Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
INVESTIMENTO & TURISMO
Investimento em turismo é sempre certeza de retorno garantido, tanto que, apesar dos pesares e de toda a crise, a Argentina é um exemplo a ser seguido, pelo menos no Turismo, que é levado extremamente a sério. Tanto que o secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, informou que até 14 de novembro entraram na Argentina 6.222.667 turistas estrangeiros, produzindo um impacto econômico de 4.165 milhões de dólares em mercados que registram números históricos de receitas de visitantes internacionais. A informação foi divulgada durante reunião da Diretoria do Instituto com a presença de autoridades do Conselho Federal de Turismo, da Câmara Argentina de Turismo e do Ministério de Turismo e Esportes da Nação. Durante o encontro, no ponto relativo à informação estatística, Sosa destacou que durante este ano os mais de 6.200.000 turistas estrangeiros vieram de países vizinhos, da América do Norte, da Europa e do resto da América Latina.
O ranking dos dez primeiros países que enviam turistas estrangeiros ao nosso país é composto por Uruguai (1.350.044), Brasil (1.202.199), Chile (1.165.717), Paraguai (477.575), Estados Unidos (440.972), Bolívia (204.064), Peru (158.435), Espanha (157.413), Colômbia (116.434) e França (96.791). Neste contexto, destacaram-se os casos do Uruguai, dos Estados Unidos, do Chile, do México, do Canadá e do Brasil com recordes históricos de receitas turísticas, mesmo nos últimos 13 anos, além de uma recuperação e crescimento ao longo do último ano do pré -pandemia (2019). Especificou que ao analisar o período Janeiro-Outubro de 2023 face aos mesmos períodos dos últimos 13 anos, estes países apresentam as melhores percentagens de recuperação e crescimento, bem como de rendimentos turísticos. O Uruguai, por exemplo, recuperou-se e cresceu 186% acima da pré-pandemia, e os 1.350.044 uruguaios admitidos nesse período é o melhor registo dos últimos 13 anos, tal como os Estados Unidos com 115% e 440.972 turistas inscritos. Da mesma forma está o Chile, com 113% (em relação à pré-pandemia) e 1.165.717 chilenos que visitaram a Argentina. Esta é também a situação do México (102% acima do pré-pandemia e melhor registo de rendimento dos últimos 13 anos), enquanto o Brasil tem o melhor registo histórico dos últimos 13 anos por terra.
Ele destacou ainda a situação do mercado norte-americano, que vai além da questão do câmbio favorável. Os países desta região cresceram ao longo de 2019, têm os melhores recordes históricos dos últimos 13 anos e já representam mais de 10% de todas as receitas turísticas internacionais para a Argentina. No caso da Europa a recuperação é de quase 80%, Espanha destaca-se porque tem uma recuperação de 90% e nestes últimos dois meses de 2023 estamos na época alta para este país. Acrescentou que o INPROTUR, com a marca Visit Argentina, realizou mais de 200 ações de promoção turística do país em 28 países, em trabalho conjunto com a Câmara Argentina de Turismo (CAT) e com a colaboração de Embaixadas e Consulados de todo o mundo.
IMPOSTO ARGENTINO NAS PASSAGENS AÉREAS
Falando nisso, à Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), que representa 160 empresas do ecossistema de transporte aéreo, incluindo 40 companhias aéreas responsáveis por mais de 80% do tráfego aéreo na região, manifesta sua preocupação com o recente aumento de impostos sobre passagens aéreas na Argentina, uma vez que essa medida impactará o custo das passagens aéreas, desestimulando a demanda em um momento chave para a recuperação do setor. Antes deste aumento, a Argentina já enfrentava um ambiente difícil em comparação com outros países da região. De acordo com o Índice de Competitividade da Alta – Amadeus 2022, enquanto países como o Brasil, Chile e Cuba oferecem tarifas mais competitivas, a Argentina tem uma carga tributária significativamente maior, com a taxa de embarque representando 30% do preço médio do bilhete no segundo trimestre de 2022, 84% maior do que a média da região. “A Argentina é o país menos competitivo em termos de taxas sobre os bilhetes, que ascendem a 112% do preço. Este quadro fiscal torna as passagens aéreas consideravelmente mais caras e de mais difícil acesso para as pessoas que não precisam viajar apenas por turismo”, informou a associação, em nota.
O turismo internacional por via aérea na Argentina está 18% abaixo dos níveis de 2019 (acumulado de janeiro a setembro de 2023), e esse novo aumento torna as passagens aéreas ainda mais caras. Essa situação desestimula a demanda em um momento importante em que os argentinos estão planejando viagens de verão. Além disso, no acumulado de janeiro a outubro, o tráfego internacional de passageiros está 22% abaixo dos níveis de 2019, uma das recuperações mais lentas da região. “Estamos convencidos de que uma revisão dessa política tributária é essencial para promover a recuperação do setor aéreo na Argentina e melhorar sua competitividade em nível regional. Estamos empenhados em trabalhar com as autoridades para encontrar soluções que apoiem o crescimento sustentável da aviação e do turismo, beneficiando tanto o setor como os consumidores. Nosso apelo é para se reconsiderar esta medida”, complementou a Alta.
TURISTAS NO BRASIL
Já o Brasil, em outubro deste ano, recebeu quase 410 mil turistas internacionais. O número ainda não se equipara ao período pré-pandêmico, quando, no mesmo mês de 2019, 413 mil estrangeiros entraram no País. Se comparado ao período de janeiro a outubro de 2022, a entrada de estrangeiros foi 74% maior em 2023, registrando 4,78 milhões de visitantes de outros países, números que eu duvido, tratando-se do atual desgoverno. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a perspectiva é de que esse número se aproxime dos 6 milhões até o fim do ano. Estamos ainda muitos distantes daquilo que podemos e devemos ser. Entre os principais visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão. Os norte-americanos vêm em seguida, com pouco mais de 483 mil visitantes, seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.
JETSMART EM FLORIPA
Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, a JetSMART faz sua estreia no Aeroporto Internacional de Florianópolis. A companhia aérea vai operar pela primeira vez em Santa Catarina com voos regulares para Buenos Aires e Santiago. O pouso do primeiro voo vindo da capital argentina está previsto para às 18h40. Para a estreia da cia aérea, a Zurich Airport Brasil preparou uma recepção especial, com um coquetel para convidados, imprensa e autoridades no terraço panorâmico. Na ocasião a concessionária também fará a apresentação da malha aérea para a alta temporada 2023/2024 e os principais destaques do próximo verão. No terminal, os passageiros do primeiro voo também serão recepcionados de maneira especial.
PASSAGENS MAIS BARATAS?
Não vai rolar. Não depende só das companhias aéreas que em breve passarão a cobrar o ar que respiramos a bordo. O desgoverno é incapaz de tomar qualquer providência. Políticos demais profissionais/técnicos nenhum. Isso sem falar no mirabolante pacote de passagens a R$ 200,00. As aéreas que iriam apresentar um plano concreto para redução do valor das passagens, decidiram prorrogar em até 15 dias o prazo para a apresentação do plano de ações com medidas que visam diminuir o valor das tarifas. O Ministério ressaltou em mais um discurso fútil, que ainda que segue empenhado para tornar o valor da passagem mais acessível ao povo brasileiro e, consequentemente, ampliar a aviação civil no país. Cabe ressaltar que os valores cobrados pelas passagens estão diretamente relacionados à estrutura de custos das companhias. Entre as ações que podem gerar redução no preço das passagens estão a queda no preço do combustível de aviação (QAv), responsável por 40% do preço da passagem, a diminuição do excesso de judicialização das relações de consumo nesse setor, a redução (ou não elevação) da tributação incidente sobre a aviação civil e, por fim, o estímulo à concorrência e à entrada de novas empresas aéreas. E pra piorar tudo de uma vez, o “cantor” Carlinhos Brown recebeu, das mãos do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. A entrega aconteceu em cerimônia durante a Expo Carnaval 2023, em Salvador, na última sexta-feira (24).
FOZ – DESTINO NÁUTICO
Enquanto isso, Foz do Iguaçu (PR) entrou definitivamente no circuito de grandes eventos do turismo náutico. Na tarde da última quinta-feira (23), o Ministro do Turismo, Celso Sabino; o Ministro da pasta do Uruguai, Tabaré Viera Duarte; e o Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, participaram da abertura do Internacional Boat Show 2023, versão inédita do maior evento do setor náutico brasileiro, pela primeira vez realizado em águas doces, no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli), em Foz do Iguaçu. Paralelamente ao encontro, ocorreu na sexta-feira, a abertura do Congresso Internacional Náutica Edição Especial Lago de Itaipu, no Wish Resort Golf, em Foz, também com a presença do Diretor-geral brasileiro, prefeitos da região e outras autoridades. O objetivo é discutir o potencial de investimentos nas práticas de esportes aquáticos, de lazer e outras atividades no reservatório da usina de Itaipu, também conhecido como Lago de Itaipu. O Turismo Náutico é caracterizado pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligado à navegação. O segmento gera desenvolvimento de um ciclo autossustentável, com geração de renda e grandes oportunidades de negócios. Atualmente, a participação desse setor no PIB brasileiro é ínfima, apenas 0,02%, mas o potencial a ser explorado é enorme, desde que haja boa vontade, investimentos na áreas e muito, muito menos discursos.
POTENCIALIDADES
Só para você saber, o nosso Brasil tem 8,5 mil km de litoral, 35 mil km de rios navegáveis e uma infinidade de lagos e lagoas. O setor inclui cruzeiros, embarcações turísticas, de recreio e esportivas, a prática do surf, do kitesurf, do stand up paddle e do windsurf; a realização de mergulhos e outras atividades com equipamentos; a pesca esportiva e a pesca submarina. Agora tente apenas construir um trapiche a beira mar ou a beira rio; tente explorar esse tipo de turismo, tente construir um ancoradouro, um porto, qualquer coisa no sentido de explorar o turismo náutico em qualquer canto do nosso pais e sinta a gigantesca impossibilidade, burocracia, estudos de viabilidade, Ibama, Fatima, Icmbio… de todos os tipos de órgãos ambientais. O Brasil literalmente se arrasta no turismo. Temos discursos demais, burocratas demais, burocracias sem fim e muita gente com ótimas ideias na cabeça e impossibilitados de coloca-las em prática, graças a esses almofadinhas de gabinete. O que se espera é que tudo isso tenha sido amplamente debatido, principalmente assuntos como infraestrutura náutica, legislação e normas para o crescimento desse turismo entre outros temas ligados às potencialidades turísticas de todas as regiões. Isso é fundamental para impulsionar o crescimento econômico local, estadual e nacional.
CARTA DE FOZ DO IGUAÇU
Na oportunidade, ministros e autoridades do turismo de países da América do Sul assinaram a “Carta de Foz do Iguaçu”, reunindo as principais metas para o setor na região. Abrir as fronteiras para o trânsito livre das pessoas entre os países é um dos objetivos. O assunto foi discutido durante 29ª Reunião de Ministros do Mercosul, no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Itaipu Binacional. O encontro também reuniu a ministra de Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo; o ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera Duarte; a subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo Lagos; o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri – entre outras autoridades e representantes do setor. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a integração é o melhor caminho para impulsionar o setor que mais emprego gera no mundo. “Não há como enfrentar os grandes blocos econômicos se não estivermos juntos. Claro que respeitando as nossas características, mas há muito mais o que nos une do que o que nos separa. Itaipu está à disposição para contribuir com esse desafio que é desenvolver o Turismo”, ressaltou.
Já a subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo Lagos, lembrou que a região tem riquezas naturais – como as Cataratas do Iguaçu, a Amazônia e a Patagônia Chilena e Argentina – que cada vez mais atraem turistas de outras regiões do mundo. Assim como a cultura. “As pessoas querem conhecer as comunidades, a vida rural, a experiência, a gastronomia, o artesanato, a identidade local. Por isso, a única forma de poder mostrar isso para todo o mundo é trabalhando em conjunto.” A integração das políticas para o setor também foi defendida pelos ministros Angelita Duarte de Melillo, do Paraguai, e Tabaré Viera Duarte, do Uruguai. “Uma das razões que estamos trabalhando é para fazer uma política de promoção conjunta nos mercados mais longínquos, como a Ásia”, exemplificou Duarte, citando a marca Visit South America (Visite a América do Sul). Outros assuntos abordados na reunião e contemplados na Carta de Foz do Iguaçu foram o incremento da conexão aérea entre os países da região e com outros continentes e o combate ao assédio sexual.
ABAV NACIONAL
A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) tem uma nova diretoria, um novo Conselho de Administração e consequentemente uma nova presidente para o biênio 2023/2025. Após dois mandatos seguidos da presidente Magda Nassar, felizmente deixa o poder. A nova presidente é Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, da Taguatur Turismo Ltda: da Abav-MA. A Vice-Presidente é a super competente, Conceição Junckes, de Joinville/SC, Ex-Presidente da ABAV/SC, cuja seccional apresentou o maior crescimento dentro da Federação. A ABAV desempenha um papel importante na definição de padrões de qualidade e segurança para os serviços prestados pelas agências e agentes de viagens associados. Através de treinamentos e capacitações oferecidos aos membros, a ABAV busca melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas agências e agentes, proporcionando aos viajantes mais segurança e tranquilidade em suas viagens. Desde a sua constituição, a ABAV norteou e liderou ações que contribuem com o desenvolvimento do Turismo nacional; superando dogmas; vencendo desafios e consolidando avanços. Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de polo catalisador dos diferentes segmentos e nichos de mercado. Porta-voz dos interesses das agências de viagens associadas, a ABAV investe na constante inovação e reciclagem de formas de gestão através da educação dos profissionais, dos dirigentes e colaboradores que representa. Criou em 1986 o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, o ICCABAV com o propósito de ofertar cursos em diversas áreas do conhecimento totalmente gratuitos, em versões on-line e presencial, alguns disponíveis virtualmente no canal do YouTube da ABAV Nacional, ampliando ainda mais o acesso ao conhecimento que promove. Contemporaneidade é a marca registrada que o retrospecto associativo confere à entidade, distinguida por sua força de reação, no sentido da superação: do agir com firmeza de propósito e de reagir com prontidão às adversidades.
3º FÓRUM DE NEGÓCIOS DO MERCOSUL
Vem aí o 3º Fórum de Negócios do Mercosul, com o objetivo de conectar diretamente as empresas de diversas áreas com governos, entidades de diversos setores, para, em um dia inteiro de conteúdos direcionados com Palestras, Mesa de Negociação e Networking. O evento acontece no dia 08/12 em Florianópolis, no Centro de Eventos do Hotel Castelmar. Na oportunidade a ABIH-SC irá abordar o tema “Os meios de hospedagem e as expectativas para 2024″. A entrada é gratuita! Faça sua inscrição e garanta sua vaga. O Grupo de Negócios do Mercosul vem atuando com suas diversas plataformas de promoção e comunicação com o objetivo de integrar e desenvolver o Mercado Comum da América do Sul ( Mercosul ) criar um ambiente positivo para os mais diversos setores da sociedade deste bloco econômico. Nesta trajetória estamos realizando o Fórum de Negócios do Mercosul, que propõe palestras, debates e rodadas de negócios.
BELLA DA SEMANA – CAMYLLE VENTURA
Está chegando a hora de apreciar a segunda parte do ensaio exclusivo com a ninfeta Camylle Venttura nua!Toda soltinha, Camylle Venttura se entregou completamente para as lentes do fotógrafo sem nenhum pudor. O tesão falou mais alto e o resultado foi de um ensaio repleto de sedução, erotismo e uma pitada de safadeza. Atenção: o ensaio inédito com Camylle Venttura já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Dobra, no mínimo, a presença de turistas brasileiros no exterior
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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