Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho
DESTINOS MAIS PROCURADOS
Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho. O Booking.com acaba de lançar uma nova pesquisa com foco em turismo sustentável, com informações coletadas com mais de 33 mil viajantes em 35 países, incluindo o Brasil. O estudo destaca um dilema, no qual as pessoas se sentem potencialmente pressionadas a decidir entre cortar custos e fazer escolhas de viagem mais conscientes. Em um momento de incerteza global, viajar de forma mais ecologicamente correta continua sendo prioridade para os viajantes, dos quais quatro em cada cinco (83%) brasileiros acreditam ser necessário agir agora para fazer escolhas mais corretas e salvar o planeta para as gerações futuras – sendo a quarta nacionalidade mais engajada neste quesito, atrás apenas de Quênia, Filipinas e Tailândia, e empatado com a Índia.
O levantamento também mostrou as preferências para quem buscou viagens no feriado de 1º de maio: entre as cidades nacionais mais procuradas, Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió e Salvador empatou com São Paulo em quarto lugar. Já entre os destinos internacionais mais procurados para maio estão Lisboa, Paris, Buenos Aires, Orlando, Miami e Nova York. Neste primeiro trimestre, 48,2% das agências aumentaram em 50% seu faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. 32,1% dos respondentes tiveram volume de vendas de 60% para nacional e 40% internacional, 25% respondeu que as vendas foram 100% nacionais e 17,9% que o faturamento se baseou em 40% nacional e 60% internacional. A alta do preço das passagens aéreas continuou sendo apontado como um dos maiores desafios por 73,2% dos respondentes e entre 26,8% deles a solução encontrada foi a remarcação de datas, enquanto que para 25% a solução foi a alteração de destinos.
Ficou claro que nove em cada dez (90%) brasileiros dizem que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, enquanto dois terços (67%) afirmam que a crise energética global e o aumento do custo de vida estão impactando seus planos de gastos. Alguns viajantes, no entanto, acreditam que não há como conciliar as duas coisas. Com o aumento da inflação, esses turistas pensam que devem escolher entre sustentabilidade e orçamento. Um obstáculo para acreditarem em viagens mais baratas é que 52% dos brasileiros acham que opções de viagem mais sustentáveis são muito caras (um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos dados de 2022 da Booking.com). Para essas pessoas entrevistadas, combinar sustentabilidade e viagens não é algo urgente quando a preocupação maior é o pagamento das contas. Por outro lado, com a volta definitiva das viagens para algumas pessoas, e um foco mais urgente em escolhas conscientes, mais da metade (55%) dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável, aumentando os gastos para sentirem que estão fazendo a diferença. À medida que um número cada vez maior de viajantes sente o impacto, esses turistas passam a buscar opções de viagem mais eco-friendly que incluam recompensas, destacando a compensação percebida entre fazer escolhas conscientes e economizar dinheiro e a necessidade de ter incentivos.
Mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16% em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais sustentável se recebessem pontos de recompensa por essas escolhas, que poderiam usar para obter benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas de viagens on-line. “Embora as viagens possam estar de volta, o aumento do custo de vida e a ansiedade climática levaram a uma maior demanda por opções mais econômicas e ecológicas”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com. “Viajar pode ser uma força para o bem, e os próprios viajantes estão demonstrando ser os agentes da mudança hoje, adotando hábitos de viagem mais sustentáveis e buscando experiências responsáveis. Estamos prestando atenção e, junto com nossos parceiros do setor, estamos liderando uma mudança positiva e examinando cada parte das viagens para apoiar os viajantes e beneficiar as comunidades locais e seus entornos. Viagens mais sustentáveis são um investimento para o mundo, e estamos comprometidos em fazer com que fique mais fácil para todas as pessoas vivenciarem o turismo de uma forma mais consciente e responsável, não importa onde estejam em sua jornada rumo à sustentabilidade”.
PESQUISA ABAV NACIONAL
Já, segundo a Presidente da ABAV/SC, Conceição Junckes, o levantamento de amostragem do primeiro trimestre com as agências associadas da ABAV Nacional, apontou os destinos mais procurados para feriados de maio, de junho e férias de julho. Rio de Janeiro e Paris são as cidades mais procurados para o feriado de 08 de junho; enquanto Fortaleza e Orlando para as férias de julho. Neste primeiro trimestre de 2023, 83,9% dos respondentes do levantamento de amostragem do Sistema ABAV foram agentes de viagens, trazendo um cenário do que está acontecendo na ponta da cadeia de consumo do Turismo. A procura por viagens para o feriado prolongado de 8 de junho pontuou a liderança do Rio de Janeiro como a cidade mais procurada pelos turistas, na sequência estão Salvador, Gramado, Fortaleza e Florianópolis. Paris, Lisboa, Miami, Orlando e Buenos Aires foram as cidades internacionais mais buscadas para este feriado. À medida que um número cada vez maior de viajantes sente o impacto, esses turistas passam a buscar opções de viagem mais eco-friendly que incluam recompensas, destacando a compensação percebida entre fazer escolhas conscientes e economizar dinheiro e a necessidade de ter incentivos. Mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16% em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais sustentável se recebessem pontos de recompensa por essas escolhas, que poderiam usar para obter benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas de viagens on-line.
ITAIPU PANORÂMICA
A usina que mais produziu energia limpa e renovável do planeta convida todos os participantes do Festival das Cataratas para uma experiência energizante. O passeio Itaipu Panorâmica é feito de ônibus e abrange toda a área externa da usina, contando a história de sua construção. Durante o tour, os visitantes têm uma noção da grandiosidade da usina, não apenas em termos de geração de energia, mas também em sua extensão. Os participantes do Festival das Cataratas terão a oportunidade de vivenciar essa experiência gratuitamente. Basta apresentar o crachá do evento para participar. Para obter mais informações, visite o estande da binacional no Festival. As vagas são ilimitadas e o atendimento é por ordem de chegada. Trajeto: O passeio é realizado de ônibus e percorre toda a área externa da usina, incluindo a Avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e o Topo da Barragem. Também são feitas duas paradas: Mirante Central e Mirante Vertedouro. Duração: Aproximadamente 1 hora e 10 minutos (a maior parte do tempo é no ônibus).
TURISMO RURAL
Enquanto isso, o turismo rural é alternativa econômica e projeto do Ministério do Turismo amplia em 37% a presença de turistas em roteiros turísticos do campo. Além disso, essa modalidade é um importante indutor do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais do país. É o que revelou uma pesquisa realizada com empreendedores do campo que participaram do projeto do MTur. Vale ressaltar, que também foi ampliado o alcance do projeto Experiências do Brasil Rural, que passa a ser chamado de Experiências do Brasil Original. Abrangendo também comunidades tradicionais do país, diante da capacidade do turismo de diversificar a renda e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável na atividade rural.
Turismo rural é alternativa econômica e novos roteiros estão em seleção. Atualmente, está em andamento o processo de seleção de novos roteiros. O objetivo é preservar culturas e tradições e, ao mesmo tempo, estruturar roteiros turísticos. Com ações que vão desde a capacitação até a promoção de serviços e produtos. A ação também conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Os roteiros foram orientados e implementaram maior diversidade de experiências e serviços como opção para turistas. Ao todo, 41,6% dos roteiros apontaram maior visibilidade após a participação no projeto, bem como passaram a realizar investimento na divulgação e marketing digital. Entre as melhorias apontadas nos locais que participaram do projeto estão a ampliação da sinalização turística. Inclusive, com apoio de mapas e ações de facilitação do deslocamento.
Além disso, 67% alegaram ter ampliado as vendas dos produtos diretamente para turistas em visita a propriedade. Sete em cada dez empreendimentos e propriedades da agricultura familiar também informaram que o conhecimento adquirido os deixaram mais preparados para atuar no turismo rural. Os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias. Além de oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, bem como validação e apoio à comercialização. Nas duas edições do Projeto, participaram 14 roteiros de turismo rural, que envolveram empreendimentos em mais de 40 cidades brasileiras em nove unidades da federação.
EXPOCENTRO BALNEÁRIO DE CAMBORIÚ
Longe ainda do ideal uma vez que o fornecimento de internet lá dentro nos remete a web discada, e isso com muita sorte. Além disso, não há torres e nem sinal de 5G por perto, na melhor das hipóteses, 3G, mas mesmo assim, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco completa um ano e se consolida como o mais novo destino de eventos do sul do País. Considerado o maior e mais moderno complexo multiuso do sul do país, o Expocentro foi planejado para receber eventos de todos os portes como: shows, convenções, feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros. Neste primeiro ano recebeu 55 eventos dos mais variados tamanhos e reuniu cerca de 700 mil visitantes. Para este ano já estão confirmadas no portfólio do espaço, 13 feiras fixas dos mais diversos segmentos como: construção civil, supermercadista, variedades e utilidades, calçadista, vestuário, holístico, moveleiro, veículos, armas, hoteleiro e insumos para o vestuário, nos congressos confirmados, sendo que dois deles são nacionais e internacionais e está com uma agenda de captação aberta até 2030.
O complexo multiuso tem contribuído para o aquecimento da cadeia econômica de diversos setores da região, são cerca de 52 segmentos impactados com o turismo de negócios, como meios de hospedagem, comércio, bares, restaurantes e prestadores de serviços (como fotógrafos e videomakers, imprensa, organizadores de eventos, equipe de limpeza e montagem de estrutura, etc.), o que consolida o Expocentro como uma importante ferramenta para fomentar turismo durante todo o ano, incrementando a economia e gerando empregos. Santa Catarina é um dos estados mais seguros do Brasil e a região de Balneário Camboriú se consolida como uma das mais seguras do estado. Para garantir a tranquilidade aos visitantes o Expocentro conta com 96 câmeras de monitoramento em seus espaços internos e externos, com uma moderna sala de monitoramento com equipamentos de última geração.
CADASTUR
Fique atendo você que não tem CADASTUR. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe prestadores de serviços turísticos não cadastrados ou com cadastro vencido no Ministério do Turismo de divulgarem ou promoverem serviços. O texto também inclui, entre os prestadores de serviços turísticos, os microempreendedores individuais (MEI), as empresas individuais de responsabilidade limitada, as associações privadas de turismo e produtores rurais. As alterações são feitas na Lei Geral do Turismo. A proposta foi analisada em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação, antes, pelo Plenário. De acordo com a proposta, a prestadora de serviço que não tiver cadastro ou estiver com o cadastro junto ao Ministério do Turismo vencido, no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), poderá ser multada e ter o local e a atividade interditados até a completa regularização da situação. O texto também reconhece como transportadoras turísticas as empresas que oferecem serviços de transporte por via terrestre e aquática na modalidade circuito turístico, ou seja, itinerários intermunicipais ou interestaduais entre cidades ou regiões de interesse turístico. O Ministério do Turismo deverá estabelecer quais itinerários compõem os circuitos turísticos, em interlocução com as secretarias estaduais e municipais.
FESTA DE NOSSA SRA. DE CARAVAGGIO
O último fim de semana do mês de maio em Canela, na Serra Gaúcha, será marcado por dias de fé, oração e devoção à Nossa Senhora de Caravaggio. A Romaria a Pé, que é a principal do evento, ocorrerá no dia 26 de maio, relembrando a aparição da Mãe de Caravaggio para Joaneta em 1432, na cidade de Caravaggio, na Itália. Nesse dia, milhares de pessoas percorrem uma distância de 7km, da Igreja Matriz até o Santuário, acompanhando a imagem de Nossa Senhora, em um trajeto repleto de orações e cânticos. Muitos devotos cumprem promessas nesse dia especial para agradecer por graças alcançadas. No sábado, dia 27, a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude contagiam a todos com alegria e fervorosa devoção. Nesse dia dedicado ao público infantil e adolescente, a programação inclui até shows com o DJ Moisés e a Banda Hava, que tocam rock cristão. Para encerrar as festividades deste ano, no domingo, dia 28, ocorrerá a Romaria Motorizada e de Ciclistas. Milhares de veículos de empresas, carros particulares, caminhões, motor homes, ciclistas e motociclistas partem da Igreja Matriz em direção ao Santuário, buscando a bênção que é proferida logo na entrada.
FÓRUM GRAMADO TURISMO
A quarta edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com o suporte acadêmico da Universidade Feevale. O evento acontece dias 16, 17 e 18 de agosto de 2023 e é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe destacar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Assim, para garantir a excelência acadêmica, a parceria com a Universidade Feevale, uma das principais instituições de ensino do Rio Grande do Sul e do Brasil, busca proporcionar o devido suporte acadêmico.
A parceria conta também com programação científica no evento e apresentação de trabalhos com direito a premiação, oferecendo um espaço destinado à socialização do conhecimento e dos avanços científicos e tecnológicos entre graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores, com ênfase na área de Turismo e afins. Poderão submeter trabalhos no evento, alunos regulares e egressos de cursos de graduação, alunos regulares e egressos de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu das instituições de ensino superior, além de estudantes que participam formalmente do Programa de Aperfeiçoamento Científico ou equivalentes. Serão selecionados para premiação três trabalhos de cada categoria: Pós-graduação e Iniciação Científica- Graduação e Extensão. A submissão do trabalho somente poderá ser feita após a inscrição no evento CLICANDO AQUI. Todos os autores deverão se inscrever e efetuar o pagamento na modalidade correspondente. A submissão dos resumos será via e-mail trabalhoforum@feevale.br Para a submissão, exige-se o envio de um resumo e de referências bibliográficas. O período de inscrições vai até 30 de junho de 2023. Um dos maiores eventos do Brasil voltado para o turismo como alternativa de desenvolvimento sustentável, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos busca discutir e promover o turismo como ciência. Trata-se de uma oportunidade para profissionais, acadêmicos e estudantes da área compartilharem experiências e conhecimentos.
Como tema “Comunicação Inteligente, Turismo Eficiente”, a quarta edição do evento acontece no Centro de Eventos da Expogramado, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado. Entre os assuntos que serão abordados no evento, destacam-se: sustentabilidade, tecnologia, inovação, marketing, governança e gestão, entre outros. Os participantes poderão conferir palestras e debates, além de apresentações de trabalhos científicos sobre questões atuais e relevantes para o setor. As inscrições para o evento já estão abertas e os interessados podem adquirir ingressos no primeiro lote promocional pelo site do evento. O IV Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha – Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias. A entidade, fundada em 1989, representa a classe patronal dos empresários da Serra Gaúcha, possuindo em sua abrangência as cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul.
CURITIBA – TURISMO DE NEGÓCIOS
Curitiba, mais uma vez, demonstra sua força e relevância no cenário nacional do Turismo de Negócios e Eventos ao lançar a 2.ª edição da Revista MICE. A sigla internacional MICE significa Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, ou seja, Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições. Nesse sentido, a publicação tem como objetivo expandir os eventos dessa área. Um levantamento das Viagens Corporativas, realizado pela Fecomércio/SP, em parceria com a Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), mostra que as viagens de negócios movimentaram R$ 9,5 bilhões em novembro de 2022 no Brasil, crescimento de 29,4% na comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano, o montante registrado foi de R$ 86,6 bilhões, 90% a mais que no ano anterior. Curitiba desponta como destaque no cenário do setor por oferecer vários diferenciais em relação a outras cidades brasileiras, já que conta com trade turístico qualificado e infraestrutura completa para receber grandes eventos. Além disso, proporciona atrativos turísticos, segurança e equipamentos adequados para uma experiência à altura de grandes cidades globais, reconhecidamente preparadas para o setor. Curitiba tem sido um palco de eventos nacionais e mundiais. É a mais inteligente das cidades brasileiras, mais limpa, mais saneada, a que tem o maior número de parques.
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