Relatório Abracorp aponta crescimento de 23% na hotelaria
RELATÓRIO ABRACORP/HOTELARIA
Relatório Abracorp aponta crescimento de 23% na hotelaria. Pesquisa da entidade aponta crescimento de 23% na hotelaria em maio deste ano em relação ao mesmo período de 2019; locação de veículos e rodoviário também são destaque. O faturamento do setor hoteleiro voltado ao cliente corporativo alcançou R$ 322 milhões em maio deste ano, 23% acima do mesmo período de 2109, quando registrou R$ 262 milhões. Esse é um dos destaques do levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente levanta o desempenho de 11 segmentos do setor.
Não há dúvidas de quem investe e reinveste em seu empreendimento, buscando alternativas terá crescimento. O que não se pode é ficar esperando somente a melhora do mercado ou uma nova estrada, ou um novo empreendimento turístico para que os turistas comecem a chegar no hotel. É preciso ter o que oferecer sempre. O turista ou empresário que é bem hospedado retorna e, melhor, indica sempre, tornando-se a melhor propaganda. No último final de semana eu me hospedei em um hotel de rede que ainda usa carpet. Suportei apenas dois dias e antecipei meu retorno. Eu outro o chuveiro ainda era elétrico! Internet meia boca em época de fibra ótica, nem pensar!
Segundo a ABRACORP: “Parte desse desempenho pode ser reflexo das tarifas praticadas em razão, principalmente, do aumento dos custos operacionais”, analisa o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe. Há também um outro componente que dá sinais importantes: a tarifa flutuante, que possibilita maior competitividade, pois adequam-se a lei de oferta e demanda, “um formato mais justo”, na opinião de Tanabe. Em épocas de muita procura, quando há, por exemplo, um evento na cidade do hotel, os preços sobem; ao contrário, quando a demanda é pequena, os preços caem, permitindo uma volatilidade natural de preços, completa Tanabe. “Tanto o hotel como o cliente não ficam reféns de negociações que podem prejudicar uma das partes ao longo do ano. Além disso, as tarifas flutuantes podem ser trabalhadas com menor burocracia no processo para quem gerencia isso, no caso a TMC”, diz o presidente executivo. Mas todo o mercado se ressente de custosbcrescentes.
O faturamento total de maio dos 11 setores avaliados foi de R$ 1,187 bilhão, 5% acima do mesmo período de 2019, antes da pandemia. Locação de veículo é outro destaque de maio, com desempenho 127% acima de maio de 2019. O faturamento do segmento foi de R$ 38 milhões, ante R$ 16,8 milhões em maio de 2019, seguindo a curva ascendente de representatividade no setor corporativo, que hoje está em 3% do total faturado. Em maio de 2019, esse índice era de 1,5%. O rodoviário continua a apresentar resultados expressivos. O segmento futurou em maio R$ 3,578 milhões frente a R$ 999 mil em maio de 2019, um aumento de 258%. O segmento tem ocupado espaço em viagens mais curtas do aéreo, devido à tarifas mais competitivas, maior oferta e vem sendo impulsionado também em razão da qualidade dos serviços do setor, como por exemplo poltronas confortáveis, algumas com mais de 165 graus de inclinação, wi-fi e serviço de bordo, além da infraestrutura de rodovias cada vez mais modernas e seguras, também. O faturamento dos serviços aéreos foi de R$ 737 milhões em maio, queda de 1,18% ante o mesmo mês de 2019. A participação do segmento, que em maio de 2019, chegou a 66%, caiu para 62% mês passado.
A ABRACORP tem tido uma atuação destacada nas práticas de ESG. “Algumas pessoas confundem o ESG apenas e tão somente como temas ligados à meio ambiente, mas o ESG é muito mais amplo. Dentre os 17 objetivos definidos no Pacto Global, 2 deles fazem referência ao social e à governança. Nesse aspecto, o tema leva à algumas concorrências sendo conduzidas por empresas consumidoras de viagens muito danosas à cadeia. Essa é uma pauta muito importante que a ABRACORP está tratando com muita atenção.”
MALHA AÉREA
Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a malha aérea do terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro) segue um ritmo de expansão, com 14% mais voos do que no ano de 2022. Juntas, as associadas Abaeté, Gol, Latam, Rima e Voepass devem ofertar 124,8 mil decolagens em todos os estados brasileiros. Somente em julho serão 42,7 mil voos. Muito longe do ideal, com preços caros e conexões abusivas, a Região Centro-Oeste terá mais de 15,7 mil voos entre julho e setembro de 2023, segundo levantamento da ABEAR com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Distrito Federal contará com 11.333 partidas, seguido por Goiás (2.418), Mato Grosso (1.019) e Mato Grosso do Sul (979). Já a malha aérea do Nordeste na alta temporada terá mais de 20,6 mil voos. A Bahia contará com 7.813 partidas, seguida por Ceará (3.628), Pernambuco (3.290), Rio Grande do Norte (1.200), Alagoas (1.263), Maranhão (1.078), Paraíba (935), Sergipe (746) e Piauí (691). Por sua vez, na Região Norte, serão 4,5 mil voos nesta temporada. O Pará terá 1635 partidas, seguido por Amazonas (1388), Tocantins (587), Rondônia (235), Acre (309), Amapá (270) e Roraima (168). Enquanto isso a malha da Região Sudeste na alta temporada terá mais de 66,9 mil voos de julho a setembro. São Paulo contará com 45.413 partidas, seguido por Rio de Janeiro (13.740), Minas Gerais (5.239) e Espírito Santo (2.510). Finalmente a alta temporada da Região Sul terá mais de 17 mil. O Paraná contará com 5.990 partidas, seguido por Santa Catarina (5.722) e Rio Grande do Sul (5.299). Faças as costas diante do tamanho do Brasil e sua população. É suficiente?
GASTOS DOS BRASILEIROS NO REINO UNIDO
Falando nisso, nova pesquisa mostrou que os gastos de brasileiros no Reino Unido cresceram. A agência oficial da Grã-Bretanha encarregada da promoção do turismo, o VisitBritain, destacou alguns dos resultados da pesquisa anual International Passenger Survey (IPS), conduzida pelo Office for National Statistics (ONS). Essa pesquisa coleta informações sobre os passageiros que entram e saem do Reino Unido e oferece uma visão detalhada sobre os visitantes e sua estadia. Além disso, seus últimos resultados mostram uma forte recuperação para o turismo receptivo. A nova IPS apresenta números impressionantes para a indústria do turismo no Reino Unido, com os visitantes brasileiros gastando £311 milhões (aproximadamente 1,95 bilhão de reais) em suas viagens em 2022. Isso representa um crescimento de 25% em comparação aos níveis pré-pandemia em 2019, quando os gastos atingiram £250 milhões. Além disso, esses números colocam o Brasil entre os 20 países com maior gasto turístico no Reino Unido – um salto de 11 posições desde 2019. Dentre esses 20 países, o Brasil apresentou o terceiro maior crescimento em valor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.
Ainda, os últimos resultados da IPS oferecem um panorama interessante sobre os hábitos dos brasileiros ao visitar o Reino Unido. Além de ser possível comparar os resultados com a IPS de 2019. A duração média da estadia para viajantes brasileiros aumentou significativamente, indo de 7 noites em 2019 para 17 noites em 2022. Todos os tipos de viagem registraram um aumento na duração média da viagem, com as viagens VFR (visitas a familiares e amigos) aumentando quase três vezes. Os gastos por visita aumentaram em mais de um terço, de £860 por viagem em 2019 para £1.168 em 2022, impulsionados pelo aumento significativo na duração da estadia. Já os gastos por noite, por sua vez, tiveram uma queda média de -16%. Sobre esses dados, Paul Gauger, Vice-Presidente Executivo da VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia, declarou: “Quando falamos de turismo receptivo para a Grã-Bretanha, tivemos um 2022 excelente, em que trabalhamos incansavelmente para reconstruir o turismo após a pandemia. Isso é refletido nos novos resultados da IPS, com um aumento nos gastos e no número de visitantes de países ao redor do mundo. Vivemos um momento incrível para visitar a Grã-Bretanha e explorar todos os seus eventos culturais, pontos turísticos de renome mundial e extraordinário legado histórico.” Os resultados da IPS solidificam o que temos visto no Brasil, o principal mercado para a Grã-Bretanha na América do Sul: um interesse profundo em vivenciar tudo o que a Grã-Bretanha tem a oferecer. Até o final de 2023, a previsão é que a recuperação robusta nos gastos continua forte.
WTTC & OMT
Enquanto isso, durante a reunião ministerial do G20, realizada em Goa, na Índia, que enfocou o avanço da cooperação do setor público-privado em âmbito global, foi assinado Memorando de Entendimento pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) , promovendo a criação de empregos, desenvolvimento de talentos e oportunidades de negócios em todo o mundo. Juntos, o WTTC e a OMT promoverão o Turismo nas agendas globais e nacionais, enquanto trabalham para desenvolver habilidades, inovação, empreendedorismo e investimento, além da transição para um setor mais sustentável e resiliente. As duas partes também promoverão o empoderamento e a inclusão da comunidade e colaborarão na preparação, gestão e recuperação de crises, com base nas lições aprendidas com a pandemia do covid-19.
“Por meio da assinatura de um novo MoU histórico, o WTTC e a OMT embarcam em um novo capítulo de colaboração juntos, unindo nossa experiência para preparar o caminho para um futuro próspero para o setor de viagens e Turismo. Juntos, podemos criar uma sinergia poderosa que moldará o cenário global, abrindo portas para oportunidades infinitas e beneficiando viajantes, empresas e destinos”, destaca a presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson. Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, destacou que “somos mais fortes se trabalharmos juntos para responder aos desafios interconectados que nosso setor enfrenta. Fortes parcerias público-privadas são a base para transformar o Turismo e construir resiliência, e consolidar nossa parceria com o WTTC fará com que alcancemos exatamente o que precisamos: unir esforços para construir um futuro melhor por meio do Turismo”.
1º FÓRUM DE TURISMO DE FRAIBURGO
O Grupo Eco & Eco em parceria com a Prefeitura de Fraiburgo através da diretoria de turismo vai realizar no próximo dia 27, o primeiro fórum de turismo de Fraiburgo. O evento está marcado para às 15hs e a população poderá participar de forma online. O objetivo do fórum é engajar a população local a contribuir com sugestões e ideias para compor estudos de potenciais produtos turísticos de entretenimento e lazer plausíveis de implementação no “corredor turístico” do Parque Linear do Lago das Araucárias, que deverá abranger as áreas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas públicas do entorno do Lago das Araucárias, além dos Parques das Araucárias e Ecológico René Frey. “O Fórum de Turismo de Fraiburgo é uma iniciativa que busca promover a participação da comunidade local no desenvolvimento de produtos turísticos e também é identificar sugestões e ideias para criar atrações de entretenimento e lazer que possam ser implementadas nessas áreas, explorando o potencial turístico da região” afirma Wilson Miguel, gestor de projetos e diretor do Grupo Eco & Eco.
PARTICIPAÇÃO ON LINE
Para participar do fórum, os interessados deverão CLICAR AQUI, onde serão encaminhados para uma sala virtual. Segundo a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Natália Latrechia, a participação da população é de extrema importância. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desse projeto, pois irá garantir que as propostas estejam alinhadas com as necessidades e desejos da população local. A diversidade cultural de Fraiburgo certamente trará uma riqueza de perspectivas e ideias, contribuindo para o Desenvolvimento sustentável do turismo na região”, disse a diretora. O Grupo Eco & Eco é Reconhecido no mercado como empresa pioneira em desenvolver projetos e implantar estruturas novadoras em áreas ambientais, o Grupo Eco & Eco já atua há quase 25 anos e conta comais de 190 projetos implantados no Brasil. Na região oeste de Santa Catarina, atuou com projetos e execuções de obras e capacitação de recursos nos municípios de Itá, São Carlos, Campos Novos dentre outros. Entre as práticas e compromissos firmados pelo o Grupo Eco & Eco, é possível destacar o desenvolvimento do turismo sustentável como forma responsável de promover a sustentabilidade sempre em parceria com as comunidades envolvidas.
ZURICH AIRPORTS
O Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto de Macaé conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, enquanto o aeroporto de Macaé conquistou o primeiro lugar na categoria até 200 mil passageiros. A cerimônia de premiação, aconteceu na última quarta (21), em Brasília, com o tema “Inovações Sustentáveis para o Futuro da Aviação” e divulgou os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios dos programas SustentAr – direcionado as empresas brasileiras de transporte aéreo e Aeroportos Sustentáveis – voltado aos aeroportos. Os dois projetos não têm caráter regulatório e contam com a adesão voluntária dos participantes.
Entre os sete itens avaliados no programa Aeroportos Sustentáveis estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Resíduos: 70% dos resíduos gerados no Aeroporto de Florianópolis são desviados de aterro e encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento; 204 toneladas de resíduos, peso equivalente a 3 aeronaves A330 lotadas, nos cinco primeiros meses deste ano. Energia: 100% da energia utilizada no aeroporto vem de fonte limpa e certificada; Uso do BMS, sistema de monitoramento e controle que permite um uso mais eficiente da energia. Qualidade do ar: drones utilizados nas inspeções de pista reduzem a emissão de 2,9 toneladas de CO2 por ano; software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono Água: até o final de 2023, o aeroporto de Florianópolis chegará à marca de 45% de redução no consumo de água, resultado de investimos em processos inovadores, como a osmose reversa (tratamento e reutilização da água do ar-condicionado); com o armazenamento da água de chuva, a economia é de 8 milhões de litros por ano.
“Nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno. Por isso, temos programas pioneiros em aeroportos no Brasil, como osmose reversa, uso de drones e o software de mapeamento da pegada de carbono. O Prêmio Aeroportos Sustentáveis é uma iniciativa muito bem-vinda da Anac para incentivar nossa indústria no caminho da sustentabilidade,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Entre os resultados que renderam a premiação ao aeroporto de Macaé estão o consumo de 100% de energia de fontes renováveis, o desvio de aterro de 75% dos resíduos gerados e uma economia de 10% no consumo de água. Os números do programa Aeroportos Sustentáveis compõem o Índice de Desempenho Ambiental – IDA do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), que verifica a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental da infraestrutura do setor de transportes no Brasil.
URUGUAI & FESTURIS
Muito além da fronteira, Festuris 2023 fortalece relacionamento de anos com Uruguai. A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. Além da parceria econômica e relação geopolítica, o país vizinho possui festas semelhantes às brasileiras, como um carnaval marcante e um folclore que remete ao sul do Brasil com o famoso chimarrão. Dessa forma, o Festuris em sua 35ª edição homenageia o Uruguai como o país convidado. A distinção leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde o início da proposta. “Estamos dando grande ênfase para um país que acreditou há mais de três décadas no Festuris. Além de ser uma forma do Uruguai conseguir expor a sua grande diversidade para o mundo. Essa troca é fundamental”, ressalta o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.
Segundo o ministro do Turismo do Uruguai, Tabare Viera, o mérito de ser o país convidado do grande evento de negócios turísticos das Américas oportuniza maior visibilidade para os atrativos que o país irá apresentar no Festuris. “Será uma oportunidade para o país de potencializar e continuar com as ações promocionais que o ministério de turismo realiza a nível regional e internacional, permitindo que gere um resultado muito positivo tanto para o país como para o tuismo”, destaca a autoridade. O Festuris, assim como os expositores do evento, tem como objetivo impulsionar e desenvolver os setores que integram o turismo. Ainda na visão do ministro, essa será a oportunidade que o Uruguai terá de se promover internacionalmente, gerando resultados positivos não somente para o país como também para o meio turístico. A 35ª edição do Festuris acontece de 9 a 12 de novembro de 2023. O evento terá muitas novidades para celebrar a grande história projetada desde 1989 com muita inovação e transformação. Mais informações no site festurisgramado.com e nas redes sociais Festuris Gramado.
VISIT IGUASSU
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, operadores e agências de turismo de São Paulo receberão capacitação sobre o Destino Iguaçu. O Visit Iguassu e seus associados passarão por São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campinas. O evento que leva o nome de “Boteco do Iguaçu”, é voltado para operadores e agências de turismo, com foco na maior comercialização de pacotes de viagens para Foz do Iguaçu. Em um ambiente informal, são oportunizadas negociações diretas entre operadores de turismo e agentes de viagens convidados com o empresariado de Foz do Iguaçu, que atua de forma profissional na promoção e na venda dos seus produtos e serviços. As cidades elencadas são os maiores emissores do interior do estado de São Paulo para Foz do Iguaçu. A afirmação é da representante do Visit Iguassu na Promoção e Relacionamento com o Mercado, Maira Dalcin. “A principal ideia do workshop é a promoção do Destino em território nacional e internacional, mostrando o potencial de Foz do Iguaçu para roteiros turísticos de até 7 dias. Serão apresentados atrativos turísticos, hotelaria, gastronomia, serviços de receptivo, tudo com foco em oportunizar que os clientes ampliem seu portfólio e atualizem o produto turístico nas suas prateleiras”, complementa Maira.
A ação conjunta, realizada pelo Visit Iguassu e associados, vem para fortalecer o Destino. A diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, explica que “com essas ações, as agências atualizam as informações sobre a Terra das Cataratas nas prateleiras dos agentes de viagens”. Além disso, a diretora cita que os resultados dos workshops são mensuráveis, pois geram negócios direto e contribuem com o incremento do fluxo de turistas para Foz do Iguaçu e região trinacional. Além do Visit Iguassu e Secretaria Municipal de Turismo, representando o trade turístico do Destino Iguaçu, estarão presentes: Continental Inn Hotel, Nadai Confort Hotel & Spa, Grand Carimã Resort, Duty Free Shop Puerto Iguazú, Vivaz Cataratas Hotel Resort, All Brazil Tours, Recanto Cataratas Thermas Resort, Bagu Hoteles, Viale Hotéis e Mabu Thermas Grand Resort. Após a realização dos encontros em São Paulo, os próximos serão: 25 de julho: Assunção (PY); 22 de agosto: Belo Horizonte (MG); 23 de agosto: Rio de Janeiro – Barra da Tijuca (RJ); e 24 de agosto: Rio de Janeiro – Copacabana (RJ). Todos os destinos foram mapeados conforme potencialidade de emissão turística para Foz do Iguaçu e atendendo aos pleitos dos associados do Visit Iguassu, que é um instituto privado em formato associativo, independente e sem fins lucrativos, centrado na promoção do Destino Iguaçu, composto por Brasil, Paraguai e Argentina. É mantido por cerca de 120 empresas pertencentes ao trade turístico local. O principal objetivo é promover e apoiar as iniciativas que contribuam para o aumento do fluxo de turistas na região, em especial prestando assessoria e apoio a realização de presstrips com veículos de comunicação nacionais e internacionais.
28 FESTITÁLIA
A Itália é uma referência na gastronomia em todo o mundo. a 28ª Festitália, começou nesta última quarta-feira (21) e vai até o dia 2 de julho, em Blumenau (SC). A Festitália acontece no Parque Vila Germânica, de quarta-feira a domingo. O público poderá aproveitar ainda a gastronomia do evento, que está totalmente reformulada, e a programação cultural, que também é cheia de novidades.
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….
BELLA DA SEMANA – CLAUDIA SOUZA
Sensual e natural… Claudia Souza está de volta com a segunda parte do ensaio nu para o Bella da Semana! Sensual e toda naturalzinha! Dona de seios que cabem na palma da mão, bumbum redondinho, pezinhos no tamanho 33, (tudo isso perfeitamente distribuído em 1,53 de altura), a loira Claudia Souza está de volta com a segunda parte do ensaio nu no Bella da Semana – para esquentar os nossos corações! Atenção: nossa live inédita em 4K com cenas exclusivas e muito mais closes também vai estar disponível, para você ver TUDO nos mínimos detalhes. O ensaio exclusivo com Cláudia Souza nua vai ao ar na quarta-feira (28). Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui.
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