Novo faturamento recorde de viagens no setor corporativo
SETOR CORPORATIVO
Novo faturamento recorde de viagens no setor corporativo. O Levantamento de Viagens Corporativas criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de julho de 2024 atingiram R$ 7.6 bilhões, valores de 6% superior ao mesmo mês de 2023, um novo recorde histórico do período, superando o valor de R$ 7.2 bilhões apresentado no ano de 2013. Para os sete primeiros meses do ano, o setor acumulou despesas equivalentes a R$70 bilhões, valores de 4% superior ao faturamento total do período de janeiro a julho de 2023, que foi de R$ 67.3 bilhões. O lucro histórico do setor registrado em julho é reflexo do contínuo aquecimento do mercado de viagens corporativas. O aumento nas tarifas de hotéis e passagens aéreas, em conjunto com a crescente demanda por esses serviços pelo público corporativo, corroboraram com o saldo final positivo.
Poderia ser melhor ainda, todavia, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, o preço médio das passagens aéreas continua subindo e, sofreu uma variação ascendente de 5% entre os meses de julho de 2023 e 2024. Dados apresentados pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, estimam que, neste mesmo período, houve um crescimento de 10,5% nas tarifas hospitaleiras do país. “O crescimento da procura desses serviços, casado com o encarecimento das suas tarifas, contribuíram para que o nosso mercado atingisse ótimos resultados no faturamento do mês de julho de 2024. É importante ressaltar que o crescimento da economia brasileira, que em relação ao ano passado foi de 2,5%, segundo o estudo de bancos, também contribuiu para que os nossos compradores continuassem a adquirir os serviços de viagens corporativas”, observou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev. “Para os próximos meses, o mercado apresenta boas perspectivas. Estamos caminhando para fechar 2024 com um faturamento anual equivalente a R$ 165 bilhões, conforme especulado na 16ª edição da Global Business Travel (GBTA), em julho, por Suzanne Neufang, CEO da feira, garantindo, assim, uma posição de destaque no ranking mundial”, complementa a diretora.
VISTOS AMERICANOS
Tanto é verdade que ir para o exterior é mais barato, rápido, seguro e bem mais confortável, que somente o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, foi o 14º posto diplomático americano que mais emitiu vistos no mundo, com 19.869 autorizações de entrada concedidas apenas em agosto. No acumulado dos primeiros oito meses deste ano, o número de vistos expedidos chegou a 140.046, posicionando o consulado em 15º lugar no ranking global. A emissão de vistos americanos para brasileiros aumentou 4,6% em agosto de 2024, totalizando 110.995 autorizações, o terceiro maior número registrado no ano e o quarto maior da história. Os dados são da consultoria Viva América, que acompanha mensalmente os sistemas de processamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA ao redor do mundo. “Historicamente, o segundo semestre costuma apresentar uma redução no número de emissões, já que muitas pessoas se programam com antecedência para viajar aos Estados Unidos,” explica Rodrigo Costa, CEO da Viva América. “Mas, desde 2023, temos observado um leve aumento na demanda, especialmente após a Embaixada dos EUA acelerar o processo de emissão e ampliar os horários de atendimento.” O visto mais emitido para brasileiros em agosto foi o B1/B2, que abrange turismo e negócios, com 105.555 concessões. Outros tipos de vistos também se destacaram: J-1: visto de intercâmbio, com 798 emissões; L-2: destinado a dependentes de portadores do L-1, com 591 emissões; F-1: para estudantes, com 546 emissões. L-1: voltado para executivos e empresários transferidos do Brasil, com 431 emissões.
INDÚSTRIA DE TURISMO
Vale comentar que com o verão, final de ano, temporada de praias, férias escolares… batendo a nossa porta, a mercado de trabalho do turismo, especialmente para as empresas que buscam expandir suas equipes e atender à demanda sazonal, ou seja, uma contratação temporária, já dá sinais de aquecimento. Segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego realizada pelo ManpowerGroup, 43% das empresas brasileiras pretendem contratar novos funcionários no quarto trimestre deste ano. Um dos setores que mais adere à prática é o turismo, assim como o setor de varejo e serviços. A seleção cuidadosa de novos colaboradores pode impactar diretamente na performance e no clima organizacional. Contratar com visão de longo prazo, mesmo para funções temporárias, pode resultar em um time mais engajado e produtivo. Além da seleção, outro ponto importante é a capacitação dos novos funcionários. Os empresários que buscam capacitar suas equipes também tendem a notar um aumento na retenção de talentos, mesmo entre os colaboradores temporários, pois uma boa experiência de trabalho pode influenciar positivamente a decisão de permanência.
Todavia, por conta do desgoverno atual, que cria dificuldades para tudo a fim de vender facilidades, as empresas devem avaliar a necessidade real de cada novo colaborador. A contratação de temporários pode ser uma excelente solução, mas é importante que as empresas também estejam preparadas. O cenário atual exige que as empresas estejam atentas às tendências do mercado. Com o aumento da automação e das novas tecnologias, o perfil dos candidatos desejados pode mudar. Além disso, as empresas precisam estar dispostas a adaptar suas estratégias de recrutamento e treinamento para atender a essas novas demandas. Investir em tecnologias que facilitem o processo de seleção e treinamento pode ser um diferencial significativo.
PARQUE NÁUTICO
O Clube de Remo, onde sempre acontece o Ricaldinho da Ilha, localizado abaixo das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que leva o nemo de Parque Náutico Walter Lange, receberá, finalmente, um upgrade da Prefeitura de Florianópolis. O novo parque contará com quadras esportivas, locais de descanso e passeio, bem como pista para corridas e caminhadas. A previsão é de que o novo equipamento de entretenimento e lazer da capital catarinense seja em 2025. egundo o edital lançado pela prefeitura da capital, o valor limite para a contratação da empresa que irá realizar as obras é de R$ 2.3 milhões. Para ser selecionada, a empresa interessada na construção deve enviar sua proposta ao governo até o dia 5 de novembro, às 11h. Após aceita e negociada a proposta, o contrato será assinado com vigência de nove meses. O prazo de execução para entrega do novo parque será de seis meses após o início da construção. Segundo o prefeito reeleito Topázio Neto, em suas redes sociais, o projeto contempla uma área com quadras esportivas, locais de descanso e passeio, pista para corridas e caminhadas, entre outras estruturas. O prefeito afirmou que o local será o “novo point” de Florianópolis, onde será possível assistir o por do sol com a ponte Hercílio Luz de fundo. Ainda, a revitalização do parque permitirá que a área seja valorizada, com integração da comunidade com o mar e incentivo à prática de esportes.
AEROPORTO SALGADO FILHO
Com pompa e circunstância finalmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho volta a funcionar parcialmente e todas as companhias tentam tirar uma casquinha nessa conquista, que não é delas. A Azul chegou a pintar uma aeronave e o piloto nesse primeiro voo era gaúcho. Todavia, a mesma Azul, cancelou todos os voos entre a Capital Catarinense e a Capital Gaúcha, esticando um voo de 55 minutos para três horas, obrigando os passageiros a irem até Campinas e de lá retornarem a Florianópolis ou Porto alegre. Um desserviço sem precedentes. A Azul deu, dessa forma, um passo atrás em sua suposta retomada da conectividade no Rio Grande do Sul, que ficou fechado por quase seis meses devido a enchentes devastadoras. Os novos voos de retomada conectam Porto Alegre a Campinas, Curitiba, Belo Horizonte e os aeroportos de São Paulo. A companhia também garante ligações entre cidades gaúchas, como Santa Maria e Uruguaiana. Só não se sabe até quando. Depois disso o CEO da Azul, John Rodgerson, que esteve presente no voo de retomada, vem com a bAlela sobre a importância da companhia na recuperação do aeroporto e da economia local. “Queremos voltar a operar com a potência que nossas rotas representavam para a Azul antes das enchentes. O estado é fundamental para nossa história”, declarou. Não é o que parece. A reabertura do Salgado Filho não é apenas para a Azul fazer propaganda, mas um marco para a economia do estado. Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, gestora do aeroporto, comemorou a volta das operações como uma vitória para todos os gaúchos, destacando a importância do turismo nesse processo de recuperação. A Azul Viagens também anunciou operações dedicadas que ocorrerão até janeiro, coincidindo com a alta temporada de turismo na Serra Gaúcha, oferecendo tarifas exclusivas e pacotes promocionais para atrair visitantes. Menos para os catarinenses. Vale lembrar que tudo isso é apenas marketing. Nenhuma companhia aérea está fazendo o trecho Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis.
De fato, a reabertura do aeroporto e eventos natalinos criam expectativa no comércio da Região das Hortênsias. Principalmente agora com a proximidade do fim de ano, realização de eventos natalinos e Feira Internacional de Turismo, o Festuris. Por conta disso, na capital gaúcha, o comércio da Região das Hortênsias começa a se preparar para receber uma grande quantidade de visitantes. O Sindilojas Região das Hortênsias realizou uma pesquisa junto a seus associados, em outubro de 2024, sobre a perspectiva para a temporada vindoura. Entre as perguntas da pesquisa, justamente o raio X da queda de faturamento em razão da catástrofe climática. No período das cheias, em que o aeroporto esteve fechado, houve queda de faturamento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 85,7% das empresas varejistas. Registros: 38,5% teve queda de 41% a 60% no faturamento; 30,8% teve queda de 20% a 40% no faturamento; 23,1% teve queda de mais de 60% no faturamento; e 7,7% teve queda de 10% no faturamento. O aeroporto reaberto desde o dia 21 de outubro de 2024 e os eventos natalinos iniciando na região devem dar um “respiro” para o comércio local. Quanto à projeção de vendas para o período: 50% deverá manter o mesmo volume de vendas que no mesmo período no ano anterior; 42,9% projeta vender de 10% a 20% a mais que no ano anterior; e 7,1% deverá vender de 21% a 30% a mais que no ano anterior.
“O fim do ano sempre gera muita expectativa no comércio de nossa região, pois é embalado pelos eventos natalinos, aliado às férias. Toda a estrutura turística se prepara para este período, que é um dos mais importantes para a serra gaúcha, assim como a alta temporada no inverno, que neste ano foi drasticamente prejudicada devido à tragédia climática. Embora tenhamos passado por esta situação complexa, projetamos uma boa movimentação, o que está criando uma prospecção positiva no aumento do faturamento de vendas em 50% de nossos lojistas”, destaca o presidente do Sindilojas, Guido José Thiele. O momento é propício para contratações temporárias para poder atender toda a demanda vindoura, embora o lojista esteja com o pé no freio: 71,4% não irão contratar novos colaboradores para o período natalino; mas 21,4% irão contratar de 1 a 3 funcionários; e outros 7,1% pensam em contratar de 4 a 6 funcionários. Destes que irão contratar, 50% estima que as vagas possam se tornar fixas pós período natalino. Ainda entre as perguntas da pesquisa está o ticket médio estimado do cliente: 50% de R$ 301 a R$ 600; 28,6% de R$ 1001 a R$ 2000; 14,3% de R$ 100 a R$ 300; e 7,1% de R$ 2001 a R$ 5000. A fim de ampliar o faturamento, 78,6% das empresas estão planejando ações de promoção para o período. E 84,6% estão investindo em qualificação de equipe para bem receber o visitante.
TURISMO DE SAÚDE & BEM ESTAR
Em franca expansão em todo o mundo, o turismo de saúde e bem-estar terá espaço exclusivo nesta 36ª edição do Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, com o ambiente Health and Wellness. O novo Espaço foi criado com a proposta de unir a medicina convencional com as práticas complementares, envolvendo a saúde física, mental, espiritual e social. Ali os participantes vão encontrar uma gama de produtos, serviços, consultorias e destinos. Ushuaia e El Calafate na Argentina serão destaques dentro deste novo espaço. Serão 16 marcas prospectando seus negócios neste ambiente. E uma das atrações interativas é a atividade de biodança marcada para o dia 8, às 18h, e que envolverá todo o público interessado. As viagens focadas na saúde física e mental não são nenhuma novidade, mas foram impulsionadas a partir da pandemia de Covid-19, e chegaram a movimentar mais de cinco trilhões de dólares em 2022, conforme o Global Wellness Institute. De acordo com estatísticas, este turista de bem-estar gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional.
No mundo, os principais destinos na mente dos viajantes que buscam o bem-estar são Singapura, México, Costa Rica, Turquia, Tailândia, Índia e Malásia. No Brasil, São Paulo e Recife são os mais procurados para tratamentos de alto padrão, seguidos por Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com o Ministério do Turismo, os eventos de estética são os que mais impulsionam as viagens de negócios no país, atraindo inclusive pacientes estrangeiros, que buscam em solo brasileiro os procedimentos estéticos, especialmente pela boa reputação em cirurgias plásticas, sendo o Brasil o segundo mais procurado no mundo. Com curadoria de Jorge Kralik e patrocínio do Hospital Pompéia, o Palco Pompéia trará diversas discussões durante a Feira. Como preparar o destino ou empresa para receber esse segmento de turismo é um dos pontos que serão abordados. O turismo médico, as tendências, desafios e oportunidades no setor privado é a temática que será debatida em dois momentos no dia 8, à tarde. O assunto será abordado pela CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira. Junto com ela estará a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que levará um olhar sobre o turismo médico no setor público.
No dia 9, o curador do espaço holístico, Jorge Kralik, falará sobre turismo holístico na prevenção de doenças. Em seguida, Daiane Pocahy, Monalisa Optiz e Jorge Kralik irão falar sobre o Ecossistema de Saúde. Como viver 100 anos ou mais saudável é a abordagem que será conduzida por Paulo Sato e para fechar a programação do palco, Marcione Scheffer vai falar Saúde Mental e felicidade no trabalho. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
FESTURIS – ESPAÇO DE LUXO
Os turistas de alto poder aquisitivo buscam experiências autênticas, como imersões culturais e roteiros personalizados, que vão além do turismo convencional. Este viajante procura conforto, exclusividade e gastronomia de alta qualidade, por isso os destinos exóticos, resorts luxuosos e cruzeiros de luxo são cada vez mais procurados. De olho no crescimento exponencial deste segmento turístico, o mercado monitora as tendências para poder sempre oferecer ao cliente uma experiência única. E quem faz parte deste conjunto econômico e que pretende estar sempre um passo à frente costuma prospectar negócios dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro, no Serra Park. “O expositor que investe no Festuris, ele busca o posicionamento da sua marca, ele tem uma estratégia inteligente, ele busca as agências de viagens especializadas e negocia com os gestores, ele busca o diferencial e hoje o Festuris é a Feira que entrega isso”, explica Kenia Jaeger, coordenadora do Espaço Luxury.
O ambiente reúne as principais marcas nacionais e internacionais de cada segmento do turismo de luxo e coloca frente a frente nas rodadas de negociações gestores com poder de decisão que chegam no evento com os agendamentos previamente determinados. É este formato que garante eficiência, otimização do tempo, direcionamento de negócios e conexões assertivas, tornando o Festuris a Feira mais efetiva em negócios das Américas. Além de toda parte de negociação, dentro do Luxury é oferecido uma programação exclusiva com dois happy hours, um de boas-vindas no dia 8, e um de encerramento no dia 9. “Esse é um momento de descontração, informal, mas importante para ampliar e aproximar os negociadores de uma forma mais leve”, pondera Kenia. A fase de agendamentos foi iniciada no dia 7 de outubro, e em 48 horas foram registrados 1.918 agendamentos no sistema. “Esse monitoramento, controle e contato direto com as agências para que os expositores tenham suas agendas 100% fechadas”, observa Kenia.
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e a Xodó estarão presentes com seus associados. E conforme dados divulgados pela BLTA em parceria com o Senac SP, de 2021 para 2022 houve um crescimento de 32,1% na oferta hoteleira, no mesmo período os associados da BLTA registraram um aumento de 11,96% no faturamento, e o total de hóspedes cresceram 11%. O Espaço Luxury completa nove anos e celebra crescimento ano a ano. Na primeira edição eram sete marcas, entre eles o Castelo Saint Andrews que faz parte do ambiente de alto padrão desde o início. Na edição passada a área exclusiva reuniu 140 marcas nacionais e internacionais do mercado alto padrão e para este ano, entre as marcas presentes, 12% delas estarão pela primeira vez dentro do ambiente de luxo do Festuris, seis delas são de Dubai. Neste ano, o maior espaço estará ocupado pelo Visit Portugal que vem à Gramado com suas sete regiões representadas, além de importantes marcas da iniciativa privada. A companhia aérea oficial do Espaço Luxury é a Tap Air Portugal.
CHOCOBUS BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo está trazendo uma novidade irresistível para a Serra Gaúcha: o Chocobus – Uma viagem pelo mundo do chocolate. Com lançamento previsto para o dia 1º de novembro, esse passeio temático oferece uma experiência imersiva e mágica, perfeita para quem deseja mergulhar no universo do chocolate artesanal que faz de Gramado a Capital Nacional do Chocolate Caseiro. “Gramado é um lugar que respira chocolate, e o Chocobus foi criado para celebrar essa tradição de uma forma que mistura arte, cultura e, claro, muito sabor!”, explica Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. No passeio, os passageiros terão a chance de fazer visitas exclusivas às fábricas, duas das mais tradicionais marcas de chocolate da região. Além de acompanhar o processo de produção artesanal, os participantes poderão criar suas próprias ramas de chocolate, uma experiência exclusiva do Chocobus. A mágica dessa viagem não para por aí. O Chocobus é conduzido pelo carismático Cau e sua divertida turma de amigos, os Nibs, parte da Chocoturma – personagens criados para tornar o passeio ainda mais lúdico e interativo, encantando adultos e crianças. Juntos, eles guiarão os passageiros em uma jornada pela história e pelo mundo do chocolate, com direito a muitas risadas e descobertas. “O passeio une passado, presente e futuro, sempre com muito respeito pela tradição do chocolate caseiro de Gramado e Canela”, comenta Adriane. O passeio acontecerá nas segundas, sextas e sábados à tarde, com saídas de Gramado e Canela. A expectativa é que, no primeiro ano de operação, o Chocobus receba cerca de 7 mil passageiros. Os ingressos já estão à venda AQUI.
BELLA DA SEMANA – CAMYLLY ARAUJO
Vocês pediram ansiosamente e nossa “bombshell” vem aí com a última parte deste ensaio nu delicioso que vai deixar saudades… A loiraça curitibana Camilly Araújo de 21 anos posou nua pela primeira vez para as lentes de uma revista masculina e se entregou totalmente (sem pudores)! Ela conquistou os assinantes do Bella da Semana que já estavam com saudades pedindo para ver muito mais da beldade: seios turbinados, tatuagem de coração no bumbum e um olhar arrebatador fazem dela uma musa inesquecível… Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. A última parte do ensaio sensual exclusivo com Camilly Araújo nua no Bella da Semana já está no ar. Loira, morena, ruiva, negra, ninfeta, natural, siliconada ou sarada. Tenha um universo de beldades exclusivamente para você. Assine agora!
Leia ainda: AIRBNB tem projetos de trabalhar com agentes de viagens
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Choque de gerações: Avós criando e educando netos
Crescimento hoteleiro provoca investimentos no setor
O ontem passou, o hoje está sendo vivido e o amanhã virá qual sopro de primavera
Alta no setor rodoviário e queda no setor aéreo, de novo!
Foz do Iguaçu – Vitrine mundial para o turismo de eventos
Em pauta a Extinção Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
Calamidades dos dias presentes – A segurança faz parte de qualquer roda de conversa
Curaçao fortalece a nova conexão com a Copa Airlines desde Florianópolis
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Guilherme Paulus recebe título de cidadão baiano
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental