Casa Perini é parada cultural do Pipa Parade 2026

Casa Perini é parada cultural do Pipa Parade 2026

Vinícola participa pelo terceiro ano de movimento que une arte, vinho e território

A Vinícola Casa Perini confirma, pelo terceiro ano consecutivo, sua participação no Pipa Parade, maior exposição a céu aberto do Sul do Brasil, iniciativa que conecta arte contemporânea, vinho e turismo durante o período da vindima no Rio Grande do Sul.

A presença da Casa Perini no projeto reforça seu vínculo histórico com a cultura da uva e com ações que ampliam o entendimento do vinho como expressão artística, social e econômica. Em 2026, o Pipa Parade passa por 21 cidades gaúchas, consolidando-se como um movimento cultural de alcance estadual, com impacto direto no enoturismo e na valorização dos territórios vitivinícolas.

Em Farroupilha, a Casa Perini recebe a obra “O Movimento”, assinada pelo artista Bruno Borne, instalada na entrada da vinícola. A pintura sobre as grandes pipas propõe uma reflexão sobre os ciclos que regem o vinho e a própria vida. Segundo a curadoria do Pipa Parade, a obra traduz o movimento contínuo que acontece mesmo na aparente quietude da barrica ou do tanque de inox. Ali, natureza e técnica se entrelaçam em fluxo constante, fermentando, ganhando corpo e tempo. O redemoinho visual criado pelo artista convida o visitante a também “girar a taça”, repousar e perceber que o vinho é uma bebida viva, em permanente transformação, à espera do que está por vir.

Já em Garibaldi, o Boulevard Shopping, empreendimento revitalizado pela Casa Perini, integra novamente o circuito do Pipa Parade com a obra “O Estouro”, de Michel Au Hasard. A instalação ocupa o espaço urbano com uma narrativa lúdica e expressiva sobre o instante que antecede a celebração. Para a curadoria, o “estouro” simboliza o momento em que o silêncio se rompe e dá lugar à expectativa e à alegria. As pipas ilustradas, habitadas por uvas curiosas e inquietas, representam a antecipação da festa, o começo de algo novo. É o anúncio do porvir, quando a barrica parece não conter mais o que está prestes a se revelar.

“O Pipa Parade dialoga diretamente com o que acreditamos: afinal, eu já havia participado da edição 2025 como artista e também já temos na vinícola uma galeria com obras de variados autores. Nesta obra com 3 grandes tanques vinho se apresenta como elemento cultural, que vai além da taça e se conecta com o território, com as pessoas e com a criatividade. E participar novamente do Pipa reforça esse compromisso com a cultura da vindima e com iniciativas que aproximam o público do universo do vinho”, afirma Pablo Onzi Perini, artista e diretor de Marcas e P&D da Casa Perini.

A edição 2026 do projeto tem como conceito “A Uva Sentida”, propondo uma leitura sensorial da vindima por meio da arte. A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes, reunindo mais de 30 artistas gaúchos.

Para a Casa Perini, integrar o Pipa Parade é também reafirmar o papel da vitivinicultura como vetor de desenvolvimento cultural, turístico e econômico. Ao abrir seus espaços para a exposição durante a colheita, a vinícola amplia o acesso do público à cultura do vinho e fortalece a identidade da vindima gaúcha.

“O período da vindima é um dos momentos mais simbólicos para quem vive o vinho. Integrar arte a esse contexto amplia a experiência e ajuda a contar a história do território de forma sensível e contemporânea”, completa Pablo.

 

Sobre a Casa Perini

Com raízes que remontam a 1929, a Casa Perini é uma das vinícolas mais representativas do Brasil, unindo tradição familiar, inovação e compromisso com a excelência. Localizada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a vinícola mantém vivo o legado iniciado por João Perini e consolidado pelos sócios Benildo Perini e Maria do Carmo Onzi Perini, com o envolvimento direto das novas gerações da família, onde Franco Perini é Presidente do Conselho Administrativo, e Pablo Perini é Diretor de Marcas e P&D.

Oficialmente fundada em 1970, a Casa Perini carrega em seu DNA a valorização do terroir local, o cuidado com cada etapa da produção e a busca constante pela qualidade. A empresa produz anualmente cerca de 10 milhões de litros, entre vinhos, espumantes e sucos. Com aproximadamente 100 produtos no portfólio, capacidade de armazenagem de 16,5 milhões de litros e um sistema completo de rastreabilidade — diferencial que garante a evolução contínua e a confiança do consumidor.

Com mais de 180 medalhas, nacionais e internacionais, a vinícola tem entre seus principais destaques o espumante Casa Perini Moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wine & Spirits). A Casa Perini também é reconhecida por sua forte atuação em responsabilidade social, com projetos ligados à saúde e à valorização da vida, como Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA RS), Federação Brasileira de Hemofilia e o programa Vida Urgente, além da realização de eventos que conectam o público à cultura do vinho, fortalecendo o enoturismo no Brasil.

Com 80 hectares de videiras, parcerias duradouras com produtores locais e uma estrutura moderna de 40 mil m² de área construída, a Casa Perini combina tecnologia de ponta com paixão pelo vinho, traduzindo em cada rótulo a essência de uma história com os olhos voltados para o futuro.

Fotos crédito: Divulgação 

Falando de Turismo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.