É grande o recuo de transações para eventos corporativos
VIAGENS CORPORATIVAS
Devido ao atual desgoverno, insegurança púbica, insegurança jurídica, preços elevados das passagens aéreas… O mercado eventos corporativos fechou o mês de janeiro com um faturamento de R$ 67,371 milhões, 16% abaixo do registrado em 2019 (antes da pandemia), com R$ 80,412 milhões, e inferior aos R$ 65,673 milhões do mesmo mês do ano passado, conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados. São avaliados 11 setores da cadeia. “Eventos é um indicador relevante, porque reúne o desempenho de oito dos onze itens pesquisados. Ele é um forte termômetro do setor como um todo. De toda a forma, precisamos ter fechamento do trimestre, principalmente pós carnaval, para termos uma ideia de que é uma tendência de queda ou se foi pontual nos primeiros meses do ano.”, diz Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.
O número de transações para eventos corporativos também recuou: janeiro fechou com 15,9 mil, entre os oito setores avaliados, frente a 35,4 mil em janeiro de 2019, antes da pandemia. “Apesar da queda em transações, seu valor médio das foi maior do que 2019, principalmente carregado pelo aumento das tarifas aéreas e de hotel”, avalia Machado. O número de transações para eventos corporativos também recuou: janeiro fechou com 15,9 mil, entre os oito setores avaliados, frente a 35,4 mil em janeiro de 2019, antes da pandemia. “Apesar da queda em transações, o valor médio das transações foi maior do que 2019”, avalia Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp. O faturamento geral das viagens corporativas, nos 11 setores avaliados, fechou janeiro em R$ 1,055 bilhão, 26% acima do desempenho no mesmo mês de 2019, com R$ 835 milhões. “Esse aumento esconde uma realidade de dificuldades que ainda atinge as agências. Deve-se à elevação de preços principalmente pelo setor aéreo, que representa quase 60% do volume dos itens estudados. O fato é que os bons resultados ainda não chegaram nas agências na mesma proporção”, diz Machado. Também em termos gerais, janeiro registrou número de transações ainda abaixo de 2019, com 779 mil, entre os oito setores avaliados, frente a 915 mil antes da pandemia.
NÚMERO DE PASSAGEIROS DOMÉSTICOS
Tanto é verdade que, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disponibilizou os dados relativos ao mês de janeiro de 2024, que, num universo de 220 milhões de habitantes, apenas 8,1 milhões de passageiros domésticos transportados. Esse número representa uma queda de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma redução de 9% em comparação com janeiro de 2019. A demanda (-1,4%) e a oferta de assentos (-2,5%) seguiram a mesma queda. “Vale ressaltar que, nos últimos 20 anos, janeiro se caracterizou por um crescimento contínuo, apresentando expansão de 6,5% CAGR. Essa série histórica também nos mostra que, em apenas três períodos, o número de passageiros domésticos, em janeiro, foi menor do que o mesmo mês do ano anterior: 2016, 2017 e 2021. Os anos 2016 e 2017 foram marcados por uma severa recessão, enquanto em 2021 tivemos as restrições da pandemia”, disse Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil. De acordo com o executivo, a redução representa um sinal inequívoco para o governo enfrentar os problemas estruturais do Brasil. “Entre esses desafios, destacam-se o preço exorbitante do QAV, o custo proibitivo de capital e a judicialização, que efetivamente atuam como entraves significativos ao enorme potencial de crescimento da aviação em nosso país. Fortalecer as empresas aéreas é essencial para assegurar um futuro sustentável para esse setor tão vital para o bem-estar e desenvolvimento do Brasil”, completa.
1 BILHÃO
Apesar disso e por conta do próprio empreendedorismo, as TMCs associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas faturaram R$ 1,05 bilhão em janeiro de 2024, nos 11 setores avaliados, 26% acima do desempenho no mesmo mês de 2019, com R$ 835 milhões. Janeiro registrou um número de transações ainda abaixo de 2019, com 779 mil, entre os oito setores avaliados, frente a 915 mil antes da pandemia. “Esse aumento esconde uma realidade de dificuldades que ainda atinge as agências. Deve-se à elevação de preços principalmente pelo setor aéreo, que representa quase 60% do volume dos itens estudados. O fato é que os bons resultados ainda não chegaram nas agências na mesma proporção”, diz Humberto Machado, presidente da Abracorp. “Portanto, fizemos mais com menos. O valor médio das transações em janeiro 2024 foi maior do que 2019”, complementou.
PROIBIÇÃO DE EVENTOS MÉDICOS
E quando está ruim, quem disse que não se pode piorar? Um debate de grande relevância médica e farmacêutica vem ganhando espaço: a proibição de realizar eventos científicos e educacionais em destinos turísticos e resorts. Que entidade é essa do Código de Conduta da Interfarma, que representa a indústria farmacêutica no País? Quem está ganhando com isso? Isso não é absurdamente anticonstitucional? O código dessa sociedade anti-economia, veta impedir que o apelo turístico do local escolhido se sobreponha ao caráter científico ou educacional do evento. De que maneira isso iria se sobrepor? Não são os destinos turísticos a exemplo de Gramado, Florianópolis, Rio de Janeiro, João Pessoa, Balneário Camboriú… que possuem toda a infraestrutura para receberem grandes eventos e movimentarem toda a economia? Me desculpe mas isso é ideia de girino! De fato, não só os eventos médicos, como todos os demais eventos, realizados na baixa temporada equilibram a ocupação e favorecem o orçamento, mas, com essa absurda proibição, que não vai vingar, sem demanda, a proibição pode até resultar em demissões e afetar diretamente a qualidade de vida local.
Em nosso país, as conexões aéreas, a acessibilidade e as instalações para convenções e hospedagem em locais sem apelo turístico são raras ou inexistem. É fundamental para realizar um evento são as instalações, centros de convenções de porte para acomodar salas plenárias simultâneas, espaço para exposição de trabalhos científicos e mostra de produtos e serviços, além de toda a infraestrutura de internet, meios de hospedagens para os congressistas, expositores e a cadeia de serviços, caso de montadores, audiovisual e recepcionistas. Não é à toa a existência do Conventions & Visitor nos grandes centros/capitais para a captação de todo e qualquer evento de porte ou não, mobilizando os fornecedores locais para atender às necessidades de conforto e qualidade no recebimento dos participantes. Concordo plenamente com o Presidente da Unedestinos, Toni Sandro de Oliveira (União dos Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos, presidente executivo do SP Convention & Visitors Bureau e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo) quando afirma que: “A busca de um equilíbrio entre esses interesses é essencial.”
VIAGEM EXCEPCIONAL
Podemos definitivamente dizer que estamos vivendo uma era da personalização, especialmente no setor de turismo e hotelaria. Com o avanço da tecnologia e a mudança nos perfis dos turistas, as expectativas dos clientes aumentaram, e eles buscam experiências mais personalizadas e sob medida para suas preferências individuais. No contexto do 35º Encatho & Exprotel, que acontece de 23 a 25 de julho em Florianópolis, essa tendência da personalização é ainda mais relevante. Com expositores de diversos segmentos, os empreendimentos têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de serviços e produtos que podem ser adotados para aprimorar a experiência dos clientes. Desde soluções tecnológicas que permitem a personalização de serviços, como sistemas de reservas online, até produtos físicos, como móveis e decorações personalizadas para hotéis e resorts. Há uma variedade de opções disponíveis para atender às demandas por experiências únicas e cada vez mais personalizadas. Os participantes do evento têm a oportunidade de explorar e implementar soluções inovadoras que promovem a personalização em todas as etapas da jornada do cliente. Isso não apenas atende às expectativas dos viajantes modernos, mas também ajuda os empreendimentos a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para o cliente.
BOA LEMBRANÇA
Reconhecida por unir gastronomia e arte, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) comemora seus 30 anos de existência no próximo dia 4 de março com um brinde especial: o lançamento do espumante Ricordi 30 Cuvée Nature, uma criação única em parceria com a Miolo, uma das vinícolas mais respeitadas do Brasil. O nome “Ricordi”, que significa “lembranças”, em italiano, representa a proposta da Associação de criar momentos memoráveis ao redor da mesa. O espumante é uma combinação harmoniosa de uvas das variedades Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%), cultivadas na Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. A bebida é elaborada seguindo o método tradicional de fermentação na garrafa e envelhecimento por 18 meses, permanecendo Sur Lie Nature, sem adição de licor de expedição, refletindo a qualidade e o padrão de excelência que ambos representam. A exclusividade do lançamento vai além do sabor refinado. A garrafa é projetada com um rótulo elegante e exclusivo, tornando-a uma peça colecionável para os amantes de vinho e gastronomia. No rótulo, uma arte comemorativa destacando o trigésimo aniversário da Associação.
O presidente da ARBL, chef Pedro Hoffmann, destacou a importância desta parceria entre a ARBL e a Miolo: “Estamos emocionados em celebrar três décadas de história da Associação da Boa Lembrança com um produto tão especial. O espumante Ricordi 30 é uma homenagem aos momentos inesquecíveis que compartilhamos ao longo dos anos, unindo a expertise da Miolo à nossa paixão pela boa mesa”. O rótulo estará disponível nos restaurantes associados a partir de março. A ideia é oferecer a todos os associados e clientes a oportunidade de brindar e celebrar três décadas de experiências culinárias marcantes. A ARBL foi fundada em 1994, a Associação representa atualmente um grupo exclusivo de 86 restaurantes que valorizam a excelência e a qualidade nos serviços, e primam pela boa mesa promovendo a diversidade e riqueza gastronômica. Ao longo dos anos, mais de 2 milhões de cerâmicas foram produzidas e cada uma delas conta uma história única. Nessa experiência, os clientes apreciam uma refeição incrível e levam para casa uma lembrança inesquecível: uma cerâmica pintada à mão, com um design personalizado alusivo a receita de cada prato.
HOTELARIA QUALIFICADA
Das duas umas; ou o setor hoteleiro anda pagando muito mau seus gerentes ou a mão de obra qualificada está muito difícil. Matéria publicada no Valor Econômico no último dia 15, causou bastante furor nas redes após seu conteúdo ser compartilhado nos diversos grupos que reúnem gestores hoteleiros por todo país. Iniciou-se um amplo e saudável debate sobre a questão, que para muitos retratou apenas “um dos lados da moeda”. Comentários recebidos apontam outros aspectos da relação causa x efeito da constatação cabal retratada na publicação. No arcabouço da questão está colocado que o setor hoteleiro cresce mas enfrenta escassez de gestores qualificados. Sem encontrar gerentes plenos para contratar, empresas têm recrutado com base em comportamento e desenvolvendo suas próprias forças laborais. Adicione a esta equação o fato narrado que a disputa entre redes de hotéis faz o processo seletivo levar até 45 dias, tempo que considero longo uma vez que durante este processo o hotel fica sob comando interino podendo desta forma comprometer o cumprimento de suas metas qualitativas e quantitativas (resultados). Depois de amargarem perdas de receitas durante a pandemia o setor tem um desafio pela frente: ao mesmo tempo em que há demanda para contratações, com a ampliação de hotéis, inaugurações saindo do papel e a chegada de novos concorrentes, vagas continuam em aberto por escassez de gestores.
Qual a solução que as empresas estão buscando? Para preencher posições estratégicas, as empresas recorrem ao desenvolvimento de talentos “on the job” (no ambiente de trabalho), seleções internas e monitoramento constante do mercado. De acordo com o relatório Panorama da Hotelaria Brasileira 2023, do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) são esperados R$ 5,7 bilhões de investimentos no segmento até 2027, com 108 novos hotéis. “Hoje, o país tem 10,6 mil empreendimentos”, diz Orlando de Souza, presidente-executivo do FOHB, baseado em dados do mercado. “Somente em 2024, a previsão é de abertura de 23 novos hotéis apenas entre os associados ao FOHB”. Uma das consultorias ouvidas confirma que registrou um aumento de cerca de 80% na procura por média e alta gerências no setor em 2023 x 2022. Há uma retomada das viagens de turismo de lazer e de negócios, além da expansão de redes no Brasil. Os salários médios de gerentes variam de R$ 6 mil a R$ 10 mil, podendo ser CLT ou PJ (modalidade que cresceu muito durante e pós-pandemia) com possibilidade de remuneração variável associada a resultados financeiros dos estabelecimentos. De fato há uma migração de profissionais de turismo para outros segmentos. Embora haja vagas disponíveis, encontrar candidatos com experiência pode ser um desafio. Por isso monitorar o mercado e estar atento a questão salarial ajustando estratégias de retenção em voga como flexibilidade de horários e planos de carreira tangíveis aos candidatos são elementos essenciais na busca. Afinal, o segmento busca mais o gestor estratégico ou o gestor executor? É possível encontrar os dois na mesma pessoa com competências igualmente elevadas? Acredito que sim, tenho muitos exemplos disso.
Em Santa Catarina, particularmente no Aguas de Palmas Resort, tem a sua frente há longo e longos anos, Ivan Cardoso, que não se limita ficar em seu gabinete. É o típico zagueiro que bate o escanteio e corre para cabecear. Quando chegou no empreendimento, colocou ordem na casa, dando destaque merecido ao resort. Ao mesmo tempo está em seu escritório, como atendendo no restaurante, no check in/out, fazendo o churrasco, organizando junto a sua equipe cada evento no hotel. Me Recordo do Alberto Cestrone, do saudoso Infinity Blue Resort em Balneário Camboriú. Sob seu comando o resort passou para o Hall da Fama da TripAdvisor inclusive tendo construído o maior centro de eventos da região. Mas seus gestores (proprietários) deram literalmente fim no empreendimento após a sua saída. Hoje Cestrone comando o Terraço Itália em São Paulo.
Já à frente do Majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, a Terra da Maçã, está Natália Latrechia, que divide seu cargo como Gerente Geral e também Diretora de Turismo da Prefeitura Municipal da cidade. Está sempre em todas as posições no hotel e se precisar ser camareira, faz de bom coração e, muito bem feito. É esposa e mãe de duas crianças ao mesmo tempo e hoje está representando tanto o hotel, prefeitura e a Rota da Amizade na BTL de Lisboa/Portugal. A Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o Estado de Santa Catarina apresenta sua nova marca promocional, através da Secretaria do Turismo (Setur/SC). Trata-se de uma das maiores e mais prestigiadas feiras de turismo da Europa, que atrai expositores de diversos segmentos turísticos de inúmeras regiões do mundo. Natalia Latrechia, gerente comercial do Hotel Renar, de Fraiburgo, representa oficialmente a Rota da Amizade Convention and Visitors Bureau, com a missão de divulgar um verdadeiro tesouro a ser descoberto no interior catarinense.
Acrescentando que o Convention Bureau conta com seis prefeituras conveniadas: Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Joaçaba, Pinheiro Preto, Tangará, além de 40 empreendimentos associados, nas cidades de Arroio Trinta, Campos Novos, Fraiburgo, Herval D’Oeste, Iomerê, Joaçaba, Pinheiro Preto, Piratuba, Treze Tílias e Videira.
ABIH-SC & FACISC
A ABIH-SC prestigiou o da FACISC, reforçando a parceria entre entidades. Para Juliana Bossi Castro, uma das organizadoras do Encatho & Exprotel, o evento foi uma excelente oportunidade de reencontrar parceiros e apresentar a entidade a novas empresas. “Além de acompanhar a excelente programação, estar em um ambiente como este, nos permite conversar com fornecedores, nos relacionar com lideranças empresariais de todo estado e divulgar as ações da entidade”. O Encontro FACISC é o principal evento do maior Hub empresarial voluntário catarinense. O evento reuniu empreendedores de diversos segmentos de negócios, líderes empresariais e governamentais, além de importantes influenciadores do setor produtivo catarinense nos dias 28 e 29 de fevereiro, na Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis. Foram reunidos vários eventos, cada qual com seu brilho próprio e sua autonomia, mas com um único propósito: fortalecer o desenvolvimento do ecossistema empresarial catarinense. O Encontro Facisc contou com Posse da Diretoria da FACISC, Empreender GO, Empreende Mulher Catarinense, Posse dos Conselhos dos Núcleos, Fundação Empreender & Instituto DEL-IDEL e Prêmio Inova + Facisc.
FESTIVAL DA CERVEJA
Quem gosta de saborear boa comida, não pode deixar de visitar o Festival de Cerveja e Gastronomia de Igrejinha. O evento será nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest de Igrejinha) e contará com 11 espaços gastronômicos. Serão servidas refeições individuais e em porções para serem compartilhadas, com valores que variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00, com diferentes tamanhos, entre pratos doces e salgados. Estão confirmadas também 12 cervejarias, sendo que cada uma trará diferentes estilos, além de 10 atrações musicais. Na parte gastronômica, participam empresas associadas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas, uma das organizadoras do evento, ao lado da Associação de Cervejeiros de Igrejinha (Acervai). Confirmando que o evento é um sucesso e gera bons resultados, para esta edição, todos os expositores são os mesmos do ano passado que fizeram questão de seguir participando. O ingresso para o Festival de Cerveja e Gastronomia de Igrejinha pode ser adquirido AQUI através da TicketMais. É possível escolher o dia específico para participar ou adquirir o combo para participar dos três dias de evento com desconto. Os ingressos também podem ser adquiridos nos pontos de venda físicos: Koisa Nostra (TrescoPark), na CDL de Igrejinha e no Bar da Stier. Na sexta-feira (22), o Festival será das 19h até às 02h, no sábado, das 16h às 02h, e no domingo acontece das 11h às 22h (com entrada franca até às 14h).
RENOVE SEU ESPAÇO/HOTEL/POUSADA
Quer fazer um retrofit? Dar um toque de sofisticação e conforto? Conheça a Carol, especializada em vestir quartos, banheiros, janelas com cortinas e persianas de alta qualidade. Transforme e renove seus ambientes em verdadeiros refúgios de estilo e funcionalidade. Seja para a sala de estar, quarto ou escritório! A Carol oferece uma ampla variedade de opções para atender a todos os gostos e necessidades que sem a menor dúvida cabem no teu bolso. Não espere mais para dar um toque de elegância aos seus espaços. Converse com um consultor e descubra como a Carol Cortinas pode te ajudar. CLIQUE AQUI aqui e converse com um consultor.
EXPO TURISMO PARANÁ
Expo Turismo Paraná: mais internacional e representativa que nunca. Novos expositores, muitas caravanas, cinco rodadas de negócios e oportunidades para todos os profissionais do trade marcam edição de 2024. Faltam poucos dias para o primeiro evento do trade turístico do Brasil, a Expo Turismo Paraná. Entre as novidades estão expositores que virão pela primeira vez ao evento, interessados nos novos mercados que se abrem a partir do evento. É o caso da Splendid Travel, operadora especializada em MICE de Dubai e Emirados Árabes; Rondônia, representando os Estados do norte brasileiro; os internacionais Barbados, do Caribe, e Puerto Iguazu, da Argentina; Japy Golf Resort Hotel, Enjoy Hoteis e Resorts. Pela primeira vez também estão o Instituto Cervantes, órgão do governo espanhol que visa difundir a cultura e idioma espanhol; e a Unidestinos, pela primeira vez apoiando o evento. “Estamos realizando o primeiro evento do ano do trade turístico e, por isso, nossos expositores trarão todas as novidades para a temporada”, diz o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho. Além dos novos expositores, a ABAV-PR conta com muitas operadoras presentes, o que por si só é um grande atrativo para o público que vem para a Expo. “Faz-se necessário criar e fortalecer os laços com as pessoas que estão por trás dos contatos que fazemos todos os dias em nossa profissão. Onde o agente de viagens pode encontrar quase 20 operadoras e fazer contatos com todas em dois dias? É um grande esforço comercial”, diz Rigon.
Entre as operadoras confirmadas estão: Abreutur, BWT Operadora, CVC, Domus Viagens, EHTL, Flytour, Galápagos Tour, Jens Tours, MG Travel, Personal Brasil Tour Operator, R11 Travel, Rextur Advance, Schultz, Splendid Travel, TBO.com, Trend Viagens e ViagensPromo. Todas essas operadoras vão receber, além dos agentes de viagens de Curitiba e região, as caravanas de profissionais. Para essa edição, serão 13 caravanas, viabilizadas pelo apoio da BWT Operadora e GTA – Global Travel Assitance, provenientes de: Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e do interior do Paraná (PR). Rodadas de Negócios – Serão cinco rodadas de negócios neste ano, organizadas pelo Sebrae Paraná e Fecomércio Paraná, com vagas gratuitas e limitadas. Com as Rodadas espera-se proporcionar mais volume de negócios já no próprio evento para vários players do trade turístico. São 175 vagas nas Rodadas e, pelo menos, 450 agendas de reuniões para os dois dias do evento! O volume aumentou em relação ao ano passado, que foram realizadas apenas três rodadas neste mesmo formato. No estande do Sebrae também haverá um espaço dedicado à inovação e tecnologia, que reúne diversas empresas do segmento.
CONNECTION TERROIRS BRASIL
Em pouco mais de 60 dias estará acontecendo um evento que une conteúdo e experiências sensoriais no coração de Gramado, uma oportunidade única de conhecer esse universo e entender como ele pode trazer novas oportunidades de negócio. De 15 a 18 de Maio acontecerá uma conexão entre os terroirs do Brasil, cases internacionais e o turismo brasileiro no Connection Terroirs do Brasil e Conexões Internacionais. O 1º lote do evento está disponível, por apenas R$399,00 com possibilidade de parcelamento em até 12x. Vale ressaltar que, estudantes e pessoas com mais de 60 anos possuem 50% de desconto. Grupos acima de 10 pessoas, também possuem tarifas especiais. O evento ocorrerá em quatro pontos turísticos da cidade: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Sociedade Recreio Gramadense. Reunindo conteúdo de alta qualidade e experiências técnicas por meio de palestrantes e painelistas nacionais e internacionais.
O fundador e CEO do Connection Experience, Eduardo Zorzanello, ressalta a importância e relevância que o evento possui. “Esse é o momento no qual o pequeno produtor tem a oportunidade de expor não somente o seu produto, como também todo trabalho e história por trás da produção da iguaria para os participantes. Dar palco a esses trabalhadores e gerar conhecimento para os visitantes é um dos pilares que formam o Connection”, explica Eduardo. A última edição do evento contou com 1300 inscritos,19 painelistas, palestrantes e moderadores, 4 países convidados, gerando conexões internacionais com Colômbia, Peru, Itália e Espanha, 6 biomas brasileiros representados, +30 expositores na Alameda Terroir, +250 participantes nas visitas técnicas e roteiros de benchmarking, realizados em Gramado e Nova Petrópolis, 27 IGs representadas, 39 compradores e 30 IGs vendedoras na rodada de negócios. Para mais informações CLIQUE AQUI. O Connection Experience é um evento que reúne conteúdo e experiência para explorar e desenvolver diversos segmentos do turismo. O evento realizou a sua 1ª edição em agosto de 2020, de forma online, diretamente do Castelo Saint Andrews. Em 2023, com o tema Terroirs do Brasil, inovou conectando os participantes aos produtos de origem. O sucesso do mote foi tanto que a Rossi & Zorzanello, empresa desenvolvedora, decidiu repetí-lo. Por isso, a 7ª edição leva o nome Connection Terroirs do Brasil e Conexões Internacionais.
JOÃO PESSOA
Conhecer um lugar que fica imantado em nossa mente, com imagens deslumbrantes, paisagismo intocado, praias belíssimas e muito mais. Assim é João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba, um destino encantador para os amantes de praias paradisíacas e cultura regional. Fundada pelos colonizadores portugueses em 1585 ela nasceu com o nome de Nossa Senhora das Neves. O atual nome da cidade, João Pessoa, é uma homenagem a um importante político local que foi governador e candidato à vice-presidência do Brasil. Com um clima tipicamente tropical, tem uma população aproximada de 800 mil habitantes, que vivem harmoniosamente em Jampa como é chamada pelos seus moradores. Este destino fica ainda mais atraente por conta de suas piscinas naturais, boa gastronomia e o excelente custo-benefício que oferece. Quem viaja à capital paraibana logo percebe seu ritmo desacelerado, que permite desfrutar de pequenos prazeres, como caminhar na areia e, sem esforços, mergulhar em um mar de tons esverdeados. A orla da cidade, com edifícios baixos, bares, restaurantes é um convite para relaxar.
BELLA DA SEMANA – LUNA CARVALHO
Luna Carvalho: exalando feminilidade. ela é um presente para os nossos assinantes! Conheça Luna Carvalho, a nova Bella da Semana que você vai querer pedir em namoro… tem apenas 20 anos e já podemos considerar uma verdadeira musa! No melhor estilo moça de família, a loira de pele aveludada posou nua pela primeira vez exibindo seu corpo natural – em lingeries sensuais e super femininas. Ela é o tipo de mulher que você adoraria ter como namorada… O vídeo do ensaio vai estar disponível para você se deliciar e assistir quantas vezes quiser. Prepare-se para ver o ensaio inédito com Luna Carvalho nua pela primeira QUE JÁ ESTÁ NO AR. Faça parte da maior revista masculina do Brasil e aprecie todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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