Museu Histórico de Santa Catarina 40 Anos

Museu Histórico de Santa Catarina 40 Anos

Criado pela Lei Estadual nº 5.476, de 4 de outubro de 1978, o Museu Histórico de Santa Catarina(MHSC) teve sua abertura na Casa da Alfândega, em Florianópolis, realizada em 2 de março de 1979, conforme termo de abertura assinado pelo Secretario da Educação Cultura Professor Márcio Cesar Moraes.  

A mudança efetiva da Alfândega para o Palácio Cruz e Sousa ocorreu antes mesmo que a lei que transferia o MHSC para a nova casa fosse sancionada: “No dia 5 de dezembro de 1986 ocorreu a solenidade em que o governador Esperidião Amin sancionou a lei que transferia definitivamente o MHSC e o IHGSC para o Palácio Cruz e Sousa”. (BRUHNS, 2010, p 143.), Na Lei n. 6.900, de 5 de dezembro de 1986, o Palácio passa aos cuidados do MHSC. (SOUSA, 2004, p 74.).

A História

Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de Desterro um prédio de três secões e dois pavimentos para ser a nova “Casa de Governo”.

Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente.

Dez estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Silva ornamentam a parte externa do prédio, coroando as platibandas. Entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite; e o deus mitológico Mercúrio, compondo com duas barricas, alegoria alusiva ao comércio e à indústria catarinenses, respectivamente, sendo o último localizado no alto da fachada lateral, à direita. Os ladrilhos da calçada à frente do palácio foram importados e assentados no ano de 1910.

Posteriormente, nas obras de manutenção, foram realizados inúmeros acréscimos e modificações internas, além de repinturas que se acumularam em várias camadas com o passar dos anos. Em 1977 deu-se início a um grande trabalho de restauração do edifício, que passou a denominar-se, em 1979, Palácio Cruz e Sousa, em homenagem ao grande poeta catarinense.

A partir de 2005 foram retomados os trabalhos de restauração das pinturas decorativas das paredes internas e dos forros de estuque, tratamento emergencial necessário, que vem sendo realizado por uma equipe de profissionais qualificados, dentro de rigorosos critérios técnicos. Quem visita o Museu pode acompanhar as etapas da restauração.

 

Sobre o Acervo do Museu

O Museu Histórico de Santa Catarina possui cinco categorias de acervos sob sua responsabilidade:

Acervo Arquitetônico

O Palácio Cruz e Sousa, tombado em 1984 como patrimônio histórico do Estado, é um importante exemplar da arquitetura eclética do final do século XIX, caracterizado por uma conciliação de estilos, como o barroco e o neoclássico.

Acervo Arqueológico;

Proveniente de escavação realizada entre 2002 e 2003 nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, conforme seu inventário ele é composto por 68.517 peças, fragmentos de porcelanas, grés, ossos, entre outros, classificados como artefatos domésticos, de uso cotidiano dos séculos XVIII, XIX e XX, destacando-se talheres, louças, garrafas, escovas, etc.

Acervo Arquivístico

São documentos relacionados com a história do Museu desde o seu planejamento, na década de 1970, aos dias atuais, fundamentais para a memória institucional.

Acervo Bibliográfico

A Biblioteca Setorial do Museu Histórico de Santa Catarina é especializada em conteúdos das áreas de História de Santa Catarina, História de Florianópolis, Museologia e outras afins; bem como obras que têm valor de posse e de identidade com o Museu. O acervo possui mais de 380 exemplares, incluindo livros, periódicos, CDs e DVDs.

Acervo Museológico


Constituído por peças do século XIX e XX, tais como mobiliários, pinturas, esculturas, documentos impressos, medalhas, fotografias, armamentos, etc. 

A Biblioteca está aberta para a pesquisa local com horário agendado, o qual pode ser feito através do formulário de atendimento (disponível abaixo), que deverá ser enviado para o e-mail: bibliotecamhsc@fcc.sc.gov.br  ou entregue diretamente na Administração do Museu. 

Horário de atendimento: quarta e sexta-feira, das 13h às 17h.

Para consultar o acervo, basta clicar aqui para baixar a listagem de exemplares.
Formulário para agendamento de pesquisa

Deixe um comentário