Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro
VIAGENS CORPORATIVAS – MUDA PERFIL DO VIAJANTE
O perfil do viajante corporativo está em mudança neste ano. Em 2023, ele tem ficado menos tempo nos hotéis e mais tempo com o carro alugado, segundos dos dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente. O levantamento da Abracorp mostra que o faturamento mantém-se em alta. Em setembro, o setor de viagens corporativas faturou R$ 1,264 bilhão, um aumento de 27% em relação ao mesmo mês de 2019. De agosto a setembro, foram faturados R$ 3,616 bilhões, em comparação a R$ 3,339 bilhões no mesmo período do ano passado e R$ 2,992 bilhões no terceiro trimestre de 2019. Setembro foi o sétimo mês seguido que o setor registra faturamento acima de R$ 1 bilhão, fato inédito desde que Abracorp começou acompanhar de forma sistemática os dados do setor. O viajante corporativo aumentou o período de locação de veículos, de seis diárias para oito diárias em setembro último, comparado ao mesmo mês de 2019, devido ao aumento de contrato de mensalistas.
“Essa é uma tendência que vem se apresentado ao longo dos meses, claramente o viajante está optando por locações mais prolongadas e cobrindo pequenas distâncias,” afirma Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp. “Com a consolidação do faturamento em razão do aumento das tarifas dos setores analisados, começamos a avaliar o comportamento do número de transações, um ponto crítico do setor. Nossa análise é que, até o final do primeiro trimestre de 2024, vamos atingir as marcas de 2109 em totais de transações”, avalia Machado. Além de hotéis e locação de veículos, outros setores têm se destacado neste ano. Os serviços aéreos, por exemplo, que representam quase 60% do faturamento de todos os setores, faturaram em setembro R$ 818 milhões, frente a R$ 788 milhões em setembro de 2022 e R$ 644 milhões no mesmo mês de 2019. Os serviços rodoviários deram um salto expressivo. Saíram de R$ 943 mil em setembro de 2019 para R$ 2,344 milhões no mesmo mês do ano passado e R$ 3,812 milhões em igual período deste ano. A entidade destaca que o resultado até o momento mostra a plena recuperação em 2023, a retomada forte das viagens e eventos corporativos e uma tendência positiva para os últimos três meses do ano.
REFORMA TRIBUTÁRIA
A mal fadada Reforma tributária, aprovada a toque de caixa e em troca de gordas verbas, pela Câmara dos Deputados com certas celebrações por parte de algumas categorias do Turismo, como a ABIH, Abrape e FBHA, a Reforma Tributária ainda preocupa, com muita razão, muitos segmentos do Turismo, que sempre clamaram pela inclusão das demais atividades do segmento que o compõe no rol de alíquotas diferenciadas previsto no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019. Agora, o relator da Reforma Tributária no Senado Federal, acatou as sugestões do MTur para incorporar a aviação comercial, operadores e agências de viagens ao regime específico de alíquota com base num cálculo diferenciado. Agora acatadas, as sugestões vão ao plenário do Senado Federal e, em caso de aprovação, voltam para a Câmara dos Deputados. Essa novela ainda vai longe. O Trade de Turismo quer um regime com alíquota menor para todos os setores, já que hoje o setor paga 3,65% de tributos federais referentes ao PIS e Cofins, e de 2% a 5% do tributo municipal ISS, que varia de acordo com a cidade. Com a alíquota padrão da reforma estimada em cerca de 25%, em alguns casos as empresas do setor poderiam ver sua carga tributária quadruplicar, o que fica totalmente fora da realidade para a grande maioria.
As maiores entidades do trade turístico brasileiros fizeram de tudo para tentar reverter o atual texto da Reforma Tributária. A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) e a Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt) se mobilizaram recentemente para informar aos senadores sobre o prejuízo que o Brasil terá caso o Turismo não seja contemplado com uma alíquota diferenciada. As entidades pediram que o Senado Federal tivesse sensibilidade e entendimento em relação a Reforma Tributária para o Turismo, que clama pela inclusão das demais atividades do segmento que o compõe no rol de alíquotas diferenciadas previsto no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019. A FecomercioSP deu exemplo de uma agência de viagens e turismo. Com os 27% de alíquota cheia, sem redução como em outros setores, o total de impostos pagos poderia chegar a 153%.
Nos últimos meses, foram realizadas diversas reuniões com membros do Poder Legislativo e do Executivo. Em agosto, após articulação do presidente da Embratur, diversos representantes do turismo foram recebidos em audiência no Ministério da Fazenda para debater a reforma tributária. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho que analisou os impactos da reforma tributária no setor e contribuiu nos debates no Senado para a mudança do relatório final da proposta de emenda à Constituição. Esses são os setores que hoje seriam contemplados com alíquota diferenciada: Operações alcançadas por tratado ou convenção internacional; Serviços de saneamento e de concessão de rodovias; Operações de estrutura compartilhada dos serviços de telecomunicações; Serviços de agência de viagem e turismo, como agências e operadoras; Transporte coletivo de passageiros rodoviários intermunicipal e interestadual, ferroviário, hidroviário e aéreo; Serviços de saúde e de educação Alimentos destinados ao consumo humano; Produtos de higiene pessoal e limpeza; Produtos agropecuários, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura; Insumos agropecuários e aquícolas; Produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais, atividades desportivas e comunicação institucional; Dispositivos médicos; Dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência; Bens e serviços relacionados a soberania e segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética; Medicamentos; Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual.
FLYBONDI & VOOS DOMÉSTICOS PELO BRASIL
O CEO da empresa aérea low cost argentina Flybondi, Mauricio Sana, se reuniu com o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Juliano Noman, e o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Catanant, para reafirmar o interesse da aérea de baixo custo em operar voos domésticos no Brasil. A reunião aconteceu durante a 19ª edição do ALTA AGM & Airline Leaders Forum. No encontro, os representantes discutiram vários assuntos relacionados com a situação do transporte aéreo no Brasil, bem como os destinos atuais operados pela Flybondi no país. Nesse contexto, o CEO da Flybondi reafirmou o interesse da empresa em continuar a expandir suas operações no mercado brasileiro, bem como reforçou a intenção de iniciar voos domésticos no país. “Este encontro representa um passo importante no diálogo e na colaboração entre a Anac Brasil e a Flybondi, e ambas as partes esperam continuar a trabalhar em conjunto para promover o crescimento da aviação na região”, afirmou Mauricio Sana. O encontro contou ainda, pelo lado do Anac, com a presença do chefe de Gabinete da Assessoria Internacional, Marcelo Lima. Pelo lado de Flybondi, além do CEO Mauricio Sana, participou da reunião a diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Lucia Ginzo.
BRASILEIROS AOS EUA
Como vivo semprerepetindo por aqui, voar pelo Brasil é caríssimo, demorado por contas das conexões e horários de voos absurdos e a mais completa falta de conectividade. Diante desse quadro negro, o Brasil fechou o segundo trimestre com cerca de 370 mil viajantes aéreos enviados ao Estados Unidos. Os dados foram divulgados pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) da Administração de Comércio Internacional dos EUA. O Reino Unido (968 mil visitantes) foi o principal mercado emissor aéreo, seguido por Índia (507 mil), Alemanha (467 mil), França (408 mil) e Brasil (369 mil), que fecham o Top 5 overseas (exceto Canadá e México). Ao todo, 7,7 milhões de estrangeiros (exceto canadenses e mexicanos) visitaram os Estados Unidos no 2T23. No período, Nova York (2,4 milhões) foi o estado mais visitado, seguido pela Flórida (1,9 milhão), Califórnia (1,6 milhão), Nevada (519 mil) e Texas (479 mil). No geral (no exterior, Canadá e México), os viajantes aéreos internacionais gastaram US$ 18,9 bilhões nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2023, um aumento de 32,9% em relação ao segundo trimestre de 2022.
O visitante estrangeiro médio teve uma renda familiar anual combinada de US$ 95.311, ficou 19 noites e gastou US$ 1.933 enquanto estava nos Estados Unidos. Os gastos gerais estimados com viagens nos Estados Unidos foram de US$ 14,9 bilhões, um aumento de 29,5% em relação ao segundo trimestre de 2022. A decisão de visitar os Estados Unidos ocorreu 98,4 dias antes da viagem e reserva aérea, 72,8 dias antes da viagem.61% viajaram sozinhos, 20,8% viajaram com cônjuge/companheiro e 16,3% viajaram com familiares/parentes. Já as férias foram o principal objetivo da viagem (53,2%, semelhante a 53,3% no 2º trimestre de 2022), seguido por visitar amigos/parentes (24,1%, abaixo dos 27,9% no 2º trimestre de 2022) e Negócios1 (18,4%, acima de 13,7% em 2022, segundo trimestre). As compras foram a principal atividade de lazer praticada (80,5%), seguidas por passeios turísticos (76,9%), parques/monumentos nacionais (36,6%), galerias de arte/museus (30,4%) e pequenas cidades/campos (29,1%). Hotel ou Motel, etc. foi o tipo de acomodação mais utilizado (70,5%), enquanto carro foi o tipo de transporte mais utilizado (36,6%).
MARTA ROSSI
Na véspera do início da 35ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, dia 8 de novembro, a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi, receberá a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Por indicação da diretoria e aprovação unânime da Academia, a empresária é a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Acadêmico na história da instituição. A entrega da honraria acontece na Câmara de Vereadores de Gramado. Após a cerimônia, haverá celebração com coquetel. Parte do colegiado estará presente para este grande momento. Entre os acadêmicos e acadêmicas: Adenauer Góes, Alexandre Sampaio, Antônia Marisa Canton, Anita Pires, Carlos Alberto Júlio, Chieko Aoki, Elza Tsumori, Guilherme Paulus, J. Cocco, José Guillermo Condomi Alcorta, Marisa Canton, Milton Zuanazzi, Norton Lenhart, Romano Pansera, Roosevelt Hamam, Sergio Junqueira Arantes, Virgilio Carvalho. A honraria tem como um dos principais compromissos conceder Diplomas, Medalhas de Honra ao Mérito e outros prêmios, para homenagear indivíduos e entidades que contribuíram ou contribuem, de forma considerável, para o progresso e aprimoramento dos setores.
A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021). Há anos, o nome Marta Rossi, 1ª Dama do Turismo Nacional, se tornou sinônimo de turismo em meio ao trade. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta atuou na Prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos educacionais com apenas 17 anos. Entretanto, foi em 1980 que a gramadense ingressou no segmento do Turismo, trabalhando nos principais hotéis da cidade. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, iniciou uma transformação para o mercado turístico regional e estadual. As profissionais criaram a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feira e Eventos. Visionárias, cientes da grande demanda de turismo de negócios presente no Brasil, as sócias criaram o Festival Internacional de Turismo de Gramado, que desde 2015 leva o nome de Festuris. O evento ficou consagrado e, em 2023, terá a realização de sua 35ª edição de forma ininterrupta, com estimativa de atrair 15 mil participantes, 2,7 marcas em exposição e 40 destinos internacionais.
FUTEBOL & FESTURIS
Após três anos sem a presença da torcida, o Futebol Festuris retoma neste ano em grande estilo. A competição entre as equipes, Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo, acontecerá na Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, dia 10 de novembro, às 20 horas, e contará com acesso liberado para torcidas. Segundo Rodrigo Canielas, um dos organizadores da programação junto com Larry Dollie, são esperadas 500 pessoas para a disputa. Após o jogo, um churrasco será servido ao público. “Esperamos uma grande confraternização do trade turístico. O Futebol Festuris sempre atraiu muitas pessoas, e neste ano volta ao seu formato tradicional. Convidamos a todos que aproveitem”, adianta Canielas. O Futebol Festuris é um momento tradicional e ocorre desde as primeiras edições do evento, tendo sido interrompido apenas em 2020, em ocasião da pandemia. Já estiveram reunidos jogadores famosos como o Tinga, ex-atleta da dupla Grenal, e outras personalidades de renome do esporte. “A finalidade é fazer uma grande festa entre desportistas, agentes de viagens e profissionais do trade turístico”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris e um dos atletas da equipe Seleção Gaúcha.
CVC & FESTURIS
A CVC, por meio do Canal Agências, terá duas caravanas para o Festuris, que acontece em Gramado de 9 a 11 de novembro. As saídas partem de diferentes destinos do Rio Grande do Sul, em ação que tem como parceiros o Visit Orlando e os parques Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e Seaworld. Dois ônibus farão os seguintes roteiros no Rio Grande do Sul no dia 10 de novembro (sexta-feira): Roteiro 1 – Garibaldi, Caxias do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo; Roteiro 2 – Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Taquari. A programação tem duração de 2 dias, sendo que no primeiro dia estão inclusos coffee break de boas-vindas no Wish Serrano, onde haverá capacitação sobre Orlando e almoço, além de transfer para o Festuris e transfer para Bento Gonçalves ao final do evento, onde os agentes ficarão hospedados no Dall Onder Vittoria. No dia 11 de novembro (sábado), a programação inclui saída para Gramado para capacitação no hotel Buona Vitta, com palestra sobre o destino Espírito Santo e almoço, seguido de transfer para o Festuris e retorno para as cidades de origem ao final do evento. Também estão inclusos seguro-viagem e camiseta Visit Orlando e CVC Viagens. É cobrada uma taxa única de R$ 68 reais por pessoa. Para mais informações e inscrição, basta acessar esse link. As vagas são limitadas. Para os agentes de viagem que já estiverem em Gramado, o convite é para participarem do treinamento sobre Orlando e do almoço no Wish Serrano, no dia 10, também com camiseta brinde e transporte gratuito ao Festuris.
CASTELO SAINT ANDREWS & CARBONO NEUTRO
O Castelo de Saint Andrews de Gramado lança o seu primeiro programa de Carbono Neutro, um projeto inédito que endereça o combate às mudanças climáticas, tema de urgência e notoriedade global. O empreendimento é o único Relais & Châteaux do Brasil, grupo que reúne os melhores hotéis do mundo, a contar com esse projeto. A partir da iniciativa, o Castelo Saint Andrews passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO, o que permitirá ao empreendimento acompanhar indicadores ESG de forma permanente e ampliar a geração de impacto positivo no entorno. O projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do Castelo em Gramado, investindo em práticas sustentáveis como projetos de reflorestamento na região e conscientização ambiental climática para públicos estratégicos. Este investimento está alinhado com a missão do empreendimento em potencializar a geração de riquezas, implementando ESG em sua gestão de ponta a ponta, até e etapa de conservação ambiental e conscientização.
Foram cerca de 10 meses de desenvolvimento, sendo que desde o início de 2023 um grupo de especialistas trabalhou no desenvolvimento do 1º Inventário de Carbono do Saint Andrews, com a definição e acompanhamento de todos os indicadores de emissão gases de efeito estufa, avaliando processos e logísticas adotados na operação do castelo. Com base neste estudo, um amplo plano de mitigação de impactos foi desenvolvido, adaptando processos operacionais até a completa neutralização de carbono, que resultará na concessão do Selo Prima Conscientização Climática, na noite de abertura do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), no dia 10 de novembro. O programa foi construído com apoio de consultorias e técnicos renovados na questão ambiental, como a GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance e a OSCIP Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, com a chancela do GBV – Grupo Brasil Verde, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura, ACA – Aliança pela Ação Climática e REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.
O programa Carbono Neutro envolve a implementação de ações, algumas já concluídas e outras a serem implementadas nos próximos meses: Reflorestamento local: plantio de mais de 200 mudas de árvores nativas no jardim do Castelo, entregando ao empreendimento um novo atrativo natural, que permitirá a construção de um bosque para utilização de hóspedes, com vista privilegiada para um dos patrimônios naturais próximos ao hotel, o Belvedere do Vale do Quilombo. Essa iniciativa permite desde já a compensação das emissões de carbono; Educação ambiental climática: capacitações para o time de colaboradores do empreendimento para a gestão ESG, bem como engajamento junto à comunidade local para que estudantes e moradores do entorno possam também participar de iniciativas educacionais sobre a conservação do meio ambiente a partir do novo bosque; Eficiência energética: implantação de tecnologias e práticas para reduzir o consumo de energia renovável nas instalações do Castelo; Parcerias sustentáveis: colaborar com organizações locais e regionais para inspirar a adoção de práticas ESG por demais interlocutores da cadeia produtiva de serviços da região.
Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews, destaca que o programa Carbono Neutro demonstra o compromisso de longo prazo e contínuo com a sustentabilidade ambiental e a preservação do ecossistema local: “Convido a iniciativa privada, empresários e demais articuladores da Serra Gaúcha, a juntarem-se a nós, para construirmos um futuro mais verde e sustentável para todos, para as gerações atuais e futuras. Desejo que o Saint Andrews seja lembrado não apenas por sua beleza histórica e excelência em hospitalidade e luxo, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade da região mais promissora do Brasil”. O Saint Andrews tem como política a garantia de exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, qualidade de suas experiências e satisfação dos clientes. E, agora, o Castelo eleva seu modelo de excelência, sendo um dos primeiros hotéis do Rio Grande do Sul a fincar bandeira neste pioneirismo. No dia 10 de novembro, ocasião de abertura do Festuris, o Saint Andrews realizará um evento para celebrar esse marco histórico, com o plantio da primeira muda que simboliza o início de sua gestão em ESG, devidamente certificada com a concessão do Selo Prima Consciência Climática, conferido por organizações internacionais, pela OCRE – Associação para Valorização do Ambiente, Cultura Patrimônio e Lazer, de Portugal, e pelo movimento latino-americano SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul, concedido apenas para iniciativas dedicadas à revalorizar a identidade sociocultural de patrimônios naturais no território do Cone Sul, em especial Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.
TURISMO EM ITAIPU
A partir do dia 1º de dezembro, os valores dos passeios turísticos na Itaipu serão reajustados. Os novos preços variam de R$ 26,50 até R$58,00, para o público geral, e de R$22,50 até R$ 51,00, para agências. A tabela completa, com as novas tarifas, pode ser conferida abaixo. Além do tarifário, o que também mudou é o número do telefone fixo do Turismo. As ligações agora devem ser feitas para (45) 3198-1800. A Binacional oferece, atualmente, os passeios: Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial, Refúgio Biológico, Itaipu Iluminada, Itaipu Iluminada com jantar, Itaipu by Bike e Itaipu Ride. No primeiro semestre de 2023, a empresa recebeu mais de 240 mil visitantes, o que resulta na marca de 25 milhões de pessoas que já conhecerão a Itaipu, em seus 47 anos de atuação no turismo. Para mais informações, CLIQUE AQUI.
PAPAI NOEL & BUSTOUR ILLUMINATION SHOW
Começou a contagem regressiva para a nova edição do Bustour Illumination Show, espetáculo que leva a magia do Natal para as ruas de Gramado e Canela. A programação do atrativo, que faz parte da Temporada de Natal da Serra Gaúcha, começa no dia 28/10/23 e vai até o dia /14/01/24, com espetáculos de quinta a segunda (com edições extras dias 26 e 27/12, quando funcionará normalmente). O show tem 1h30 de duração, com embarque na loja da Brocker Turismo em Gramado. Todo iluminado e tematizado com elementos natalinos, o ônibus panorâmico circulará pelas ruas decoradas de Gramado e Canela, trazendo músicas natalinas e intervenções artísticas. Até mesmo o Papai Noel tem participação no Bustour Illumination Show.
“Os shows a cada parada contam com a participação de artistas locais, que interagem com o público. Além de abrilhantar o espetáculo, a atração fica ainda mais especial com o envolvimento da nossa comunidade e a valorização da cultura e da arte da nossa região”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual o Bustour Illumination Show faz parte. Junto com os artistas, o espetáculo envolve o trabalho de motoristas, monitores, auxiliares de embarque, coordenadores e os profissionais de produção e decoração que preparam os shows, sob a coordenação da Darte Entretenimento. “Os passageiros que embarcarem nessa jornada conosco vão viver a magia do Natal e desfrutar de uma experiência única, com diversas surpresas. Entre as novidades desta edição do Bustour Illumination Show, teremos novas paradas e shows com experiências incríveis de imersão no encantamento do Natal. Nossos passageiros terão ainda a doçura do chocolate em suas mãos e mantinhas para aquecer o coração de cada um”, revela Carlise Bianchi, diretora de vendas do Grupo Brocker. Ingressos estão disponíveis AQUI.
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