Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
GESTÃO PÚBLICA DESCOMPROMISSADA COM O TURISMO
Como comentei em minha coluna anterior, “O Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo. O descaso governamental (tanto federal como estadual e municipal) com o turismo é um fator gritante e que impede o desenvolvimento do setor”, tanto que neste atual desgoverno, voltou- se a exigir vistos de americanos, canadenses… Bem ao contrário do México, que fez a mesma coisa e, como perdeu 1 bilhão em turismo, voltou atrás e anunciaram a não mais exigências de vistos a brasileiros. Ainda não há uma data definida para o início da exigência de vistos eletrônicos. O que se sabe até agora é que a adoção dos vistos eletrônicos vai acontecer nos próximos meses. Enquanto o Brasil, despreparado como sempre, vai ter que criar um sistema para a emissão de vistos eletrônicos para mexicanos do “zero”, ou seja, é um trabalho que deve demorar ainda cerca de dois a três meses para ser implementado. isso na melhor das expectativas.
Portanto, só depois que o Brasil estiver com seu sistema pronto para os mexicanos, é que os vistos eletrônicos para os brasileiros também passarão a valer, já que se trata de uma política de reciprocidade. Então coloquem as barbas de molho, isso, só para lá de 2024. Cabe aqui reforçar que após a adoção das exigências de visto, o fluxo de brasileiros passando pelo México apresentou uma grande queda. Dados apontam um declínio de 60% no número de brasileiros visitando o país, causando um prejuízo de aproximadamente um bilhão de dólares para as companhias aéreas. Com isso, houve uma redução de 15% nos voos com destino ao México.
VISTO AMERICANO
Enquanto isso, o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro vem se destacando e hoje pode ser considerado um case de sucesso para os delegados norte-americanos. Se no começo do mês, a espera no Rio era de 126 dias (a menor entre as cidades), agora é de incríveis e apenas 31 dias! Se no dia 13 de junho, o tempo de espera era de 471 dias, agora é de “apenas” 31 dias, ou seja, cerca de 440 dias a menos, passando de 15 meses para apenas um mês e um dia de espera! O Rio de Janeiro acaba destoando neste tempo de espera, o que acaba derrubando a média nacional de dias de espera para uma entrevista. No começo de julho, o tempo de espera nacional era de 220 dias em média e agora, cerca de duas semanas depois, caiu para 193 dias. Outro destaque positivo fica com Recife, a outra cidade que viu o número de dias de espera diminuir desde o dia 4 de julho.
Se no começo do mês, a espera era de 296 dias, em meados de julho, esse número já está 70 dias menor, chegando a 226 dias, o que dá cerca de dois meses a menos de espera. Recife e Rio de Janeiro acabaram sendo decisivos por mais essa queda na média em todo o Brasil, embora Porto Alegre e Brasília tenham constatado aumento no tempo de espera. Sem dúvidas, a Embaixada dos Estados Unidos está fazendo tudo que pode para diminuir o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2). Já ampliou equipe, faz hora extra, tem expediente aos sábados, abriu um novo centro de entrega de vistos no Recife e ainda ampliou o tempo para a renovação.
BRASILEIROS NOS EUA
Como sempre afirmo: “É muito mais fácil, barato e rápido viajar para o exterior do que viajar dentro do nosso próprio Brasil”, tanto que, de janeiro a junho deste ano, 710 mil brasileiros estiveram nos Estados Unidos, segundo estatísticas divulgadas pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo do Departamento de Comércio americano. A meta é chegar aos 1,5 milhão até dezembro. O Brasil representa um terço dos 2,1 milhões de visitantes da América do Sul no período e é o quinto mercado internacional (excluindo México e Canadá), atrás do Reino Unido – 1,7 milhão; Índia – 815 mil; Alemanha – 785 mil; Coreia do Sul – 722 mil. Em junho, o Brasil enviou 127 mil visitantes para os Estados Unidos, o segundo melhor mês do ano, depois de janeiro (135 mil). Em junho, o Brasil ficou em quarto lugar no envio de turistas, à frente da Coreia do Sul. As aterrissagens internacionais nos Estados Unidos atingiram 22,7 milhões em junho, 19% a mais em relação a junho de 2022 e 95,4% do total de junho de 2019. Por que será? Some-se segurança, conectividade, facilidade, bons breços e infraestrutura turista e a resposta já está respondida. Em junho, os principais portões de entrada de viajantes internacionais por via aérea nos Estados Unidos foram: Nova York (JFK) – 3,1 milhões; Los Angeles (LAX) – 2 milhões; Miami (MIA) – 1,9 milhão; Newark (EWR) – 1,4 milhão; São Francisco (SFO) – 1,38 milhão. Com Newark também servindo de entrada para Nova York, o destino se consolida como o mais internacional do país, com 4,5 milhões de chegadas em junho.
REFORMA TRIBUTÁRIA CAÓTICA PARA TODOS
Outro descaso catastrófico com o turismo no Brasil e a maldita reforma tributária nos moldes do desgoverno petralha. Se já estava ruim para o turismo, irá piorar muitíssimo pois, caso a Reforma tributária seja aprovada pelo Senado Federal do jeito que está, sem redução de alíquota para uma série de atividades ligadas ao turismo, como a própria aviação comercial, as companhias aéreas brasileiras poderão ver seus custos com impostos aumentar cerca de R$ 3 bilhões por ano. A afirmação é do CEO da Azul, John Rodgerson, em entrevista coletiva: “Com a Reforma Tributária, teremos um aumento de R$ 3 bilhões de custos para cada companhia aérea”. Ele ainda criticou a maneira como o Brasil trata o Turismo. “Na Azul, conectamos 158 cidades. Isso cria empregos, renda, ajuda no PIB, mas o Brasil ainda está muito atrás de países vizinhos como Colômbia, México e Chile”, completou.
John quis saber como os empresários irão desenvolver o país para criar empregos e renda com o aumento de impostos relacionados a Reforma Tributária, além de lamentar o desinteresse do país em apostar no Turismo. “O Brasil tem um turismo muito fraco mesmo, uma vergonha! Tem mais turistas visitando a Jamaica do que o Brasil. Com o dólar a 5, era uma forma de convocar os visitantes a conhecerem nosso país”, destacou o CEO da Azul. A Abear, por sua vez, já divulgou dois manifestos em prol da aviação. Um deles revela que em um país que quer democratizar a aviação, o setor aéreo não pode receber tratamento tributário diferente dos demais modais. A entidade e suas associadas alertam para a necessidade de um texto isonômico e que garanta a inclusão do transporte aéreo no rol de transportes, sob pena de reduzir a oferta de voos, a geração de empregos e passageiros.
FALÊNCIA DECRETADA
Enquanto isso, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decretou na última terça-feira (18), a falência da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), quase dois anos depois de ter suspendido suas operações para o que seria apenas uma reestruturação interna. O magistrado atendeu a um pedido de falência da Travel Technology Interactive, uma companhia de softwares que está entre os credores da ITA. A justiça decidiu pela falência oficial da companhia por ela não mais possui qualquer operação em funcionamento, encontrar-se sem sede social e que em muitas demandas ter havido a desconsideração de sua personalidade jurídica, o que poderia ocasionar impactos na massa falida objetiva do Grupo Itapemirim. Com dívidas acumuladas de R$ 180 milhões e sem o Certificado de Operador Aéreo (COA) para voltar a voar imediatamente, não seria um caminho tão fácil assim para a ITA voltar às operações. Na época, após investigação, o Procon-RJ constatou que a empresa não cumpriu as leis de proteção ao consumidor nem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), violando o Código de Defesa do Consumidor ao não responder às reclamações registradas no Procon-RJ e na plataforma consumidor.gov.br, bem como aos relatos dos consumidores de grande dificuldade em estabelecer contato com a empresa.
ABAV EXPO 2023
Conversei com a Presidente da Abav/SC, que está em férias no Chile e fui informado que a Abav Nacional iniciou um caminho comprometido com as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica, intitulado Jornada Abav ESG, durante a Abav Expo 2023, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro, inspirada pela Agenda 2030. Entre as práticas confirmadas, haverá impressão de credenciais com papel semente para plantio posterior de temperos, porém a Abav incentiva o uso da credencial via Código QR em aparelhos móveis. O Turismo na Veia inicia este ano. É um projeto de doação de sangue da Abav Nacional, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Hemorio, que recolherá dezenas de litros que ajudarão inúmeras pessoas. Estão previstas contratações de profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos e diversos para funções variadas no evento, visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, com duas saídas diárias. Para fazer parte, o visitante deve indicar no pré credenciamento que é PCD, o que já o qualificará para receber informações sobre horários.
Para quem tem limitações de mobilidade, no estacionamento haverá carros RXV com motorista para trazer as pessoas até o credenciamento, onde poderão pegar uma scooter para visitar o evento internamente. As scooters já terão velocidade máxima controlada para garantir a segurança de todos os visitantes do evento. Haverá também uma EcoPista na entrada da área de capacitações, treinamentos e painéis, AbavTalks, que captará a energia do movimento de transeuntes pelo piso para diferentes usos, economizando energia que seria usada para os mesmos fins. E para um maior engajamento com a Jornada Abav ESG, a arena Inovabilidade trará painéis com temas pertinentes ao assunto com apresentações gratuitas aos visitantes credenciados no evento. O Na Prática traz voluntários de diversas áreas para trabalhos no evento, com ajuda de custo. A Abav Nacional também disponibilizará um selo para expositores que este ano trarão práticas sustentáveis ao evento Abav Expo. Será o Selo1. Mais um incentivo a todos os que querem caminhar juntos por um mundo mais sustentável. Outras ações devem ser promovidas e implementadas ainda no evento deste ano e estão em fase de confirmação, outras a médio e a longo prazos, em uma trajetória de comprometimento com as gerações futuras e com formas mais sustentáveis de promover e fomentar o Turismo através de grandes eventos.
CAFÉ DAMANHÃ NAS CATARATAS
Turistas e moradores da região podem desfrutar o Amanhecer nas Cataratas do Iguaçu, um passeio singular para contemplar toda a magia do Parque Nacional do Iguaçu, das 6h às 8h. É uma oportunidade única para vivenciar o despertar da Maravilha Mundial da Natureza antes da abertura regular do Parque Nacional do Iguaçu. O acesso é exclusivo aos visitantes do Amanhecer nas Cataratas, para realizar a trilha e intensificar o contato com a natureza de forma mais pessoal, imersiva e intimista, garantindo uma experiência incrível. Após a realização do passeio, quem desejar poderá ficar durante todo o dia na unidade de conservação. A celebração de encerramento do passeio ocorre com um café da manhã especial no Restaurante Porto Canoas, localizado no coração das Cataratas, que é servido das 7h30 às 9h30. O local é perfeito para admirar a vista singular acima das quedas e as cores da manhã, enquanto o visitante degusta um bom café matinal no Patrimônio Mundial Natural. O passeio ocorrerá a partir do dia 22 de julho, quatro vezes por semana, sendo: aos sábados, domingos, terças e quintas-feiras. Nessa fase, o ingresso é vendido apenas pelas agências de turismo credenciadas de Foz do Iguaçu. CLIQUE AQUI e confira a relação das agências de turismo locais.
5G NA HOTELARIA
Uma briga que a ABIH deve assumir junto com seus associados, isto é, a hotelaria, e cobrar do poder público e das empresas de telefonia, é a cobrança de antenas 5G, uma vez que o 5G impacta imensamente no setor hoteleiro que, em outubro de 2022, terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras, o que significa que mais de 50 milhões de brasileiros que vivem nessas cidades poderão ser beneficiados pela nova geração de internet móvel, o que representa 24% da população. Sabe-se que a nova rede já está trazendo benefícios para muitos setores, mas pensando que vivemos em um país com dimensões continentais e que é um destino turístico muito procurado, não se tem dúvidas que o 5G pode transformar o setor da hotelaria brasileira.
A nova rede potencializa a digitalização dos hotéis. Ao oferecer conexão de maior velocidade e menor latência, é possível aprimorar a segurança no uso de softwares e recursos em nuvem pelos hotéis, uma vez que a conexão é mais estável, proporcionando maior sustentação do sistema, acesso mais rápido e evitando queda de links. E especialmente para o setor hoteleiro, que está em processo de forte transformação digital, o 5G otimiza o uso das ferramentas digitais e mobile no dia a dia da operação. Por isso, a cobrança urgente e imediata dos órgãos competentes a fim de que o grande benefício da nova rede móvel que impacta diretamente a gestão hoteleira tenha a maior cobertura de sinal da internet, o que facilita o uso de soluções digitais pelos colaboradores em qualquer espaço físico do hotel, pousada ou resort.
As boas pousadas, hotéis e resorts já usam o tablets no atendimento ao hóspede ou do controle de governança por meio de aplicativos. O que já está disponível hoje, ficaria ainda mais ágil e rápido. A ampliação da cobertura de sinal também aprimora o uso da internet pelos hóspedes em espaços mais afastados dos quartos ou do lobby, como na piscina, por exemplo. É o próprio hóspede divulgando o empreendimento hoteleiro via redes sociais. O avanço gradual do 5G também está beneficiando hotéis e pousadas localizados em regiões mais remotas e afastadas dos centros urbanos, onde tradicionalmente há problemas de conexão. Não resta dúvidas que em um mundo conectado como o de hoje, oferecer aos hóspedes a conectividade que ele está acostumado em seu dia a dia é um diferencial competitivo importante. Por isso a cobrança ao setor público, sócio desleal que só cobra, criando dificuldades para vender facilidades. é preciso que esse setor faça a sua parte e é obrigação das companhias telefônicas oferecerem esse serviço, que não é gratuito, muito pelo contrário.
Outro destaque é a melhoria de um ponto valioso para o setor: a experiência do viajante durante sua estadia. Isso porque a nova conexão favorece a adoção de outras tecnologias de ponta na operação, como IA, IoT e serviços em nuvem, que impactam diretamente na satisfação do hóspede. É possível, por exemplo, aprimorar a inteligência de dados dos hotéis e oferecer pacotes e serviços personalizáveis durante a viagem; criar assistentes virtuais e chatbots mais eficientes para atuarem no atendimento do consumidor; utilizar apps que digitalizam rotinas e permitem mais mobilidade da equipe para melhor atender o cliente, entre outras coisas.
Leia ainda: Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
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