Turismo no exterior em queda. Alteração na alíquota do IOF já está valendo

O DESGOVERNO SANGUESSUGA
Turismo no exterior em queda. Alteração na alíquota do IOF já está valendo. Nesta última quinta-feira, 22 de maio de 2025, o DESgoverno federal anunciou alteração na alíquota do IOF, que JÁ está valendo. Portanto, a partir de agora, para compras no exterior com cartões de crédito, débito ou pré-pago, compra e saque de moeda estrangeira em espécie e remessa para contas internacionais de banking o IOF passa a ser de 3,5%. Remessas de contas internacionais de investimento: IOF passa de 0,38% para 1,1%; Recebimento de valores do exterior: IOF permanece em 0,38%; Importações, exportações, lucros, dividendos e fundos no exterior: continuam com IOF zerado (0%). O Haddad Taxad criou isso para cobrir o buraco sem fundo de tantas gastanças, mordomias, viagens da Janja Esbanja e sua comitiva em um boeing só pra ela, cinco dias antes das viagens oficiais e, as viagens turísticas das comitivas de lesa-pátria capitaneadas pelo ébrio mor da nação, troca de avião presidencial, entra tantas loucuras abusivas do erário e as nossas custas, pois somos nós que pagamos tanto roubo, para a alegria do turma que fez e faz o L, que também terá que pagar essa conta impagável. Não é à toa que o moribundo sem popularidade alguma, sequer pode sair às ruas do seu próprio país, nem com escolta, pois vem jogando o Brasil e o brasileiro literalmente na lama.

AMBIENTE HOSTIL

Por sua vez, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) manifesta sua preocupação e discordância com a medida anunciada pelo governo federal em 22 de maio, que eleva o IOF. Para a entidade, a iniciativa onera o crédito, estimula os investimentos produtivos — especialmente os realizados pela indústria — e deteriora o ambiente já hostil de negócios no país. A medida é ainda mais preocupante diante da atual conjuntura de elevada taxa básica de juros, que já restringe o financiamento de projetos inovadores ou que apresentam maior grau de risco. A decisão amplia ainda mais a insegurança jurídica do País, tanto pela súbita elevação do imposto, quanto pelo recuo parcial, horas depois do anúncio, para excluir os fundos nacionais no exterior, reforçando a percepção de descoordenação e incapacidade na condução da política econômica — como já se instruiu no mal estruturado pacote fiscal do fim de 2024. A FIESC defende medidas de conversões fiscais centradas na racionalização de gastos e no aumento da eficiência do setor público e alerta que a tentativa de compensar frustrações de receita com elevação de tributos prejudiciais à geração de empregos, riqueza, renda e, com isso, a própria arrecadação, comprometendo o desenvolvimento sustentável do país.

ABUSO DESMEDIDO

Esse abuso desmedido, impacta diretamente o bolso do brasileiro que tem planos de viajar para fora do país. Em termos bem práticos, diria que vai ficar mais caro planejar e executar sua viagem internacional. O turista precisa entender é que esse maldito desgoverno interrompeu aquele plano de redução gradual do IOF. A previsão era que essa alíquota chegasse a zero em 2028. Então, além de um pequeno aumento agora para cartões, perde-se a perspectiva de ter o imposto zerado nas viagens futuras. A justificativa tresloucada para essa medida passa pela busca por uma ‘isonomia de tratamento’ entre as diferentes formas de levar dinheiro para o exterior e pela necessidade de aumentar a arrecadação para ajudar no cenário fiscal do país. Mesmo com o recuo parcial em outras áreas do IOF que afetavam investimentos de empresas, por exemplo, o aumento para as operações de câmbio destinadas ao turismo foi mantido. Dessa forma, é preciso reajustar o planejamento e o orçamento da viagem. Seja qual for a forma que você escolher para levar seu dinheiro para o exterior seja em espécie, cartão ou conta digital, a alíquota de lOF será de 3,5%.

TURISMO INTERNO

Fundado em julho de 1981, fruto do sonho de Rene Frey, o Hotel, que iniciou com quatro apartamentos, progrediu e chegou a contar com 119 quartos, atendendo o público executivo, mas se qualificando no atendimento ao turista, que vinha a Fraiburgo atraído pela produção da maçã, que teve na cidade o pioneirismo na atividade. Foto: Jefferson Severino – Clique na foto e confira!
Como isso, mais do que nunca, para o trade de turismo, isto é, para o empresário que não dorme no ponto e sabe que marketing não é gasto, muito pelo contrário, é investimento, é a hora e a vez do turismo interno. Exemplo disso é que o Brasil alcançou um novo patamar no turismo de negócios ao entrar para a lista dos 15 países que mais sediaram eventos internacionais em 2024, (é muito barato fazer turismo no Brasil por enquanto, até alguma nova taxação), segundo a edição mais recente do ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). O pais registrou 234 eventos com perfil internacional, um aumento de 50% em relação ao ano anterior, e superou em 17% a meta estipulada para o período. Com esse desempenho, o Brasil permanece como o primeiro colocado da América Latina e Caribe e ocupa a terceira posição nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O resultado foi divulgado durante a IMEX Frankfurt, feira internacional voltada ao setor de eventos corporativos (MICE). A União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos avaliou que o avanço é reflexo da articulação dos Convention & Visitors Bureaux regionais. Para Toni Sando, presidente da entidade, a cooperação entre diferentes esferas tem contribuído para fortalecer a imagem do país como destino apto a receber eventos internacionais em diferentes formatos e setores.

“Estamos trabalhando com foco em identificar oportunidades que se alinhem aos setores econômicos e ao conhecimento local de cada região. Isso gera impacto positivo em inovação, qualificação profissional e desenvolvimento nas cidades que recebem os eventos”, afirmou Sando. A Unedestinos também observa que as atuais restrições de entrada nos Estados Unidos, como tarifas e políticas migratórias, criam um cenário propício para que o Brasil amplie sua presença no circuito internacional de eventos. “É o momento de direcionar esforços para congressos que dialoguem com as vocações econômicas e acadêmicas dos nossos destinos”, acrescentou. Além do crescimento absoluto, houve uma ampliação da descentralização dos eventos no país. Em 2023, 26 cidades brasileiras sediaram eventos internacionais. Em 2024, esse número subiu para 42 – um aumento de 61,5%. O Rio de Janeiro se destacou como o destino não-capital mais bem posicionado da América Latina e passou a ocupar a segunda colocação nas Américas, atrás de Montreal (Canadá). Foz do Iguaçu teve crescimento superior a 150% no número de eventos. São Paulo, que liderava o ranking nacional em anos anteriores, ficou com a segunda posição entre as cidades brasileiras. Brasília e Campinas também figuram entre os cinco primeiros lugares. “A atuação coordenada dos CVBs em diferentes regiões mostra que é possível ampliar a competitividade sem concentrar investimentos em poucos centros. A diversidade regional tem potencial para atrair eventos e gerar benefícios econômicos de forma mais distribuída”, concluiu Toni Sando.
O AMOR ESTÁ NO CASTELO


Agora, queremos convidar você a descobrir novos destinos ao redor do mundo com a Brocker Viagens . Com a mesma dedicação e excelência, estamos prontos para levar você a lugares incríveis, proporcionando aventuras inesquecíveis e momentos especiais. Seja uma escapada para a praia, uma viagem cultural pela Europa, ou uma expedição exótica, a Brocker Viagens está aqui para cuidar de cada detalhe. Conte com a gente para tornar seus sonhos de viagem realidade.
FESTIVAL DAS CATARATAS

A propósito, vem aí a 20ª edição do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), um dos principais eventos de turismo do Brasil, onde a tecnologia e a inovação estarão novamente em evidência. A Arena Tecnológica, localizada na tradicional Feira de Turismo e Negócios, será um espaço dedicado exclusivamente a esses temas. Entre as novidades, destaca-se a presença de cinco startups previamente selecionadas em edital promovido pelo FITCataratas, com o objetivo de promover a integração entre empreendedores, investidores e o público em geral. Segundo Paulo Angeli, CEO do FITCataratas, o objetivo é criar um ambiente propício ao surgimento de ideias transformadoras. “Ao promover iniciativas inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o evento não só impulsiona o setor com negócios e networking, mas também incentiva startups, soluções criativas e tendências que transformam a experiência turística.” Ele acrescenta: “Essa abordagem reforça o compromisso do festival com o desenvolvimento do turismo inteligente”.

As startups selecionadas pelo edital foram: Woman Fem, Redz!, NautiX Hub, Natiz Turismo e Mariza Silveira Arquitetura e Design. A oportunidade foi aberta para empreendimentos com soluções inovadoras para os segmentos de atendimento, prestação de serviços, hotelaria, gastronomia, agências de viagens, operadoras de turismo e transportadoras turísticas, independentemente do estágio em que se encontravam (ideação, validação, operação ou tração).

TURISMO & INOVAÇÃO

Uma solução que alia captação de dados e segurança foi a grande vencedora do Hackatour Cataratas. A maratona de inovação, que integra a programação paralela do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas), encerrou neste domingo (18), no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu (PR). Esta edição, que teve como tema “Fullturista – Tecnologia e a Inteligência Artificial Hiperconectada”, reuniu participantes de diversas áreas de atuação. Eles tiveram aproximadamente 48 horas para desenvolver suas soluções e inovações para o turismo, baseadas em problemas e demandas levantados anteriormente. Para apoiar a busca por soluções inovadoras, os participantes contaram com um time de mentores especializados em áreas como tecnologia, dados, criatividade e turismo. O projeto vencedor, Waypoint, foi apresentado por três estudantes: Gabriel Hochmann Alves e Hasan Asaad, de Foz do Iguaçu, e Guilherme Teixeira Nunes Pereira, de Santa Helena. De acordo com o grupo vencedor, a solução propõe levar a lugares remotos, como reservas, trilhas e praias, uma forma de monitoramento em tempo real sem a necessidade de internet. “A ideia é que as pessoas/visitantes utilizem uma pulseira, e que sejam instalados checkpoints em pontos estratégicos do local. Essa pulseira se comunica com transmissores de longo alcance, sem necessidade de internet ou cabos, permitindo ao gestor controlar o fluxo de pessoas. É uma forma de evitar que visitantes se percam em trilhas, por exemplo”, explicam.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Paulo Angeli, CEO do FIT Cataratas, lembrou que, para muitos, esta foi a primeira experiência na área. Portanto, é importante que mantenham o foco. “O que vocês estão fazendo hoje exige uma coragem gigantesca. Vocês estão iniciando a carreira de empreendedores. Não desistam no primeiro ‘não’. Se vocês acreditam na solução de vocês, continuem. A vida de startup é persistência. Continuem trabalhando nisso.” Maisa Silvestre, gestora de Projetos em Turismo no Sebrae/PR, destaca que “apoiar iniciativas como o Hackatour é, para o Sebrae, fazer parte de um ecossistema de geração de ideias inovadoras com foco na resolução de problemas e na criação de oportunidades de negócios”. Ela enfatiza ainda que, após o evento, o Sebrae reconhece a importância de continuar qualificando essas novas empresas por meio de programas de aceleração personalizados, acesso a recursos financeiros, networking estratégico e suporte contínuo para o crescimento desses negócios no setor de turismo. As coordenadoras do evento, Mayara Angeli – presidente do Idestur – e Elaine da Luz – diretora de Planejamento do Idestur –, afirmaram que foi gratificante acompanharem a evolução dos participantes: “Nos chamou a atenção a maturidade dos times e foi muito bom perceber que todos cumpriram a jornada até o fim. Agora, vão sair daqui com uma bagagem muito importante de conhecimento”, destacaram. Silvana Gomes, gerente de Turismo Sustentável no Itaipu Parquetec, ressaltou que: “Esse tipo de ação é fundamental para impulsionar soluções criativas e tecnológicas no turismo, promovendo o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e a colaboração entre diferentes setores”. Ela também apresentou aos participantes o edital Futurismo, promovido pelo Itaipu Parquetec, que oferece apoio financeiro de até R$ 100 mil, mentorias especializadas e infraestrutura para startups e projetos inovadores voltados ao turismo, incentivando a transformação do setor e a validação de soluções em ambiente real. Mais informações podem ser obtidas AQUI.

DESTAQUE PROFISSIONAL DO TURISMO

Falando em Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, será homenageado pelo destaque no desenvolvimento de suas práticas profissionais na área do turismo na Terra das Cataratas. Parabéns por mais essa conquista! Felipe receberá o Prêmio Destaque Profissionais do Turismo da cidade, no próximo dia 30/05, no Plenário da Câmara Municipal . Gonzales Felipe Gonzalez comandou o Visit Iguaçu Conventions & Visitor Bureau por duas gestões consecutivas 2020-2021 e 2022-2023, período que foi marcado pelo foco no crescimento turístico da região trinacional. O empresário Felipe Gonzalez, fundador do Grupo Cassinotur e idealizador da Gestão Integrada do Turismo em Foz do Iguaçu, será um dos homenageados na Sessão Solene de entrega do Prêmio Destaque Profissionais do Turismo. A cerimônia acontece no dia 30 de maio, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A premiação reconhece profissionais que se destacaram ao longo do ano pelo comprometimento e inovação na promoção do turismo local, conforme previsto na Lei Municipal n° 5.422, de 27 de maio de 2024. Com atuação voltada à aproximação entre o setor público e privado, Felipe Gonzalez tem participação ativa em projetos ligados ao desenvolvimento do turismo em Foz do Iguaçu. O reconhecimento é fruto de seu trabalho contínuo para fortalecer o destino como referência nacional e internacional.

BRT LOUNGES

A BRT Lounges, irá inaugurar a expansão da BRT Lounges Porto Seguro, um marco especial para a empresa e para o cenário turístico da região. Este evento exclusivo, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, reunirá influenciadores de viagens, milhas de cartão de crédito e lifestyle de grande relevância, com um alcance total de aproximadamente 4,5 milhões de seguidores em suas redes sociais. Além disso, contarão com a presença de formadores de opinião e personalidades, criando uma oportunidade única para gerar conteúdo de alto impacto. Acreditam que a inauguração do novo lounge em Porto Seguro será de grande interesse para seus leitores e telespectadores, oferecendo um olhar sobre as novidades do setor de viagens e a experiência de um espaço dedicado ao conforto e à conveniência de viajantes exigentes. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de vivenciar em primeira mão as instalações e os serviços diferenciados da BRT Lounges, além de desfrutar de uma programação especial que inclui experiências gastronômicas e momentos de networking em um ambiente inspirador. Sem dúvidas o Grupo BRT continua inovando para oferecer experiências únicas em viagens pelo Brasil. Com 46 anos de história, presente em 34 cidades do Brasil e mais de 500 colaboradores dedicados e uma ampla rede de serviços, entregamos soluções personalizadas e eficientes para que você viaje com tranquilidade e conforto. A nova marca, BRT Lounges, eleva ainda mais a sua experiência nos aeroportos, com espaços exclusivos e serviços premium.

LOVE RUN BC

A corrida e rua foi o esporte mais praticado do mundo em 2024, segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. O Brasil também se destaca nessa tendência, ocupando o segundo lugar em número de
praticantes, com mais de 19 milhões de atletas. Mais do que uma prática esportiva, a corrida se consolidou como um estilo de vida que conecta pessoas, estimula a saúde e gera experiências inesquecíveis. É nessa onda de paixão pelo esporte que foi lançada a LOVE RUN BC, corrida noturna inédita marcada para acontecer às vésperas do Dia dos Namorados. A prova será realizada no dia 7 de junho, às 18h, com largada no Pontal Norte de Balneário Camboriú, em frente à FG Big Wheel. Com um percurso de 5 km pela areia da praia, um visual mágico com o mar de um lado e, de outro, os imponentes prédios iluminados começando a ganhar vida no entardecer. Com o propósito de promover saúde, celebrar o amor e estimular novos encontros, a LOVE RUN BC entrou na tendência que vem movimentando o universo das corridas: as meias azuis. Criadas por iniciativa de um aplicativo de relacionamentos, elas surgiram após uma pesquisa que mostrou que 89% dos usuários desejavam reconhecer outros solteiros durante a prática esportiva. A partir daí, nasceu um código sutil, porém direto: quem está disponível usa meias azuis nos treinos e eventos – um sinal visível de abertura para novas conexões. Na LOVE RUN BC, essa simbologia ganha um significado ainda mais especial. A corrida noturna é um convite para solteiros em busca de novas conexões e casais apaixonados viverem juntos uma experiência diferente, saudável e inesquecível. Os solteiros podem optar pelo kit com as meias azuis, enquanto os casais escolhem pares pretos, que representam união e compromisso. Um detalhe divertido que traz ainda mais conexão à corrida. Os cinco primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino, receberão troféus da prova. Também haverá premiação para a maior equipe inscrita. Todos os participantes que completarem a prova receberão medalhas de participação. As inscrições estão abertas só até o dia 2 de junho AQUI, ou até atingirem o limite técnico de 1.200 participantes.

BELLA DA SEMANA – RÔ BIANCHI

Rô Bianchi – A perfeição tem Nome! Ela é a personificação de uma mulher que sabe exatamente o que quer, transformando cada instante em uma celebração do prazer. Em um espetáculo íntimo de auto encanto, a musa Rô Bianchise deixa envolver pelo prazer, seu corpo esculpido em curvas que hipnotizam e desafiam a imaginação. No ensaio exclusivo para o Bella da Semana, ela se transforma em uma obra-prima viva. Entre espelhos que multiplicam sua beleza e ângulos que valorizam cada detalhe de sua pele macia, ela se revela com uma intensidade que quantifica o desejo – se exibindo na janela para quem quiser ver! Seus seios, perfeitamente modelados, e o contorno de seu abdômen, delineado e sedutor, convidam o olhar a explorar os encantos de sua feminilidade. O Ensaio já está no ar. Não perca a chance de mergulhar nesse universo de erotismo refinado e inspirador. Assine o Bella da Semana e permita que cada detalhe desperte em você uma nova dimensão de prazer, uma experiência que transcende o comum e enaltece o poder da beleza feminina.
