Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor

GESTÃO PÚBLICA DESCOMPROMISSADA COM O TURISMO

Como comentei em minha coluna anterior“O Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo. O descaso governamental (tanto federal como estadual e municipal) com o turismo é um fator gritante e que impede o desenvolvimento do setor”, tanto que neste atual desgoverno, voltou- se a exigir vistos de americanos, canadenses… Bem ao contrário do México, que fez a mesma coisa e, como perdeu 1 bilhão em turismo, voltou atrás e anunciaram a não mais exigências de vistos a brasileiros. Ainda não há uma data definida para o início da exigência de vistos eletrônicos. O que se sabe até agora é que a adoção dos vistos eletrônicos vai acontecer nos próximos meses. Enquanto o Brasil, despreparado como sempre, vai ter que criar um sistema para a emissão de vistos eletrônicos para mexicanos do “zero”, ou seja, é um trabalho que deve demorar ainda cerca de dois a três meses para ser implementado. isso na melhor das expectativas.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Portanto, só depois que o Brasil estiver com seu sistema pronto para os mexicanos, é que os vistos eletrônicos para os brasileiros também passarão a valer, já que se trata de uma política de reciprocidade. Então coloquem as barbas de molho, isso, só para lá de 2024. Cabe aqui reforçar que após a adoção das exigências de visto, o fluxo de brasileiros passando pelo México apresentou uma grande queda. Dados apontam um declínio de 60% no número de brasileiros visitando o país, causando um prejuízo de aproximadamente um bilhão de dólares para as companhias aéreas. Com isso, houve uma redução de 15% nos voos com destino ao México.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Agência Brasileiros em Ushuaia – A nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

VISTO AMERICANO

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Enquanto isso, o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro vem se destacando e hoje pode ser considerado um case de sucesso para os delegados norte-americanos. Se no começo do mês, a espera no Rio era de 126 dias (a menor entre as cidades), agora é de incríveis e apenas 31 dias! Se no dia 13 de junho, o tempo de espera era de 471 dias, agora é de “apenas” 31 dias, ou seja, cerca de 440 dias a menos, passando de 15 meses para apenas um mês e um dia de espera! O Rio de Janeiro acaba destoando neste tempo de espera, o que acaba derrubando a média nacional de dias de espera para uma entrevista. No começo de julho, o tempo de espera nacional era de 220 dias em média e agora, cerca de duas semanas depois, caiu para 193 dias. Outro destaque positivo fica com Recife, a outra cidade que viu o número de dias de espera diminuir desde o dia 4 de julho. 
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor – Jamais inicie uma viagem sem o melhor seguro do mundo. A garantia de toda e qualquer viagem.
Se no começo do mês, a espera era de 296 dias, em meados de julho, esse número já está 70 dias menor, chegando a 226 dias, o que dá cerca de dois meses a menos de espera. Recife e Rio de Janeiro acabaram sendo decisivos por mais essa queda na média em todo o Brasil, embora Porto Alegre e Brasília tenham constatado aumento no tempo de espera. Sem dúvidas, a Embaixada dos Estados Unidos está fazendo tudo que pode para diminuir o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2). Já ampliou equipe, faz hora extra, tem expediente aos sábados, abriu um novo centro de entrega de vistos no Recife e ainda ampliou o tempo para a renovação.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor – Viaje seguro com a Brocker Turismo – A melhor agência/operadora/receptivo da Serra Gaúcha

BRASILEIROS NOS EUA

Neve no Central Park NY – Foto: Jefferson Severino
Como sempre afirmo: “É muito mais fácil, barato e rápido viajar para o exterior do que viajar dentro do nosso próprio Brasil”, tanto que, de janeiro a junho deste ano, 710 mil brasileiros estiveram nos Estados Unidos, segundo estatísticas divulgadas pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo do Departamento de Comércio americano. A meta é chegar aos 1,5 milhão até dezembro. O Brasil representa um terço dos 2,1 milhões de visitantes da América do Sul no período e é o quinto mercado internacional (excluindo México e Canadá), atrás do Reino Unido – 1,7 milhão; Índia – 815 mil; Alemanha – 785 mil; Coreia do Sul – 722 mil. Em junho, o Brasil enviou 127 mil visitantes para os Estados Unidos, o segundo melhor mês do ano, depois de janeiro (135 mil). Em junho, o Brasil ficou em quarto lugar no envio de turistas, à frente da Coreia do Sul. As aterrissagens internacionais nos Estados Unidos atingiram 22,7 milhões em junho, 19% a mais em relação a junho de 2022 e 95,4% do total de junho de 2019. Por que será? Some-se segurança, conectividade, facilidade, bons breços e infraestrutura turista e a resposta já está respondida. Em junho, os principais portões de entrada de viajantes internacionais por via aérea nos Estados Unidos foram: Nova York (JFK) – 3,1 milhões; Los Angeles (LAX) – 2 milhões; Miami (MIA) – 1,9 milhão; Newark (EWR) – 1,4 milhão; São Francisco (SFO) – 1,38 milhão. Com Newark também servindo de entrada para Nova York, o destino se consolida como o mais internacional do país, com 4,5 milhões de chegadas em junho.
Projeto Experiências do Brasil Rural - Roteiro Caminhos de Dona Francisca
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

REFORMA TRIBUTÁRIA CAÓTICA PARA TODOS

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor – John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas – Foto: Eric Ribeiro M&E
Outro descaso catastrófico com o turismo no Brasil e a maldita reforma tributária nos moldes do desgoverno petralha. Se já estava ruim para o turismo, irá piorar muitíssimo pois, caso a Reforma tributária seja aprovada pelo Senado Federal do jeito que está, sem redução de alíquota para uma série de atividades ligadas ao turismo, como a própria aviação comercial, as companhias aéreas brasileiras poderão ver seus custos com impostos aumentar cerca de R$ 3 bilhões por ano. A afirmação é do CEO da Azul, John Rodgerson, em entrevista coletiva: “Com a Reforma Tributária, teremos um aumento de R$ 3 bilhões de custos para cada companhia aérea”. Ele ainda criticou a maneira como o Brasil trata o Turismo. “Na Azul, conectamos 158 cidades. Isso cria empregos, renda, ajuda no PIB, mas o Brasil ainda está muito atrás de países vizinhos como Colômbia, México e Chile”, completou.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Angra Restaurante, a mais nova sensação de São José/SC., Localizado a beira mar, no Centro Histórico de São José, que já é sinônimo de alta gastronomia. O local é um verdadeiro tesouro escondido e já é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Um lugar ideal para quem busca a comida mediterrânea, com tempero “Manesinho da Ilha”. O Angra é um local onde a brisa salgada enche a ar e o som das ondas quebrando contra às pedras é o lugar ideal para uma excelente experiência gastronômica. Com uma atmosfera elegante, aconchegante e acolhedora, o restaurante possui uma arquitetura moderna dividida diversos ambientes e inclusive ao ar livre. O cardápio é assinado pelo Chef Felipe Duarte, que nos oferece uma seleção de frutos do mar frescos, preparados com maestria por sua competente equipe que tem como base, recriar os sabores naturais dos ingredientes. Clique no baner e confira!
John quis saber como os empresários irão desenvolver o país para criar empregos e renda com o aumento de impostos relacionados a Reforma Tributária, além de lamentar o desinteresse do país em apostar no Turismo. “O Brasil tem um turismo muito fraco mesmo, uma vergonha! Tem mais turistas visitando a Jamaica do que o Brasil. Com o dólar a 5, era uma forma de convocar os visitantes a conhecerem nosso país”, destacou o CEO da Azul. A Abear, por sua vez, já divulgou dois manifestos em prol da aviação. Um deles revela que em um país que quer democratizar a aviação, o setor aéreo não pode receber tratamento tributário diferente dos demais modais. A entidade e suas associadas alertam para a necessidade de um texto isonômico e que garanta a inclusão do transporte aéreo no rol de transportes, sob pena de reduzir a oferta de voos, a geração de empregos e passageiros.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

FALÊNCIA DECRETADA

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor -Foto/Divulgação
Enquanto isso, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decretou na última terça-feira (18), a falência da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), quase dois anos depois de ter suspendido suas operações para o que seria apenas uma reestruturação interna. O magistrado atendeu a um pedido de falência da Travel Technology Interactive, uma companhia de softwares que está entre os credores da ITA. A justiça decidiu pela falência oficial da companhia por ela não mais possui qualquer operação em funcionamento, encontrar-se sem sede social e que em muitas demandas ter havido a desconsideração de sua personalidade jurídica, o que poderia ocasionar impactos na massa falida objetiva do Grupo Itapemirim. Com dívidas acumuladas de R$ 180 milhões e sem o Certificado de Operador Aéreo (COA) para voltar a voar imediatamente, não seria um caminho tão fácil assim para a ITA voltar às operações. Na época, após investigação, o Procon-RJ constatou que a empresa não cumpriu as leis de proteção ao consumidor nem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), violando o Código de Defesa do Consumidor ao não responder às reclamações registradas no Procon-RJ e na plataforma consumidor.gov.br, bem como aos relatos dos consumidores de grande dificuldade em estabelecer contato com a empresa.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

ABAV EXPO 2023

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Foto: Conceição Junckes
Conversei com a Presidente da Abav/SC, que está em férias no Chile e fui informado que a Abav Nacional iniciou um caminho comprometido com as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica, intitulado Jornada Abav ESG, durante a Abav Expo 2023, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro, inspirada pela Agenda 2030. Entre as práticas confirmadas, haverá impressão de credenciais com papel semente para plantio posterior de temperos, porém a Abav incentiva o uso da credencial via Código QR em aparelhos móveis. O Turismo na Veia inicia este ano. É um projeto de doação de sangue da Abav Nacional, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Hemorio, que recolherá dezenas de litros que ajudarão inúmeras pessoas. Estão previstas contratações de profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos e diversos para funções variadas no evento, visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, com duas saídas diárias. Para fazer parte, o visitante deve indicar no pré credenciamento que é PCD, o que já o qualificará para receber informações sobre horários.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Para quem tem limitações de mobilidade, no estacionamento haverá carros RXV com motorista para trazer as pessoas até o credenciamento, onde poderão pegar uma scooter para visitar o evento internamente. As scooters já terão velocidade máxima controlada para garantir a segurança de todos os visitantes do evento. Haverá também uma EcoPista na entrada da área de capacitações, treinamentos e painéis, AbavTalks, que captará a energia do movimento de transeuntes pelo piso para diferentes usos, economizando energia que seria usada para os mesmos fins. E para um maior engajamento com a Jornada Abav ESG, a arena Inovabilidade trará painéis com temas pertinentes ao assunto com apresentações gratuitas aos visitantes credenciados no evento. O Na Prática traz voluntários de diversas áreas para trabalhos no evento, com ajuda de custo. A Abav Nacional também disponibilizará um selo para expositores que este ano trarão práticas sustentáveis ao evento Abav Expo. Será o Selo1. Mais um incentivo a todos os que querem caminhar juntos por um mundo mais sustentável. Outras ações devem ser promovidas e implementadas ainda no evento deste ano e estão em fase de confirmação, outras a médio e a longo prazos, em uma trajetória de comprometimento com as gerações futuras e com formas mais sustentáveis de promover e fomentar o Turismo através de grandes eventos.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.

CAFÉ DAMANHÃ NAS CATARATAS

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Cataratas do Iguaçu – TripAdvisor/Divulgação
Turistas e moradores da região podem desfrutar o Amanhecer nas Cataratas do Iguaçu, um passeio singular para contemplar toda a magia do Parque Nacional do Iguaçu, das 6h às 8h. É uma oportunidade única para vivenciar o despertar da Maravilha Mundial da Natureza antes da abertura regular do Parque Nacional do Iguaçu. O acesso é exclusivo aos visitantes do Amanhecer nas Cataratas, para realizar a trilha e intensificar o contato com a natureza de forma mais pessoal, imersiva e intimista, garantindo uma experiência incrível. Após a realização do passeio, quem desejar poderá ficar durante todo o dia na unidade de conservação. A celebração de encerramento do passeio ocorre com um café da manhã especial no Restaurante Porto Canoas, localizado no coração das Cataratas, que é servido das 7h30 às 9h30. O local é perfeito para admirar a vista singular acima das quedas e as cores da manhã, enquanto o visitante degusta um bom café matinal no Patrimônio Mundial Natural. O passeio ocorrerá a partir do dia 22 de julho, quatro vezes por semana, sendo: aos sábados, domingos, terças e quintas-feiras. Nessa fase, o ingresso é vendido apenas pelas agências de turismo credenciadas de Foz do Iguaçu. CLIQUE AQUI e confira a relação das agências de turismo locais.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

5G NA HOTELARIA

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Uma briga que a ABIH deve assumir junto com seus associados, isto é, a hotelaria, e cobrar do poder público e das empresas de telefonia, é a cobrança de antenas 5G, uma vez que o 5G impacta imensamente no setor hoteleiro que, em outubro de 2022, terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras, o que significa que mais de 50 milhões de brasileiros que vivem nessas cidades poderão ser beneficiados pela nova geração de internet móvel, o que representa 24% da população. Sabe-se que a nova rede já está trazendo benefícios para muitos setores, mas pensando que vivemos em um país com dimensões continentais e que é um destino turístico muito procurado, não se tem dúvidas que o 5G pode transformar o setor da hotelaria brasileira.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Inverno no Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.
A nova rede potencializa a digitalização dos hotéis. Ao oferecer conexão de maior velocidade e menor latência, é possível aprimorar a segurança no uso de softwares e recursos em nuvem pelos hotéis, uma vez que a conexão é mais estável, proporcionando maior sustentação do sistema, acesso mais rápido e evitando queda de links. E especialmente para o setor hoteleiro, que está em processo de forte transformação digital, o 5G otimiza o uso das ferramentas digitais e mobile no dia a dia da operação. Por isso, a cobrança urgente e imediata dos órgãos competentes a fim de que o grande benefício da nova rede móvel que impacta diretamente a gestão hoteleira tenha a maior cobertura de sinal da internet, o que facilita o uso de soluções digitais pelos colaboradores em qualquer espaço físico do hotel, pousada ou resort.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. Clique no baner, confira e faça sua reserva.
As boas pousadas, hotéis e resorts já usam o tablets no atendimento ao hóspede ou do controle de governança por meio de aplicativos. O que já está disponível hoje, ficaria ainda mais ágil e rápido. A ampliação da cobertura de sinal também aprimora o uso da internet pelos hóspedes em espaços mais afastados dos quartos ou do lobby, como na piscina, por exemplo. É o próprio hóspede divulgando o empreendimento hoteleiro via redes sociais. O avanço gradual do 5G também está beneficiando hotéis e pousadas localizados em regiões mais remotas e afastadas dos centros urbanos, onde tradicionalmente há problemas de conexão. Não resta dúvidas que em um mundo conectado como o de hoje, oferecer aos hóspedes a conectividade que ele está acostumado em seu dia a dia é um diferencial competitivo importante. Por isso a cobrança ao setor público, sócio desleal que só cobra, criando dificuldades para vender facilidades. é preciso que esse setor faça a sua parte e é obrigação das companhias telefônicas oferecerem esse serviço, que não é gratuito, muito pelo contrário.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.
Outro destaque é a melhoria de um ponto valioso para o setor: a experiência do viajante durante sua estadia. Isso porque a nova conexão favorece a adoção de outras tecnologias de ponta na operação, como IA, IoT e serviços em nuvem, que impactam diretamente na satisfação do hóspede. É possível, por exemplo, aprimorar a inteligência de dados dos hotéis e oferecer pacotes e serviços personalizáveis durante a viagem; criar assistentes virtuais e chatbots mais eficientes para atuarem no atendimento do consumidor; utilizar apps que digitalizam rotinas e permitem mais mobilidade da equipe para melhor atender o cliente, entre outras coisas.
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406
Leia ainda: Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca

Levantamento de Viagens Corporativas apresenta relatório positivo

Brasil desperdiça sua maior potencialidade para se desenvolver

G20 do Turismo lançam manifesto – Reforma Tributária em prol do Turismo

Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentam o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade

Sejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!

Relatório Abracorp aponta crescimento de 23% na hotelaria

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros

Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental