Floripa Airport terá voos para Buenos Aires e mais 24 destinos
Floripa Airport terá voos para Buenos Aires e mais 24 destinos
A temporada de verão em Florianópolis terá uma oferta de voos diretos jamais registrada na capital catarinense. Ao todo, a cidade terá rotas para 24 aeroportos brasileiros, incluindo destinos inéditos como Salvador, Recife, Cuiabá e Goiânia. O próximo verão também marcará a volta dos voos para Buenos Aires, na Argentina, com frequências semanais operadas por pelo menos duas companhias aéreas.
A Floripa Airport projeta uma recuperação de 96% no movimento de voos entre dezembro e janeiro na comparação com dezembro de 2019 a janeiro de 2020, período anterior à pandemia. “Com o avanço da vacinação, a queda nos números de casos de covid e a maior percepção de que os protocolos sanitários de aeroportos e cias aéreas são eficientes e, portanto, viajar é seguro, as pessoas estão retomando as viagens, seja por turismo, seja para visitar familiares que moram em cidades distantes. Temos observado uma retomada consistente ao longo dos meses, e ela se reflete na projeção para a temporada” afirma Ricardo Gesse, CEO do aeroporto.
Os voos para Argentina retornam em dezembro e estão confirmados pela Gol e pela low cost FlyBondi, que havia estreado no Brasil, em Florianópolis, em dezembro de 2019: Buenos Aires com até seis frequências semanais, entre dezembro e janeiro, com FlyBondi e Gol. Entre os destinos internacionais, estão confirmados também: Santiago do Chile com até 7 frequências semanais, entre dezembro e janeiro, com SKY e LATAM. Assunção, no Paraguai, uma vez por semana, a partir de 30/12, com a Paranair.
ARGENTINA IRÁ FACILITAR ENTRADA PARA BRASILEIROS?
Lamentavelmente não. Por pior que esteja a situação econômica da nossa vizinha Argentina, não basta o passaporte saúde. Ela só retirou a obrigatoriedade de realizar teste de antígeno na chegada ao país. Entretanto os viajantes deverão apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias e resultado negativo para dois exames de Covid-19: um RT-PCR feito no máximo 72 horas antes do embarque e outro RT-PCR colhido entre o 5º e o 7º dia de viagem. Todos os imunizantes utilizados no Brasil estão sendo aceitos. Aqueles que ainda não tiverem sido vacinados não serão impedidos de embarcar, mas terão que cumprir quarentena de sete dias ao desembarcarem na Argentina e realizar um teste RT-PCR ao final do período de isolamento. Isso vale inclusive para os menores de idade. Porém, o uso de máscara ao ar livre deixou de ser obrigatório em todo o país, onde já ocorreu também a reabertura de baladas com 50% da capacidade máxima. É ou não é outro samba do crioulo doido?
VOOS DOMÉSTICOS
A ampliação da malha aérea doméstica destaca-se na composição das rotas de temporada em Florianópolis. Pela primeira vez, Florianópolis terá voos diretos para Salvador, operados pela Gol Linhas Aéreas. Goiânia também entra na lista de voos inéditos e terá operações pela Gol e pela Azul. “O mercado doméstico está aquecido. Florianópolis é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Destaco o trabalho unificado que vem sendo feito pelo trade turístico de Santa Catarina para mostrar que o nosso estado é um dos mais atrativos do país, com diversidade de regiões para conhecer, qualidade, segurança e infraestrutura para receber os visitantes de qualquer região do Brasil” comenta Ricardo Gesse.
A Azul anunciou em 1º de outubro a maior malha aérea já operada em Florianópolis. A cia aérea terá voos para 16 destinos diretos, a partir de Florianópolis. Além das cias aéreas nacionais, Azul, Gol, Ita, Latam, Aerosul, que já operam em Florianópolis, mais três internacionais – SKY, Paranair e Flybondi – confirmaram operações no aeroporto de Florianópolis no verão. A Floripa Airport reforça que todos os protocolos sanitários são seguidos, estritamente, no aeroporto de Florianópolis e que a malha aérea é dinâmica, podendo sofrer alterações de acordo com a cia aérea.
FLORIPA MOTO WEEK
A Capital dos catarinenses deverá ser em abril do ano que vem a capital dos motociclistas do Brasil e da América do Sul. Tudo isso sabe por quê? Porque Florianópolis vai sediar, de 14 a 17 de abril de 2022, a primeira edição do Floripa Moto Week (FMK), programado para ocupar 22 mil m² no Centro de Eventos de Canasvieiras, no Norte da Ilha. O idealizador do evento é um manezinho, Flávio Hamilton da Luz Busch II, que viveu durante décadas em Brasília e está trazendo de lá a expertise de ter trabalhado 10 anos no Brasília Capital Moto Week, que reúne 710 mil pessoas, movimenta cerca de R$ 50 milhões na economia e é responsável pela geração de 7 mil empregos diretos e indiretos. “O evento de Brasília é o maior encontro de motociclistas da América Latina e o terceiro maior no mundo. E um quarto do público que circula lá vem da região Sul do país”, ressalta Flávio.
A largada do FMW já tem data e horário definidos. O lançamento oficial será na próxima quinta-feira (28), às 14h, no Mercado Público de Florianópolis, e já tem confirmada a presença de 50 personalidades do mundo do motociclismo, presidentes de moto clubes de SC, autoridades, empresários e formadores de opinião. Entre os confirmados, estão o Dauzelei Benetton, considerado o maior harleyro do mundo, e o coordenador geral do evento de Brasília. Entre as atrações musicais já contratadas estão Alta Voltagem, Dazaranha, Firewall, DJ Karine Larré, DJ Victor Einstein. Com tudo isso, o Floripa Moto Week será um evento histórico e deverá entrar no calendário de eventos da cidade.
PRÊMIO BOMBARCO
O Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021, maior premiação do setor náutico no Brasil, vai eleger a melhor marina do país. As três finalistas, que vão ser avaliadas por um júri técnico internacional e também por voto popular, são: Marina Itajaí (Itajaí/SC), Marinas Nacionais (Guarujá/SP) e Marina Porto Ilhabela (Ihabela/SP). Infraestrutura adequada, capacidade para atender embarcações de grande porte e segurança são alguns dos critérios que serão avaliados pelos jurados, assim como as questões ambientais, que são uma grande preocupação em relação aos complexos náuticos. A última etapa será a visita técnica dos jurados para conhecer pessoalmente cada uma das marinas finalistas. Na ocasião, um representante do júri irá avaliar itens como: excelência em estrutura, atendimento, serviços, segurança, meio ambiente, limpeza, lazer, comodidades e acessibilidade. Após, a pontuação dos critérios avaliados de forma presencial será compartilhada com os demais membros do júri no dia 21 de outubro. Interessados poderão votar até o dia 25 de Outubro por meio do link: https://bit.ly/PrêmioBombarco_Votação_Marinas.
1ª DAMA DO TURISMO NACIONAL
A empresária gramadense, fundadora e criadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi foi uma das homenageadas no 100+ Poderosos do Turismo Panrotas Elo. A entrega das premiações ocorreu na última segunda-feira no Palácio Tangará, em São Paulo. Há poucos dias do Festuris, Marta não conseguiu estar presente devido às agendas pré-Festuris, o evento acontece de 4 a 7 de novembro e os preparativos seguem a mil. Marta receberá o prêmio durante o Festuris. “Sempre que o trabalho da gente é destacado de uma forma ou de outra, a gente se sente muito lisonjeada. Eu realmente me sinto feliz por integrar este seleto clube dos 100+ Poderosos do Turismo, embora eu, sinceramente, não me considere poderosa, mas sim uma trabalhadora, esforçada e responsável com os desafios que assumi. Mas eu me sinto emocionada diante disto tudo, com a certeza de que eu estou cumprindo meu dever como cidadã porque estou construindo e deixando um legado”, destaca Marta, agradecendo a premiação. A honraria é oferecida pela Revista Panrotas e, neste ano, elencou 47 mulheres em 40 posições de trabalho.
NATAL LUZ GRAMADO
Não basta ser mágico e encantador, tem que ser acessível e inclusivo. Este conceito tem norteado o trabalho da Gramadotur na realização do 36° Natal Luz de Gramado. Uma das mais recentes iniciativas neste sentido é a introdução, no site do evento, de ações que auxiliam no aumento de letras, contrastes para pessoas daltônicas, com tradução em libras e audiodescrição. Com isso, foram disponibilizados ícones que possibilitam essa comunicação com as pessoas com deficiência. O serviço pode ser conferido em www.natalluzdegramado.com.br. O 36º Natal Luz de Gramado acontece de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos de Gramado.
VILLA FRANCIONI NO RIO DE JANEIRO
Aos poucos, com a retomada gradativa e segura dos eventos, a Villa Francioni vai levando a qualidade de seus vinhos para outros cantos e fortalecendo cada vez mais a sua marca. O cenário desta vez foi de cinema o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, durante o evento Vinho na Vila. A paisagem deslumbrante da Cidade Maravilhosa ganhou um coadjuvante durante o final de semana, os vinhos produzidos em São Joaquim, na VF. Todos queriam saber porque a popstar de 63 anos Madonna se apaixonou pelo VF Rosé. E a partir do Rosé, conheceram o Francesco, o Joaquim, o Michelli e muitos outros. Sucesso total. As imagens dizem tudo.
BRAZIL TRAVEL MARKET
Diferente de todas as feiras de turismo do Brasil, para as quais bastava apenas a máscara e os cuidados que todos sabemos e fazemos, a feira de turismo da última semana exagerou na dose. Dentre as exigências do protocolo, todos os participantes deverão apresentar, OU a carteira de vacinação completa, com a segunda dose da vacina tendo sido recebida há mais de 15 dias do início do evento, OU a apresentação do comprovante da primeira dose + teste de tipo antígeno ou RT/PCR com resultado negativo, realizado até 24 horas antes do evento, para aqueles que tomaram apenas a primeira dose. Os participantes tiveram que levar consigo um documento oficial de identificação com foto.
Como se tudo isso não bastasse, pois todos, mediante as prerrogativas acima, a feira estaria segura. Só que não. Também foi necessário o uso permanente da máscara, que pode ser do modelo cirúrgica, ou N-95 ou PFF2, só sendo permitida a retirada no momento em que o visitante esteja se alimentando (pois “cientificamente o vírus respeita quem está sentado a mesa de um restaurante e não ataca”). A organização do 10º BTM recomendou ainda que todos chegassem ao Centro de Eventos do Ceará com uma hora e meia de antecedência da abertura dos portões, para facilitar a checagem das informações e evitar aglomerações. É ou não é o samba do crioulo doido. Esse povo anda sintonizando a globo lixo demais. Torcemos para que a feira tenha atingido seus objetivos pois a o transtorno gerado pela ABAV Nacional fazendo uma mesma feira, no mesmo mesmo mês e na mesma cidade foi de péssimo tom, sem falar na completa falta de ética.
BROCKER – CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA
A equipe da Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, participou de capacitação técnica voltada ao turismo de natureza e aventura. O treinamento contou com a presença de onze profissionais da Brocker, incluindo guias, motoristas e operacional. Ministrado por especialistas da área, o curso de Primeiros Socorros trata especificamente do ambiente natural e suas particularidades. “Esse curso é um apêndice de uma capacitação que está sendo realizada há mais de seis meses com nossos guias, condutores e equipe operacional. Trata-se de mais um passo importante na construção das competências de todos nós, para garantir operações seguras e preocupadas com todos os aspectos”, revela Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. O curso de capacitação segue as normas técnicas da ABNT, a Lei Geral do Turismo e o Código do Consumidor, e foi customizado para produtos como o Pé da Cascata, com trilha que leva os visitantes até a base da Cascata do Caracol, e o Tour no Cânion Itaimbezinho.
“A Brocker procurou especialistas para capacitar sua equipe, com introdução das competências de cada um neste processo, identificação dos perigos e riscos em trilhas, entre outros aspectos que levaram ao desenvolvimento de processos e protocolos operacionais e administrativos. Isso inclui melhorias contínuas de estrutura e equipamentos, tudo pensado para entregar um produto mais seguro, divertido e de mais qualidade”, complementa Carlise Bianchi, Diretora Comercial e de Marketing do Grupo Brocker. Além de mais segurança para colaboradores e clientes, a capacitação também tem como foco o cuidado com o meio ambiente, incluindo estudo para abertura de trilhas e mapeamento de espécies com a consultoria de biólogos. Em março de 2022 será realizado um curso intensivo de quatro dias sobre Primeiro Socorros para Áreas Remotas, e a capacitação em gestão de segurança seguirá com treinamentos periódicos e cursos de reciclagem. Segundo a Lei Geral do Turismo, empresas que oferecem produtos e serviços de turismo de aventura e ecoturismo precisam ter um Sistema de Gestão de Segurança implementado, ter condutores capacitados, termo de comunicação de risco para o participante, entre outros itens da norma de Gestão da Segurança para o segmento.
TURISMO INTERNACIONAL VAI DECOLAR?
De acordo com uma previsão do WTTC, em 2022 a contribuição do turismo para a economia global poderia experimentar um aumento anual de 34%, atingindo US $ 8,6 trilhões. Da mesma forma, os empregos podem ultrapassar os níveis de 2019 – um aumento de 20,1% ano a ano, para mais de 349 milhões. Até agora tudo parece ótimo, mas infelizmente o setor não é o mesmo de antes da pandemia, ou seja, as decisões de cada um dos estados podem afetar uma recuperação simétrica. As medidas de flexibilização anunciadas nos últimos dias por diversos governos têm sido bem recebidas na indústria do turismo, mas a falta de coordenação e consenso sobre as formas é preocupante. Uma das medidas mais questionadas tem sido a admissão discricionária de turistas estrangeiros de acordo com o tipo de vacina aplicada.
No momento tudo visa levar em conta as fórmulas aprovadas pela OMS, deixando de lado a reciprocidade entre os países. Segundo o WTTC, essa situação está afetando a geração de demanda por viagens internacionais. A indústria da aviação também enfatizou essa situação. “Precisamos que os governos removam algumas das restrições de viagens que impuseram e harmonizem as medidas do protocolo de saúde. Assim que isso for feito, a recuperação será forte”, disse Robin Hayes, CEO da JetBlue e presidente do Conselho da IATA.
O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “Está claro que há uma forte demanda por turismo internacional e muitos destinos começaram a receber visitantes com segurança e responsabilidade. No entanto, o verdadeiro reinício do turismo e os benefícios que ele traz permanecem em espera, uma vez que regras e regulamentos inconsistentes e taxas de vacinação desiguais continuam a afetar a confiança nas viagens”.
MELISSA LAMEIRA – A BELLA DA SEMANA
A musa Fitness Melissa Lameira está de volta ao Bella da Semana estrelando a segunda parte do ensaio nu.
Melissa Lameira fez a sua estreia no Bella da Semana a bordo de uma Mercedes SLS AMG, agora a musa fitness está de volta para mostrar ainda mais! Dona de um corpo escultural, ela promete colocar o seu coração à prova… O ensaio com Melissa Lameira estrou no ar nesta quarta-feira (27). Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 modelos nuas e centenas de vídeos para download!
Leia ainda: Trade de turismo comemora investimento público na retomada
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Trade de turismo comemora investimento público na retomada
Segunda edição da Rio do Rastro Marathon terá novidades
O sentimento de gratidão pela vida deveria ser uma constante
Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas
Florianópolis, à Ilha da Magia, se prepara para a altíssima temporada de verão
Notáveis avanços da ciência e da tecnologia permitiram mudanças
Hotel Renar em Fraiburgo SC, ha 40 anos entrelaçando histórias