Gastronomia brasileira em destaque na mídia internacional
GASTRONOMIA DO BRASIL
O Brasil e seu diversificado potencial turístico tiveram destaque na mídia internacional essa semana. O tradicional jornal inglês, The Telegraph, publicou reportagens que destacam a gastronomia brasileira, um dos itens com melhor avaliação entre os turistas internacionais que visitam o país anualmente, como um diferencial competitivo. O jornal britânico, fundado em 1855, definiu a experiência com a culinária nacional como um ‘caleidoscópio de novos e fabulosos momentos gastronômicos’. Segundo a matéria, a gastronomia brasileira é reflexo de ‘um caldeirão de heranças indígenas, africanas e europeias, com produtos extraordinários’. A publicação destacou as frutas brasileiras, como acerola, cupuaçu e jabuticaba, além de pratos típicos como a Tapioca e a Moqueca, além de temperos exóticos como o azeite de dendê.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra acredita que o potencial gastronômico brasileiro, aliado aos recursos naturais e culturais colocam o Rio de Janeiro, assim como outros destinos nacionais, no patamar de grandes cidades turísticas ao redor do mundo. Segundo ela, as notícias veiculadas são importantes para a divulgação de toda a diversidade de produtos turísticos que o Brasil oferece, especialmente em importantes mercados emissores de turistas, como o Reino Unido. Teté Bezerra lembra que, a partir de março deste ano, mais turistas ingleses poderão visitar o Brasil, com o início da operação da companhia aérea de baixo custo, Norwegian Air.
A380 Norwegian Air
“Contribuir para a ampliação da conectividade aérea é uma das prioridades da Embratur. Com mais voos e preços mais acessíveis, é possível reduzir o custo Brasil e atrair mais turistas internacionais e estimular o ingresso de divisas no país”, afirma. A rota do aeroporto londrino de Gatwick para o Rio de Janeiro terá quatro frequências semanais da empresa norueguesa: segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos. A Norwegian é a terceira maior entre as aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low-cost. Além do Brasil, a companhia oferece uma rede crescente de voos de longa distância entre Londres e 12 destinos nos Estados Unidos e na Argentina.
LOW COST ARGENTINA DE OLHO EM FLORIANÓPOLIS
Florianópolis o principal destinos dos turistas argentinos no País, é a cidades que a companhia aérea Flybondi pretende operar, no Brasil, em 2019. A empresa, que adota o modelo low cost, quer operar seus voos com destino ao Brasil partindo da cidade de Córdoba e da capital, Buenos Aires. Os executivos da Flybondi apresentaram ao Instituto Brasileiro de Turismo, nesta quarta-feira (09/01), os planos da companhia para este ano no mercado brasileiro. Atualmente, a empresa realiza voos para duas cidades fora da Argentina: Assunção, no Paraguai, e Punta del Este, no Uruguai.
“É fundamental para o turismo nacional a ampliação da oferta de voos internacionais, auxiliando a chegada de turistas ao País. O relacionamento com as companhias aéreas faz parte das ações estratégicas da Embratur para auxiliar a comercialização do turismo no Brasil”, declarou a presidente do Instituto, Teté Bezerra. O diretor da Flybondi, Esteban Tossutti, explicou que a companhia traz para a América do Sul o modelo de sucesso na operação das empresas de baixo custo europeias e que são extremamente importantes para o turismo porque “os passageiros não gastam nos bilhetes aéreos, e sim nos locais para onde estão indo, seus destinos de viagem”.
A reunião aconteceu um mês após a assinatura da Medida Provisória que permite a liberação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O diretor da companhia aérea, Tossutti, disse ainda que “a criação da Flybondi aconteceu somente porque uma medida semelhante a esta foi aprovada na Argentina”. “O Brasil pode seguir esta tendência e, como consequência, surgirem novas empresas neste segmento”, afirmou. A entrada de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras trata-se de uma das principais reivindicações da cadeia produtiva do setor, e deve ser analisada pelo Congresso Nacional nos próximos meses.
CAFÉ CULTURA EM JURERÊ INTERNACIONAL
Foto: Michel Téo Sin
Para alegria dos apaixonados por cafés especiais, o Café Cultura abriu esta semana a sua primeira franquia em Jurerê Internacional. Situada no charmoso Jurerê Open Shopping, a nova loja tem como um dos principais atrativos um aconchegante lounge instalado no calçadão, perfeito para um café especial com bate-papo e vista privilegiada do movimento de quem passa pelo local. Os clientes podem ainda degustar as deliciosas opções gastronômicas, com mais de 40 itens, perfeitos para todos os momentos do dia: desde o café manhã, brunch, lanche da tarde, até happy hour.
Foto: Michel Téo Sin
A loja é comandada pelos irmãos Bruna e Vinícius Gregoletto, que também são franqueados das cafeterias do Shopping Iguatemi e Passeio Primavera da SC-401. A unidade de Jurerê Internacional é a 12ª da rede, que possui outras 11 lojas localizadas em Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Criciúma e Tubarão.
10ª EDIÇÃO BALNEÁRIO SABOROSO
A edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso segue com as inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. Neste ano, o evento acontece entre 4 e 28 de julho de 2019 e mais uma vez promete uma experiência completa e com menu exclusivo pelo valor de R$ 54,90, para uma ou duas pessoas. Aproximadamente trinta restaurantes já se inscreveram para o festival, que conta com um número limitado de adesões. Neste ano, o festival trará grandes novidades, entre elas a ampliação na interação com o público com a implementação de novas tecnologias, um concurso gastronômico, que visa valorizar e premiar o melhor chefe de cozinha da cidade, além de uma reformulação na programação paralela, que contará com outro formato.
Os estabelecimentos gastronômicos terão novamente a possibilidade de oferecer uma opção vegetariana dentro do menu escolhido. O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones: (47) 3360-0696 ou (47) 98856-3884 ou pelo e-mail: contato@visitebc.com.br.
Hotel Fazenda Boqueirão – Ícone do Turismo Rural Nacional – lages – SC. Faça sua reserva agora, daqui alguns dias só em fila de espera mesmo.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS FAZEM SUCESSO ENTRE OS ARGENTINOS
Um dos atrativos do Parque Unipraias, em Santa Catarina
O jornal diário La Nación apresenta opções de atrativos em nossa Bella e Santa Catarina. Com o período das férias escolares e os termômetros registrando recordes de temperatura nossas praias estão lotadas e os os parques aquáticos da nossa região têm se mostrado uma excelente opção para se divertir no catarinense. É o que indica a revista Lugares, do La Nación, um dos principais jornais diários da Argentina. O Parque Unipraias, também foi reconhecido pela paisagem que compõe os 47 bondinhos de seu teleférico. À Argentina responde por quase 40% de todos os turistas internacionais que o Brasil recebe. Desse total, mais de 80% escolhem o segmento Lazer, com Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo. Atualmente, 250 voos diretos semanais ligam os dois países.
As reservas para o carnaval já estão abertas. Rio do Rastro Eco Resort, a beira do Aparados da Serra em Bom Jardim da Serra – SC.
URIBICI – CIDADE ACOLHEDORA
Pela primeira vez, a Booking.com preparou uma lista curiosa dos lugares mais acolhedores do mundo, de acordo com avaliações dos hóspedes. Todos os anos, a plataforma digital premia as propriedades parceiras que oferecem os melhores serviços aos hóspedes e, portanto, recebem as melhores notas pelo atendimento prestado com o “Guest Review Award”. Baseado nessa avaliação, foi possível montar a lista com os destinos mais acolhedores do mundo. O top 10 é figurado por: Goreme (Turquia), Slunj (Croácia), Eluanbi (Taiwan), Niagara on the Lake (Canadá), Lake Tekapo (Nova Zelândia), Bendigo (Austrália), Newport (Estados Unidos), Nozawa Onsen (Japão), Fernando de Noronha (Brasil) e El Chalten (Argentina).
Foto: Marcus Zilli
A pesquisa também revelou os países mais acolhedores, que são: a Áustria, República Tcheca, Polônia, Nova Zelândia, Taiwan, Romênia, Hungria, Irlanda, Sérvia e Grécia. Considerando apenas o território brasileiro, uma das cidades mais acolhedoras é a bela Urubici-SC. Essas informações são relevantes especialmente para os 80% dos viajantes brasileiros que afirmam que moradores interessantes e simpáticos são um dos principais critérios ao selecionar um destino para sua próxima viagem.
ABRACORP
O conselho de administração da Abracorp – Associação Brasileira de Viagens Corporativas -, comunicou o regresso de Gervasio Tanabe à direção executiva da organização. Com isso, ele retoma a função que deixou há pouco menos de um ano. Na decisão da volta, pesou a experiência de Tanabe, que há 20 anos está no segmento de viagens. “Decidimos pelo convite e contratação do Tanabe por conta do seu notório conhecimento e capacidade de estabelecer interface com nossas associadas e com os demais players do mercado de viagens corporativas. Estamos certos de que a decisão vem ao encontro dos interesses da entidade e do momento profissional do contratado”, salienta Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.
Formado e pós-graduado em Administração, Tanabe passou por grandes empresas do segmento. Entre elas, Varig, Tam, Gol, Kontak Viagens e Turismo e Abav Nacional. “É uma honra e uma satisfação muito grande voltar à Abracorp e à missão de conectar toda a cadeia de viagens, visando à transparência, qualidade e valorização das TMCs. Mãos à obra, para enfrentar mais esse desafio”, comenta o profissional.
A maior e melhor conexão no exterior informa que neste ano irão possibilitar que seus clientes possam comprar em qualquer revenda (hoje +250) e possam retirar seus chips nos principais aeroportos do país.
RIO GRANDE DO NORTE NA HOLANDA
Terminou neste domingo em Utrecht, na Holanda, mais uma edição da feira Vakantiebeurs, com estandes de destinos, empresas aéreas e redes hoteleiras mundiais. Além de operadores e agentes de viagens, o evento é aberto ao público final, que é da própria Holanda e da vizinha Bélgica, assim como de algumas cidades da Alemanha. Durante o evento será lançado o voo charter Amsterdã-Natal, que será operado pela Corendon e está previsto para novembro de 2019, com duas frequências semanais e temporada de seis meses.
Representante do Praia Bonita Resort & Conventions na Feira Vakantiebeurs
O Rio Grande do Norte teve estande próprio no evento, além de delegação composta por 14 pessoas, entre eles o prefeito de Natal, Álvaro Dias; o presidente de Fecomercio-RN, Marcelo Queiroz, e seu assessor de imprensa, Luciano Kleiber; a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa, e a coordenadora de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana; a secretária de Turismo de Pipa e Tibau do Sul, Beth Baushwitz; dois representas do município de Maxaranguape; os presidentes da Abav-RN (Abdon Gosson) e da ABIH-RN (José Odécio), com a gerente da entidade hoteleira, Gabriela Duarte; e alguns representantes da hotelaria de Natal, Pipa e Nísia Floresta, o paraíso do Rio Grande do Norte.
Praia Bonita Resort & Conventions – Um verdadeiro éden em Rio Grande do Norte
RIO GRANDE DO SUL
A CEO da Brocker Turismo e Bacharel em Turismo, Adriane Brocker Boeira, conta em seu blog Direto do Sul, o que nós turistas podemos aproveitar suas férias na cidade de Canela e Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha. Geralmente visitadas no inverno, as duas cidades da Serra Gaúcha oferecem uma programação rica em atividades para os seus turistas durante o verão. Dicas de lugares para conhecer, comer ou apenas apreciar a paisagem também aparecem na lista detalhada. Confira o que a diz a Any clicando aqui.
Victório – Novo e fantástico endereço gastronômico em Gramado
JPA TRAVEL MARKET
O início de 2019 já está sendo marcado pela divulgação das datas do Roadshow JPA Travel Market. A ação terá início em março e se estenderá durante os primeiros meses do ano. O evento contará com a organização do JPA Travel Market e com a colaboração dos seus parceiros e expositores. O público alvo são grandes agentes e operadores de viagens da respectiva região que estará sediando o roadshow.
Serão apresentadas, principalmente, novidades referentes a 9ª edição do JPA e produtos dos parceiros participantes. Dia 14/03 acontece em Orlando – USA, 28/03, Fortaleza – CE, 30/04, Recife – PE, 21/05, Salvador- BA. Os convites para os agentes e operadores serão enviados através de mala direta, além disso, o JPA contará com o auxílio das operadoras parceiras, que também estarão convidando seus principais agentes. Para mais informações entre em contato via e-mail comercial@festivaljpa.com.br e via telefone (83) 3245-6856.
Hotel Tambaú – João Pessoa – PB
RIO – NEW YORK – ORLANDO
O Rio não pode e nem deve mais ser a porta de entrada de turistas no Brasil. O Rio continua lindo, mas só de cima tamanho a violência la em baixo. Outras capitais são mais seguras para os turistas. Por conta disso e de outras, a “Cidade Maravilhosa” não terá mais voos diretos para Nova York e Orlando. Delta e American Airlines encerram atividades no fim de março. Latam em abril. Com o corte na oferta, o Aeroporto do Galeão terá ligações diretas apenas para três cidades norte-americanas: Atlanta, Miami e Houston. No caso da Latam, os voos diretos ficarão concentrados nas cidades sul-americanas de Buenos Aires, Lima, Montevidéu e Santiago.
O Hotel Renar já abriu as suas reservas para o carnaval mais tranquilo e em família da região. Não fique em fila de espera. Faça sua reserva agora e mergulhe nas paisagens da região
BELLA DA SEMANA
Após fazer um sucesso enorme em sua primeira passagem pelo Bella da Semana, Andressa Estevão retorna a maior revista masculina do Brasil para a segunda parte de um ensaio de tirar o fôlego. Desinibida, a paulista de apenas 21 aninhos, que estuda Estética e tem como objetivo trabalhar com fotografia num futuro próximo. Sobre o ensaio para o Bella da Semana, a modelo conta que ficou bem à vontade com a equipe e que faria de novo. Confira as fotos do ensaio de Andressa Estevão que já estão no ar.