Depois de dois desgovernos, SC volta a ter Secretaria de Turismo
TURISMO EM SC
Desde o desgoverno Raimundo Colombo e Carlos Moises, que nunca mais irão se eleger para alguma coisa, Santa Catarina deixou a liderança no turismo, que representava 13% do PIB Catarinense. Bons tempos antes disso, quando foi criado todo o plano de marketing, todas as regiões turísticas muito bem definidas e todas as estratégias criadas. Com esses dois últimos desgovernos nada disso teve seguimento. Felizmente, o atual governo Jorginho Melo, ao que tudo indica, entende que turismo é fundamental para o nosso estado e, dessa forma, voltaremos a ter uma nova Secretaria de Turismo, que estará nas mãos de Evandro Neiva, que comandará a pasta a partir do dia 2 de março. Até lá, segue como titular da secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, cargo que ocupa desde 2017.
Dentre outras coisas, ele detalha o que mudará com o novo modelo de gestão, representado pela criação da Secretaria; os desafios e projetos para o desenvolvimento do turismo catarinense. Neiva aborda a missão de levar ao Executivo o conhecimento acumulado durante seis anos frente à secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí. Na sua gestão, recolocou Itajaí no mapa dos cruzeiros e destinos turísticos brasileiros. Para o novo Secretário, turismo é promoção, negócio, gestão e desenvolvimento: “Existe grande avanço no setor do turismo empresarial, mas há discordância sobre como fazer isso no turismo governamental. A ideia é fazer com que o Turismo tenha atenção e gestão separada.”
Em muitos municípios e Estados, o Turismo é colocado na gestão junto à Cultura e o Esporte. “Sou da opinião que eles se complementam, mas a gestão é diferente. A Cultura e Esporte consiste em educação e fomento. Já o Turismo é negócio, é promoção. Ele [o turismo] vende Cultura e Esporte.” Em relação a Santur, o novo Secretário está começando a ter um diagnóstico, se reunindo com a equipe da pasta de uma maneira responsável para que possam fazer um planejamento rápido, de curto médio e longo prazo das ações para do Turismo de Santa Catarina. Para isso, basta aplicar tudo aquilo que foi feito, planejado, estudado, compreendido. Deve endender, acima de tudo, que turismo está acima de qualquer partido. A Santur tem equipe técnica muito profissional, o que de fato acontece é quea entidade sempre foi um cabide de empregos e por isso mesmo, falta de gestão. E de fundamental importância que tudo o que foi feito tenha, no mínimo, continuidade.
Que essa secretaria vonte de fato a fazer a diferença a exemplo dos bons tempos de Waldir Walandowsky, Mené Ferrari e, por último Henrique Maciel. Tudo está devidamente pronto, planejado e estruturado e lamentavelmente engavetado. Santa Catarina não é tão somente sol e mar. As ações, planos, projetos foram criadas em sintonia com cada região turística de Santa Catarina, que tem um calendário fabuloso, estações muito bem definidas. O nosso Estado deve ser vendido como um todo. Mesclar, sol, mar, frio serra, cânions, Vale do Contestado, Vale dos Imigrantes, Região Serrana, Alto Vale, Águas Termais, enfim, Norte, Sul, Leste e Oeste, ampliando ainda mais o nosso calendário de eventos. Precisamos de portos, aeroportos, estradas seguras e transitáveis. De promessas e bla bla blas o trade de turismo já está cansado de ouvir. Santa Catarina precisa de fato de ações. Se tivermos portos (e não puxadinhos), os navios chegam. Se tivermos aeroportos e voos, os turistas também chegam e, com estradas seguras e sem a nossa infernal falta de mobilidade, os turistas também chegam.
Ainda sobre o assunto, e para que o novo secretário se recorde, em 2010, para se ter uma pequena ideia, foram mais de 5,8 mil horas e sete meses de trabalho, 27 técnicos envolvidos diretamente, 85 municípios visitados, 11 seminários com os gestores e trade local, 1,7 mil turistas entrevistados e, 500 atrativos visitados e avaliados, e 130 documentos técnicos analisados para consolidar o resultado do Plano Catarina, Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina. O Plano Catarina teve como ponto de partida uma rigorosa análise da realidade atual do turismo catarinense e suas das principais tendências globais assim como as sugestões do empresariado e de gestores do turismo que pudessem servir de base para atuações imediatas e futuras no escopo dos produtos turísticos. Portanto, é só colocar em prática, simples assim.
CLIA BRASIL EM USHUAIA
Falando em infraestrutura aeroportuária, Ushuaia, na Tierra del Fuego na Patagônia Fantástica Argentina, uma cidade com aproximadamente 80 mil habitante, possui um dos 10 melhores aeroportos do mundo e um super terminal de embarque e desembarque para cruzeiristas. Tanto que, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, desembarcou nesta semana na Argentina para visitas técnicas nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, além de promover reuniões com autoridades locais, com o objetivo de alavancar cada vez mais o setor de cruzeiros na América do Sul, melhorando os serviços, conectando os destinos e ampliando os roteiros ofertados na região. Na segunda-feira (13) Ferraz esteve em Ushuaia, em um encontro com o Presidente do Porto, Roberto Múcio, com o Diretor Executivo, German Fernandez, e com o Presidente do Instituto Fueguino de Turismo da Província da Terra do Fogo, que se mostraram muito engajados com as operações de Cruzeiros. Serão 540 escalas apenas nesta temporada, e, em 2023/2024, com a extensão do cais do Porto 100% em operação, esse número deve subir para 560. Ushuaia é o melhor exemplo de como receber bem com sua mega estrutura. São, por baixo, 12 mil turistas dsembarcando por dia naquele porto.
Já na quarta-feira (15), a visita ocorreu em Buenos Aires, com importantes reuniões no Porto que, na data, contava com dois navios atracados (Costa Favolosa e MSC Fantasia), com cerca de 7 mil cruzeiristas e 2 mil tripulantes desfrutando da cidade. Com a presença de Dário Rustico e Fernando Joselevich, da Costa Cruzeiros; Javier Massignani, da MSC; Tomás Vernet, Diretor do Porto de Buenos Aires, e José Beni, também do Porto de Buenos Aires; Adrian, do Porto de Ushuaia e Pablo Tsolis, do Centro de Navegacion e Diretor do Porto de Madryn, temas como infraestrutura, custos, regulação e impostos, além de como preparar os portos para o futuro foram amplamente debatidos.
BRASIL, PAÍS ACOLHEDOR
O 11º Traveller Review Awards da Booking.com elegeu o Brasil como um dos 10 países mais acolhedores do mundo. A premiação acontece anualmente e reconhece os prestadores de serviços de viagens de 220 países e territórios pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. A Itália lidera novamente a lista em 2023, com um total de 170.638 prêmios de acomodação, seguida por Espanha e França. O Brasil ocupa a nona posição, com 53.658 hospedagens premiadas. Com base em mais de 240 milhões de avaliações de clientes verificados na plataforma, quase 1,4 milhão de parceiros de acomodação, 230 agências de aluguel de carro e 58 companhias de táxi (aeroporto) estão recebendo o reconhecimento do Traveller Review Awards 2023.
Os 10s primeiros colocados são, Itália (170.638), Espanha (108.217), França (103.365), Alemanha (76.479), Croácia (64.206), Polônia (60.721); Reino Unido (60.697); Grécia (54.473); Brasil (53.658); EUA (46.839). Pelo sexto ano consecutivo, os apartamentos ocupam o primeiro lugar no Traveller Review Awards como o tipo de propriedade mais premiado mundialmente. Um total de quase 630 mil parceiros receberam reconhecimento por seus esforços. No ranking brasileiro, os apartamentos também ocupam a primeira posição (20.627), seguidos das casas de temporada (8.857). A terceira posição ficou para as pousadas (7.074), enquanto o quarto lugar foi para os hotéis (6.189) e o quinto, para as casas de hóspedes (3.212).
SUSTENTABILIDADE
Quase um em cada 10 ganhadores na categoria acomodação em todo o mundo (122.095) também foi reconhecido com um selo ‘Viagem Sustentável’ por seus esforços para operar de forma mais sustentável. De fato, as acomodações que fazem parte do programa Viagens Sustentáveis foram trrês vezes mais propensas a receber um Traveller Review Award 2023, em comparação com aquelas que não tinham o selo ‘Viagem Sustentável’. De todos os tipos de acomodação, a maioria das propriedades com selo ‘Viagem Sustentável’ (15%) que recebeu o Traveller Review Award 2023 eram hotéis. “É necessário reconhecer quem está realizando um serviço diferenciado e com excelência, pois além de um estímulo àqueles que trabalham para o setor de turismo, mostramos para os nossos clientes que listamos acomodações e meios de transporte que se destacam pela qualidade e pela dedicação. E ter o Brasil entre os dez países mais acolhedores do mundo só prova que sabemos o jeito certo de servir e como ser hospitaleiros”, disse Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.
EXPO TURISMO PARANÁ
As primeiras caravanas da Expo Turismo Paraná já estão começando a ser organizadas. Após firmarem parceria, ABAV-PR e BWT Operadora começam a planejar os detalhes do primeiro grupo de agentes de viagens de Estados próximos a confirmar sua vinda para o evento. Inicialmente, serão quatro trechos via aérea do Rio de Janeiro, Brasília, Ribeirão Preto e Belo Horizonte. Podem participar os representantes das agências de viagens cadastrados na BWT Operadora, a partir de alguns critérios que estão sendo definidos também. Os agentes de viagem virão ao evento e farão alguns roteiros de Turismo local para conhecer um pouco mais do Estado.
“A Expo Turismo é um evento fundamental para o desenvolvimento do setor no nosso estado e esperamos repetir em 2023 o mesmo sucesso do ano passado. Foram 200 agentes trazidos em 2022 e a expectativa é manter o mesmo nível de adesão. Neste ano vamos oferecer também cortesia no passeio de trem, um dos mais importantes atrativos turísticos do Sul do país, a todos os participantes das caravanas para que tenham a melhor e mais completa experiência possível”, diz o gerente geral da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro.
Para o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, a parceria com as operadoras é valiosa. “Estamos muito felizes em renovar a parceria com a BWT Operadora pois, dessa forma, chegamos a um público qualificado e diferenciado, com interesse em nossos destinos. E é muito bom ter os parceiros da BWT novamente conosco, pois isso significa que o que realizamos juntos no ano passado foi proveitoso para ambos”, diz. A ABAV-PR almeja realizar a parceria com outras operadoras também, para que o público seja a cada edição mais qualificado. O presidente da ABAV-PR lembra de um dos pilares do evento. “Mais do que fazer turismo, a Expo Turismo Paraná é um local para se fazer e fortalecerem negócios. Nosso foco são as agências de viagens e os profissionais que trabalham nelas”, finaliza Rigon.
VERTEDOURO DE ITAIPU
Mais um espetáculo da natureza. O vertedouro da usina de Itaipu chegou a escoar neste sábado (18) o equivalente a sete vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. O pico ocorreu entre 2h e 5h30, quando passaram pela calha esquerda, a única aberta, um total de 10 milhões e 450 mil de litros de água por segundo. Às 12h30, o volume ainda era alto – 9 milhões e 868 milhões de litros de água por segundo (9.868 m3/s). No mesmo horário, a cota do Rio Paraná na estação hidrológica de Itaipu na Ponte da Amizade era de 109,54 metros acima do nível do mar. Já a vazão das Cataratas do Iguaçu estava em um milhão e 41 mil litros de água por segundo (1.041 m3/s), diante do volume médio de, 1.500 m3/s. O aumento da vazão foi necessário em virtude da afluência de água ao reservatório, causado pelas chuvas dos últimos dias nas bacias incrementais da usina. Para acompanhar a situação, Itaipu acionou a Comissão Especial de Cheia na última quarta-feira (15). O vertedouro permaneceu aberto e com alta vazão ao longo de todo o feriado prolongado do carnaval. Os turistas puderam ver de perto o espetáculo das águas na visita panorâmica da usina. CONFIRA AQUI Os passeios terão horários estendidos, começando às 8h45 durante todos os dias.
38º NATAL LUZ DE GRAMADO
A próxima edição do Natal Luz de Gramado acontecerá de 26 de outubro de 2023 a 14 de janeiro de 2024. O encerramento do evento coincidirá com a finalização da programação artística e espetáculos, além da retirada da decoração da cidade. De acordo com a organização do evento, optou-se por antecipar o encerramento do evento em alguns dias, uma vez que o Gramado In Concert inicia dia 02 de fevereiro de 2024, e se faz necessário um prazo maior para desmontagem das estruturas do Natal Luz, a fim de iniciar o novo evento do município. Segundo a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o anúncio da nova data é importante para que o mercado turístico nacional e visitantes possam se programar para aproveitar a programação artística e cultural, além de conferir a bela decoração natalina de Gramado. O evento é uma promoção a Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur.
CASA DA VÓ IVONNE NA SERRA GAÚCHA
Bucólica e charmosa, casa centenária abre ao público apostando na apaixonante gastronomia afetiva. Muita história, cultura e uma experiência gastronômica que vai trazer de volta as memórias da infância estão reunidas em uma residência centenária que fica no Caminho para a Lageana, comunidade que une Gramado e Canela, no bairro Caracol. A novidade é um produto da Brocker Turismo e começa a operar para turistas e visitantes que buscam sensações para despertar a memória a partir do momento que se entra na charmosa moradia. Repleta de histórias de família, a Casa da Vó Ivonne conta com ambientes que exibem peças e mobiliários antigos, muitos deles de uso da família que nela viveu por muitos anos. Tudo foi pensado para se fazer uma homenagem aos primeiros moradores do Caracol, Guilherme e Bárbara Wasem e seus descendentes Nunes e Brocker. A aposta da “cozinha afetiva” quer evidenciar um diferencial que não é encontrado em itens produzidos em grande escala: o afeto. Assim, o espaço oferece delícias com cheirinho de infância ou aquele sabor todo especial que remete direto para a casa da avó.
Além do brunch, o visitante tem a opção de fazer pedidos à la carte ou apenas vislumbrar o espaço com uma visita. No cardápio, são cucas, pães, bolos, quiche, frios e embutidos, arroz carreteiro, geleias caseiras, doce de leite, nata, café, leite, suco natural com fruta da estação e chá de maçã. Tudo é produzido no local e está sempre fresquinho. “Além da gastronomia, o visitante é convidado a degustar com calma em mesas expostas no jardim do casa, protegidas por ombrelones e árvores frutíferas cultivadas pela família ”, explica Adriane Brocker Boeira, CEO do Grupo Brocker e neta da Vó Ivonne. Para aqueles que optarem por degustar somente alguns itens, a Casa oferece um cardápio com todas as delícias à la carte. Bolos, tortas, quiches, waffles caseiros são algumas das sugestões, que incluem sucos, chás, cervejas, vinhos e espumantes.
Casa da Vó Ivonne – Foto: Divulgação Brocker Turismo
Tudo foi pensado para despertar boas memórias. O ambiente acolhedor, a decoração, os aromas, sons e, claro, a comida. O processo envolve desde a seleção dos ingredientes ao tempo dedicado na cozinha para levar a experiência com afeto. “A maioria dos produtos é cultivada no local ou de fornecedores próximos, e leva em consideração o que os antepassados serviam no dia a dia”, conta Adriane. “Todos nós temos boas memórias de um lugar, um cheiro, uma comida quentinha. E aqui é o lugar onde as pessoas lembram de suas próprias histórias, famílias e suas avós”, explica. O local oferece ainda um pequeno Emporio com souvenires e produtos “queridos” para presentes e lembranças e é totalmente instagramável para quem ama registrar cada detalhe. Programe-se!
A BELLA DA SEMANA – KELI CRISTINA
Keli Cristina está de volta para curar a nossa ressaca de Carnaval! Estamos falando da Keli Cristina, nossa Musa da Copa 2022. Estrelando a segunda parte do ensaio, a morenaça ressurge nesta quarta muito mais intimista, sexy e sedutora para curar a nossa ressaca de Carnaval! A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Trade de turismo supera ganhos e criará mais 84 mil empregos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Passaporte digital deverá substituir o passaporte de papel
Crescimento do tráfego aéreo mundial ainda não atingiu níveis pré-pandemia
Organização Mundial do Turismo anuncia que o setor continua se recuperando
Argentina apresenta planos de ações turísticas para 2023 no Brasil
Setor corporativo faturou R$ 11,389 bilhões em 2022 em viagens
Impossibilidade de viajar de avião aumentam demanda no turismo regional
O Carnaval de Veneza no Castelo Saint Andrews encanta Gramado
Quase R$ 80 bilhões poderão ser gerados pela indústria do turismo nos feriadões
De passo em passo, avançamos penosamente para a grande sublimação que nos aguarda
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
O tempo, componente básico e fundamental da vida, eixo central da evolução