Bombinhas busca a bandeira da cor do mar para o próximo verão!

Bombinhas busca a bandeira da cor do mar para o próximo verão!

As praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas, completaram a fase piloto do Programa Bandeira Azul nesta temporada. A intenção é poder hastear a bandeira já no próximo verão. Para isso, o Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas vem planejamento e executando ações para atender os critérios da certificação. Uma delas foi a participação no XII Workshop Nacional Bandeira Azul, que aconteceu em Balneário Camboriú nos dias 16 e 17 de maio. Durante os dois dias foram repassadas informações sobre o processo de certificação, cronograma e prazos a serem cumpridos. Foram esclarecidas dúvidas e houve troca de experiências com os responsáveis pela gestão de marinas e praias já certificadas.

Os representantes do Comitê Gestor de Bombinhas destacaram o compartilhamento de informações das praias de Balneário Piçarras, Estaleiro e Estaleirinho (Balneário Camboriú), que hastearam a Bandeira Azul na última temporada pela primeira vez. Além dos depoimentos que demonstraram o valor e a importância dessa certificação para o turismo e a sustentabilidade.

Após o encontro, o Comitê se reuniu, no dia 23, para dar sequência no trabalho de certificação de Mariscal e Quatro Ilhas. Foi feita uma retrospectiva da atuação do comitê e da equipe da Prefeitura, reuniões, visitas técnicas, participação nos workshops e ações da temporada como a delimitação da restinga, placas da fase piloto, análises da água, blitz ambiental. A temporada de verão nestas praias foi avaliada, com levantamento de informações e pontos que precisam ser trabalhados para que a bandeira possa ser hasteada na próxima temporada. A próxima reunião do comitê ficou agendada para o dia 27 de Junho.

Os membros presentes concordam que a representatividade do comitê precisa ser ampliada. É preciso a efetiva participação dos membros de todos os setores e há a necessidade de preencher vagas que representem a sociedade civil organizada e a comunidade como associações de moradores dos dois bairros, atividades de hospedagem, gastronomia, pesca, esportes/surf, entre outros. Os interessados devem fazem parte de alguma associação ou entidade, preencher a ficha que está à disposição no link https://goo.gl/forms/XX1j9wP3wFYon6xu1 e aguardar o contato do Comitê.

Sobre o Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

Fonte PMB Edição Falando de Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *