Festival das Cataratas reforçou a importância de investir no turismo
A GIGANTE INDÚSTRIA DO TURISMO
A 19ª edição do Festival das Cataratas terminou na última sexta-feira, 7, em Foz do Iguaçu (PR). No espaço de 7 mil metros quadrados foram divulgados mais de 1,3 mil destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros. O evento, considerado um dos maiores do turismo nacional, trouxe a Foz do Iguaçu uma vitrine do que há de melhor em produtos e serviços relacionados a diversos segmentos da indústria turística. Também fizeram parte da programação a Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul, o Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.
A 19ª edição do Festival das Cataratas superou todas as expectativas ao registrar um recorde de 10.722 participantes e apresentar 1.246 marcas na tradicional Feira de Turismo e Negócios. O evento se consolidou como um dos maiores do turismo no Brasil – setor que movimenta aproximadamente 8% do PIB nacional – e trouxe uma intensa programação, reafirmando a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do país. O otimismo esteve presente ao longo de todo o evento, seja nos sorrisos dos participantes ou nos discursos das autoridades presentes. Durante a solenidade de abertura, o ministro do Turismo, Celso Sabino, lembrou que o Brasil foi recentemente eleito pela Revista Forbes como o melhor país do mundo para ecoturismo e também destacou duas leis aprovadas pelo Senado (a Lei da Embratur e a Lei Geral do Turismo) que devem “trazer uma série de vantagens para todos os empreendedores que vivem o turismo”.
Na feira montada no Rafain Palace Hotel & Convention, expositores de todo o Brasil ofereceram ao público uma ampla diversidade de atrações, além das inovações que estiveram presentes em cada estande, proporcionando experiências imersivas e interativas, brindes e ativações. “Mais do que proporcionar um espaço para a geração de negócios, o Festival é cenário de reencontros, network, conhecimento e confraternização entre os profissionais do trade”, destaca o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, que destacou a importância de oferecer uma experiência diferenciada, onde os participantes saíssem com mais do que apenas folders, mas com lembranças e conhecimentos que perdurarão. O 19º Festival das Cataratas não apenas bateu recordes de participação, como também ganhou em relevância ao reunir outras ações importantes em prol do desenvolvimento do setor, como reuniões fechadas de entidades, a Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul e o Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Além disso, integraram a programação o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – maior evento técnico-científico do gênero no país – o Salão do Vinho Argentino, rodadas de negócios, entre outros. Com a realização do evento, Foz do Iguaçu também viveu dias intensos, movimentando diversos setores da economia local, com destaque para a hotelaria, a gastronomia e os atrativos, que ofereceram gratuidade ou condições especiais para o visitante durante o período do Festival.
FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO
Em clima de muita emoção e confraternização entre estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil, a 18ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu encerrou nesta última sexta-feira (7), em Foz do Iguaçu (PR). O evento – que integrou a programação complementar do Festival das Cataratas e contou com a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – registrou a submissão de trabalhos científicos de 28 universidades, representando todas as regiões do país. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a recordista em trabalhos aprovados, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve o maior número de participantes ativos na edição. O 1º lugar foi o Relato de Experiência: Inclusão da pessoa com deficiência no turismo por intermédio da extensão universitária / Marklea da Cunha Ferst e Beatriz Lins Lobato, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O 2º lugar: Primeiro cicloturismo de Campo Grande – MS: As contribuições de projetos de extensão em eventos para a formação acadêmica, para o turismo e para a comunidade / Luciana Correia Diettrich, Erick Pusch Wilke, Fabio Orlando Eichenberg e Kamila Luciana Farias de Lima, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
1º lugar: Gamificação: o uso da plataforma Quizlet para o Ensino das Termologias Básicas do Turismo / Elizandra Myrella Felipe da Costa e Rodrigo Hakira Minohara, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); 2º lugar: Glamping e Turismo – Uma Análise Conceitual / Paula Eising, Alana Rodrigues Fraga e Thays Cristina Domareski Ruiz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Artigo Científico – 1º lugar: Modelo de Recomendação de Destinos Turísticos baseado no histórico de viagens internacionais / Vinícius Rocha Bíscaro, da Universidade de São Paulo (USP); 2º lugar: Uma Análise Sistemática sobre o Turismo de Guerra / Erick Pusch Wilke, Bruna Rodrigues Santana Treu, Geandra Souza Ferreira e Kamila Luciana Farias de Lima, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Para 2025, o tema do Fórum já está definido: Práticas Inovadoras em Turismo. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é organizado e realizado pelo Instituto IDESTUR em conjunto com a Univali e Unipampa, tendo a parceria estratégica com a Unioeste e apoio de diversas instituições de ensino do Brasil.
EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
Mais do que panfletos e cartazes, os expositores do 19º Festival das Cataratas inovaram em formas de cativar a atenção do público. Em cada estande, uma nova oportunidade para receber brindes, participar de ativações ou degustar delícias da gastronomia de diferentes regiões do Brasil. De experiências imersivas pela rica biodiversidade do Paraná, passando pelo sorteio de brindes, às roletas de cassino da Argentina, os visitantes puderam acumular presentes e conhecimentos sobre os atrativos que marcaram presença na feira. Conforme destaca Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival, promover uma feira inovadora fez parte da proposta de organização da edição em 2024. “Queríamos que os visitantes, agentes de viagens e turistas saíssem daqui com muito mais do que os tradicionais folders. Os expositores compraram essa ideia e chegaram aqui com estandes únicos e propostas de apresentação que serão lembradas por muito tempo. Ficamos orgulhosos com o que foi apresentado. Podemos esperar ações ainda melhores para os próximos anos”, completou Paulo Angeli.
ENCANTOS DO SUL
Falando nisso, a Instância de Governança Regional (IGR) Encantos do Sul, marcou presença na Conferência das Governanças Regionais do Turismo do Sul, que aconteceu paralelamente ao Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). O evento que reuniu representantes de 150 regiões, presidido pelo secretário Milton Zanásio. Durante a conferência, foram apresentados diversos pontos positivos relacionados às metas do governo federal para a regionalização do turismo, proporcionando uma nova perspectiva e um renovado engajamento para todas as regiões, no qual abrange as 15 que compõem Santa Catarina. Ficou claro, principalmente com atual desgoverno, que o trabalho a ser realizado é árduo e requer a participação não apenas da IGR, mas também das entidades presentes na região, como a AMUREL, AMREC, associações comerciais, Sebrae, Senac e Fecomércio, entre outros. O objetivo comum é consolidar uma estratégia para a região turística denominada Encantos do Sul. O trabalho que vem sendo realizado é uma construção da diretoria da IGR e é importante a união, como está sendo construída em relação à AMUREL, AMREC e todas as forças de entidades civis, para que possam estar organizados juntos na construção de produtos turísticos.
Ao final do evento, foi expressado o otimismo e esperança, destacando a importância das experiências adquiridas na Feira das Essas trocas de conhecimento, juntamente com a visão estratégica de estados como Paraná e outros presentes, são fundamentais para a construção de produtos turísticos diferenciados para a região de Encantos do Sul. A Feira das Cataratas foi e continuará sendo uma oportunidade valiosa para aprender e se inspirar para futuros eventos. A diretora de marketing e inovação da SETUR, Dirlei Barbieri Rofner destacou durante sua participação na conferência o contínuo esforço em busca do reconhecimento das regiões turísticas. “O que se busca é fazer com que cada vez mais as nossas regiões turísticas sejam reconhecidas e tentar trocar experiências entre os estados para que a gente possa melhorar cada vez mais as nossas IGRs achando o modelo certo de cada região, esse é o grande objetivo”, destaca a diretora.
WONDER PARK FOZ
Wonder Park Foz é o segundo melhor atrativo turístico de Foz do Iguaçu. A avaliação é da Tripadvisor, a maior plataforma de viagens do mundo. Mesmo com poucos anos de existência, o Wonder Park Foz já se destaca no mercado turístico com atrações encantadoras como o Movie Cars e o Show das Águas. O parque foi avaliado como o segundo melhor atrativo turístico de Foz do Iguaçu, de acordo com o número de comentários na plataforma da Tripadvisor. As Cataratas do Iguaçu mantêm a posição de primeiro lugar. O Wonder Park também foi avaliado pelo Sebrae/PR como uma das melhores experiências de viagens no Estado do Paraná. O atrativo tem mostrado um crescimento mensal significativo, sublinhando sua importância no cenário turístico local e nacional. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o Wonder Park registrou um aumento notável de 96% no número de ingressos vendidos em maio de 2024. O Wonder Park Foz contabiliza um progressivo crescimento na visitação, chegando a 127% de janeiro a maio, comparando com o mesmo período de 2023”, informa a diretora comercial, Paula Canella. O Movie Cars, que foi inaugurado durante a pandemia em 2021, reúne mais de 50 carros exibidos em cenários que preservam as características dos filmes de sucesso.
Já o Show das Águas, com pouco mais de um ano, é considerado melhor que Las Vegas pelos turistas que já visitaram ambos os atrativos. O diferencial do espetáculo de Foz do Iguaçu são as projeções de imagens de filmes, séries e musicais feitas em 3D, em fontes dançantes, localizadas no meio do lago. Novos investimentos O Wonder Park Foz está realizando novos investimentos significativos. Com um projeto que prevê a construção de 11 atrações, duas já estão em pleno funcionamento: o Movie Cars e o Show das Águas. Em breve, duas novas atrações serão inauguradas: o Lumina, uma trilha sensorial com sons, luzes e interatividade, e uma instalação temática envolvendo um foguete que caiu no pátio do parque, que contará com laboratórios, cabines e o robô Ferme para recepcionar os visitantes.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Foz do Iguaçu está sempre em alta, tanto que o Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, registrou a visita de 110.435 turistas e moradores da região no mês de maio. Os estrangeiros representaram 38,9% da visitação, com visitantes de 116 países. Dados dos primeiros cinco meses de 2024 mostram que a unidade de conservação já recebeu 734.833 pessoas. Os estrangeiros marcaram presença com 116 nacionalidades conectando-se com a Maravilha Mundial da Natureza. Os países com mais representantes no mês de maio foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Peru, respectivamente. Visitantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estiveram presentes no parque em maio. Os paranaenses lideraram a lista de estados, com mais de 24.419 visitas. Em seguida, vêm São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O passeio Noite nas Cataratas, que permite a turistas e moradores descobrirem cenários únicos do Parque Nacional do Iguaçu, agora inclui no ingresso um menu de queijos e massas no Restaurante Porto Canoas. O passeio Noite nas Cataratas é realizado todos os sábados do ano, com início às 19h30. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar o horário por meio do cadastro feito no momento da compra. O parque abre todos os dias do ano.
FLORIANÓPOLIS/LISBOA/FLORIANÓPOLIS VIA TAP
Finalmente Portugal está logo ali. A TAP Air Portugal vai voar para Florianópolis, a partir de dia 3 de setembro de 2024, em três voos voos semanais entre Lisboa e o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz. A escolha de Florianópolis como o 12º destino da TAP no Brasil, vai permitir continuar a desenvolver a estratégia de diversificação no mercado mais importante da TAP, reforçando junto dos brasileiros a conveniência geográfica de Portugal como porta de entrada para mais de 50 destinos na Europa. A TAP vai operar para o Floripa Airport utilizando a aeronave Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 244 em classe Econômica e 25 em Executiva. O voo vai ter a duração de cerca de 11h. Os voos entre Lisboa e Florianópolis operam às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10:10 e as 10:50 e chegada a Florianópolis entre as 17:15 e as 17:55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19:35 e as 20:40 e chegam à capital portuguesa entre as 9:50 e as 10:55 do dia seguinte. A partir de hoje, os bilhetes para os voos entre Florianópolis e Lisboa já estão disponíveis em flytap.com e nos agentes de viagens, com preços promocionais de ida e volta a partir de USD 649 (taxas inclusas).
Para Luis Rodrigues, CEO da TAP, “O lançamento do voo para o Estado de Santa Catarina já estava a ser avaliado e estudado há algum tempo. Para a TAP, é muito importante termos conseguido antecipar o lançamento desta nova rota para um período em que, devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul e encerramento do aeroporto de Porto Alegre, o Sul do Brasil tanto precisa”. “Um aumento de oferta para o nosso maior mercado, que é o Brasil, é algo normal e desejado por nós. Com esta nova rota, a TAP reforça o compromisso de continuar a investir para ser a companhia aérea europeia preferida dos clientes brasileiros”, conclui Luis Rodrigues. “Temos conversas constantes com a TAP e estamos honrados em sermos o aeroporto escolhido pela cia aérea para conectar o Sul do Brasil. O Floripa Airport está pronto para atender com qualidade essa nova operação, que já vinha sendo planejada dada a força da demanda de passageiros para este voo. Uma parceria que tem tudo para ser forte e duradoura” observa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
A nova rota para Florianópolis permite à TAP manter o nível de oferta de voos recorde durante o verão europeu, apesar da suspensão dos voos para Porto Alegre. Nesse período, a TAP oferece 95 voos semanais, uma média de mais de 13 voos por dia, com saídas de 11 capitais de estados brasileiros. A TAP foi eleita, por 10 anos consecutivos, a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards em reconhecimento ao seu serviço de excelência. Além disso, recebeu o MICE Award como Melhor Companhia Europeia. A Companhia voa diretamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis, para Lisboa, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 12 cidades do Brasil (14 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.
AEROPORTO SALGADO FILHO – PORTO ALEGRE
Enquanto isso e, lamentavelmente, na melhor das hipóteses, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho só deve ser reaberto na segunda quinzena de dezembro. Ainda alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto só volte a sua normalidade no fim do ano, como informou a concessionária Fraport Brasil após vistoria realizada. É bom lembrar que o período estipulado é apenas uma base inicial. Ainda é preciso realizar uma análise completa da pista e dos sistemas do terminal, algo que só terminará em julho. O prazo foi citado pelo próprio Ministro de Apoio à Reconstrução, que é um mero zero a esquerda desse completo desgoverno, Paulo Pimenta, e também pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, que estiveram ao lado do do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, do diretor-presidente da Anac (Agência Nacional da Aviação Civi)l, Tiago Sousa Pereira, do presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado estadual Frederico Antunes, e de mais autoridades nesta vistoria. A partir desta semana, inicia com mais força todo o trabalho de limpeza e sondagens. Enquanto isso, a Base Aérea de Canoas (RS) atua nas operações de voos comerciais na região metropolitana de Porto Alegre, cujo embarque acontece no Shopping Center e de lá seguem de ônibus até a Base Aérea. Os passageitos só podem saír de dentro do ônibus para entrarem diretamente da aeronave. Antes disso, nem pensar. Pra quem facilitar se as forças armadas podem dificultar? A Fraport Brasil avaliou o primeiro dia de operação no Terminal ParkShopping Canoas, espaço temporário organizado para dar suporte aos voos que partiram da Base Aérea de Canoas e avaliou como “positivo”. O Terminal serve para check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.
ENCATHO & EXPROTEL
O cenário hoteleiro enfrenta desafios crescentes de eficiência e competitividade, especialmente em um mercado impactado pelas Online Travel Agencies (OTAs) e pela necessidade de inovação constante. É dentro deste contexto que Marco Tulio Quina, um especialista com décadas de experiência em gestão e implantação hoteleira, subirá ao palco do 35º Encatho & Exprotel para falar sobre “Custos, controle, qualidade e comercialização na hotelaria: o que a tecnologia pode fazer pelo hotel?”. O evento ocorre em Florianópolis, de 23 a 25 de julho, no CentroSul, e conta com a participação de mais de 40 especialistas nos três dias de programação. Em sua palestra, ele explorará como sistemas integrados e estratégias digitais podem melhorar a lucratividade, atrair e encantar hóspedes e, mais importante, como entender a operação hoteleira em sua essência para uma gestão mais eficaz. “Mais do que controlar custos, é preciso entender o hotel e sua operação de forma holística”, afirma Quina, enfatizando a necessidade de uma abordagem integrada que equilibre todos os aspectos da gestão hoteleira.
EXPO ABAV 2024
O Programa Comprador Convidado da Abav Nacional está com inscrições abertas para a 51ª edição da Abav Expo. A organização levará algumas inovações para potencializar ainda mais os resultados para expositores do evento. Em Brasília, o programa vai apresentar uma ampliação agregando novos perfis de compradores: DMCs e operadoras brasileiras se juntam aos operadores internacionais e compradores do segmento MICE. Em parceria inédita com o Goiás Turismo, operadores Internacionais da América Latina, Europa e Estados Unidos serão recebidos três dias antes da Abav Expo para uma viagem de familiarização entre a Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis e Caldas Novas. Já nos dias de Abav Expo, terão rodadas de negócios exclusivas com as DMCs, reuniões pré-agendadas com expositores, além do ponto de encontro no Lounge do Buyers Club. O Programa de Compradores Internacionais também possui parceria com a Embratur. Pela primeira vez, Goiás firma parceria com a Abav Nacional para receber dezenas de agentes e operadores internacionais. Antes de visitar nosso estande, na Abav Expo, em Brasília, irão conhecer os principais destinos turísticos do estado: a Chapada dos Veadeiros, a histórica e charmosa Pirenópolis e a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente. A Goiás Turismo já vem fazendo a promoção dos atrativos no mercado internacional e essa nova ação com os profissionais que estarão na feira vem para consolidar a estratégia de divulgar Goiás e suas belezas na América Latina, Europa e Estados Unidos.
SAINT AINDREWS – GRAMADO – EXPERIÊNCIAS INÉDITAS
As novidades em Gramado para a alta temporada incluem seu hotel mais luxuoso e sofisticado: o Castelo Saint Andrews, único Relais & Châteaux de montanha do Brasil e um dos mais premiados dentro e fora do país. Com a chegada do novo head de experiências, Celso Masson, com décadas de experiência no mercado de luxo, a tradicional programação de festivais enogastronômicos do Restaurante Primrose ganha uma nova roupagem, com ênfase em marcas de bebida ultrapremium para harmonizar as criações do chef executivo Fernando Becker. “Iniciamos o mês de junho com a inédita experiência Dia dos Namorados Solidário, em que o Castelo presenteou com uma diária os casais que escolheram celebrar a data no Primrose”, diz Masson. “Em contrapartida, o valor da taxa solidária (de 10%, 15% ou 20%) foi convertida em doações para entidades de amparo às vítimas das enchentes na Serra Gaúcha”. Reconhecido pela elegância de suas instalações, com ambientes finamente decorados, e também pelo requinte dos serviços que oferece, o Castelo Saint Andrews e seu Restaurante Primrose conquistaram seis títulos no World Luxury Awards 2023, o maior prêmio da hotelaria mundial. Entre os destaques, os prêmios de Melhor Hotel Boutique de Luxo do Brasil, Melhor Hotel Romântico de Luxo da América Latina e Melhor Hotel de Luxo de Montanha da América do Sul.
Na mesma premiação, o Primrose recebeu o título de Melhor Restaurante de Hotel de Luxo do Brasil, Melhor Gastronomia Francesa da América do Sul e Melhor Gastronomia Brasileira do Mundo. É partir dessas credenciais que o Castelo Saint Andrews tem inovado para proporcionar momentos únicos e inesquecíveis a um número maior de privilegiados. Ainda no mês de junho, o hotel incluiu uma diária adicional para os hóspedes participantes do Festival Fondue Suisse, que pela primeira vez foi oferecido com harmonização de vinhos produzidos no Rio Grande do Sul. Segundo Masson, além de dar a oportunidade ao hóspede de aproveitar mais uma noite no Castelo, a oferta especial, válida pela segunda quinzena no mês, valoriza a vitivinicultura gaúcha e estimula a economia do estado. Em uma localização singular, com vista para o Vale do Quilombo e cercado por jardins exuberantes, o Saint Andrews oferece diversas categorias de acomodação em três alas: Castelo (com 11 suítes), Mountain (8 suítes) e House, uma casa exclusiva que acomoda até sete pessoas com serviços de hotelaria do Castelo. A oferta de serviços inclui mordomo durante toda a estadia das 7h às 23h, café da manhã em menu degustação e horário de livre escolha do hóspede e a opção de personalizar a hospedagem moldando-se aos planos do viajante.
FESTIVAIS ENOGASTRONÔMICOS
Durante o inverno, estação do ano mais aguardada em Gramado, as experiências no Saint Andrews prosseguem com festivais enogastronômicos envolvendo marcas de prestígio. É o caso do champagne Moët Chandon, que será a estrela do jantar servido no dia 27 de julho. Diferentes rótulos da marca irão harmonizar os pratos criados especialmente pelo chef Fernando Becker. Fiel às tradições gaúchas, um almoço à base de carnes grelhadas na brasa preparado para hóspedes e visitantes no dia 20 terá como ponto alto o costelão assado no fogo de chão, com diversos acompanhamentos e ilha de bebidas cobradas à parte. Os pais serão homenageados no almoço do dia 11 de agosto, que terá menu especial harmonizado com vinhos da região e grandes rótulos estrangeiros. “Cada data comemorativa é pensada com todo carinho por toda nossa equipe para proporcionar grandes emoções e lembranças incomparáveis”, afirma o head de experiências. “Fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux é uma honra e uma responsabilidade. Precisamos surpreender da melhor maneira a cada instante”. As informações sobre reservas, preços e experiências estão AQUI.
ABRACORP
No capenga setor aéreo, cujas preços das passagens estão nas alturas, o total, conforme a Abracorp, foram comercializados 498.505 bilhetes no mês, representando um faturamento de R$ 760 milhões. O valor superou abril de 2019, antes da pandemia, com R$ 696 milhões. “Neste ano, o aéreo tem registrado as maiores flutuações entre os ‘players’”, avalia Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. Em abril, o setor de viagens corporativas faturou ao todo R$ 1,2 bilhão, em comparação a R$ 1,067 bilhão em abril de em 2023 e R$ 1,057 bilhão no mesmo mês de 2019. No primeiro trimestre deste ano o faturamento geral foi de R$ 3,280 bilhões, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões, e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões. Em hotelaria, o desempenho continua positivo. O faturamento em abril somou R$ 369 milhões, enquanto em 2023 ficou em R$ 285 milhões e em 2019, R$ 233 milhões. O número de transações na hotelaria totalizou 371.271. Em 2023, foram 355.486 transações e em 2019, 295.626. O setor rodoviário é outro destaque. O segmento mantém o histórico de crescimento. Faturou em abril R$ 5 milhões. Em 2023, foi R$ 3,5 milhões e em 2019, R$ 890 mil.
OPERADORES NACIONAIS
Pela primeira vez no programa Buyers Club, serão convidados operadoras nacionais emissivas – o convite é exclusivo para operadoras que também participam como expositores. Com rodadas de negócios próprias, agendamentos prévios com expositores e networking no Lounge do Buyers Club, as operadoras participantes terão oportunidade de potencializar seus negócios, unindo a comercialização nos estandes e as negociações com fornecedores. Como parte da ampliação do programa, serão convidadas DMCs brasileiras para a realização de rodadas de negócios exclusivas com expositores e Operadoras Internacionais convidadas, além do agendamento prévio que qualquer expositor poderá solicitar. Ter a participação das DMCs será fundamental para unir o mercado internacional aos receptivos brasileiros. Também haverá a vinda de representantes do segmento MICE, em parceria com a Alagev e Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, dando continuidade ao projeto que foi lançado na ABAV Expo 50, que trouxe 50 compradores do mercado corporativo e teve um resultado surpreendente no relacionamento e geração de negócios.
Interessados em fazer parte do Abav Buyers Club devem preencher seus dados nos seguintes endereços: Operadores Internacionais e DMCs.
PARAÍBA – FÉRIAS DE JULHO
Os investimentos do Governo do Estado na divulgação do Destino Paraíba causam impacto positivo no número de turistas que buscam o estado. Um levantamento exclusivo realizado por operadora de turismo, sobre a demanda para as férias de julho, revelou que a preferência do brasileiro permanece focada em destinos de praia e sol, e coloca a capital paraibana como o segundo destino mais vendido. A empresa registra, para o período, um aumento de 10% na demanda em relação ao mesmo período do ano passado. No nacional, o ranking dos destinos mais procurados são Recife (PE), João Pessoa (PB), Foz do Iguaçu (PR). Historicamente, cidades da região Nordeste lideram a preferência dos clientes durante o ano todo, com variações apenas em relação às posições que ocupam. “O Governo do Estado, por meio de Empresa Paraibana de Turismo [PBTur] e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico [Setde], tem feito um trabalho intensivo com a operadora e agentes de viagens da CVC, para mostrar os atrativos e roteiros do nosso estado, como uma forma de impulsionar as vendas para o nosso destino. E essas ações têm dado resultados positivos, como mostram os dados da CVC, que colocam a Paraíba no top 3 das vendas da empresa”, ressaltou o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena.
Falando nisso, os olhos do Sul do país estarão voltados para as riquezas turísticas da Paraíba durante a 19ª edição do Festival das Cataratas, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR). Durante os três dias do evento, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde) tiveram um estande próprio, onde apresentarem r as belezas e a infraestrutura turística do litoral e do interior paraibano. O espaço do Governo da Paraíba na Feira também contou com a participação dos hoteleiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Secretaria de Turismo de João Pessoa. A participação ativa do Destino Paraíba não se limitou à exposição dos atrativos. Representantes estiveram envolvidos em uma série de atividades, incluindo a Feira de Turismo e Negócios, a Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul promovida pelo Ministério do Turismo, o Fórum Internacional de Turismo e Rodadas de Negócios. O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou a importância dessa vitrine para o Estado: “Ficamos empolgados em apresentar o que a Paraíba tem de melhor para oferecer aos turistas, tanto nacionais quanto internacionais. O festival foi uma excelente oportunidade para promover nosso destino junto às operadoras de turismo e agentes de viagens, visando aumentar o número de turistas na Paraíba”.
BELLA DA SEMANA – BIA PAGANELLI
Bia Paganelli vai fazer a sua estreia posando nua pela primeira vez, exatamente no “Dia dos Namorados”! Apaixone-se… Bia Paganelli (relembre a live com a modelo aqui)vem do interior de São Paulo, para posar nua pela primeira vez! Essa ruiva fogosa de 26 anos é cheia de personalidade e estreou exibindo seu corpo escultural: doces lábios, seios fartos, bumbum durinho, pernas torneadas e pezinhos delicados tamanho 35… Agora chegou a hora de apreciar a primeira parte do ensaio exclusivo com Bia Paganelli nua, que vai ao ar na próxima quarta-feira (12). A maravilhosa live inédita em 4K também vai estar disponível. Assista takes exclusivos captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Loira, morena, ruiva, negra, ninfeta, natural, siliconada ou sarada. Tenha um universo de beldades exclusivamente para você. Assine agora!
Leia ainda: Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Profissionais de turismo de todo o Brasil se reuniram na BNT Mercosul em Santa Catarina
Muitas ações e otimismo marcaram o primeiro dia do 19º Festival das Cataratas
Autoridades e trade de turismo dão o tom na 19ª Edição do Festival das Cataratas
Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição em Foz do Iguaçu
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Balneário de Camboriú receberá a 30ª Edição da BNT Mercosul
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Eles estão machucados demais para perceberem tuas feridas
Santa Catarina busca TAP para conectar-se diretamente a Lisboa
Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC
O mundo das estatísticas parece assombroso aos olhos de quem as examina
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental