Passaporte digital deverá substituir o passaporte de papel
PASSAPORTE DIGITAL
Ao que tudo indica, vem aí o passaporte digital. O projeto One Id prevê a criação de modelo único de arquivo digital capaz de guardar a identificação dos passageiros e que possa ser lido por todos os países. As entidades que controlam as regras do setor aéreo global afirmam que o passaporte de papel, cheio de carimbos, deve virar coisa do passado. O setor busca formas de digitalizar a identificação dos viajantes, para ganhar tempo nos aeroportos e, assim, reduzir custos e aumentar a segurança. Hoje, cada país emite seu passaporte em papel, que tem um chip para facilitar a leitura por máquinas. Na maioria das vezes, os agentes de fronteira checam o documento manualmente. A caderneta também abriga os vistos, exigidos para entrada em alguns países, como Estados Unidos e Brasil.
A ideia é que estes dados, em vez de marcados em papel timbrado, fiquem salvos em formato digital. Com isso, o usuário poderá enviar as informações e obter o aval para viajar antes mesmo de sair de casa, como já se faz com o check-in. Com alguns toques no celular, a viagem é confirmada e gera-se um código para ser mostrado na entrada do avião. “É uma urgência retirar o papel e ir em direção ao modelo que chamamos de ‘ready to fly’: o passageiro chega no aeroporto e está pronto para viajar. O aeroporto vira um ponto de passagem, e não mais de controle. A ideia é que a maior parte das etapas seja feita antes da chegada ao terminal”, diz Filipe Reis, diretor de aeroportos, passageiros, cargas e segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) nas Américas.
A Iata e a Icao (Organização Internacional da Aviação Civil, na sigla em inglês) trabalham em conjunto para definir as regras dos voos internacionais e padronizar procedimentos. O projeto, tocado pela Iata e Icao para modificar o passaporte atual, é chamado de One Id. Ele prevê a criação de um modelo único de arquivo digital capaz de guardar a identificação dos passageiros e que possa ser lido por todos os países. Além dos dados de identidade, o arquivo digital traria vistos, vacinas tomadas e os dados biométricos dos viajantes. O passaporte poderia funcionar como um cartão virtual de aproximação, salvo em carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay: quando o viajante precisar mostrar seus dados, ele liberaria o acesso por meio de uma senha, no seu próprio aparelho, a um agente de fronteira, por exemplo.
PLANO AQUARELA
Desmancha-se oque funcionara para trocar pelo deles. A Marca “Brazil” (pois é assim que se escreve no exterior, deixará de existir. O novo presidente da Embratur anunciou a retomada “oficial” do Plano Aquarela e da “Marca Brasil”. “A retomada do Plano Aquarela e da Marca Brasil será marcada por uma bela exposição da marca em Brasília, no Cristo Redentor e em Belém, por exemplo”, destacou o dito cujo. Segundo ele não haverá mais “Brasil com Z” nas feiras internacionais, muito menos o slogan “Visit and Love Us”. Para o “expert”, não haverá mais nada com este espírito. “Queremos uma marca que foi fruto de um projeto profissional. Precisamos qualificar a Embratur profissionalmente e vamos realizar a atualização de todo o ‘Projeto Aquarela’”, afirmou.
E evidente que o partido vermelho, que tem como costume desfazer o que funcionana, iria trocar, uma vez que a antiga marca era acompanhada pelas cores verde e amarelo, sendo, por isso, inspirada na bandeira brasileira, o maior símbolo nacional do Brasil e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. O verde amarelo é o maior símbolo nacional. Nossa natureza, nossos desportistas, a música, a comida, todos estes pontos da cultura nacional levaram nossa bandeira lá fora, com muita maestria. Mas a principal mudança encontrava-se na grafia, já que o nome do país aparece escrito com Z, passando a Brazil, como já tinha acontecido no passado, o que visa facilitar as pesquisas dos turistas estrangeiros na internet, já que, em inglês, o nome do país se escreve com Z.
SEGURO VIAGEM – A MELHOR OPÇÃO
É evidente que não se pode empreender uma viagem sem um bom plano de seguro que garanta (reembolse) por estravio de bagagens, cancelamentos, longos atrasos, acidentes no percurso e até o traslado do corpo para o Brasil. Um seguro só é caro antes de um sinistro. Além disso, a imensa aioria dos países exigem seguro viagem. Não é à toa que a tendência de alta do mercado de turismo, a procura por seguro Viagem cresceu 167%, com uma arrecadação superior a R$ 901 milhões, no ano de 2022, na comparação com o ano de 2021. Em indenização, o aumento foi de 77% no mesmo período, com o total de R$ 312,1 milhões. Os dados integram o levantamento divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) que retrata o comportamento do segmento após a pandemia.
No ano passado, entre os estados que mais arrecadaram no segmento, São Paulo foi destaque com mais de R$ 685 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 71,3 milhões, e Minas Gerais, com R$ 24,4 milhões. A dobradinha da região Sudeste se manteve no ranking de indenizações, tendo São Paulo na liderança, com quase R$ 238 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 10,5 milhões, e Paraná com R$ 7,6 milhões. “Esta alta indica que há consciência por parte de muitos viajantes de que este tipo de seguro deve fazer parte de um bom planejamento de viagem, além de evitar aborrecimentos e despesas com imprevistos, não apenas relacionados à saúde, mas também com atrasos de voo e até extravio de bagagem”, explica o diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal.
PORTO PARK
Balneário Piçarras terá em breve um porto turístico com complexo para lazer, comércio, gastronomia e entretenimento próximo ao Rio Piçarras. O projeto do Porto Park foi anunciado como o primeiro projeto do gênero em toda a América Latina, com a licença do Instituto do Meio Ambiente, o IMA e o investimento estimado é de cerca de cem milhões de reais. A ideia é que a calçada também sirva como terminal para transporte marítimo de passageiros entre as cidades do seu entorno. A estrutura do Porto Park deverá avançar sobre o mar do Rio Piçarras, sendo instalado na parte final do molhe do rio, localizado na divisa entre Balneário Piçarras e Penha. O meio de acesso ao local passará por um novo projeto de urbanização. Isso é o que afirma os responsáveis pelo empreendimento. O projeto contempla o desenvolvimento de uma plataforma com cerca de quatrocentos metros de comprimento que avança sobre o mar.
A estrutura incluirá um terminal marítimo, um pequeno cais e um complexo com lojas, restaurantes e um parque de diversões. Um total de oitenta e um espaços que passarão por adaptação a depender das necessidades do empreendimento. Assim como cinquenta salas das quais parte delas são panorâmicas. A variedade de opções de lazer e atrativos assim como a estruturação do empreendimento atraem por si só. Toda a aparência do espaço remete a vida marinha. Ao que tudo indica, o mesmo acontecerá na Grande Florianópolis, na beira mar de São José, em frente a Cassol. Sem dúvidas a Grande florianópolis descobriu o mar. Por aqui sempre governou-se de costas para o mar. Falta, acima detudo, o nosso tão sonhado transporte marítimo, o que não irá demorar muito. São José e Florianópolis já possuem trapiches de embarque e desembarque. Mas ainda falto muito por falta de voltade e visão política, uma vez que aqui cria-se dificuldades para se vender facilidades.
VOOS PANORÂMICOS
E não é só o mar que foi descoberto! O Aeroclube de são José conta com aeronaves seguras e uma equipe qualificada para a realização de voos panorâmicos, que podem ser realizados com até quatro passageiros. Os voos panorâmicos proporcionam uma vista única das belezas e paisagens presentes na nossa ilha. O Aeroclube possui alguns roteiros sugeridos para o voo, como por exemplo o sobrevoo na ilha ou nas praias de Florianópolis e região, e até mesmo um passeio pela Serra. Mas também é possível seguir um roteiro escolhido pelo cliente.
VIAGENS RODOVIÁRIAS NO CARNAVAL
Como opreço das passagens aéreas estão absurdos, literalmente nas alturas, milheres de ônibus extras foram colocados a disposição dos viajantes para o próximo feriadão de carnaval. Brasileiro irá viajar de ônibus e de carro. Tanbto que a previsão do SETPESP é que a procura por viagens rodoviárias no Carnaval em São Paulo supere as taxas de crescimento das recentes festas de fim de ano e do Carnaval de 2019. O setor de Turismo já registra rápida recuperação que promete se estender ao longo de 2023. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), a expectativa é que o volume de passageiros em viagens rodoviárias registre um crescimento de cerca de 20%, durante o período do Carnaval 2023. Esse índice é em relação aos dados observados no mesmo intervalo de 2019 – antes da pandemia da covid-19 chegar ao Brasil.
Segundo Gentil Zanovello, presidente do SETPESP, o aumento na quantidade de passageiros que escolhe viajar de ônibus para chegar aos mais variados destinos turísticos. Dentre esses fatores, por exemplo, está a alta nos preços de passagens aéreas, bem como o valor dos pedágios e, principalmente, dos combustíveis. Zanovello conta ainda que uma das importantes missões do SETPESP é mostrar à população sobre a importância de fazer viagens somente em ônibus rodoviários regulares. Ou seja, nos populares “ônibus de rodoviária”. Nesse sentido, vale destacar a campanha Busão Legal, iniciativa da entidade. Essa ação tem o objetivo de orientar passageiros sobre o serviço ofertado pelos transportes regulares e legalizados. “As viações associadas obedecem a rigorosas e periódicas rotinas de controle e fiscalização, considerando veículos e motoristas. O objetivo é garantir qualidade aos serviços prestados, frequência na permanente renovação de frotas, descanso aos funcionários e regularidade na agenda das chegadas e partidas previamente programadas”, destacou. “Embarcando e desembarcando passageiros em locais seguros, nossos ônibus sairão para os respectivos destinos com segurança e conforto, garantindo viagens sem cancelamentos”, assegurou o executivo.
USHUAIA – DESTINO MAIS HOSPITALEIRO
Ushuaia foi classificada entre os 10 destinos mais hospitaleiros do mundo, ocupando a posição número sete e tornando-se assim o primeiro destino da América Latina, no âmbito dos Traveler Review Awards concedidos pela Booking.com. Depois da cidade argentina, aparecem Porto de Galinhas no Brasil e Cidade do México no México. A lista é encabeçada por Polignano a Mare, da Itália, Hualien, de Taiwan e San Sebastián, da Espanha. Ushuaia conhecida como a “cidade do fim do mundo” está localizada na província de Tierra del Fuego. Entre seus principais atrativos estão o Parque Nacional Tierra del Fuego, o Cerro Castor, o Canal de Beagle, a Lagoa Azul, o Glaciar Martial e a própria cidade que já é um grande atrativo. Com opções para todas as estações do ano, o destino segue se posicionando tanto para o turismo local quanto internacional.
Os destinos mais hospitaleiros do mundo deste ano abrangem cinco continentes e incluem preciosidades costeiras, destinos rurais cercados por uma beleza natural excepcional e uma movimentada metrópole latino-americana. Todos esses lugares foram identificados com base na porcentagem de propriedades que receberam o Prêmio Traveler Review 2023 e podem ser uma grande fonte de inspiração para futuras viagens. Quase uma em cada dez acomodações premiadas em todo o mundo (122.095) também recebeu o selo “Viagem Sustentável” por seu compromisso com o meio ambiente. Na verdade, as acomodações de Viagem Sustentável tiveram três vezes mais chances de receber um Prêmio de Avaliação do Viajante 2023 do que aquelas sem o selo. Os hotéis tiveram a maior porcentagem do programa Viagem Sustentável (15%) entre todos os tipos de acomodação premiados este ano.
Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking.com, disse: “Prestar atenção aos detalhes no check-in ou compartilhar dicas úteis para explorar um destino como um local são algumas das coisas que diferenciam nossas marcas, e destacando-se para a comunidade itinerante de várias maneiras todos os dias. Esses prêmios são uma forma de agradecer sua dedicação em fazer com que todos se sintam bem-vindos e por ir além para criar ótimas experiências para quem usa nossos serviços. As pessoas que trabalham conosco tornam cada viagem especial, seja dando as boas-vindas quando você entra no táxi no aeroporto.”
TURISTAS ESTÃO GASTANDO MAIS EM GRAMADO E CANELA
Dados da Planne, startup que desenvolve soluções de e-commerce para cerca de 100 empresas de Gramado e Canela, revelam que os turistas gastaram mais nas duas cidades em 2022, porém, em menos atrações. No ano passado, 250 mil pessoas consumiram experiências através das plataformas criadas pela startup. O gasto médio em compras online neste período foi de R$ 411, enquanto que em 2021 foi de R$ 331. “Houve crescimento de mais de 24%, acima da inflação média do ano. Em 2022, o ticket médio por compra para parques foi de R$ 260, para restaurantes foi de R$ 299 e para restaurantes temáticos foi de R$ 605”, revela o estudo. Uma das razões para este crescimento de consumo foi o aumento no preço dos atrativos. Percebeu-se também uma redução na quantidade de atrações que os turistas visitaram. Ou seja, eles gastaram mais, mas estão indo em menos atrações. Isso mostra que os consumidores adequaram o orçamento de viagens e tiveram que ser mais seletivos, optando por uma atração ou outra.