Sistema de passaporte eletrônico é implantado na União Europeia

SISTEMA ELETRÔNICO DE ENTRADA E SAIDA
E nem precisa ir tão longe para isso. Aqui próximo, Buenos Aires (Aeroparque Jorge Newbery), já acontece isso. Eu só não entendia o por que dos brasileiro insistirem em ficar na fila gigante e perder um tempo abusivo? Todavia Florianópolis ainda se pega muita fila para embarque e desembarque internacional. Pra embarcar só tinham dois guichês funcionando. Após anos de planejamento e inúmeros atrasos, o sistema de entrada/saída (EES) da União Europeia entrou em operação ontem, 12 de outubro. Embora nada tenha mudado no que diz respeito às regras sobre quem pode entrar na UE e por quanto tempo pode permanecer, o novo sistema rastreará os movimentos transfronteiriços no espaço Schengen de 29 países. Isso será feito por meio da captura de dados biométricos dos visitantes — assim como outros países, incluindo os EUA, já fazem. Dessa forma, o Sistema de Entrada/Saída da UE coleta dados biométricos de cidadãos de fora da UE que entrarem no espaço Schengen (basicamente todos os estados da UE, exceto Chipre e Irlanda, além de Suíça, Islândia e Noruega). Da mesma forma que os visitantes são submetidos à coleta de impressões digitais ao entrar nos EUA, os viajantes com destino à UE também serão submetidos à coleta de impressões digitais ao entrarem no bloco — e, novamente, ao saírem. Os objetivos são duplos: reduzir a criminalidade e a movimentação ilegal transfronteiriça, mas também garantir que os visitantes não ultrapassem o período de permanência permitido. Cidadãos de países terceiros, como são chamados os cidadãos de países terceiros, só podem passar 90 dias em cada 180 dias no bloco.

SISTEMA MUITO SIMPLES

O sistema é simples, verificando rostos e impressões digitais com os dados biométricos já registrados. Mas a criação do registro será um pouco mais demorada. Na primeira vez que um viajante acessar o sistema, sua foto e impressões digitais serão tiradas, e os dados do passaporte serão registrados. Os postos de fronteira em todo o espaço Schengen já instalaram filas de quiosques de autoatendimento para que os viajantes se registrem. Após o registro, em visitas subsequentes, sua foto e impressões digitais serão verificadas com as que já estão no sistema. Se você tiver um passaporte biométrico e houver portões eletrônicos na sua passagem de fronteira, você poderá entrar com ele.
Para evitar os impasses logísticos previstos, a implementação está sendo escalonada. Cada Estado-membro pode decidir onde e como deseja implementar o sistema. Os únicos requisitos são que, após 30 dias, os países devem registrar 10% dos viajantes. Em 90 dias, devem registrar 35% dos viajantes, aumentando para 50% em 150 dias. Até o dia 180, em 9 de abril, os países devem registrar todos os viajantes no sistema. Pelo menos um ponto de passagem de fronteira em cada país da UE precisará ter o sistema operacional a partir de 12 de outubro. A Comissão Europeia recomenda que os estados-membros o implementem em vários pontos de passagem por mar, ar e terra. Também serão registradas as informações do seu passaporte (nome completo e data de nascimento), as datas e os locais de entrada e saída do espaço Schengen. Caso sua entrada tenha sido recusada, isso também será anotado. Você também será questionado sobre onde ficará hospedado e se terá fundos para cobrir sua viagem.

CARIMBOS EM PASSAPORTES
Será este o fim dos carimbos de passaporte? Ainda não. Como o sistema será implementado nos próximos seis meses, seu passaporte continuará sendo carimbado nas passagens de fronteira — mesmo que você tenha passado pelo EES. Isso para que as travessias que ainda não utilizam a tecnologia possam acompanhar seus dias na UE. Assim que o sistema estiver totalmente em vigor, o que deve ocorrer em 9 de abril, os carimbos no passaporte serão encerrados. As informações serão armazenadas por três anos, portanto, se você viajar regularmente para Schengen, elas serão renovadas continuamente. No entanto, se você não viajar nos próximos três anos, precisará se registrar novamente na próxima vez que viajar para a UE. Há regras rígidas sobre como seus dados são tratados. Caso você obtenha um novo passaporte, não precisará se registrar novamente, diz um porta-voz da UE. Como seus dados biométricos já estarão no sistema, ele será simplesmente atualizado com seu novo número de passaporte. já o ETIAS, o novo sistema de isenção de visto pré-viagem que será lançado pela UE, semelhante ao ESTA para viajantes com destino aos EUA, Após ter sido adiado diversas vezes, o lançamento está previsto para o final do ano que vem, “provavelmente”, segundo um porta-voz da UE. Uma campanha informativa será lançada seis meses antes, portanto, haverá aviso prévio.

CAFÉ DE HOTEL NO BOQUEIRÃO HOTEL FAZENDA & RESORT DE CAMPO

A troca de experiências, o fortalecimento do associativismo e a qualificação profissional marcaram o Café de Hotel realizado pela ABIH-SC, na última terça-feira (7/10), no Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages, na Serra Catarinense. O encontro reuniu mais de 50 participantes, entre hoteleiros, fornecedores e representantes de entidades ligadas ao turismo. Durante a abertura, a presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, destacou a importância de reconhecer a força da hotelaria catarinense, muitas vezes subestimada por falta de dados consolidados. “O setor parece frágil, quando na verdade somos gigantes. O que ainda não conseguimos é mapear todos nossos números para mostrar nossa força”, afirmou. Margot comparou a hotelaria ao agronegócio, pontuando que, assim como no campo, são os pequenos empreendimentos os maiores geradores de empregos. “No agro, quanto maior a lavoura, menor a quantidade de empregos, pois a maioria das atividades é feita por máquinas. Na hotelaria, são as micro e pequenas empresas as que mais empregam. Por isso, precisamos investir em qualificação e estar próximos da ABIH-SC”, completou. Agradecimentos ao trabalho da equipe da ABIH-SC, e aos fornecedores parceiros, destacando-se a importância de eventos regionais que aproximam a entidade dos empreendedores. Na oportunidade Margot i aproveitou para convidar o público para o Dia do Hoteleiro, que acontece no dia 13 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, com uma programação especial em comemoração aos 60 anos da ABIH-SC.

FIM DO CAFÉ DA MANHÃ?
A propósito, vocês já viram o desperdício que acontece nos cafés da manhã, almoços e jantares, principalmente em hotéis com pensão completa e pior ainda, nos all inclusives? É algo grotesco de se ver. Parecem um bando de esfomeados enchendo seus pratos de tudo como se a comida fosse fugir do buffet. Se ainda limpassem o prato, tudo bem, mas não, sobra em cima das mesas. Demonstração completa de falta de educação e decência. É uma visão do inferno. Sem dúvidas, para muitos viajantes, o café da manhã de hotel é um dos pontos altos da hospedagem. Mesas repletas de pães, bolos, frutas, frios e sucos variados criam a sensação de fartura e liberdade de escolha. No entanto, essa tradição, presente em hotéis do mundo todo, vem sendo alvo de debate devido ao impacto ambiental do desperdício que gera e tende a acabar. Muitos hotéis já cobram seus cafés da manhã separados. De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos 2024, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o planeta desperdiçou mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos apenas em 2022. Desse total, 28% vieram de serviços de alimentação, segmento que inclui restaurantes, refeitórios e hotéis. Os buffets de café da manhã aparecem entre os principais responsáveis por esse volume.
O problema não se limita à comida que sobra nas bandejas. O relatório destaca que junto com cada alimento descartado estão embutidos o uso de água, energia, tempo de produção e a geração de resíduos, o que aumenta a pegada ambiental desse modelo de serviço. Diante desse cenário, hotéis em diferentes partes do mundo começaram a adotar alternativas para reduzir o desperdício. Algumas iniciativas incluem servir porções menores, oferecer itens individuais ou finalizar pratos apenas na hora de servir, garantindo frescor e diminuindo sobras. Outras redes utilizam placas de conscientização para os hóspedes ou firmam parcerias com aplicativos e instituições que reaproveitam alimentos não consumidos, seja para doação ou venda com desconto. Apesar das críticas, especialistas afirmam que o fim completo dos buffets não é a única saída. A tendência, segundo o setor, é a adoção de modelos mais sustentáveis de serviço, que conciliem a experiência gastronômica com a responsabilidade ambiental.

DA NEVE À PRAIA

Um importante corredor turístico que ligará o Litoral de Santa Catarina à Serra Gaúcha está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Trata-se da pavimentação da Serra do Faxinal, na SC-290, que já atingiu 85% de conclusão e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026. O investimento total é de R$ 76 milhões, recurso proveniente do programa Estrada Boa, do Governo do Estado. A rodovia conecta os municípios de Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, e Cambará do Sul, na região Serrana do Rio Grande do Sul. A ligação é conhecida como “Rota dos Grandes Canyons do Brasil”, localizada na região dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Com a pavimentação completa da Serra do Faxinal e seus cenários impressionantes dos cânions, o novo corredor turístico facilitará o deslocamento de turistas que buscam tanto o calor do litoral quanto o frio da serra — e é frio de nevar, como ocorreu em São José dos Ausentes, em maio, e em Cambará do Sul, em agosto. A Serra do Faxinal também se consolidará como importante acesso aos municípios de Gramado e Canela, os principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. O investimento milionário prevê a pavimentação em concreto de 15,63 quilômetros, a instalação de sistemas de drenagem e a execução de 16 estruturas de contenção de encostas.

PARQUE APARADOS DA SERRA

Localizados na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral estão entre as maiores atrações turísticas da região. Do lado catarinense, destacam-se os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. Já do lado gaúcho, Cambará do Sul é o principal ponto de acesso. A região oferece infraestrutura turística completa, incluindo hospedagem e diversas atividades: caminhadas rústicas, rapel, passeios de quadriciclo e a cavalo, além do tradicional boia cross.

SUPER GYRO TOWER – PARQUE UNIPRAIAS

A mais nova e incrível atração do Parque Unipraias, a Super Gyro Tower, será inaugurada neste mês de outubro. A cerimônia oficial será no dia 17, a partir das 16h30 e reunirá lideranças e convidados especiais. A Super Gyro Tower é um equipamento inovador que oferece uma experiência única e contemplativa, inédita na América Latina. Desenvolvida pela empresa internacional Intamin Amusement Rides, a Super Gyro Tower leva os visitantes a 59 metros de altura, oferecendo uma vista magnífica de Balneário Camboriú, e arredores, do alto do Morro da Aguada, em um ambiente climatizado e com o máximo conforto. De acordo com a direção do parque, cerca de R$ 100 milhões foram investidos no novo equipamento. “Esse novo equipamento turístico permite uma experiência única a quem o utiliza. É mais uma inovação que nós do Parque Unipraias trazemos para Balneário Camboriú, que se torna cada vez mais um polo turístico diferenciado no Brasil, na América latina, e, podemos dizer, no mundo”, explicou o sócio proprietário e diretor do parque, Calinho Bogo. Atração é a única do tipo na América Latina e permite um novo olhar sobre Balneário Camboriú, a 300 metros de altura.

A diretora Patrícia Tedesco enfatizou o compromisso do Grupo BonTur com a inovação para agregar valor à capital Catarinense de Turismo. “Nosso compromisso sempre foi fazer de Balneário Camboriú um destino turístico de destaque e com a Super Gyro Tower, e todas as inovações dos últimos anos, estamos transformando essa visão em realidade, oferecendo experiências inesquecíveis para nossos visitantes. Então, estamos muito felizes e motivados em poder trazer mais esta experiência turística única para a capital catarinense do turismo”, pontuou Patrícia. A Super Gyro Tower é uma das várias inovações que o Parque Unipraias traz para 2025. Outras novidades são os novos bondinhos aéreos – com design inovador desenvolvido em parceria com a LEITNER e o estúdio italiano Pininfarina –, e a revitalização da Estação Mata Atlântica, que agora conta com uma nova praça de alimentação, com uma variedade deliciosa de opções em um ambiente moderno e acolhedor.

Melhorias na comodidade e acessibilidade também garantem que todos os visitantes tenham uma experiência aprimorada. Além disso, o parque oferece agora um novo estacionamento em Laranjeiras, com 250 vagas adicionais, facilitando ainda mais o acesso dos visitantes. O Parque Unipraias, localizado em Balneário Camboriú, é um destino turístico inovador que combina diversas formas de lazer em meio à natureza. Entre suas atrações está o símbolo do parque: os bondinhos aéreos que conectam duas praias e proporcionam vistas deslumbrantes da cidade, do mar e da vistosa morraria coberta por Mata Atlântica.

85ª FESTA DAS FLORES DE JOINVILLE

Com um espetáculo de cores, formas, aromas e experiências, a 85ª Festa das Flores de Joinville, que ocorre de 18 a 23 de novembro, na Expoville, vai celebrar a tradição da sua história, em uma edição que promete surpreender o público com novidades e emoções. Neste ano, a festa de flores mais antiga do Brasil vai apresentar a exposição mais florida da sua história. Ao todo, cerca de 30 mil flores e plantas de diferentes espécies, como orquídeas, antúrios, flores da época, folhagens e plantas ornamentais das mais diversas cores, formatos, portes e alturas, irão compor a exposição de 3,6 mil metros quadrados. A orquídea Laelia purpurata, flor símbolo da Festa das Flores, da cidade de Joinville e também do Estado de Santa Catarina, será o elemento central do cenário. A “Água”, tema do evento deste ano, também estará presente em uma grande cortina d’água que terá 50 metros de largura por 10 metros de altura. A flor protagonista da Festa das Flores ganhará um novo espaço de destaque na exposição, o Pódio das Laelias purpuratas onde estarão expostos os mais belos exemplares desse gênero de orquídeas, escolhidos pelo júri técnico formado por orquidófilos e especialistas. Ainda na exposição, o público vai encontrar mais uma novidade desta edição. O palco principal da Festa das Flores estará integrado ao cenário e vai receber atrações culturais como shows musicais, corais e apresentações de dança que poderão ser apreciados da arquibancada ou durante o passeio pelos grandes e coloridos jardins.

FEIRA MULTISETORIAL

O evento contará com três palcos que receberão diferentes shows musicais, apresentações de dança, corais, além do tradicional concurso da Flor da Melhor Idade. No setor comercial da 85ª Festa das Flores, mais experiências e oportunidades. O Mercado de Plantas vai reunir 55 expositores que irão comercializar orquídeas, flores, espécies raras, plantas ornamentais, folhagens, mudas e plantas em flor, além de insumos, acessórios, produtos e utensílios para cultivo e jardinagem. Já a Feira Multissetorial terá a presença de mais de 200 expositores com oferta dos mais variados tipos de produtos que vão desde sistemas de energia solar e consórcios, até produtos como vestuário, calçados, acessórios, artigos para casa e decoração, brinquedos, artesanatos, doces típicos e delícias coloniais produzidos por produtores da agricultura familiar de Joinville e região. Os ingressos para a 85ª Festa das Flores já estão à venda AQUI site festadasflores.com.br. De fato, há oito décadas, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (SC) se transforma em um grande jardim, com a sua Festa das Flores, uma celebração à floração da orquídea Laelia purpurata, flor símbolo do município e do Estado de Santa Catarina. A Festa das Flores de Joinville é mais antiga do gênero, no Brasil. Por sua relevância histórica e cultural, é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009; é a Festa Oficial do município, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010; e, ainda, Patrimônio Cultural Imaterial de Joinville.

FESTURIS & SELOXIS

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, reconhecido como uma das principais plataformas de negócios e tendências do setor na América Latina, será o primeiro evento a conquistar a certificação do SeloXIS. A escolha do Festuris para inaugurar a certificação de eventos reforça a proposta do Selo: oferecer um novo olhar para a sustentabilidade no turismo brasileiro, avaliando de forma rigorosa os impactos socioambientais de hotéis e eventos do setor. Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante há mais de 20 anos, o Selo analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG) em empreendimentos turísticos. Entre os hotéis certificados, os mais recentes são o Zendaya, em Búzios (RJ), e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ). A ferramenta central do processo de certificação é o Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH), que está disponível para consulta online na versão gratuita e paga, e o Índice de Sustentabilidade de Gestão de Eventos (ISGE). “Com base em padrões como o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e os Indicadores Ethos, criamos um índice exclusivo para diagnosticar, com profundidade, a realidade ESG do turismo brasileiro”, explica Aline Schneiders, especialista em sustentabilidade e diretora de certificação do projeto.

O SeloXIS nasceu para diferenciar empresas do segmento de turismo que já adotam práticas sustentáveis e apoiar os negócios que estão iniciando essa jornada, oferecendo orientação e credibilidade no processo. Com critérios auditados e alinhados às melhores práticas globais, o SeloXIS ajuda a atrair clientes qualificados, fortalecer reputação com parceiros e investidores e reduzir custos com uma gestão mais eficiente. Trata-se de um diferencial competitivo que transforma boas práticas – e o compromisso em implementá-las – em valor percebido e reconhecido pelo mercado. Idealizado em 2018, o SeloXis passou por uma reestruturação em 2024, com a entrada das sócias Aline Schneiders e Ludmila Vilar, jornalista especializada em ESG. O projeto contou com apoio de um conselho consultivo de hoteleiros e uma parceria com a UFRJ. O processo de certificação envolve duas etapas: Avaliação e Contrapartida e Monitoramento.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
CASTELO SAINT ANDREWS – 17º FESTIVAL DA CULTURA & GASTRONOMIA
Falando em Serra Gaúcha, vem aí uma noite de alta gastronomia com menu autoral inspirado na Serra Gaúcha e harmonizações selecionadas — experiência exclusiva no ícone Relais & Châteaux de Gramado. Agende-se! No próximo dia 17 de outubro de 2025, às 20h, o Restaurante Primrose, no Castelo Saint Andrews (Gramado, RS), apresenta um Jantar Harmonizado em celebração ao 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Em ambiente elegante e serviço reconhecido internacionalmente, a casa propõe um percurso de sabores com produtos da região, técnicas refinadas e harmonizações em cada etapa — com lugares limitados. Ícone de hospitalidade de montanha e membro da Relais & Châteaux, o Castelo Saint Andrews reúne premiações nacionais e internacionais por sua excelência, unindo arquitetura inspirada nos castelos escoceses, atendimento personalizado e alta gastronomia.

O Primrose é a expressão culinária dessa proposta: ingredientes locais, técnica apurada e harmonizações que transformam o jantar em experiência memorável. O menu da noite inicia com uma seleção de pães artesanais acompanhados de manteiga francesa, seguida por um delicado creme de palmito com croutons crocantes e toque de azeite trufado. Como prato principal, será servido risoto Acquerello de cogumelos da Serra Gaúcha com nobre entrecôte, finalizando com texturas de chocolate belga. Ao término, cafés, chás e mignardises Saint Andrews completam o ritual. O menu será harmonizado com rótulos do Rio Grande do Sul que valorizam a produção local, nas distinções Cabernet Sauvignon e Espumante Prosecco Brut.

GUILHERME PAULUS

A propósito, quem esteve em Florianópolis no dia de ontem, 14, no Majestic Palace Hotel, foi o fundador da CVC e CEO do Castelo Saint Andrews, Guilherme Paulus, que fez um grande bate-papo com agentes de viagens, durante o café da manhã. Na conversa com os agentes narrou um pouco da sua trajetória, da CVC e, logicamente das ótimas novidades do Castelo Saint Andrews, inclusive da nova piscina externa que estará pronta para a nova temporada de verão. Estavam presentes mais de 80 agentes de viagens dos quais dois ganharam duas diárias do Castelo além de vouchers no valor de R$ 500,00 da CVC. Um evento muito concorrido é prestigiado, inclusive pelo Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva e imprensa especializada.

BELLA DA SEMANA – AMANDA MORETTI

Diretamente de Belém do Pará, a psicóloga de 30 anos decidiu fazer uma análise profunda do desejo e da fantasia, posando nua pela primeira vez, e o resultado é uma lua de mel que mescla a inocência da noiva com a sensualidade da amante… Cada foto é um convite para desvendar os segredos guardados sob o véu, em uma entrega que só uma mulher segura de si pode oferecer. Não seja o cara que fica só na vontade. Acesso VIP não é para qualquer um. Assine o Bella da Semana, prepare a sua melhor tela e venha descobrir por que a lua de mel com Amanda Moretti é o evento que vai redefinir seus limites. O espetáculo está prestes a começar, e a nossa noiva está esperando por você. Vai subir no altar?

Leia ainda: Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
FIT 2025 Buenos Aires: A porta de entrada para o futuro do turismo
Floripa, a Ilha da Magia, se prepara para “invasão” de turistas na temporada 2025/2026
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Turismo, falta de previsibilidade fragiliza a confiança do consumidor
Quando a ganancia explora o turismo, quem perde é o turista
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
All Patagônia: 33 anos conectando viajantes à essência da Patagônia e da Antártida
COP30 – Preços de hospedagem abusivos em Belém. ONU convoca reunião de emergência
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia
