Projeto “Resíduo tem Valor”, da Habitasul, ganha Prêmio Top Sustentabilidade da ADVB/SP

Iniciativa desenvolvida desde 2022 nos hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, no Jurerê OPEN e no Sistema de Água e Esgoto, todos em Jurerê in_, recebe mais um reconhecimento nacional
O Projeto “Resíduo Tem Valor – Transformando a cultura do lixo para a cultura do resíduo”, implantado nos empreendimentos administrados pelo Grupo Habitasul em Jurerê Internacional – bairro desenvolvido pela empresa desde 1980 em Florianópolis – foi um dos agraciados com o Prêmio Top de Sustentabilidade, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SP), por meio do Instituto de Responsabilidade Socioambiental (IRES). O evento aconteceu nesta quinta-feira (25/09), em São Paulo.
O “Resíduo Tem Valor” está em execução desde 2022 nos hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, além do Jurerê OPEN (primeiro mall a céu aberto de Santa Catarina) e do Sistema de Água e Esgoto (SAE), que opera o saneamento no bairro há mais de 40 anos. O projeto já recebeu diversos prêmios, entre eles o Top One da ADVB SC (case de maior relevância e impacto positivo no Estado), Empresa Cidadã Categoria Ambiental da ADVB/SC e o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Turismo e Qualidade de Vida.
Ao falar sobre a premiação, o diretor-presidente da Habitasul Sérgio Ribas afirma que “temos como propósito desenvolver lugares que inspirem a vida. Aqui em Jurerê, isso significa manter um equilíbrio constante entre qualidade de vida, inovação e sustentabilidade. A participação ativa das associações de moradores, empreendedores, lojistas, incorporadores e o poder público no Movimento Jurerê Mais é um exemplo de que juntos podemos viabilizar projetos que nos façam alcançar esse objetivo. Nossa meta é consolidar esse modelo de governança participativa e fortalecer parcerias entre comunidade, setor privado e poder público”.
O diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus, salienta que “temos sido reconhecidos nacional e regionalmente por nossa atuação nas áreas de sustentabilidade, diversidade, ambiente de trabalho e outras. Mas esse troféu no segmento ambiental e de preservação da natureza tem um sabor muito especial, já que empreendemos desde 1980 numa área exuberante, que é Jurerê Internacional, com responsabilidade de conservar o mar e a vegetação com padrões de qualidade cada vez melhores”, afirma.
Sobre o ‘Resíduo tem Valor’, a coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira, ressalta que os números confirmam o avanço: a taxa média de reciclabilidade subiu de 8,75% (2022) para 32,5% (2023) e chegou a 75% (2024). “Foram 600 toneladas desviadas do aterro, gerando economia de R$ 150 mil aos cofres públicos. Apenas no segundo semestre de 2024, a venda de recicláveis retornou cerca de R$ 50 mil para cooperados, fortalecendo a economia circular e a inclusão social”.
Dois empreendimentos conquistaram a certificação Lixo Zero com mais de 90% de desvio: o Jurerê Beach Village (90,7%) e o Sistema de Água e Esgoto (90,8%). Outros avançaram para o segundo nível da certificação, como o IL Campanario Villaggio Resort (73%) e o Jurerê Open Shopping (69,7%). Além disso, 185 toneladas de resíduos orgânicos foram compostadas e 415 toneladas de recicláveis destinadas corretamente, incluindo óleo de cozinha, bitucas, tampinhas e esponjas, todas com rastreabilidade por MTRs e CDFs.
A operação foi estruturada com base na Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), certificações ISO 14001 e Lixo Zero e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Houve mapeamento do fluxo de resíduos, elaboração de PGRS, padronização das centrais, qualificação de parceiros licenciados e adoção da metodologia Kaizen para engajar equipes e sustentar melhorias rápidas e contínuas.
A empresa digitalizou o controle com um dashboard que permite monitorar indicadores em tempo real, emitir relatórios ambientais e otimizar custos. Essa gestão integrada garante rastreabilidade, assertividade e maior segurança no cumprimento das obrigações legais.
Educação e mudança cultural
A coordenadora de sustentabilidade Salete Pereira destaca que o maior legado do Resíduo Tem Valor é a mudança de mentalidade. “Conseguimos transformar resíduos, antes vistos como problema, em recursos que geram valor ambiental, social e econômico. Ver nossos colaboradores se engajando e levando esse novo olhar para suas casas mostra que estamos criando um movimento duradouro de responsabilidade compartilhada”, afirma.
Esse efeito transbordou os muros da empresa. Todos os colaboradores receberam treinamentos sobre segregação, participaram de visitas técnicas e formaram grupos multiplicadores. Escolas do entorno receberam oficinas e pontos de coleta voluntária foram instalados, fortalecendo o vínculo com a comunidade. O projeto também apoiou ações sociais, como a destinação de bitucas transformadas em papel artesanal por mulheres da Associação União Norte, promovendo renda e inclusão.
Sobre o Grupo Habitasul – O Grupo Habitasul é uma organização sólida e reconhecida no mercado brasileiro – fundada em 1967 – com atuação em setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do país: industrial (Irani Papel e Embalagem), imobiliário, turismo e hotelaria, com destaque para Jurerê Internacional, em Florianópolis. Criado na década de 1980 com planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental revolucionário, Jurerê Internacional transformou-se em referência de bairro balneário. Aliando alta qualidade de vida à sustentabilidade, Jurerê Internacional é reconhecido mundialmente pelos seus beachs clubs, hotéis, além de praia e natureza exuberante. Com sede em Porto Alegre, o Grupo Habitasul possui ainda negócios no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – gerando quase três mil empregos. Tem como foco a sustentabilidade, a inovação, o pioneirismo e a transparência em todas as frentes.