In Jazz – A Arte do Improviso – Camerata Florianópolis

CAMERATA FLORIANÓPOLIS E LUIZ ZAGO TRIO TRAZEM “A ARTE DO IMPROVISO – IN JAZZ”

Quando sobem ao palco músicos de qualidade, a conversa entre as notas musicais flui, e nessa interação o improviso dá o tom. Essa é a proposta do espetáculo “A ARTE DO IMPROVISO – IN JAZZ”, programa de grande sucesso da Camerata Florianópolis em conjunto com Luiz Zago Trio, que resultou na gravação de um CD em 2015, e agora retorna ao Teatro Ademir Rosa, do CIC, em Florianópolis. A apresentação será no próximo dia 15 de agosto, às 20h, com ingressos à venda. O concerto conta com o patrocínio da WOA Empreendimentos Imobiliários, Engie, Angeloni e Intelbras, e tem apoio Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.
O espetáculo, que já fez sucesso em diversas cidades nos últimos anos, traz sob a regência do Maestro Jeferson Della Rocca a união das cordas da Camerata Florianópolis, o contrabaixo acústico de Carlos Ribeiro Jr e a bateria de Rodrigo Paiva, para dar vida aos arranjos criados pelo pianista Luiz Gustavo Zago. Juntos, interpretam as músicas emblemáticas e também obras clássicas que ganharam a linguagem do jazz. “Criei arranjos do jazz, mas que respeitam muito a tradição da origem das composições. O resultado ficou muito interessante, e vale a pena conferir, pois será uma parceria linda com a Camerata”, explica Zago.

O jazz foi um marco no mundo, no início do século XX. Um fenômeno que revolucionou o “fazer musical” e a cultura de forma geral: o encontro da música de salão europeia “branca” com o blues e a música gospel “negra”, que caracteriza o primeiro forte movimento musical. Hoje o estilo já não se encontra mais na Europa, no berço da tradição cultural clássica, mas ainda está presente na América, criando um novo imaginário musical para um tempo de mudanças. “É dentro deste espírito de inovação que traçamos ‘A Arte do Improviso’, revisitando importantes temas de jazz numa perspectiva contemporânea, com piano trio e orquestra em constante interação”, comenta o maestro Della Rocca. No programa estão incluídos conhecidos clássicos do jazz como What a Wonderful World, de Bob Thiele e George Weiss, e When I Fall in Love, de Victor Young e Edward Heyman, além de clássicos como a Ária da Suíte Orquestral n.2, de Johann Sebastian Bach. Mais informações: (48) 3233-2324, e-mail: camerata@camerataflorianopolis.com.br.
PROGRAMA
Linus & Lucy – VINCE GUARALDI
What a Wonderful World – BOB THIELE/GEORGE WEISS
When I Fall in Love – VICTOR YOUNG/EDWARD HEYMAN
Misty – ERROL GARNER
Concerto de Aranjuez/Spain – JOAQUIN RODRIGO/CHICK COREA
Cantaloupe Island – HERBIE HANCOCK
Ária da Suíte Orquestral n.2 – JOHANN SEBASTIAN BACH
Blue Moon – RICHARD RODGERS/LORENZ HART
Take Five – PAUL DESMOND
Rhapsody in Gershwin – LUIZ ZAGO
Leia Também:
Turismo pelo Rally dos Sertões é sucesso absoluto entre aventureiros pelo interior do Brasil