Região Serrana De Santa Catarina

Bem-Vindo a Serra Catarinense

Uma terra de vários encantos!

O Planalto Serrano catarinense é a região mais fria do Brasil. E é o único lugar no país onde a precipitação de neve é certa – todos os anos a paisagem verde-amarelada de araucárias, coxilhas (campos ondulados) e taipas (muros de pedra) torna-se branca, mesmo que por poucos dias, no inverno. Nestes dias, até as águas das cachoeiras congelam.

É uma região de campos de altitude, florestas e grandes cânions. Nos campos, ficam as fazendas, algumas com serviços de hospedagem. A região é ideal para o turismo rural. Lages, maior cidade do Planalto Serrano, há dois séculos era entreposto comercial no Caminho dos Tropeiros, no qual era feito o transporte de gado entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Hoje, a cultura campeira, cujos ícones são o homem do campo, as fazendas e o cavalo, é predominante na Serra Catarinense. Algumas das fazendas que oferecem turismo rural são centenárias. O frio, as histórias de tropeiros contadas ao pé do fogo de chão,
o pinhão, o chimarrão, o camargo (café misturado com o leite saído na hora, bebido ao pé da vaca) criam uma atmosfera especial, repleta de calor humano e hospitalidade.

São 19 as cidades que fazem parte da região da Serra Catarinense: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Na cidade de Lages acontece a tradicional Festa Nacional do Pinhão

A gralha-azul é o símbolo dessa grande festa! Você sabia que ela é a principal disseminadora do pinhão? Durante o outono, quando as araucárias dão frutos, bandos de gralhas estocam os pinhões para se alimentar deles. E graças a esse processo, acontece a formação de novas árvores.

A tradicional Festa Nacional do Pinhão acontece de 10 a 19 de junho, em Lages/SC.

Onde se hospedar:

Na Região serrana existem varias opções de Pousadas e Hotéis fazendas  , destacamos : O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo em Lages ,

Oferece mais que um momento de lazer. Nossos ambientes e nossa programação são especialmente planejados para que você tenha uma experiência única em turismo rural.
Oferecemos inúmeras atividades de lazer para todas as idades, tanto em ambientes internos quanto externos. Dentre as opções, salão de jogos com ping-pong, sinuca, boxa e pebolim, spas e piscinas térmicas, mini academia, hidroginástica, sauna, massagens relaxantes e terapêuticas, garantem o bem estar e a diversão de quem aqui se hospeda.
https://boqueiraohotelfazenda.com.br/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.