Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor

5º FÓRUM NACIONAL DA HOTELARIA

 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Orlando de Souza, Presidente do Fohb – Foto: Brasilturis
Na última segunda-feira (18), aconteceu a 5ª edição do Fórum Nacional de Hotelaria 2023, organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Um dos principais eventos de hotelaria da América Latina, a data reuniu cerca de 600 participantes. “Essa é a quinta edição do fórum e é a maior de todas. O evento vem crescendo ano após ano e tornou-se a atividade que dá início a semana mais importante da hotelaria nacional. Foram mais de 600 pessoas no evento e a ideia foi trazer o melhor conteúdo possível para esses profissionais. Tivemos painéis e palestras de tecnologia, mão de obra, economia, dados e estudos, falamos também de ESG, que são conteúdos que interessam para os gestores de hotelaria”, afirmou Orlando de Souza, presidente do Fohb. Entre as grandes novidades, o presidente destacou o debate da reforma tributária. “O Fohb, junto com outras entidades como a Abih, Sindepat, tem trabalhado junto para que enquanto a reforma seja discutida, a gente tenha uma adequação para não aumentar a carga tributária para o setor”, explicou. “A economia do Brasil mostra evolução positiva – seja no PIB ou na queda da inflação e isso tem uma relação direta para o crescimento do setor, neste e nos anos seguinte. E um outro dado a favor dessa expectativa que o resultado dos hotéis em geral melhore é o fato que a oferta tem uma evolução muito pequena”, concluiu. 
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Com preços especiais durante todo o mês de Setembro para você aproveitar com sua família! Para este mês especial, prepararam atividades e opções de lazer para comemorar a verdadeira cultura gaúcha! Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar esse super setembro e o início da primavera. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.

CRESCIMENTO DA HOTELARIA

 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.
Falando nisso, a HotelInvest, com o apoio institucional do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), apresentou o Panorama da Hotelaria Brasileira, incluindo a prévia trimestral, durante 5º Fórum Nacional de Hotelaria. Cristiano Vasques, da HotelInvest, apresentou os dados positivos para o segmento. O estudo analisou o desempenho de 204 hotéis e 35.026 UHs, em 10 capitais brasileiras. No estudo apresentado por Vasques, é possível observar o desempenho dos dois primeiros trimestres de 2023, bem como o desempenho do 1° semestre de 2023, comparados com os últimos quatro anos. O estudo apresenta também a média móvel da ocupação e da diária média para cada uma das cidades analisadas.Ao contrário do que se esperava, a ocupação da hotelaria brasileira no 2º trimestre de 2023 ficou abaixo do esperado em relação ao mesmo período de 2022, tendo queda de 2,4%, contudo, o mercado brasileiro cresceu em diária média, ficando 22,3% acima do ano anterior.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. O Urubici Park Hotel é completo, com quatro opções de apartamentos na principal avenida da cidade, eixo de acesso aos pontos turísticos mais procurados. Tudo isso com uma estrutura de hospedagem para garantir que sua viagem seja inesquecível. Com 41 apartamentos, quatro salas de convivência, Salão de Conferências, Sala de Jogos, Frigobar e Restaurante terceirizado anexo. Clique no baner e faça sua reserva.
O aumento dos índices em relação a 2022 está atrelado a um primeiro trimestre de 2023 mais forte, impulsionado por shows e feiras, bem como ao fato de que o primeiro trimestre de 2022 ainda foi impactado pela variante ômicron da Covid 19. O RevPAR registrou um crescimento de 19,3% em comparação ao segundo trimestre de 2022, motivado pela demanda reprimida pós covid e retomada dos eventos corporativos, o que possibilitou o crescimento de tarifa em todas as capitais analisadas. A análise dos dados mais recentes das 10 capitais apuradas no Panorama mostra que o grande impulsionador do desempenho nos últimos meses foi a diária média (RevPar). “A diária média é o principal motor de crescimento. Todas as cidades cresceram, mas não só isso. Elas também deram um grande salto no primeiro trimestre. No segundo trimestre também cresceu mas de forma mais lenta. Os destaques positivos foram São Paulo e Brasília, com crescimento de 44% no RevPar, algo melhor do que o projetado. Por outro lado, Fortaleza estabilizou e foi a cidade que registrou menor crescimento”, afirmou Vasques.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.

DESGRAÇA TRIBUTÁRIA

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Todavia, o setor turístico está para tomar a maior ré da sua história e morrer literalmente na praia. Um estudo encomendado pelo movimento Vamos com Eventos e Turismo, que reúne a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a Resorts Brasil, a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), revelou que alíquota padrão da Reforma Tributária pode fazer com que parques e hotéis paguem até 89% a mais de carga tributária em relação ao que temos hoje. Devido ao baixo consumo de insumos, originadores de créditos de IBS/CBS, e por prestarem serviços ao consumidor final (que não se credita), a aplicação da alíquota-padrão, estimada em 26,9% pelo Ministério da Fazenda, fará aumentar em até 89% a carga tributária nos serviços de parques temáticos e 67% em hotéis, de acordo com o estudo da Tendências Consultoria. Sem um regime diferenciado, o custo final tornará inviável a competição por turistas nacionais e estrangeiros.
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

ARROCHO FISCAL

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Cabe ressaltar que o setor já convive com uma carga tributária acima dos padrões mundiais. Na União Europeia os serviços turísticos – hospedagem, eventos, parques e restaurantes – estão previstos na Directiva 2006/112/EC[1] como passíveis de alíquotas reduzidas. Na OCDE, dos 37 países analisados, 28 aplicam alguma redução para o setor, sendo 22% para hospedagem, 19% para eventos, 13% para parques e 14% para alimentação fora do lar. Entre os 10 maiores destinos turísticos do mundo, todos aplicam alguma forma de redução de alíquota. Sem aplicarmos essa distinção no Brasil, teríamos o maior IVA turístico global, 160% maior que a média da União Europeia. O setor de turismo e eventos é responsável por 7,8% dos empregos no Brasil, segundo a WTTC. Tem crescido acima da média nacional, respondendo por 1 de 10 novos empregos em 2023. Qualitativamente, o turismo é a oportunidade do primeiro emprego, empregando 36% mais jovens e 26% mais mulheres que a média da economia brasileira. O setor também apoia o desenvolvimento regional, tendo crescimento mais expressivo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, alcançando 128% no Amapá, 129% em Alagoas e 60% no Mato Grosso do Sul.
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

DESMANCHE FISCAL

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
A Câmara dos Deputados não legisla em prol do setor em nem em prol do Brasil, mas unicamente em causa própria. É isso que estamos vendo diariamente nos noticiários diante de tantas resoluções e medidas absurdas. O turismo está em todo o Brasil, das feiras de negócios nas grandes cidades aos resorts e pousadas em praias e montanhas paradisíacas e isoladas. Apesar das dificuldades como distância dos centros emissores e limitações de infraestrutura logística, o turismo alavanca o crescimento do Brasil hoje. Uma reforma tributária que permita manter a carga tributária, e traga uma alíquota em linha com o praticado no mundo desenvolvido e nos principais destinos turísticos, pode alavancar o setor, gerando emprego, renda e arrecadação tributária, aliado ao baixo impacto ambiental. Espera-se que o Senado Federal legisle de forma justa e igualitária em prol do Brasil e não como o os deputados, que só jogam contra o Brasil em troca de emendas parlamentares.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
De fato, nos moldes atuais aprovada a toque de caixa pelos deputados que receberam gordas verbas paramentares, a reforma tributária ainda pode prejudicar e muito o setor, que clama pela inclusão das demais atividades do segmento que o compõe no rol de alíquotas diferenciadas previsto no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019. De acordo com a FecomércioSP, o texto é uma ameaça para o desenvolvimento do Turismo. Os impactos das medidas ao setor de viagens corporativas foram apresentados por Sarina Sasaki Manata, assessora jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Ela destacou as distorções que a nova Reforma trará, caso seja aprovada sem alterações. O impacto leva em consideração os cenários para os seguintes regimes de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Em todos os casos haverá aumento de carga. A FecomercioSP deu exemplo de uma agência de viagens e turismo. O exemplo reflete uma receita anual de até R$ 1,8 milhão, na faixa 4, com alíquota de 16%. Com uma receita mensal de R$ 100 mil, o imposto do Simples Nacional é de pouco mais de R$ 13 mil. Com os 27% de alíquota estabelecidos pela Reforma Tributária, ou seja, alíquota cheia, sem redução como em outros setores, o total de impostos pago com a mesma receita mensal ultrapassaria os R$ 33 mil, alta de 153%.
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Sarina Sasaki Manata, assessora jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Se a pandemia detonou com as agências de viagens, a reforma tributária simplesmente ira dizima-las, pois verão seus impostos crescerem mais de 150%. Atualmente, somente alguns segmentos de turismo terão direito a regimes tributários específicos: serviços de hotelaria, parques de diversão e temáticos, restaurantes, bares e aviação regional. Entretanto, o benefício não foi estendido a todo o setor. Agências de viagem, feiras e eventos, e cruzeiros marítimos ficaram de fora. Desconsiderar o regime especial para todo o setor é ignorar a importância do turismo para a economia. Como exemplo, pode-se citar o desempenho do faturamento das empresas de turismo no brasil com viagens corporativas que, em maio, foi de R$ 9,3 bilhões, alta anual de 8,5% e o melhor desempenho para o período desde 2015. O levantamento das Viagens Corporativas (LVC), realizado mensalmente pela FecomercioSP em parceria com a Alagev, mostra que no acumulado do ano, o saldo é positivo em 20%, representando um incremento, em termos monetários de R$ 7,16 bilhões. “A promessa inicial do governo de que o novo sistema tributário será fiscalmente neutro não se comprova. O fato é que setor de serviços vai ter a carga aumentada se o texto permanecer nos moldes atuais. Não há garantias efetivas de que a carga tributária total não suba. O que se pretende é garantir que a carga tributária total não seja maior do que a atual, mas isso não assegura que alguns setores sejam beneficiados, outros prejudicados”, informou a FecomercioSP.
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Agora se você está em Gramado ou estará indo para a Serra Gaúcha, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães! Clique no baner e confira.

CADASTUR & REDES SOCIAIS

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Qualquer empreendimento turístico destinado a receber pessoas sem conexão com internet é impensável, pois trata-se de uma ferramenta fundamental que permite desde a reserva, pagamentos e terminando na previsão do tempo para o hóspede. Impensável também é o empreendimento não estar nas redes sociais, pois é através delas que o hóspede tem uma pré-visão de onde irá ficar, fotografias de todos os ambientes e opções de lazer, e, finalmente, via Google Maps ou Wase, o hóspede chega ao local sem o menor problema. Uma realidade e necessidade fundamental para quem quer permanecer no mercado. Não é à toa que o CADASTUR já possui mais de 17 mil estabelecimentos com redes sociais cadastrados. Ao todo, o sistema do MTur reúne mais de 10,5 mil agências e 7,4 mil meios de hospedagem que possuem perfis nas plataformas digitais, auxiliando na verificação de informações por turistas. Ao criar um roteiro de viagem, a maioria dos turistas busca experiências, destinos e estabelecimentos por meio de redes sociais. Apesar de várias empresas estarem presentes nas plataformas digitais, ainda existem muitas informações duvidosas, que contribuem para a ocorrência de golpes. A fim de auxiliar o consumidor a evitar problemas, o Ministério do Turismo disponibiliza, por meio do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), um registro completo de todos os empreendimentos turísticos devidamente cadastrados. Não fique de fora, não fique sem redes sociais e esteja sempre conectado(a). 
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

BROCKER – TROFÉU INFINITO

 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Adriane Brocker – CEO Brocker Turismo
A 17ª edição do Troféu Infinito da Brocker Turismo será realizada de 11 a 13 de março de 2024. O evento premia as TOP 10 empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha com a Brocker Turismo. “Os premiados incluem players importantes do turismo, sendo TOP 10 do segmento de lazer e dois do mercado MICE, além do Troféu Amigo e Troféu Parceiro Local. São todos grandes geradores de negócios na nossa região, que o Troféu Infinito vai homenagear”, explica Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. Desde a sua primeira edição, em 2006, o Troféu Infinito celebra os maiores vendedores da Serra Gaúcha junto a Brocker Turismo, colocando-os no ranking dos TOP 10 do Troféu para receber a homenagem. “Como forma de estimular as vendas da nossa temporada de Natal, o faturamento do Bustour Illumination Show durante o período do espetáculo, de outubro de 2023 a janeiro de 2024, valerá o dobro para o ranking dos TOP 10”, acrescenta Adriane Brocker.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Carlise Bianch – Diretora do Grupo Brocker Turismo
Além da programação com experiências de imersão, o evento terá também a cerimônia premiação, que acontecerá no dia 12 de março. “Serão três dias de experiências incríveis na nossa região, um momento especial para os nossos parceiros de negócios. Vamos reservar vivências inesquecíveis para os convidados desta edição, algo para ficar na memória e lembrança de cada um”, comenta Carlise Bianchi, diretora do Grupo Brocker. Segundo ela, o Troféu Infinito está sendo carinhosamente organizado e em breve deverão ser anunciadas mais novidades da programação.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Jamais saia de viagem sem o melhor plano de seguro de viagem. A GTA – Global Travel Assistance acaba de lançar um aplicativo para proporcionar ainda mais comodidade aos turistas na contratação do seguro viagem.

#BARILOCHE

 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Austral pousando em Ushuaia – Ente os 10 melhores aeroportos do mundo
Ha muito tempo eu não via uma temporada tão boa e com tanta neve em Bariloche/Argentina. Tanto que o destino, invadido por brasileiros, deve registrar um setembro histórico em relação ao número de voos e movimentação de passageiros. Com mais de 30 voos diários e mais de 800 programados para aterrissar na cidade, a expectativa é de um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De fato a temporada de inverno de Bariloche rendeu resultados positivos. Em agosto, a cidade também superou os números dos anos anteriores, recebendo mais de 1 mil voos. Segundo os dados da Emprotur, a ocupação hoteleira na cidade entre julho e agosto está em torno de 95%. No período, a cidade contou com a visita de 348 mil turistas, que ficaram em média de quatro a cinco noites na cidade. Bariloche continua sendo o destino mais importante do interior do país. Tudo isso é fruto do trabalho de promoção com companhias aéreas, operadores turísticos, além das participações em feiras de turismo internacionais. Cabe destacar que fica fácil para os brasileiros curtirem a neve por lá devido a quantidade de voos diretos que partem do Brasil, além das condições de poder pagar a viagem completa em diversas parcelas. Por isso a cidade costuma ser carinhosamente chamada de Brasiloche durante a temporada, bem diferente de Ushuaia, destino paradisíaco de luxo e dos endinheirados, que gostam de hoteis seis estrelas, altíssima gastronomia e passeios fantásticos, além de ter a melhor estação de esqui da América Latina, o Cerro Castor. Tudo isso ao nível no mar.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

FESTIVAL DAS CATARATAS & TRAVEL WINES

 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Já se imaginou participando de um programa de viagem exclusivo na Toscana, passeando pelas famosas rotas de vinhos toscanos, fazendo degustações de vinhos, queijos, tartufo e ainda poder assistir ao show de Andrea Bocelli, em sua terra natal? Ou ir para a Toscana com o foco em testar seus dotes culinários, aprendendo a fazer pratos da antiga e povera gastronomia toscana, passeando por pequenos borgos medievais, além de Firenze e Siena? Esses são apenas dois dos programas exclusivos criados pela sommelier e jornalista brasileira Cyntia Braga, que decidiu imigrar para a Europa, antes mesmo da pandemia começar. Nos dois primeiros anos ela trabalhou e viveu em cinco países, mas sua paixão pela Itália a levou diretamente para o coração da Toscana, onde mora há quase dois anos. Com sua empresa aberta no Brasil, a Travels & Wines – Experiências Inesquecíveis ela tem parcerias com importantes operadores turísticos italianos, além de outros escritórios de travel designers no Brasil e Itália. Desenha viagens sob medida para pessoas que querem viajar por conta própria, tendo um roteiro bem estruturado em mãos, mas também idealiza, opera e coordena pessoalmente programas exclusivos para microgrupos, cada um com uma temática diferenciada, mas sempre com a descoberta dos vinhos de cada território, como o fio condutor de todos os seus programas.
 Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
“Eu desenhei programas que eu tinha vontade de fazer e que era difícil de encontrar no mercado. Cada detalhe foi pensado para associar as experiências de degustação de vinhos à descoberta real de cada território, com seus pequenos borgos medievais, suas trattorias comandadas pela mesma família há gerações. Visitamos, conhecemos, provamos e aprovamos, e assim, montamos nossos programas. Tudo 100% testado e aprovado pessoalmente, bem diferente do que a maioria das grandes agências fazem”, comenta Cyntia.
Esses são os três produtos que a Travels & Wines oferece. As viagens sob medida são construídas à quatro mãos, por meio da descoberta dos desejos do cliente, fazendo um briefing completo de como ele sonha a sua viagem, conhecendo destinos que ele gostaria de visitar, seu estilo de viagem e seu orçamento. Já os programas exclusivos para microgrupos são 100% idealizados e coordenados pessoalmente pela agência, com o acompanhamento de uma das sócias. Incluem absolutamente tudo para uma viagem de 10 dias, com transfer IN e OUT, hospedagem, transporte terrestre em vans exclusivas durante todo o programa, passeios, almoços, degustações guiadas de vinhos, degustações de queijos e salames artesanais, caça as trufas em bosque guiadas por cães, jantares harmonizados, guias em português nas principais cidades visitadas, enfim, um sonho de viagem na Toscana. E eles ainda oferecem Day Tours, experiências de um dia com um tema específico, como por exemplo, a descoberta da região do Chianti e a degustação dos seus principais vinhos, borgos medievais e culinária típica. Ou, uma outra rota muito requisitada por wine lovers e conhecedores de vinhos, que é a rota de Bolgheri, na costa toscana. Mais informações via whats – Cyntia Braga  +39 347 300 3289 – cyntia@travelsandwines.eu
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor – Não deixe para última hora para fazer sua reserva para o Dia das Crianças – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406 – Clique no baner e confira.

ROCK’N CAMERATA & FLORIPA AIRPORT

Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Boulevard 14/32 Floripa Airport – Foto: Ricardo Wolffenbuttel
No dia 1º de outubro, a Camerata Florianópolis apresentará, gratuitamente, o espetáculo Rock’n Camerata, no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O evento que serve também para comemorar os quatro anos de inauguração do aeroporto, terá uma pegada solidária. O público poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições da Capital. O lado solidário do espetáculo foi comemorado pela empresa que está na coordenação do evento, a Companhia de Produção, que há mais de 15 anos viabiliza cultura, entretenimento e emoção por meio da execução de projetos com uso de leis de incentivo à Cultura e ao Esporte. O projeto Rock’n Camerata, que completa 15 anos em 2023, será apresentado no Boulevard 14/32, a partir das 18h30. Além dos músicos da orquestra, estarão no palco a banda Brasil Papaya Instrumental e os vocalistas Rodrigo “Gnomo” Matos, Dudu Fileti e a soprano Carla Domingues. Os arranjos são de Alberto Heller, e a produção executiva do espetáculo é de Maria Elita Pereira. A Camerata Florianópolis já havia se apresentado uma vez no aeroporto, no evento de inauguração do novo terminal, ao lado do Dazaranha, num show memorável e gratuito, que recebeu cerca de 2 mil pessoas, no dia 29 de setembro de 2019. O espetáculo Rock´n Camerata tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
O melhor galeto do Brasil – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Caxias do Sul, Itapema SC, São Paulo… Clique no baner e confira!
Leia ainda: Feriadões impulsionam indústria do turismo injetando milhões no setor
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza encontro corporativo de compras

Reforma tributária aos moldes do atual desgoverno será catastrófica

Santa Catarina destaca sinergia entre turismo e preservação ambiental

Sofrimento uma via de purificação, e a aflição um meio libertador

FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação

Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental