Sustentabilidade e turismo, a urgência de investimentos em energias limpas, renováveis e de fácil acesso
TURISMO – ENERGIA LIMPA
Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso. De energia limpa até consumo responsável, conheça mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre esta ambiciosa agenda da Diplomacia Internacional moderna. Segundo relatório da ONU, divulgado em 2022, hoje existem 733 milhões de pessoas ao redor do mundo que não têm acesso à eletricidade e 2,4 bilhões de pessoas que cozinham usando combustíveis prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Nesse ritmo atual, 670 milhões de pessoas continuarão sem eletricidade em 2030. É urgente o debate sobre maiores investimentos em energias limpas e de fácil acesso, pois somente desta forma conseguiremos alterar o atual panorama. O objetivo que aborda a questão do trabalho decente e do crescimento econômico tem várias particularidades. O conceito de “trabalho decente” foi formalizado em 1999 pela Organização Internacional do Trabalho, e é definido como: “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.
E quando existe este trabalho decente, consequentemente, há crescimento econômico. Assim, atingir esse objetivo seria um dos maiores aliados para a superação da pobreza e da desigualdade social. De modo geral, o mundo vinha numa curva ascendente e positiva no que se refere à questão do crescimento econômico e conquista do trabalho decente, porém a pandemia de COVID-19 prejudicou muito essa evolução favorável conquistada. Para se ter ideia, no Brasil a taxa de desemprego, que era de 11,7% em 2019 (já considerada muito alta), bateu 14% em outubro de 2020. A recuperação da economia pós-Covid se mantém em ritmo lento, o que dificulta a concretização deste objetivo. Já o objetivo que trata de indústria, inovação e infraestrutura tem como pilar o desenvolvimento de infraestruturas de qualidade para a população, trazendo protagonismo para as indústrias. Esse protagonismo só será possível se essas mesmas indústrias promoverem dois agentes muito importantes para suas bases: inovação e sustentabilidade. E é nesse objetivo, em especial, que a temática do ESG começa a tomar corpo como pilar fundamental de desenvolvimento. No Turismo infraestrutura e sustentabilidade precisam sempre caminhar lado a lado.
Outro fundamental objetivo e que tem como ideia principal é o esforço necessário para a redução de desigualdades, e para isso é essencial que governos trabalhem e criem políticas públicas com o objetivo da geração de oportunidades igualitárias para todos. O principal fator para determinarmos a desigualdade social é concentração de renda. Para se ter noção, o Brasil foi considerado em estudo do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o segundo país mais desigual do mundo em 2019. Além desta métrica, existe o coeficiente de Gini que também mede a desigualdade em determinado local, onde o número varia de 0 (sem desigualdade social) até 1 (o máximo de desigualdade que possa existir). Ao fim do ano de 2022, o índice do Brasil estava em 0,493. Quando se fala em cidades e comunidades sustentáveis existem seis ideias centrais neste objetivo, que são elas: -Acesso a moradia segura, adequada e acessível; -Acesso aos serviços básicos e urbanização inclusiva e sustentável; -Acesso ao transporte seguro, acessível, sustentável e eficiente; -Redução do número de pessoas afetadas por catástrofes naturais; -Redução do impacto ambiental negativo; -Proporcionar o acesso universal a espaços públicos, inclusivos e verdes, entre outros.
Segundo dados das Nações Unidas mais de 4 bilhões de pessoas (mais de 50% da população mundial) vivem em centros urbanos ao redor do mundo, sendo que esse número deve passar para 75% da população do planeta até 2050. A falta de planejamento estrutural durante esse crescimento é extremamente prejudicial para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Dentro de diversas cidades brasileiras, já existem atualmente ações que buscam melhorias em sua administração e em seu crescimento. São Paulo, por exemplo, aderiu ao “Compromisso Global da Nova Economia de Plástico”, com o objetivo de que 100% das embalagens plásticas possam ser recicladas ou reaproveitadas até 2025, também com o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo. E muito se engana quem pensa que este tipo de ação só deve ser pensado por entidades administrativas. Fazer a reciclagem correta dentro de sua casa, evitar o desperdício de alimentos, trocar o plástico por papel, todas essas são ações simples, mas que impactam severamente na melhoria da sustentabilidade da Terra.
E por fim, quando a ONU desenvolveu a meta de consumo e produções responsáveis umas das principais preocupações centrais é com o desperdício de recursos. Você sabia que 30% de todos os alimentos produzidos ao redor do mundo são perdidos antes mesmo de chegar ao consumidor? Enfrentar o desperdício é uma luta necessária para a concretização deste ODS. A premissa é simples, não podemos produzir mais do que o planeta é capaz de fornecer, ou seja, para alcançarmos as metas de consumo e produção responsáveis é necessária a mudança nos padrões de consumo e produção atuais. O gerenciamento eficiente de recursos naturais, o descarte de resíduos e o tratamento de poluentes de forma correta são passos importantes para isso. Como conclusão, após tais reflexões, fica evidente como o cuidado para com nosso planeta não depende só dos outros. Se mudarmos pequenas atitudes diárias, dentro de nossos próprios lares, estaremos contribuindo de forma ativa para que a nossa geração e as futuras tenham um mundo mais sustentável e capaz de abrigar todos de forma igual.
PRÊMIO SUSTENTABILIDADE
Falando nisso, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, acabou de ganhar o Prêmio Sebrae de Sustentabilidade da Serra Catarinense, dos 380 inscritos, somente 80 estabelecimentos foram contemplados por seguirem as regras de sustentabilidade e agora, passarão anualmente por novos treinamentos e avaliações para manter o estabelecimento com foco nessa direção. Segundo Rogério Silveira, CEO do Resort, “A sustentabilidade do nosso empreendimento não é tão somente ambiental, mas sim o a responsabilidade no trato com o meio ambiente, como nossos animais, em devolver ao meio ambiente o mesmo respeito que temos aos nosso semelhantes pois, afinal de contas, é daqui que tiramos o nosso sustento, não só o nosso mas de todos os nossos funcionários diretos e indiretos, que não são poucos e, a partir disso, os hóspedes acabam por perceber todo o nosso respeito e carinho que temos com o meio ambiente. Contemplam a cada amanhecer e entardecer, uma infinidade de pássaros de todas as cores, cantos e tamanhos, como que agradecendo a maneira com que são tratados. Nossos bosques, riachos, quedas d’águas, o trotear dos nossos cavalos, enfim, tudo é uma sinfonia de gratidão e, nós dessa forma só podemos agir de uma maneira, muita gratidão a tudo que nos cerca. Preservar tudo isso é muito mais do que sustentabilidade, é obrigação além do nosso profundo respeito,” afirma.
CONSELHO NACIONAL DE TURISMO
A 58ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), marcou a reativação do fórum, que reúne 71 conselheiros de entidades públicas e privadas. O espaço é um instrumento de diálogo permanente entre os segmentos que compõe o turismo, possibilitando a construção de políticas públicas para o setor. A realização desse encontro deveria, sem dúvida, ser um dos pontos mais marcantes dos primeiros 100 dias do atual desgoverno, mas por isso mesmo, não é. O que se espera com essa reativação do Conselho Nacional do Turismo é a ampliação, fortalecimento, diálogo e a participação de políticas públicas para o setor, pois de promessas já estamos saturados. Durante a reunião, conduzida pelo secretário-executivo do MTur, Bento Nunes, que também exerce a função de secretário-executivo do CNT, foi realizada a apresentação dos secretários nacionais da Pasta, bem como das secretarias e de suas responsabilidades. O CNT é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministério do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados.
O presidente da Clia, entidade que reúne os cruzeiros brasileiros, Marco Ferraz, também comemorou a retomada o fórum. “Gostaria de parabenizar pelo diálogo e pela realização dessa reunião. E aproveitar para solicitar a retomada das câmaras temáticas e que elas possam emitir pareceres e notas técnicas”, disse. Um dos destaques da pauta foi a apresentação da proposta de nova organização do Conselho Nacional de Turismo com a previsão de participação de entidades organizadas, que trabalham com turismo, e que representam mulheres, população indígena, LGBTQIA+, entre outros. Também foi proposto um calendário de trabalho para o CNT que contempla a recondução dos membros e o agendamento do próximo encontro marcado para agosto.
TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Exatos 27,5 milhões de passageiros aéreos foram transportados em fevereiro em toda a América Latina e Caribe, o que corresponde a 98% dos níveis registrados em fevereiro de 2019, antes da pandemia. Esse número reflete um ligeiro avanço em relação a janeiro deste ano, quando a região atingiu 96% de seus níveis pré-pandêmicos, mas um retrocesso em relação a dezembro de 2022, quando chegou a 100% dos passageiros transportados em 2019. Os dados são do Relatório de Tráfego de fevereiro de 2023 da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta). Nele, verifica-se que, em fevereiro, o tráfego internacional de Colômbia e México cresceu 19% e 15%, respectivamente, em relação aos níveis de 2019, e a República Dominicana atingiu 108% de seus níveis pré-pandemia. Brasil, Chile e Argentina tiveram leve avanço em relação a janeiro de 2023, chegando a 78%, 81% e 71%, respectivamente.
Em fevereiro de 2023, as regiões conectadas com maior número de passageiros foram América Latina-América do Norte, com 4,9 milhões de passageiros, seguidas pelas rotas entre países da região com 3,6 milhões e em terceiro lugar as da América Latina para a Europa, com 1,2 milhão de passageiros. Em termos de recuperação, as rotas com origem na região e Oriente Médio registraram a maior recuperação em termos de passageiros (+28% face a 2019). Em fevereiro, o tráfego doméstico ficou 0,5% acima dos níveis de 2019, o tráfego internacional extra-LAC 2,6% abaixo e o tráfego intra-LAC 12,6% abaixo dos níveis de 2019. No acumulado de janeiro a fevereiro de 2023, foram transportados 58,7 milhões de passageiros, 2,9% a menos que em 2019.
VOAR MAIS
Falando nisso, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, lançaram a segunda edição do “Programa Voar +”, voltado para a promoção e fomento do turismo doméstico por meio de parcerias com as secretarias estaduais de turismo. A iniciativa recebeu a adesão de 12 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima. Cadê Santa Catarina? O prazo de adesão ao programa vai até o dia 14 de abril e as viagens serão realizadas de 3 de maio a 11 de dezembro de 2023, à exceção de feriados e alta temporada. E os preços dos bilhetes aéreos irão cair? Com os preços atuais é impossível esse programa decolar.
A Abear, por meio de suas associadas, vai conceder seis passagens de ida e volta para cada estado que aderir ao programa. As secretarias estaduais de turismo, por sua vez, custearão toda a parte terrestre (traslado, hospedagem, alimentação e passeios, de acordo com o roteiro). Os convidados, que podem ser influenciadores digitais ou jornalistas, por exemplo, produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. A Abear também disponibiliza aos estados uma curadoria para a seleção dos participantes. Entidades parceiras O Voar + contará neste ano com a parceria de três entidades representativas do setor de turismo: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos).
“A importância dessa parceria é fundamental, pois a Abear congrega as principais companhias aéreas e, pelo segundo ano consecutivo, estamos acreditando muito nesse programa. Temos certeza que agora, com o programa ampliado, vamos chegar a mais destinos e divulgar as belezas naturais do Brasil”, afirmou o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral. O presidente do Unedestinos, Toni Sando, destacou que o Voar + é um símbolo de integração dos setores público e privado. “Quando a iniciativa envolve os secretários de turismo e a logística de toda a operação para receber influenciadores e jornalistas, é fundamental essa união de redes hoteleiras, os resorts e os CVBs que têm toda a logística, o que facilita o desenvolvimento do programa”, disse Sando. Também marcaram presença durante o encontro o secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, secretários e dirigentes estaduais de Turismo das 27 Unidades Federativas do país e representantes de diversas entidades da cadeia do turismo.
HOTELARIA BRASILEIRA
De Acordo com os dados da 17ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o Brasil tem investimentos previstos na ordem de R$ 5,7 bilhões até 2027 com foco em hotéis na categoria midscale e luxo, sobretudo no Sudeste e Sul do Brasil. Nota-se também um crescimento nos contratos no modelo de franquia, embora a preferência do mercado nacional seja ainda pelos hotéis administrados por redes hoteleiras. O documento apresenta a evolução dos principais indicadores hoteleiros – taxa de ocupação, diária média e receita por apartamento – entre 2019 e 2022 nas capitais brasileiras que possuem ao menos cinco hotéis. No último trimestre, foram vistos níveis de ocupação, diária média e RevPAR bastante robustos e acima da média de 2019. Apesar da média do RevPAR de 2022 ainda não ter atingido o patamar de 2019 na maioria das cidades analisadas, a evolução dos dados mais recentes da média móvel e dados preliminares de 2023 indicam um nível superior ao do pré-pandemia, resultado que deve se consolidar ao longo do ano. A alta do custo de construção está inviabilizando os novos hotéis que estão sendo estudados atualmente. Isso porque o INCC avançou 35,4% e alguns mercados hoteleiros não conseguiram ao menos reajustar os 21,7% da inflação para o mesmo período.
CONNECTION TERROIR BRASIL
Uma breve viagem repleta de experiências sensoriais com selecionados produtos de Indicação Geográfica (IG) aconteceu durante apresentação do Connection Terroirs do Brasil. O encontro reuniu autoridades e imprensa em Porto Alegre. A 6ª edição do Connection terroirs do Brasil acontece de 17 a 21 de maio em Gramado e tem como correalizador o Sebrae RS. Em sua fala de boas-vindas, Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, apontou a importância da valorização dos produtos com IG para o desenvolvimento de regiões. “O turismo e os produtos com IG estão vinculados na agregação de valor, nossa atuação foca no micro empreendedor e o turismo é 99% micro, e a IG surgiu de pequenos negócios”, frisa. Um dos pontos altos do evento ficou a cargo do azeitólogo do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci, que apresentou uma degustação sensorial de dois blends com as variedades: arbequina, koroneiki e coratina, e arbequina, koroneik com infusão aromática de cacau.
De 17 a 21 de maio, o evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França, com expertises no assunto, conectando com painelistas nacionais e cases de sucesso. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves. As inscrições já podem ser realizadas pelo site no valor de R$499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.
ENCONTRO DE GASTRONOMIA
A 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia será realizada em Florianópolis, nos dias 3 a 5 de agosto. A carta de intenções que celebra a parceria entre o Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e a Prefeitura da Capital foi assinada pelo prefeito Topázio Neto e o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni. Como coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia e apoiadora do evento, a FloripAmanhã participou da solenidade. O evento contará com reuniões técnicas, plenárias, visitas a produtores locais e uma feira criativa, com apresentações culturais, degustações de pratos típicos, aulas show e área para restaurantes parceiros. A expectativa é reunir profissionais do setor, trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.
BELLAS DA SEMANA
Nossa ruivinha e a ninfetinha safada estão de volta com mais uma parte desse ensaio duplo apaixonante… Elas deixaram o clima (e o tesão) falar mais alto! My Sirena e Bianca Karina protagonizaram cenas de puro romance, pegação e muita sensualidade nesta segunda parte do ensaio. Calientes como pimenta malagueta – o clima esquentou tanto que as beldades tiveram que entrar na banheira para se refrescar… A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio duplo com My Sirena e Bianca Karina juntinhas vai ao ar na quarta-feira (12). Não perca! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
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