Projeto “Dazum Banho”, da Habitasul, promoveu neste domingo mutirão de limpeza e educação ambiental na praia de Jure

Projeto “Dazum Banho”, da Habitasul, promoveu neste domingo mutirão de limpeza e educação ambiental na praia de Jure

Foi realizada neste domingo, durante toda a manhã, a 15ª edição do projeto de educação ambiental Dazum Banho, promovido pelo Grupo Habitasul, na praia de Jurerê in_, em Florianópolis, em frente ao hotel Jurerê Beach Village. Mais de 100 pessoas participaram da ação, entre voluntários, colaboradores da empresa e de entidades da área, setor público, além de banhistas e turistas – que contaram com tradução em espanhol.

A iniciativa contou com várias ações de educação ambiental, com destaque para a limpeza da praia, realizada por todos os participantes. Centenas de resíduos foram retirados da areia e da vegetação, entre eles plásticos, papel, metais, bitucas de cigarro, vidros, orgânicos, até materiais de grande porte como mesa de plástico, roda de bicicleta e guarda-sol.

A coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira, explicou que o projeto busca a conscientização da sociedade para o resíduo sólido que é deixado na areia da praia e sua influência sobre a fauna marinha. “Muitos animais acabam morrendo em função de confundir o alimento com o resíduo que fica boiando na água. É uma temática urgente”, alertou.

O diretor presidente do Grupo Habitasul, José Mateus, afirmou que na empresa a sustentabilidade não fica apenas no discurso, é uma prática vivenciada todos os dias, sendo historicamente uma filosofia de gestão. “Como desenvolvemos projetos e negócios dentro de uma relação junto ao mar, é uma obrigação nossa educar e levar conhecimento, por meio também de parceiros, para o maior público possível, para que a gente consiga preservar esse bem tão preciso o mais intacto possível”, afirmou.

Turismo da cidadania

O presidente do Instituto Lixo Zero do Brasil, Rodrigo Sabatini, destacou a importância do Dazum Banho. “Esta ação da Habitasul é algo muito moderno, que é a construção de um novo tipo de turismo, que é o turismo da cidadania. É onde as pessoas têm a oportunidade de desenvolver uma nova consciência, responsabilidade e ter uma participação ativa. Um lugar onde elas possam realmente exercer a sua cidadania e fazer a diferença”, elogiou.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde participou com o Programa Jogue Limpo, conforme explicou o secretário Cleiton Fossa. “Nosso programa visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e os impactos disso não só na natureza, mas na economia. Afinal, praia não é só essa beleza, é também turismo, renda, emprego, pesca, enfim, uma das principais matrizes econômicas de principais de Catarina”, destacou.

Esta edição do Dazum Banho contou ainda com o apoio da Eco Vantagens, Projeto Tamar e R3 Animal. A ação ocorreu dentro da programação do Encontro Floripa Lixo Zero 2026, ocorrido durante o final de semana, com a presença de várias entidades do setor e autoridades, no hotel Jurerê Beach Village – um dos primeiros hotéis de grande porte do país a receber a Certificação Lixo Zero.

O Sistema de Água e Esgoto do Grupo Habitasul já tem seu processo administrativo certificado desde 2024 e outras duas operações administradas pela empresa – o Jurerê OPEN e o hotel IL Campanario – estão em busca da certificação e encontram-se no segundo nível, o chamado “Rumo ao Lixo Zero”.

Foto Crédito – Viviane Araújo, Amplocom

Falando de Turismo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.