Foz do Iguaçu será capital do turismo no 18º Festival das Cataratas
FESTIVAL DAS CATARATAS
Aos poucos, diversos setores da economia de Foz do Iguaçu se mobilizam para a 18ª edição do Festival das Cataratas. O evento, que é considerado um dos principais do turismo nacional, acontece nos dias 31 de maio, e 1 e 2 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Para comportar os participantes do evento e oferecer uma experiência completa no destino, a rede hoteleira da cidade está repleta de opções para todos os tipos de perfis. Para esta edição, o evento conta com uma rede de dez hotéis conveniados que estão oferecendo diárias a preços especiais para a data.
HOTÉIS CONVENIADOS
Confira em ordem alfabética: Double Tree by Hilton, Eco Cataratas Resort, Grand Carimã Resort & Convention Center, Rafain Palace, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention Center, San Juan Hotéis Eco Hotel, San Juan Hotéis Tour, Viale Cataratas, Viale Iguassu e Viale Tower. Para Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas: “A cidade está mais uma vez abraçando o evento e aproveitando esta oportunidade única de mostrar a excelência de seus produtos e serviços para o Brasil e o mundo”, destaca. O valor da “Tarifa Festival das Cataratas” está disponível AQUI. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.
VIAGENS CORPORATIVAS
É por essas e outras que a indústria do turismo, apesar dos pesares, funciona a todo vapor. Tanto que, independentemente do atual e absurdo desgoverno e setor demostra alta. Para se ter uma pequena ideia, p setor de viagens corporativas apresentou em março expressivo crescimento de 44% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Foi R$ 1,28 bilhão no mês passado, comparados aos R$ 890 milhões em março de 2019, conforme levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O resultado “é extraordinário e mostra a retomada firme e forte do setor em 2023”, afirma Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. O faturamento de março, conforme a Abracorp, deveu-se ao ótimo desempenho do segmento de serviços aéreas, que faturou R$ 820 milhões, 42% acima do mesmo mês de 2919. Serviços aéreos foram responsáveis por 64% de todo o volume dos onze setores analisados. Ênfase para segmento aéreo doméstico, que ficou abaixo apenas 12% em bilhetes emitidos em relação a março 19, com forte crescimento da Latam tanto em oferta como demanda. A Gol continua líder (+34,1%).
INDICADORES DO MERCADO
“Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade. Isso tudo gera uma boa expectativa para toda a cadeia de viagens, lembrando sempre da necessidade do mix entre as viagens corporativas e o lazer, já que ambas não sobrevivem isoladamente”, afirma Tanabe. O setor hoteleiro também se destacou no mês, com faturamento de R$ 323 milhões, 48% acima do registrado em março de 2019. O setor apresentou também maior volume de transações (+20%) e faturamento (+54%). A Rede Accor mantém o vigor na liderança entre as grandes redes (36%). A locação manteve o fluxo crescente, com +16% em diárias e +29% em faturamento. Com a liderança da Localiza (62%), porém com uma evolução em diárias por parte da Movida (+136%).
O segmento rodoviário continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Isso se deve à alta das tarifas aéreas domésticas (+78%), em média e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos. Os serviços do setor também apresentaram uma percebida melhora na qualidade, com poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo. Pacotes de Viagens/Lazer faturou R$ 24 milhões, 118% acima de março de 2019. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente. Porém, ainda persiste problema: a falta de mão de obra no setor”, diz Tanabe.
IATA
O ano começa colocando na pauta do setor a discussão do NDC (New Distribution Capability), que a IATA a define como “um programa lançado para o desenvolvimento e adoção no mercado de um novo padrão de transmissão de dados baseado em XML (Padrão NDC)”. Ainda segundo a IATA, o padrão NDC aprimora a capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens e está aberto a qualquer terceiro, intermediário, provedor de TI ou não membro da IATA, para implementação e uso. “Nós, da Abracorp, vemos que essa capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens está muito aquém do esperado para uma relação de uma transação seamless como as aéreas costumam dizer. De maneira sintetizada, trata-se de uma forma de distribuição para a companhia aérea, onde ela detém controle total sobre o conteúdo e o processo de distribuição. Portanto, virá dela o que distribuir, por quanto distribuir, quando distribuir e para quem distribuir”, alerta Tanabe.
ENQUANTO ISSO…
Só não foram mais por conta no atraso absurdo de mais de 500 dias para a obtenção de vistos americanos. Segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) dos Estados Unidos mostram que em janeiro deste ano o destino recebeu 4.795.951 visitantes internacionais, um aumento de 93,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa 82,2% do volume total de visitantes pré-pandemia (janeiro de 2019) e está acima dos 72,9% do mês anterior. O maior número de chegadas de visitantes internacionais foi proveniente do Canadá, México, Reino Unido, Coréia do Sul e Brasi. Combinados, esses cinco principais mercados de origem representaram 69,8% do total de chegadas internacionais. A visitação ao Caribe, por sua vez, aumentou 58,3% desde janeiro de 2022. Este é o primeiro mês desde março do ano passado que volume de visitantes de saída para o Caribe ultrapassou o da Europa. A visitação de janeiro à Europa totalizou 797.541 e aumentou 117,7% em relação a janeiro de 2022.
SETOR DE TURISMO EM GRAMADO
Na manhã desta última quarta-feira (26) a cidade de Gramado, na Fantástica tem nova Secretária de Turismo. Luia Barbacovi, vice-prefeito, assumiu o cargo. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk deu início ao encontro de nomeação e ressaltou a importância do setor turístico para a cidade de Gramado, exaltando o profissionalismo presente no trabalho da Secretaria de Turismo. O prefeito destacou o passado profissional de Luia e suas cooperações para o mercado turístico regional. Luia encerrou sua posse enfatizando a magnitude que o turismo tem para a cidade de Gramado, desde os seus primórdios, e citou algumas de suas colaborações regionais em antigos governos. No evento também estavam presentes diversas entidades do trade turístico de Gramado, jornalistas e representantes de empresas colaboradoras no setor da cidade e a procuradora-geral do Município, Mariana Reis e Guilherme Paulus, fundador da CVC e CEO do Grupo GJP Holding.
FESTA DA COLÔNIA
Falando nisso, começou a 32ª Festa da Colônia de Gramado, unindo origens e celebrando tradições. Desde às 10 horas da última quinta-feira (27) parte do interior de Gramado se transferiu para a área urbana do Município por 18 dias. Até 14 de maio são esperadas no evento cerca de 300 mil visitantes. O novo endereço dos representantes das três etnias que construíram Gramado (alemães, italianos e portugueses) é o complexo do Expogramado, onde está montada toda a estrutura da festa, que funciona diariamente das 10h às 22h. Já na tarde do mesmo dia, aconteceu a tradicional Festa dos Espantalhos na Av. Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais. A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções. A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.
FOMENTO DO TURISMO GAÚCHO
A 1ª Dama do Turismo Nacional, Marta Rossi, acompanhou a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, no último dia 19. Com o objetivo de fomentar as atividades turísticas dos municípios gaúchos. O evento reuniu lideranças políticas, entidades e representantes da iniciativa privada. Representando o trade turístico do Rio Grande do Sul, Marta Rossi, em seu discurso, fez questão de enfatizar sua satisfação pelo espaço que lhe foi concedido, além de salientar setores relacionados ao desenvolvimento do turismo gaúcho. “Nosso setor precisa de representatividade junto aos poderes legislativos e executivo estadual e nacional. Temos um Estado pronto, diverso, com singularidades que nos diferenciam do resto do Brasil: rico na história, no folclore, na gastronomia e nas belezas naturais. No momento em que alinharmos o Estado com base no tripé: agronegócio, turismo, inovação/tecnologia, daremos um salto sem precedentes”, afirmou a empresária que há 35 edições criou o grande evento de negócios turísticos das Américas. O encontro contou ainda com o pronunciamento do secretário do Turismo, Vilson Covatti, do secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos, do prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, representando os prefeitos municipais.
VOA BRASIL – UMA PIADA DE MAL GOSTO
Voe com tuas milhas, muito mais fácil uma vez que o dito programa alardeado pelo desgoverno ainda não sai do papel, quem sabe em agosto, a gosto de Deus. O programa pretende oferecer bilhetes “a partir” de R$ 200,00, o trecho, portanto e de fato, o valor é de R$ 400,00 (ida e volta), na baixa temporada, para aposentados, estudantes e funcionários públicos que ganhem até R$ 6.800 por mês. Isto é, passagens que nós outros iremos pagar. Nenhuma companhia aérea dará passagem alguma, isso é obvio. O benefício, se entrar em vigor, estará disponível para voos nacionais durante quatro vezes ao ano (quatro trechos). Contudo, é apenas para uma parcela da população, e ainda limita a quantidade de viagens e a temporada em que elas podem ser realizadas. Isto é, se sobrar alguma, você levantará voo. Entre na fila! Portanto, diante desse cenário, as promoções por meio de pontuações em programas de fidelidade ainda se mostram as mais vantajosas para aqueles que desejam voar de forma gratuita ou pagando pouco. O programa Voa Brasil é uma forma muito limitada, tanto em relação ao público que ele alcança quanto em relação a quantidade de recompensas oferecidas. Uma maneira bem menos burocrática e ilimitada para viajar pagando pouco ou de graça é aderir as estratégias com uso de milhas aéreas, onde o acúmulo depende apenas de você e não de se encaixar em um perfil para ter direito ao benefício.
EM DEFESA DOS CICLISTAS
Depois de grande mobilização nas redes sociais para pressionar deputadas e deputados federais, foi alcançado o número mínimo de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista e da Economia da Bicicleta. Para se criar uma Frente Parlamentar, na Câmara dos Deputados, são necessárias 198 assinaturas ao todo – e foram alcançadas 208 assinaturas. A Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista e da Economia da Bicicleta tem autoria do Deputado Federal Juninho do Pneu, co-autoria de oito deputados e deputadas e apoio direto da Aliança Bike e outras entidades. A criação desta Frente é fundamental para desenvolver um debate sério e propositivo no Congresso Nacional, promovendo audiências públicas, projetos de lei, discussões e encontros técnicos.
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