Ecoturismo e Turismo de experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados
ECOTURISMO & TURISMO DE EXPERIÊNCIA
Ecoturismo e Turismo de experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados – O turismo de experiência já é o responsável por aproximadamente 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo no Brasil. É o que aponta uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do TRVL LAB, laboratório de inteligência de mercado em viagens. Segundo o levantamento, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros. O contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos de relaxamento. Segundo a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães, o Brasil tem muito a ganhar com o fortalecimento desse perfil do turista nacional e estrangeiro. Ela destaca que o levantamento do Sebrae mostra que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global, que tem registrado um crescimento expressivo do turismo de experiência.
“Motivado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como uma atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos”, afirma a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães. “Além de termos um país rico e diverso, que oferece atrativos que vão da floresta Amazônica às praias, do Pantanal às serras gaúchas, temos também um povo com uma cultura única”, acrescenta a especialista. Dados do Sebrae mostram que o ecoturismo já é ofertado em 66% das empresas dessa indústria e que a busca pelo turismo de experiência vem crescendo na ordem de 30% ao ano.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lembra que a indústria do turismo é uma das atividades econômicas que mais contribuem para a descentralização de renda, porque envolve uma ampla cadeia de setores e profissionais, criando oportunidades em diversas áreas e localidades. Desde grandes redes de hotelaria, empresas de transporte, até restaurantes e comércios locais, o turismo gera empregos e renda em regiões que, muitas vezes, dependem dessa atividade como principal fonte de recursos. “Ao atrair visitantes, o turismo dinamiza a economia de cidades e regiões, incentivando o crescimento de negócios e proporcionando a criação de empregos diretos e indiretos. Além disso, o turismo beneficia de forma significativa profissionais autônomos, como guias turísticos, artesãos, vendedores de produtos locais e prestadores de serviços, que encontram no fluxo de turistas uma clientela diversificada e em constante renovação”, explica Lima. Para o Sebrae, o turismo de aventura ou turismo de experiência potencializa ainda mais essa descentralização de renda, ao atrair um perfil de viajante disposto a explorar locais menos convencionais, como áreas rurais, montanhas, florestas e pequenas comunidades. “Esse tipo de turismo valoriza o contato com a natureza, a cultura local e as tradições, criando oportunidades para o desenvolvimento sustentável das pequenas localidades. Ao incentivar o consumo de serviços e produtos autênticos e locais, essa modalidade de turismo fortalece economias regionais, diversifica as atividades econômicas e gera impacto positivo na renda e na infraestrutura das regiões visitadas, contribuindo para o crescimento do país de forma mais equilibrada e inclusiva”, conclui Décio Lima.
DESTINOS INTELIGENTES
O Sebrae desenvolve o Programa Turismo Futuro Brasil em 12 municípios brasileiros, por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As cidades de Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Novo Airão (AM), São Luís (MA), Belém (PA), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE) e Penedo (AL) são alvo dessa iniciativa, que tem como objetivo fomentar as diretrizes do Destino Turístico Inteligente (DTI), como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. As cidades selecionadas estão recebendo o apoio de uma consultoria externa que, em parceria com representantes dos setores público e privado e do terceiro setor desses municípios, está desenhando ou atualizando estratégias de desenvolvimento turístico. Como parte da iniciativa estão sendo construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação.
CASTELO SAINT ANDREWS & FESTIVAL SETE LENDÁRIOS
Ainda sobre turismo de experiência, exclusivamente no sábado, 23 de novembro, às 19h30, no Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), a prova de sete rótulos ícones da Miolo, safra 2022. “Temos sido presenteados pela mãe natureza. Ao colher uvas extraordinárias, somos desafiados a aplicar todo nosso conhecimento, tecnologia e sensibilidade para elaborar vinhos ícones”. A frase é do enólogo e diretor superintendente do Miolo Wine Group, Adriano Miolo, e define as condições que deram origem a uma coleção singular: Os Sete Lendários da Miolo, expressão mais autêntica dos quatro terroirs em que a empresa atua. Trata-se de um verdadeiro tesouro em forma de vinho que nasceu na espetacular vindima de 2018; evoluiu na Safra das Safras, em 2020; e chegou ao ápice em 2022 – ano da colheita dos sete ícones que serão apresentados pelo próprio Adriano Miolo em um jantar harmonizado no Restaurante Primrose, no luxuoso hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), dia 23 de novembro, às 19h30.
Os sete vinhos que integram a coleção, todos nobres (com 15% de álcool), serão degustados em um menu especialmente elaborado para valorizar as características de cada terroir. A experiência terá início com uma breve apresentação da filosofia que resultou na criação de cada identidade. Para o brinde de boas-vindas será servida uma taça do melhor e mais raro espumante da Miolo, Íride, com 10 anos Surlie (evolução na garrafa em contato com as leveduras). Finalizando esse precioso jantar, todos degustarão um cálice do vinho de sobremesa Miolo Late Harvest Licoroso, feito com a uva Viognier colhida tardiamente para concentrar o açúcar natural da fruta. Vale destacar que o premiado Restaurante Primrose, do Castelo Saint Andrews, foi eleito em setembro deste ano pela revista Prazeres da Mesa com o título de Excelência em Vinhos Brasileiros, assim como Melhor Carta de Vinhos de Grande Excelência.
VIAGENS CORPORATIVAS
Mais um recorde em viagens corporativas. De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), desenvolvido pela FecomercioSP em parceria com a Alagev, indicou que as despesas empresariais com viagens corporativas em agosto de 2024 somaram R$ 12,1 bilhões, representando um aumento de 8,2% em relação a agosto de 2023 e marcando o maior valor registrado para o mês desde o início da série histórica, em 2011. No acumulado do ano, o faturamento do segmento alcançou R$ 82,6 bilhões, um crescimento de 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o crescimento contínuo do mercado, impulsionado pelo aumento das tarifas de hospedagem e transporte, combinado com uma demanda crescente. Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) mostraram que, entre agosto de 2023 e 2024, os preços médios de reservas em hotéis no Brasil subiram 13,4%. Já a ANAC apontou um aumento de 5% nas tarifas de transporte aéreo no mesmo período. “Agosto é um bom período para o mercado, pois não tem feriados prolongados. É também quando as atividades empresariais se intensificam após as férias de julho, marcando o início do segundo semestre”, destacou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev. O crescimento do PIB brasileiro em 3,1% durante o período também impulsionou o setor. “O valor histórico atingido em agosto reforça a relevância das viagens corporativas para a economia do país”, acrescentou Luana. A expectativa para os próximos meses é positiva. Conforme discutido na 16ª edição da Global Business Travel Association (GBTA), Suzanne Neufang, CEO da associação, previu que o faturamento anual de 2024 pode chegar a R$ 165 bilhões, colocando o Brasil em posição de destaque no cenário global.
CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO
Nos dias 8 e 9 de novembro, a FloripAmanhã esteve presente no VII ECriativa, encontro anual da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO, realizado pela primeira vez no Recife. A associação foi representada por Anita Pires, coordenadora do programa “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”, e Márcia Teschner, secretária executiva da FloripAmanhã. O evento reuniu representantes das 14 cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO para trocar ideias e fortalecer o papel da cultura e da economia criativa. Durante o encontro, Anita Pires conduziu uma reunião sobre os próximos passos da rede, com apresentações de cada cidade sobre suas ações e desafios. No segundo dia, o I Fórum Nacional dos Territórios Criativos promoveu discussões sobre parcerias entre setores públicos e privados, reforçando a importância de uma rede nacional de territórios criativos. A Assembleia da ECriativa encerrou o evento com uma avaliação dos resultados e uma conversa sobre o desenvolvimento do Estatuto da Rede. Além das atividades, os participantes puderam aproveitar o “Palco Recife Cidade da Música” e roteiros culturais pelo bairro do Recife, celebrando a rica tradição musical da cidade. A FloripAmanhã de fato contribui para esse movimento de valorização da cultura e da criatividade como motores de desenvolvimento sustentável para Florianópolis e outras cidades brasileiras.
PLATAFORMA VIVA O RIO GRANDE DO SUL
Com o objetivo de ajudar o turista a desbravar a gastronomia e natureza de todo o território gaúcho, a plataforma Viva o RS passa a oferecer mais de 350 experiências no Rio Grande do Sul e se consolida como uma das principais referências de informações turísticas da Região Sul. A iniciativa da Wine Locals, do Sebrae/RS e da Secretaria de Turismo (Setur) apresentou até setembro de 2024 um crescimento de 100% nos cadastramentos, em relação ao mesmo período de 2023, e já alcançou mais de 150 mil visualizações e 20 mil acessos únicos, com mais de 10 mil intenções de compra. No Instagram, as visualizações já alcançaram 1,3 milhão, com 3,4 milhões de contas atingidas. “Todas as opções que estão no site passam por uma curadoria feita por um time estratégico, que viaja pelo Estado em busca das melhores opções e lugares turísticos. É possível encontrar os passeios e experiências por motivações ou regiões, com diversas atividades e informações completas, desde orientações, valores, fotos e vídeos. Essa gama completa de conteúdo vem atraindo mais visitantes e parceiros, fatos que consolidam nosso crescimento”, explica Matheus Vigel, COO da Wine Locals, umas das entidades que promovem a iniciativa.
Mais do que proporcionar informações e auxiliar turistas regionais, nacionais e internacionais para conhecer o Rio Grande do Sul, o Viva o RS atua de forma permanente para fomentar e promover o turismo de gastronomia e a natureza do Estado. “Além de ser reconhecido como principal fonte de informação e guia para futuras viagens, queremos proporcionar experiências e eventos inesquecíveis para quem busca realizar turismo no Rio Grande do Sul. Com inovação, queremos apoiar o setor de turismo local, promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo gaúcho”, detalha Amanda Bonotto Paim, Coordenadora de Turismo do Sebrae RS. Para estar ainda mais perto do público, o Viva RS aposta na criação de conteúdos atraentes e compartilháveis. A estratégia conta com a cobertura em tempo real de experiências e eventos, além de uma curadoria de conteúdo direcionada pela jornada do consumidor e adaptada aos diferentes tipos de público. Os próximos passos do projeto também compreendem proporcionar uma plataforma trilíngue, uma Concierge Digital – sugestão de roteiros personalizados – e um dashboard com dados de inteligência para parceiros.
O VIVA RS É uma plataforma de turismo focada em promover as riquezas gastronômicas e naturais do Rio Grande do Sul, oferecendo uma curadoria de experiências selecionadas por uma equipe dedicada que viajou pelo estado em busca dos melhores passeios. No site, o turista pode explorar atividades por interesses específicos ou regiões, com informações completas que incluem orientações, valores, fotos e vídeos. Além de disponibilizar experiências mapeadas, o Viva oferece suporte para que novos parceiros, como empresas de turismo e restaurantes, se cadastrem e façam parte do catálogo. A plataforma também fornece estratégias de vendas para parceiros que ainda não possuem e-commerce, conectando-os com players importantes de hospedagem, transporte e reservas, facilitando a jornada do turista e dos fornecedores de serviços.
PELOS CÉUS DO BRASIL
Em breves dias teremos uma nova companhia aérea cruzando os céus do Brasil. Lamentavelmente não é para passageiros. Trata-se da Levu Air Cargo, companhia aérea cargueira brasileira, que recebeu o Certificado de Operador Aéreo (COA) pela Anac e agora poderá operar comercialmente com voos cargueiros com jatos Airbus A321PCF. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 7 de novembro de 2024, pelo superintendente de Padrões Operacionais, conforme as normas estabelecidas pelo Regimento Interno da Anac e a legislação vigente. Com sede em Campinas (SP), ainda não há data marcada para os voos começarem, que também será a primeira a operar um Airbus cargueiro da família A320 no Brasil, e em breve será seguida pela concorrente Azul Cargo.
FESTURIS – COBERTURA INTERNACIONAL
A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado superou as expectativas, mantendo o ritmo das edições anteriores. Em 2024, o evento, norteado pela temática Conexão Futuro, contou com a presença de mais de 30 jornalistas do exterior, que vieram a Gramado para participar do Festuris. Vieram jornalistas de países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Perú, Colômbia, República Dominicana, Equador entre outros, o que gerou uma divulgação significativa para a cidade, e para o evento, em seus países de origem. Por ser realizado há 36 anos em Gramado, na cidade natal das fundadoras, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, o Festuris tornou tradicional proporcionar experiências para um grupo seleto de profissionais da imprensa internacional para conhecerem a região. A programação deste ano levou 16 comunicadores para uma imersão turística em Gramado e Canela. O roteiro contemplou diversos pontos turísticos como o famoso Lago Negro, a conhecida Rua Coberta, a principal Avenida do município entre outros lugares, além de parques temáticos. E durante as refeições, os jornalistas ainda conseguiram provar um pouco da gastronomia típica, como o churrasco gaúcho e as receitas da culinária italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.
O Festuris deste ano findou com resultados expressivos, superando as expectativas dos organizadores. Em relação ao ano passado, o crescimento desta edição foi de 9%, e os negócios gerados durante a Feira chegaram aos R$ 480 milhões. E além das prospecções de marcas, o evento gerou muita conexão entre os participantes e momentos de integração e diversão. “O Festuris é isso, bons negócios com o valor humano de todos que nos visitam. Essa interação é mais que necessária para o nosso evento, e essa presença de profissionais da comunicação de outros países é fundamental para o Festuris, que tem esse viés internacional desde seus primeiros anos”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do evento.
REDE NORD HOTELS
A Rede Nord Hotels – empresa 100% paraibana – lançou no mercado hoteleiro mais uma unidade. Trata-se do Nord One Rio 83, hostentando a bandeira One, instalado na praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB) dos endereços mais valorizados e movimentados da orla. O empreendimento será inaugurado em agosto de 2025 e pertence ao Grupo Conserpa Enger. A Nord atualmente administra mais de 20 empresas entre hotéis, restaurantes e equipamentos de entretenimento no Nordeste. O Nord One Rio 83 tem uma estrturua com 88 apartamentos, dos quais 12 studios garden e 76 studios com varandas. Conta com Espaços Goumert, Luau e Relax, Mini-market, Terraço Wi-fi, Bicicletas e Lavanderia compartilhadas e Academia. O lançamento do Nord One Rio 83 aconteceu durante o Festuris – Festival Internacional de Gramado. Além dos profissionais do Turismo de todo o Brasil e da América do Sul presentes, a Nord promoveu uma capacitação exclusiva para 200 agentes de viagens da CVC Corp, uma das maiores operadoras de viagens da América Latina. Patrícia Cantalice disse que os agentes de viagens receberam com bastante interesse esse novo lançamento, que abre mais opções de estadia na Capital paraibana, que tem sido um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o país e tem apresentado crescimento superior a 40% nas vendas de pacotes da própria CVC Corp. Patrícia enfatizou que a Nord ainda prepara outras novidades para 2025, tanto em João Pessoa como em Juazeiro do Norte, no Ceará.
CAFÉ NAS ALTURAS
Quem estiver em Balneário Camboriú neste feriadão terá a oportunidade de começar o dia com uma experiência inesquecível, na 2ª edição do “Café nas Alturas”. O atrativo da FG Big Wheel está marcado para este sábado,
16 de novembro, entre 7h e 8h30 da manhã, no Big Bar Rooftop Experience, localizado no complexo da roda gigante. O cardápio oferece uma ampla seleção de pães, doces, bolos, salgados, frutas da estação, sucos naturais e café, que serão saboreados diante da vista deslumbrante do mar e da natureza, e ao som de música ao vivo. Além do café da manhã, os participantes terão direito a passeios ilimitados na roda gigante, elevando a experiência a 82 metros de altura E proporcionando vistas panorâmicas para fotos inesquecíveis da cidade. Para manter a exclusividade e garantir uma experiência memorável, o evento é restrito a apenas 50 pessoas. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente AQUI.
RECORDE DE TURISTAS
Enquanto os políticos da área insistem em prometer que em algum dia iremos superar os 6 milhões de turistas anuais, Pompeia, na Itália e mais um destino que irá limitar a entrada de turistas. Simente no último verão deles, mais um recorde. 4 milhões de pessoas visitaram as ruínas da antiga cidade romana Pompeia, situadas a 22km da cidade de Nápoles, na Itália, enterradas sob cinzas e rochas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. O diretor do parque arqueológico, Gabriel Zutrigel, disse à imprensa, que os visitantes do principal local são, em média, até 20.000 por dia . Segundo ele, a nova limitação é uma tentativa de combater o turismo excessivo e proteger o patrimônio mundial e, para tanto novos projetos devem ser aplicados. “Além de limitar o número de visitantes, serão introduzidos bilhetes personalizados a partir da próxima semana para travar o número excessivo de visitas turísticas e permitir uma melhor proteção deste patrimônio cultural mundial”, anunciaram os responsáveis pelo sítio arqueológico. “Estamos pensando em uma série de projetos para reduzir a pressão turística no sítio arqueológico. Muitos visitantes podem representar um risco tanto para os mesmos como para o patrimônio arqueológico, que é único e frágil”, disse Gabriel Zutrigel.
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