Cultura-Lazer-Gastronomia em Balneário São Miguel-Biguaçu SC

 

Passar um dia com a família no Balneário de São Miguel e usufruir da paz e tranquilidade do lugar, visitar o Museu e saborear um peixinho com frutos do mar em plena baixa temporada é uma boa pedida. Um paraíso para quem busca tranquilidade e gosta de apreciar a natureza em um espaço com águas limpas e cristalinas e uma vista para o norte da ilha de Florianópolis, um visão distante das pontes que dão acesso a ilha da magia, além das montanhas esverdeadas que que fazem divisa com o o oceano ao sul e a longa cadeia de montanhas cobertas pela mata atlântica que vão norte ao sul do estado. Uma faixa estreita de terra com muito verde e com uma pequena população que cuida da limpeza e preserva a natureza através da associação dos moradores e dos proprietários do setor gastronômico que sabem o quanto é preciso cuida do nosso meio ambiente.

A programação consiste em passear pela orla do convidativo balneário antes de saborear um bom almoço com amigos,com a família ou ainda para um encontro romântico e na saideira passar no Museu e alimentar a mente com os mais variados itens em exposição.

 

Vídeo 1

Gastronomia

 

Após uma tranquila manhã é hora do almoço uma Anchova grelhada, frutos do mar, um arroz com pirão acompanhado com uma salada foi a pedida no Restaurante Sombreiro que tem 75 anos de tradição com bom atendimento e boa comida a localização é maravilhosa com uma estonteante vista para o mar e ilha de Floripa. O local tem vários restaurantes mas optamos pela especialidade em frutos do mar e na saideira uma visita ao Museu e conhecer um pouco da nossa cultura com os mais variados itens em exposição.

O Museu

A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico Casa dos Açores, que fica as margens da BR 101  no município de Biguaçu, distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense. Muito bem cuidado, limpo e atrativo, construído junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto sem dúvida, um belo conjunto arquitetônico. Conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura açoriana. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local.

A calçada externa de pedras rudimentares e disformes colocadas lado a lado sem qualquer preocupação com desníveis, montada pelos escravos, dá para imaginar o árduo e rudimentar processo de construção da época, caminhar no assoalho de tijolos de barro desgastados pelo tempo, nos leva a lembrar que ali passaram em 1777 os espanhóis que invadiram a Ilha de Santa Catarina tornando São Miguel um refúgio para militares, autoridades e parte da população da ilha em função do local ser estratégico e muito bem protegido. A Ilha  só foi devolvida aos Portugueses em 1778 e São Miguel voltou a sua vida normal.

Museu Casa Açoriana-Divulgação Falando de turismo

 

Vídeo 2

Gastronomia-Museu-Artesanato

Fica então a dica para um bom programa de final de semana, para um jantar romântico a trabalho ou com a família em qualquer dia da semana, já que os restaurantes atendem de segunda a segunda. Bom passeio!

Como chegar

Resturante Sombrero-Balneário São Miguel-Biguaçu-SC

Museu Casa dos Açores-Biguaçu

Museu casa dos açores Biguaçu-Divulgação Falando de Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *