Carnaval 2026: hotéis no Litoral do Paraná atingem 90% de ocupação, expectativa é lotação completa

Carnaval 2026: hotéis no Litoral do Paraná atingem 90% de ocupação, expectativa é lotação completa

Dados do SEHA, que atua na região do litoral do Paraná, indicam 70% das reservas em Curitiba e expectativa de recorde para o setor de alimentação

O Carnaval de 2026 promete movimentação intensa nas principais regiões turísticas do Paraná. Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA-PR), que tem base de atuação na Capital, Região Metropolitana e Litoral do estado, mostram uma ocupação hoteleira aquecida. O Litoral Paranaense é o principal destaque, com 90% dos leitos já reservados para o período do feriado. Na Capital e Região Metropolitana, o índice de reservas também é expressivo, chegando a 70% em Curitiba.

Jonel Chede Filho é presidente do SEHA e do G5, grupo de representação de entidades criado em 2018 para fortalecer e desenvolver o setor turístico no Estado.

O cenário positivo é atribuído ao trabalho conjunto de fomento ao turismo e já representa maior movimentação em relação ao ano passado. Jonel Chede Filho, presidente do SEHA, salienta que “a alta demanda nas regiões que representamos é resultado de uma atuação integrada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e do Viaje Paraná, tem feito um trabalho excepcional na promoção, contando com o apoio fundamental do Instituto Municipal de Turismo da capital paranaense e da Fecomércio PR e a dedicação do setor privado. Estamos preparados para receber os foliões com diversidade e qualidade, seja nas praias, na capital ou nos municípios da região metropolitana”, destacou Chede Filho.

Setor de alimentação na região espera faturamento superior

O aquecimento na hospedagem garante público circulante e reflete no otimismo do setor de alimentação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), em linha com os dados do SEHA, indica que 73% dos empresários de bares e restaurantes nas regiões da Capital, Litoral e Região Metropolitana esperam faturar mais no Carnaval 2026 em comparação com 2025.

“Com os hotéis cheios, o comércio de alimentação fora do lar se consolida como um dos protagonistas do faturamento do feriado. A expectativa é de um Carnaval com vendas robustas em toda a rede de bares, restaurantes e lanchonetes”, finaliza Chede Filho.

Sobre o SEHA

O Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) é a entidade representativa dos hotéis, bares, restaurantes e similares nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do estado do Paraná, trabalhando pelo desenvolvimento, defesa e promoção do setor.

Foto Capa Crédito: Divulgação/SEHA

Falando de Turismo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.