são bem-vindos.” As políticas de vistos seguem como o maior fator de dissuasão. Freeman criticou a proposta de criar uma taxa de “integridade de visto” de US$ 250, o que colocaria os Estados Unidos como o segundo país mais caro do mundo para entrar, atrás apenas do Butão. “Uma família de quatro pessoas vinda do Brasil teria de pagar US$ 1.000 só pelo privilégio de vir aqui. Esse dinheiro não iria para as empresas americanas. Iria para o governo federal.” Para o CEO, enquanto os EUA dificultam a entrada, outros destinos avançam agressivamente para conquistar o viajante internacional. “Não compreendemos que estamos numa competição. Outros países estão a eliminar requisitos de visto, a agilizar as alfândegas. Nós não estamos nem de perto tão empenhados na competição quanto eles”, concluiu.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
RESORTS DE LUXO OU POUSADAS?
Sossego, exclusividade e simplicidade: três diferenciais que só as pousadas conseguem oferecer. Desde a pandemia, a busca por esse tipo de acomodação vem crescendo, e os grandes players do mercado estão de olho. O Airbnb anunciou recentemente que os hóspedes poderão reservar pousadas no Brasil de forma unificada dentro da plataforma, podendo buscar por tipo de quarto, faixa de preços e comodidades. Isso significa que em uma única página será possível visualizar todas as acomodações de uma mesma pousada, centralizando as informações e beneficiando tanto quem viaja, quanto os anfitriões desses espaços mais intimistas. Entre os destinos mais buscados, estão Gramado, Ipojuca, Caldas Novas e Campos do Jordão, além de cidades litorâneas. Você pode se hospedar em qualquer um desses destinos com ainda mais aconchego e praticidade pelo Airbnb, testando o novo formato repaginado no app.

Clique no baner e confira!
VOA + SC
A propósito, Santa Catarina deu mais um passo para ampliar a conectividade aérea entre as regiões. O governo finalizou o modelo do programa VOA + SC e encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria a iniciativa, prevista para entrar em operação em 2026. O programa foi estruturado por um grupo de trabalho formado por representantes da SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), Fazenda, Planejamento, PGE e Casa Civil. A proposta é incentivar companhias aéreas a operar rotas regionais, fortalecendo turismo, economia e circulação de cargas. “Nós investimos e preparamos os aeroportos catarinenses pra conectar Santa Catarina não só aos grandes centros do país, mas pra encurtar distâncias entre as regiões e acelerar o desenvolvimento aqui dentro do estado. Fortalecer a aviação regional é fortalecer o nosso turismo, as relações comerciais e a nossa economia que já é uma das mais sólidas e competitivas do Brasil”, disse o governador Jorginho Mello. Após a aprovação da lei, o governo lançará um edital com os requisitos para que operadoras aéreas se habilitem ao programa. Os critérios foram construídos após reuniões com empresas interessadas. Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o programa consolida investimentos iniciados em 2023. “A aviação regional é uma demanda dos municípios e uma prioridade do governo. O VOA + SC reforça nosso compromisso com a mobilidade dos catarinenses”, disse.

FESTITÁLIA

Um dos mais tradicionais eventos de Blumenau (SC) já tem novidades para 2026. A Festitália, que chega a 31ª edição celebrando a tradição dos imigrantes italianos, vai ocupar pela primeira vez três espaços do Parque Vila Germânica. Além do Setor 1 e do Spaten Platz, já utilizados em 2025, a próxima edição também terá programação na área externa, com o Boulevard. A programação acontecerá entre os dias 11 e 21 de junho. Em 2025, a festa reuniu cerca de 40 mil pessoas. A ampliação do espaço físico do evento será, de acordo com o presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, Márcio Tachini, uma das grandes novidades da Festitália. “Em 2025 celebramos os 150 anos da grande imigração italiana no Vale Europeu e colhemos a melhor avaliação do histórico de pesquisas de opinião da festa. Para 2026, vamos ampliar ainda mais algumas das características do evento, como a variedade na gastronomia, e oferecer também a possibilidade de aproveitar as noites de inverno na área externa do Parque Vila Germânica”, diz.

SHOW ITALIANO

De acordo com ele, a ambientação do espaço vai prezar pelo conforto térmico do público, que poderá viver o clima dos eventos de rua Europeus. Outra novidade que está confirmada é o show do cantor italiano Luciano Bruno. Ele retorna para o seu quarto show no evento, mais de 10 anos depois da última participação, em 2012. A Festitália é uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, uma organização sem fins lucrativos que há mais de 70 anos atua na preservação das histórias e das tradições trazidas pelos imigrantes italianos no Vale Europeu. Mais informações sobre a programação e possibilidades de patrocínio estão disponíveis em @festitaliablumenau.

MAGIA BC 2025

Para comemorar seus cinco anos, a FG Big Wheel presenteará Balneário Camboriú com o “Magia BC 2025”. O espetáculo gratuito reunirá música, luz e muita emoção no dia 12 de dezembro, em uma grande arena no Pontal Norte, com apoio da prefeitura municipal. Unindo o aniversário da atração turística às celebrações oficiais de Natal da cidade, o evento terá como destaque um show nacional, que será divulgado em breve. A programação do aniversário de cinco anos da roda-gigante foi desenhada para criar memórias em Balneário Camboriú, voltada a moradores e turistas que, ao longo desse período, viveram grandes momentos na FG Big Wheel e ajudaram a consolidá-la como um dos atrativos turísticos mais visitados do estado. O Magia BC 2025 será um evento gratuito e acessível, com expectativa de receber mais de 10 mil pessoas. Durante o evento, a FG Big Wheel apresentará ao público sua nova identidade visual. O projeto foi desenhado para unir a tradição do ícone, que transformou o horizonte da cidade, à visão de futuro da marca. A mudança busca uma conexão mais simples e direta com o público, sinalizando o início de um novo ciclo para o empreendimento turístico.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & TURISMO
De acordo com a pesquisa global da Winter Travel Pulse 2025, o uso de inteligência artificial já entrou de vez no planejamento de viagens: mais de 40% dos turistas recorrem a ferramentas de IA para escolher destinos, encontrar passeios e buscar hospedagens. Sem dúvidas, viajar virou necessidade para muita gente, e os players do setor têm o desafio de converter com oferta certa, atendimento rápido e o uso inteligente da IA. Segundo o levantamento, 42% dos viajantes utilizam IA para buscar destinos e 41% para sugestões de acomodação. A tecnologia também já ajuda na pesquisa de passeios (40%), gastronomia (39%) e até na busca por voos (29%) e aluguel de carros (23%). Um terço dos entrevistados diz usar IA para montar a viagem inteira. Mesmo com o preço das viagens em alta, a demanda segue firme: 52% enxergam a viagem como parte essencial do estilo de vida. Para equilibrar o orçamento, o viajante tem adotado estratégias como reservar com antecedência, buscar baixa temporada, comparar preços e priorizar destinos mais baratos.

ESCOLHA DE HOSPEDAGENS

Na escolha de hospedagem, hotéis seguem na liderança com 72% de preferência, mas alternativas como casas e apartamentos (29%) e acampamentos (13%) ganham espaço. A jornada de compra também ficou mais longa: em média, o viajante analisa 25 opções antes de fechar um hotel — um processo que leva aproximadamente 12 dias. O avião segue como o meio de transporte mais citado para a próxima viagem (60%), seguido por trem (37%) e carro próprio (28%). Os mais jovens escolhem o modal pela praticidade; os mais velhos, pelo conforto e controle. Na hora de decidir onde reservar, 65% priorizam boas avaliações. Depois vêm ofertas especiais, cancelamento gratuito e facilidade de reembolso. Para fidelizar, o caminho é conhecido: atendimento eficiente, preços consistentes e experiência rápida de reserva.

BELLA DA SEMANA – MADUH ANDRADE

Você acompanhou. Se viciou no olhar, desejou cada curva e se perguntou até onde ela iria. A jornada com Maduh Andrade foi uma provocação constante, um jogo de sedução onde ela revelava um pouco mais de seu poder. Agora, chegamos ao ato final. O xeque-mate de Maduh Andrade será revelado nesta quarta-feira (26/11). A última chance de se render, com fotos, vídeos, lives sem cortes e making of 4K que concluem a obra. Ainda não faz parte do Clube? Este é o momento. Assine agora para não perder o desfecho de Maduh e tenha acesso imediato a um universo com mais de 300 mulheres espetaculares.

Leia ainda: Florianópolis entre os 10 principais destinos do mundo



