Connection Terroirs do Brasil – Guilherme Paulus apresenta visão sobre turismo de alto padrão
TURISMO DE ALTO PADRÃO
Guilherme Paulus apresenta visão sobre turismo de alto padrão e valorização dos terroirs brasileiros no Connection Terroirs do Brasil. O Empresário destaca a importância da programação geográfica como vetor de desenvolvimento do turismo e a curada de experiências do Castelo Saint Andrews na Serra Gaúcha.

No dia 30 de maio, sexta-feira, o Palácio dos Festivais, em Gramado, recebe palestra do empresário Guilherme Paulus , fundador do Castelo Saint Andrews, durante uma 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil — evento que promove o diálogo entre turismo, enogastronomia e o valor cultural dos territórios brasileiros reconhecidos por suas restrições geográficas. Com sua trajetória no setor de turismo e hospitalidade, Paulus abordará o tema “A experiência de luxo em um terroir” , apresentando como as restrições geográficas — como a Denominação de Origem (DO) Pinto Bandeira , exclusiva para espumantes do Novo Mundo, e o Vale dos Vinhedos , primeiro DO de vinhos do Brasil — atua como alavancas para o turismo avançado e sustentável. “O selo de procedência ou denominação não apenas valoriza a produção local, mas também desperta o desejo de vivenciar esse território, suas práticas culturais e paisagens singulares. E é nesse ponto que o turismo e o terroir se encontram: na valorização do que é único”, destaca o empresário.

Durante uma palestra, Paulus apresenta o Terroir Wine Experience , projeto criado pelo Castelo Saint Andrews , em Gramado, que leva os hóspedes a jornadas exclusivas pelas principais regiões vitivinícolas da Serra Gaúcha. A proposta vai além do turismo convencional: com curadoria refinada, o hotel organiza visitas a vinícolas com DO, degustações orientadas por enólogos e jantares harmonizados com produtores locais, reforçando a conexão entre o luxo e a desvantagem do terroir.

Além disso, a A Adega do Castelo , considerada uma das mais exclusivas do país, recebe periodicamente eventos privados com produtores das duas principais DOs da Serra — um espaço onde o hóspede pode degustar rótulos de excelência guiado por quem os produz, em experiências que unem conhecimento, afeição e sofisticação. Para Paulus, a construção de um hotel como o Saint Andrews, único membro do Relais & Châteaux no Brasil, passa pela valorização da individualidade de cada hóspede . “Não vendemos diariamente; criamos jornadas. Cada roteiro é pensado para que o hóspede se sinta parte da paisagem e da cultura que está descobrindo”, afirma.
