Finalmente, sem exigências de vistos para americanos, australianos e canadenses, hotelaria comemora. Exemplo disso é o Presidente do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da capital do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes, que considerou acertada a decisão de adiar para abril a exigência dos vistos para esses países. Antes prevista para iniciar em 10 de janeiro de 2024, a nova exigência foi postergada, por meio de decreto do Governo Federal, para 10 de abril, após pleito do setor e apontamento da necessidade de melhorias do sistema, que começaria a operar no auge da alta temporada do turismo. “Com a atração de turistas estrangeiros sempre abaixo de outras importantes metrópoles mundiais, lembrando que o Brasil há décadas não ultrapassa a barreira dos seis milhões de visitantes estrangeiros por ano, sempre considerei a exigência de vistos uma visão unilateral desalinhada com a atual demanda do turismo nacional e fluminense. Esperávamos que o Governo Federal buscasse caminhos para ampliar investimentos em promoção e captação, que neutralizasse um histórico desastroso de relacionamento com estes mercados com enorme potencial de resposta. Não tem nenhum sentido cobrar vistos não só de norte-americanos, mas de todos os países que tinham sido liberados.
No caso dos turistas dos Estados Unidos, muitos terão que se deslocar para um estado que tenha um consulado brasileiro para poder fazer os trâmites, além de pagar uma taxa de 115 dólares. Isso afeta frontalmente o trabalho de promoção do nosso país feito pela Embratur e dificulta muito a vinda de turistas estrangeiros para cá, justamente em um momento em que queremos trazer mais visitantes”. Durante mais de três décadas, o trade turístico brasileiro buscou a flexibilização da exigência de vistos para os norte-americanos, além de outros destinos emissores, em razão da relevância dos EUA como emissor de turistas e fonte de receita para o país. A conquista do fim da exigência, em 2019, apresentou resposta rápida. Dados da Polícia Federal mostram que houve incremento de 21,39% na entrada de turistas provenientes dos Estados Unidos no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, embora em 2020 o cenário internacional tenha sido drasticamente afetado pela pandemia. Ainda na retomada, segundo o Ministério do Turismo, em 2021, o país chegou ao posto de principal emissor de turistas para o Brasil (132,2 mil) – historicamente, ocupava o segundo lugar, atrás da Argentina.
FLORIPA AIRPORT & LEIS DE INCENTIVO
Floripa Airport abre inscrições para patrocínio de projetos via Lei de Incentivo. Já estão abertas as inscrições para projetos que queiram se beneficiar da política de patrocínios, por meio de leis de incentivo, mantida pelo Floripa Airport. A iniciativa tem como objetivo apoiar, fomentar e contribuir para projetos relacionados à cultura e esportes. Estão aptos a participar projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e Lei Federal de Incentivo ao Esporte. AQUI NO SITE você encontra o regulamento para saber se o projeto está dentro da política de patrocínios do Floripa Airport e o formulário para inscrições. Os projetos são analisados por um comitê interno da Floripa Airport. O período de inscrições 08/01/2024 à 20/02/2024.
DEMANDA AÉREA INTERNACIONAL EM SC
Dados da SPAF (Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias) mostram crescimento expressivo em 2023, comparado ao ano anterior. O número de passageiros em voos internacionais em Santa Catarina cresceu 143,19% em 2023, em comparação a 2022. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (10) pela Gerência de Aeroportos da SPAF (Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias) a partir da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). De acordo com o levantamento, os aeroportos de SC tiveram um crescimento de 18,64% nos números registrados em 2022. “Este resultado é o reflexo do bom trabalho de fomento das administrações dos nossos principais aeroportos, com a chegada de novas empresas aéreas com destinos internacionais, especialmente na América do Sul”, pontua o secretário da SPAF, Beto Martins. Veja as cidades com maior movimentação de passageiros em 2023: Florianópolis – 3,9 milhões de passageiros; Navegantes – 2,2 milhões; Chapecó – 600 mil; Joinville – 436 mil; Jaguaruna – 133 mil; Correia Pinto – 25 mil.
SENAC TURISMO SC
Criado em 2014 para apresentar soluções com foco nas boas práticas do segmento turístico, o Programa Senac Turismo atua, em conjunto com as Unidades de Ensino do Senac, nos municípios catarinenses. Dessa forma, elabora propostas personalizadas para atender às necessidades específicas do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, sempre trabalhando colaborativamente, respeitando as particularidades de cada região turística. O Programa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de “propostas inovadoras na formação de profissionais de todo o ecossistema do turismo, promovendo assim as dimensões sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas”, segundo a coordenadora do projeto, Carla Lopes. Isso porque, a condução dos projetos é feita com metodologia própria e estabelece como premissa a formação de equipes gestoras na empresa ou cidade em que está sendo executado. Com foco em resultados, as propostas estruturadas pelo Programa são voltadas para que instituições públicas e privadas possam alcançar seu melhor desempenho.
A partir da análise do negócio e mercado, são criadas soluções inovadoras, por meio de ações educacionais, como capacitações, assessorias técnicas e consultorias que buscam a melhoria da performance organizacional. Além disso, os serviços com foco na gestão municipal são: Governança Municipal de Turismo; Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo; Plano de Ação Municipal; Roteirização Turística; Desenvolvimento de Produtos Turísticos; Projeto para Captação de Recursos; Branding + Marketing Turístico; Educação do Turismo na Escolas; Inovação no Turismo; Sistematização do Calendário de Eventos. Devido a sua capilaridade estadual, no último ano, o Programa Senac Turismo realizou ações educativas por meio de diversos projetos, especialmente via órgão oficial de turismo nos municípios, tais como: Águas Mornas, Criciúma, Araranguá, Laguna, Rancho Queimado, Lages, Capão Alto, Blumenau, Rio do Sul, Guabiruba, Timbó, Gaspar, São José, Xanxerê, Joinville, Concórdia e Piratuba. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail corporativo@sc.senac.br ou telefone (48) 3251-0325.
FITUR MADRI 2024
Está praticamente tudo pronto para a 44ª edição da Feira internacional de Turismo (Fitur), que acontecerá entre os dias 24 a 28 de janeiro no Ifema-Madrid, na Espanha, abrindo o calendário oficial das grandes feiras de Turismo. Ao longo de cinco dias, o espaço reunirá profissionais do turismo e interessados em conhecer as últimas tendências do setor, assim como o público em geral interessado em informar-se sobre destinos em oferta, que poderá visitar a feira durante o fim de semana. A edição Fitur 2024 terá como país convidado o Equador, e contará com a presença de representações de mais de 130 países. A Fitur de Madri, que abre o calendário mundial de feiras internacionais de Turismo, é o ponto de encontro global para os profissionais do setor turismo, além de ser o evento líder para os mercados da América Latina. Nesta edição, o evento considerado referência global para o setor turístico reúne uma grande diversidade e talento, com especial atenção às áreas especializadas. A cada ano, Fitur apresenta novidades que, em muitos casos, são replicadas feiras afora pela importância e necessidade de descobrir e/ou atualizar tendências da indústria do turismo.
Esta edição, por exemplo, contará, entre outras, com as seções especializadas: FITURTechy, organizado em colaboração com o Instituto Tecnológico Hoteleiro (ITH); FITUR Know-How & Export, organizada por SEGITTUR; FITUR Talent, que destacará o talento e a formação como motores do desenvolvimento turístico; FITUR Woman, que centrará o debate no papel das mulheres no mundo laboral da indústria turística; FITUR Mice, que acontecerá nos dias prévios à abertura da FITUR Cruises, dedicada à indústria dos cruzeiros FITUR Sports, centrada no mercado global do turismo desportivo. Vale comentar que a edição de 2023 superou todas as expetativas, pondo em destaque as boas perspectivas para a atividade turística a nível mundial. Fitur registou um importante crescimento no ano passado, igualando praticamente as cifras do seu recorde histórico: mais de 222.000 presentes (quase o dobro de 2022), 136.000 profissionais do setor (mais 68%) e 86.000 visitantes estimados após o encerramento das duas jornadas abertas ao público.
BRASIL NA FITUR
O Brasil, mais uma vez, marcará protagonismo em uma das mais importantes feiras anuais de turismo do mundo. A Federação Espanhola de Jornalistas de Turismo elegeu o Brasil como Melhor País-Destino e receberá, durante a Fitur, o Prêmio Fijet Espanha 2024. A premiação abrange outras quatro categorias: Cidade Espanhola, Empresa de Transportes na Espanha, Hotel e Região espanhola para enoturismo. Fundada em Paris há 70 anos, a Federation Internationale des Journalistes et Ecrivains du Tourisme (Fijet) é formada por profissionais de comunicação e jornalismo especializado de mais de 35 países. Segundo o presidente da Fijet Espanha, Miguel Ángel González Suárez: “Sempre devemos olhar para o futuro com ambição e entusiasmo e com a convicção de que estamos no caminho certo para a recuperação. A categoria dos vencedores deve servir de exemplo para alcançarmos a excelência turística total”.
DEMANDA AÉREA MUNDIAL
A Associação Internacional de Iransporte Aereo (lata) divulgou dados referentes ao setor aéreo em novembro de 2023, indicando que a demanda global por viagens de avião chegou a 99% dos niveis de 2019. O tráfego total em novembro de 2023 (medido em passageiros por quilômetro ou RPKs) aumentou 29,7% em comparação com novembro de 2022. Globalmente, o tráfego está agora em 99,1% dos níveis de novembro de 2019. Dessa forma, o tráfego internacional aumentou 26,4% em relação a novembro de 2022. A região Asia-Pacifico continuou a reportar os resultados mais fortes ano após ano (+63,8%), com todas as regiões mostrando melhorias em comparação com o ano anterior. Os RPKs internacionais de novembro de 2023 atingiram 94,5% dos níveis de novembro de 2019. Já o trafego doméstico de novembro de 2023 aumentou 34,8% em comparação com novembro de 2022. O tráfego doméstico total de novembro de 2023 foi 6,7% acima do nível de novembro de 2019. O crescimento foi particularmente forte na China (+272%), à medida que se recuperava das restrições de viagens da covid-19 que ainda estavam em vigor. As viagens domésticas nos EUA, beneficiando-se da forte procura no feriado de Ação de Graças, atingiram um novo máximo, tendo alta de +9,1% em relação a novembro de 2019.
FERIAS DE VERÃO 2024 – DESTINOS MAIS BUSCADOS
Nem precisamos de estatísticas pra saber que nossa Grande Florianópolis e Santa Catarina estão repletas de turistas. é só pegar a estrada ou ir às praias para ver. Isso sem contar as regiões onde impera a tranquilidade, longe da muvuca do litoral. Os hotéis da Região Serra, Vale do Contestato, Vale dos Imigrantes, estão lotados. Quem confirma isso é a nova pesquisa da Decolar.com, que fez uma análise dos destinos preferidos por seus clientes latino-americanos. O período são as férias de janeiro de 2024, com base na procura de passagens aéreas no site e app da OTA. “Identificamos um crescimento de 15% na procura de passagens aéreas pelos clientes para as férias de janeiro de 2024, em relação ao mesmo período deste ano”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar no Brasil. O levantamento destaca ainda que dos 20 destinos mais buscados pelos consumidores na América Latina para as férias de janeiro de 2024, 13 são no Brasil. O ranking Florianópolis, São Paulo, seguido por Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Recife, Porto Alegre, Teresina, Joinville, Curitiba, São Luís e Maceió. No ranking internacional geral a cidade uruguaia de Montevidéu está em 2ª posição, seguida por Cancún (39), Bogotá, Marselha, Tóquio, Istambul e Chicago.
FESTURIS – O QUE ESPERAR DO TURISMO?
As expectativas para 2024 no mundo do turismo são grandes. O ano mal começou e segundo as pesquisas mais recentes, até fevereiro deste ano o turismo deve gerar mais de 80 mil vagas de emprego temporários e faturar R$155 bi. Se confirmado, o volume financeiro será recorde, representando um aumento real de 5,6% em relação à temporada passada. Vale ressaltar ainda que, o segmento vem se recuperando muito rápido do cenário pandêmico, sendo esperado que o turismo esteja recuperado como um todo até o final do ano. 2024 também trará novas tendências para o trade, como por exemplo: o turismo histórico e cultural, gastronômico, sustentável, esportivo, entre outras novidades. O segmento sempre foi um grande potencializador para o desenvolvimento social em diversos aspectos, além de compreender 7,8% do PIB nacional e 10% do PIB mundial. Assim, é mais que incentivador as previsões para este ano.
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