Viagens corporativas faturam apenas 1,187 bi em maio

VIAGENS CORPORATIVAS
O preço das passagens aéreas continuam nas alturas e praticamente inviáveis, tanto que o aumento no preço das passagens contribuiu para redução de viagens. O faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 1,187 bilhão em maio último, um pequeno crescimento, de 1,24% em relação ao mesmo mês do ano passado, com R$ 1,172 bilhão. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente. Maio manteve a série de desempenho positivo que teve-se ao longo deste ano. Acredita-se que 2025 possas fechar com um faturamento de R$ 14 bilhões, segundo prevê Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp. No segundo semestre deste ano, a Abracorp prevê um faturamento de R$ 9 bilhões, um forte crescimento em comparação a julho a dezembro de 2024, com R$ 6,722 bilhões. No mês de maio, cinco dos 11 setores pesquisados tiveram faturamento acima de igual mês de 2024. Destaque para Rodoviário e Hotéis, que cresceram 18% e 4%, respectivamente. Confirma o imenso desgoverno e o catastrófico cabide de empregos da ANAC.
Em compensação, serviços aéreos, responsáveis por 56% do faturamento do setor, apresentaram pequena queda de 1,88%, em função principalmente dos altos preços das passagens aéreas. De janeiro a maio, as tarifas áreas subiram em média, 5,9%. No setor rodoviário, que fechou no mês com faturamento de R$ 5,1 milhões, o aumento das passagens, também nos cinco primeiros meses do ano, foi de 5,8%; em hotéis, de 8%. O ponto fora dessa tendência foi a locação de veículos, cuja tarifa média caiu 44,3%. A média dos cinco primeiros meses deste ano foi R$ 81,31 em locação de veículos, enquanto no mesmo período do ano passado foi R$ 146,00. No estudo da Abracorp há uma análise de antecedência de reservas de passagens aéreas. Esse acompanhamento é importante, pois representa melhor gestão nos gostos desse item da viagem corporativa. No mês de maio, quase 50% das viagens nacionais foram marcadas com 16 dias de antecedência ou mais. Somente 6% marcaram suas viagens com um dia de antecedência.

UM ANO DA ROTA FLORIANÓPOLIS/PANAMÁ

A rota entre Florianópolis e o Panamá, operada pela Copa Airlines, celebra seu primeiro ano de sucesso com um desempenho que reforça a estratégia de internacionalização do turismo catarinense. Lançado durante o governo Jorginho Mello, o voo se tornou um marco para a conectividade global do estado, superando as expectativas e impulsionando a economia local. Com quatro frequências semanais, a operação se destaca pela alta taxa de ocupação, indicando um cenário promissor para futuras expansões. A partir de julho, na alta temporada, será adicionado um voo semanal extra.O desempenho do voo Panamá-Florianópolis ao longo deste primeiro ano, com notável taxa de ocupação, valida a estratégia de expansão da conectividade internacional do estado, com o primeiro voo internacional para América do Norte e Caribe que foi conquistado no governo Jorginho Mello. A parceria com a Copa Airlines não apenas solidifica o sucesso da rota, mas também amplifica as oportunidades de intercâmbio com mais de dezenas de destinos globais. “Estamos muito satisfeitos em celebrar o primeiro aniversário de uma rota que comprovou sua relevância já nos primeiros meses de operação, com o aumento das frequências semanais. A chegada da Copa foi um momento histórico nas operações do Floripa Airport e fortaleceu a posição do Aeroporto Internacional de Florianópolis como principal porta de entrada do Estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

HUB COPA AIRLINES
O hub da Copa Airlines no Panamá é um diferencial estratégico, oferecendo conexão para mais de 85 destinos e 264 voos diários, consolidando a capital catarinense como um portal para as Américas e o mundo. Raphael de Lucca, Country Manager da Copa Airlines no Brasil, celebrou a marca: “Estamos muito felizes em celebrar o primeiro aniversário da nossa rota entre Florianópolis e Panamá. Este voo representa não apenas a conexão entre Santa Catarina e mais de 60 destinos nas Américas, como também o fortalecimento dos laços entre o Brasil e o Panamá. O sucesso desta operação reflete a receptividade dos catarinenses e a importância de Florianópolis dentro da nossa malha.” Desde o início das operações em junho de 2024, a Copa Airlines tem visto uma crescente participação nas emissões de bilhetes para Florianópolis. Embora o voo seja amplamente utilizado por brasileiros em viagens ao exterior, ele também contribui com a promoção dos destinos turísticos catarinenses no exterior. Esta parceria entre Governo do Estado, Copa Airlines e Floripa Airport apresentou resultados excelentes neste primeiro ano. Os números comprovam isso com o sucesso nas vendas e com o aumento da frequência de voos que já chegou a cinco por semana. Os catarinenses ganharam uma conexão importante com a América do Norte e o nosso trade tem um grande potencial a ser desenvolvido com o novo público que chega em nosso Estado.

GUILHERME PAULOS E ROADSHOW MERCADO & EVENTOS

Na noite desta última terça-feira (01), o empresário e fundador da CVC, Guilherme Paulus, foi o grande destaque da etapa de Campinas do Roadshow M&E Nacional 2025, realizada no Royal Palm Campinas. Diante de mais de 140 agentes de viagens, Paulus compartilhou sua inspiradora trajetória de mais de cinco décadas dedicadas ao turismo brasileiro. Com 55 anos de experiência no setor, Guilherme relembrou sua jornada: de atendente de balcão a criador da maior operadora de turismo do país. “Eu nasci no turismo e tenho uma trajetória – que, em breve, será contada em um livro – muito feliz nesse setor. Já atuei em várias frentes, fui agente de viagens durante quase toda a minha vida e hoje sou hoteleiro. Entendo como o turismo funciona: ele vai além da política e exige sensibilidade para os momentos. Se o cenário internacional está desfavorável, isso se transforma em uma chance de vender mais o Brasil. É uma oportunidade de fazer as pessoas explorarem o nosso país”, destacou. Durante sua apresentação, Paulus explicou como o modelo de negócio da CVC possibilitou um crescimento rápido e sólido. Ele destacou os pilares que sustentaram esse sucesso: preço justo, bom atendimento, produto adequado e conhecimento profundo do cliente. “É preciso vender sonhos, mas é fundamental conhecer o perfil do seu cliente. Foi assim que a CVC cresceu”, afirmou.

O empresário também compartilhou valiosos conselhos aos profissionais presentes: Ame o que faz: “Se você não amar o que faz, não seja agente de viagem!” Não tenha medo de errar; Seja otimista; Seja determinado; Planeje o futuro. Para o empresário, essas são atitudes essenciais para prosperar no mercado de turismo. “O caminho do empreendedorismo tem desafios, mas é a paixão pelo que se faz que impulsiona a superação”, disse. Entre os marcos de inovação da CVC, ele relembrou iniciativas pioneiras como: Criação de um modelo de distribuição inovador; Central de atendimento dedicada exclusivamente aos agentes; Abertura de lojas em shoppings centers; Frota própria de ônibus modernos (CVC Transportes); Primeira operadora a ter hotéis próprios e fretamento de navios; Lançamento da companhia aérea Webjet; Primeira loja virtual de turismo do país; Presença nacional e internacional (Brasil e Argentina), com mais de 1,4 mil lojas; Primeira operadora de turismo brasileira a abrir capital na bolsa de valores. “Tudo isso foi possível com orçamento equilibrado, produtos de qualidade, atendimento diferenciado e, acima de tudo, muita inovação”, concluiu, deixando o público inspirado com sua visão estratégica e paixão pelo turismo e desejando a todos um futuro promissor.

PASSEIOS PELA SERRA GAÚCHA – REGIÃO DO VINHO

Falando nisso e a partir do majestoso Castelo Saint Andrews, os visitantes podem conhecer a tradicional Maria Fumaça e realizar degustações em vinícolas, até saborear um brunch estilo colonial ou pilotar quadriciclo em meio aos parreirais. Sem dúvidas o Castelo, o Inverno e a Serra Gaúcha formam um trio desejado para quem costuma viajar. As temperaturas mais baixas aliadas às belas paisagens e a farta gastronomia colonial são atrativos para os turistas que estão em busca de experiências únicas. Reconhecida também pela excelente área de vinicultura, a Região Uva e Vinho conta com roteiros capazes de atrair todos os tipos de frequentadores, dos mais tradicionais, que buscam o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho e visitação às vinícolas, aos que procuram por novos e diferenciados atrativos, como pilotar um quadriciclo entre os parreirais ou conhecer a região em um city tour panorâmico. O passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, que durante o percurso de 23 quilômetros conta com apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações de vinhos, espumante e suco de uva. Para aqueles que não abrem mão de uma experiência que une enoturismo e gastronomia, o Tour Especial Vinícolas é o indicado.

O roteiro contempla visitação e degustação de rótulos premiados em duas vinícolas reconhecidas da região. Para completar, inclui ainda o almoço no Restaurante Maria Valduga, referência em alta gastronomia italiana na Serra Gaúcha. O menu é elaborado com ingredientes frescos e receitas autênticas, em uma verdadeira celebração da tradição familiar. A exuberância da natureza no Vale do Rio das Antas é o cenário do Tour Brunch na Serra, que oferece um brunch colonial unindo o conceito de brunch à tradição gastronômica da colônia com pães caseiros, geleias, queijos, vinhos locais, brusqueta de polenta “brustolada” com queijo e torta tirolesa. No mesmo passeio, o turista visita uma vinícola familiar e outra premiada, reconhecida pela tradição e excelência na produção de vinhos de alta qualidade. O roteiro possibilita explorar também um EcoMuseu a céu aberto. Quem busca um passeio com mais adrenalina pode escolher percorrer os parreirais da região pilotando um quadriciclo na Experiência Bello Valle. O trajeto, acessível para pilotos sem experiências (com presença de instrutor em todo o percurso), leva até uma vinícola e revela paisagens inesquecíveis. Ao final do roteiro há uma confraternização com degustação de vinhos. Mais informações sobre roteiros turísticos na Região Uva e Vinho, CLIQUE AQUI.

ENCATHO & EXPROTEL – CONTAGEM REGRESSIVA

A expectativa cresceu, começou uma contagem regressiva. Em menos de 30 dias, o CentroSul, em Florianópolis, será palco da 36ª edição do Encatho & Exprotel, o principal evento de negócios, inovação e capacitação do setor hoteleiro e turístico na região Sul. De 29 a 31 de julho , hoteleiros, empresários, fornecedores, entidades e profissionais do setor turístico de todo o país se reunirão para compartilhar conhecimento, gerar conexões estratégicas e contribuições de negócios. Com o tema “ Turismo Conectado, Negócios & Hospitalidade ”, o evento traz uma programação intensa com palestras, painéis, fóruns setoriais, encontros de entidades do trade e uma feira com mais de 200 marcas. Tudo com acesso gratuito, mediante inscrição no site www.encatho.com.br . Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o evento completo: “Estamos preparando uma estrutura completa para conectar todas as pontas do setor: quem vende, quem compra e quem transforma. Esse é um evento para sair com ideias legais e contatos importantes”. A gerente executiva, Juliana Bossi Castro, complementa: “É um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera resultados reais para todo setor”.

A programação contempla ainda temas como hospitalidade como diferencial competitivo, eficiência operacional, sustentabilidade, marketing, tecnologia, inteligência artificial, liderança, comunicação e muito mais. Entre os destaques estão o Simpósio de Governança, Manutenção, que chega à sua 15ª edição valorizando a base da hotelaria: recepção, governança e manutenção, o Encontro da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina – ABAV-SC, que vai reunir agentes de viagens para capacitação sobre o destino Santa Catarina e o Encontro das Instâncias de Governança – IGRs, que será realizado pela Secretaria de Turismo de Santa Catarina – SETUR-SC. Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o evento completo: “Estamos preparando uma estrutura completa para conectar todas as pontas do setor: quem vende, quem compra e quem transforma. Esse é um evento para sair com ideias legais e contatos importantes”. A gerente executiva, Juliana Bossi Castro, complementa: “É um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera resultados reais para todo setor”. Para Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, o Encatho & Exprotel pensa no setor de forma completa quando o assunto é atualização e qualificação. “Cada detalhe da programação foi pensado para agregar valor real aos profissionais da hotelaria e do turismo”, destaca. A diretora-presidente Margot Rosenbrock, complementou. “Faltam menos de 30 dias para nos encontrarmos. A entrada é gratuita, o ambiente é composto por pessoas que fazem o turismo acontecer e as inscrições já estão abertas. Inscreva-se hoje mesmo”. Você já garantiu sua vaga?

ANUÁRIO BRAZTOA

Já está no Anuário Braztoa 2025! Reunindo os dados mais relevantes do turismo brasileiro em 2024 , o anuário apresenta um panorama completo do desempenho das operadoras associadas ao Braztoa, incluindo negócios , volume de passageiros, impacto no setor, tendências e muito mais. Com uma leitura clara , objetiva e acessível , o material é uma fonte essencial para profissionais do turismo, imprensa, parceiros, estudantes e todos que acompanham o setor de perto. CLIQUE AQUI e confira o conteúdo completo. Há mais de uma década, o Anuário Braztoa traz números inéditos do mercado turístico brasileiro e insights valiosos derivados dos resultados consolidados das Operadoras de Turismo associadas à Braztoa destacando as movimentações de viagens dentro e fora do Brasil, faturamento, embarques, destinos mais vendidos, comportamento de compra das viagens. Com a AI, o Anuário Braztoa vai além da compilação de informações; o Anuário Inteligente Braztoa é uma experiência interativa e dinâmica, com a personalização da experiência de leitura, fornecendo informações mais relevantes para cada usuário e recursos interativos que possibilitam uma exploração dos dados apresentados, tudo de forma mais simples, ágil, e até divertida!

A arquitetura torna possível habitar no remoto, apresentando certo mistério sem tentar desvendá-lo, e ainda mostra uma natureza tanto bela quanto enigmática. Clique no baner e confira!
ZURICH AIRPORT BRASIL & SUSTENTABILIDADE

A Zurich Airport Brasil acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Atenta a essas questões, a Zurich Airport Brasil desenvolve ao longo dos anos, uma série de ações corporativas sustentáveis. Na área de meio ambiente a empresa tem uma equipe dedicada ao tema, que trabalha com foco em quatro áreas centrais: energia, água, resíduos e qualidade do ar. Os investimentos em sustentabilidade já renderam a empresa importantes reconhecimentos como o nível 4 da Airport Carbon Accreditation, da associação internacional ACI-LAC, em 3 dos seus aeroportos – Florianópolis, Vitória e Macaé – que certifica a implementação de estratégia para zerar suas emissões líquidas de CO₂. Além disso, o Aeroporto Internacional de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC em 2023 e 2024 e Vitória ficou em segundo lugar nos dois anos. Como grupo, a Zurich Airport Brasil foi reconhecida com o Green Airport Recognition na categoria Economia Circular e com o Aqua Project, foi reconhecida com uma menção honrosa na conferência da ACI-LAC em 2023, em Miami. Recentemente a Zurich Airport Brasil anunciou o projeto da Usina Solar do Natal Airport, que contará com um investimento de R$ 25 milhões. As obras iniciam este ano, com término previsto em 2026. A usina gerará energia suficiente para atender 100% do consumo do aeroporto.

A Zurich Airport Brasil preza por um ambiente de trabalho saudável, assim como pela segurança e bem-estar de seus colaboradores, parceiros comerciais e passageiros e por esta razão possui um Canal de Denúncia direcionado para o relato de eventuais situações antiéticas, fraude, assédio, corrupção, propina entre outras violações do seu Código de Ética e Conduta da Zurich Airport Brasil, disponibilizado no site da empresa. “Essa adesão reforça nosso compromisso genuíno com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. O reconhecimento das ações ligadas a preservação do meio ambiente, por exemplo, comprova nossa atuação consistente nessa área. Desenvolver as regiões onde atua é a missão da Zurich Airport Brasil e fazer isso alinhado aos princípios da ONU nos deixa ainda mais confiantes em estar no caminho certo”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website.

FESTIVAL DO PINHÃO

O inverno em Campo Alegre, também reconhecido destino de inverno de Santa Catarina, vai ficar mais quente e divertido com o Festival do Pinhão da GutBrau. A segunda edição do evento ocorre de 5 a 27 de julho, no Parque GutBrau Dona Francisca. Nos quatro finais de semana do mês, sempre aos sábados e domingos, o público vai se surpreender com delícias preparadas à base de pinhão, colhidas no próprio parque. Além disso, você encontrará diversas atividades de lazer e entretenimento, tendo como cenário a beleza da serra, rodeado por araucárias e ampla área verde. Além da beleza e imponência, as araucárias do Parque GutBrau Dona Francisca garantem farta safra de pinhões, protagonistas do cardápio criado para o Festival do Pinhão GutBrau. O tradicional entrevero, com alcatra, frango, bacon e pinhão, vem em novo formato de sanduíche, preparado com pão baguete de parmesão, e recheado com maionese de alho, tomate, molho barbecue e queijo mussarela. Para espantar o frio, a proposta é uma sopa de pinhão com bacon, calabresa e legumes. Para quem aprecia risotos, o de pinhão traz como acompanhamento paleta de cordeiro ao molho de hortelã. O prato integra o Circuito Gastronômico de Inverno, realizado pelo Núcleo de Turismo da ACIACA – Associação Empresarial de Campo Alegre. Outra opção é o Risoto Serrano Cremoso que combina carne bovina desfiada, tomate cereja, alho poró e pinhão, finalizado com queijo parmesão. Ainda entre os salgados, a quiche traz massa tradicional com recheio de pinhão ao molho de natas e pimentões.

No cardápio de doces, a novidade deste ano é o alfajor de pinhão, que aguça os sentidos com biscoitos macios recheados com brigadeiro cremoso de pinhão, cobertos com chocolate meio amargo e polvilhado com pinhão. Outra delícia típica de inverno, a canjica, também ganha nova versão tendo o milho substituído pelo pinhão cozido em leite, açúcar, e canela. Além de saborear delícias exclusivas, o público poderá se inscrever no Concurso Sabor de Pinhão do Festival do Pinhão GutBrau. A receita vencedora entrará no cardápio do evento, em 2026. E mais: o ganhador será premiado com um final de semana em uma charmosa pousada em Campo Alegre, com direito a hospedagem para duas pessoas. Também vai receber um voucher especial para consumo na GutBrau Dona Francisca. Os interessados em participar deverão se inscrever pela internet, enviando sua receita e a foto do prato através do link disponível no perfil da cervejaria no instagram a partir do dia 5 de julho. Outra grande atração gastronômica do Festival do Pinhão GutBrau Dona Francisca contará com a participação do chef Edu Bacon, participante do programa Masterchef. No último final de semana do evento, o ilustre convidado vai apresentar uma aula show e preparar uma receita exclusiva à base de pinhão que entrará no cardápio da edição de 2026. O Festival do Pinhão GutBrau terá atrações e atividades de lazer e entretenimento para toda a família desfrutar. Para desfrutar de todo o espaço que o Parque GutBrau Dona Francisca oferece, os visitantes poderão praticar arvorismo e contemplar a paisagem deslizando pela tirolesa, em meio às araucárias. Também haverá encontro de motociclistas, planejamento de mudas de araucárias e feira de artesanato com expositores locais. No meio da serra de Campo Alegre, na região do Planalto Norte Catarinense, o Parque GutBrau Dona Francisca é um refúgio com 40 mil m2 de área verde, cercado pela imponência das araucárias e pelo verde da serra.

40ª OKTOBERFEST
Blumenau inicia contagem regressiva para a 40ª Oktoberfest com novidades, atrações internacionais e retorno do Galegã. Faltando menos de 100 dias para o início da 40ª Oktoberfest Blumenau, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica, promoveu na noite desta última segunda-feira, dia 30, um evento especial para apresentar as novidades da edição histórica de 2025. Diferente dos anos anteriores, a celebração foi marcada por uma apresentação teatral e grandes surpresas. Entre as novidades, um anúncio especial marcou a noite: a confirmação da participação de Michael Högl, filho de Helmuth Högl, coautor da icônica música “Hallo Blumenau”. Michael gravou um vídeo convidando o público para o evento e estará presente com sua banda Lara em diversas apresentações durante a festa, incluindo o tradicional desfile de sábado, 18 de outubro. Outro grande anúncio foi o retorno do Ginásio Galegão, que não era utilizado desde 1998. O espaço se transformará em um novo setor da festa, com ambientação inspirada nas celebrações de Munique, gastronomia diferenciada e chope servido em louças de vidro. Além disso, será palco de um Festival de Danças Germânicas em parceria inédita com o Festival de Dança de Joinville, reunindo grupos de diversas regiões do Brasil. Para celebrar seus 40 anos, a Oktoberfest lança o Oktoberfest Summit, encontro que acontecerá de 13 a 15 de outubro no Teatro Carlos Gomes. Serão palestras, conteúdos práticos, visitas técnicas e acesso aos bastidores da festa, com inscrições já abertas AQUI.

Leia ainda: Brasil muda de endereço e todos querem descer para SC
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo – Região Sul deverá liderar uma nova agenda estratégica
Novas exigências para visto americano para estudantes
Valorização do peso, os argentinos continuam invadindo o Brasil
Santa Catarina será cenário de novela portuguesa
Turismo no exterior em queda. Alteração na alíquota do IOF já está valendo
BNT MERCOSUL – A força dos eventos movimentando pessoas, destinos e negócios
Connection Terroirs do Brasil – Guilherme Paulus apresenta visão sobre turismo de alto padrão
Balneário Camboriú se prepara para a 31ª edição da BNT Mercosul
Antonio Coradini, a liderança por trás dos resultados extraordinários
Conectividade Aérea – Brasil precisa de um plano nacional
Argentina toma medidas que impactam diretamente turistas e imigrantes estrangeiros
