A indústria do turismo volta a crescer no Brasil e tem alta
Naturalmente, a industria do turismo volta a crescer no Brasil e tem 28% no último mês, segundo pesquisa. De fato, é o que aponta levantamento recente da consultoria Conversion, especializada em SEO e marketing de performance.
MARKETING DE PERFORMANCE
De acordo com o estudo, que analisou o tráfego dos principais sites transacionais de e-commerce no Brasil a partir de ferramentas de inteligência competitiva digital, tais como SimilarWeb e SEMRush, o setor online como um todo cresceu 39,7% em junho na comparação com o momento anterior ao novo coronavírus (fevereiro). Dessa forma, já em maio, os negócios online apresentaram um desempenho ainda melhor quando comparado com a pré-pandemia no País, com aumento de 51% na audiência das lojas virtuais.
REAQUECIMENTO
Diante disso, no caso do turismo, é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o setor registra crescimento, depois de acumular perdas da ordem de 74% entre março e maio. Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion, ainda é muito cedo, entretanto, para dizer que há um grande reaquecimento deste mercado. “Definitivamente, com a reabertura gradativa, é natural que as pessoas não fiquem só em casa e procurem novamente as atividades de laser e passeios turísticos”, comenta. “Assim de qualquer forma, com as medidas de quarentena, as pessoas usaram de forma mais frequente a internet para comprar”, acrescenta Ivo.
E-COMMERCE
Além disso, o executivo informa que há um grande e irreversível movimento em prol do e-commerce, que tem batido recorde sobre recorde nestes meses de pandemia. “Logo, os novos hábitos, especialmente os de consumir online, se consolidaram entre os consumidores brasileiros”, aponta o executivo. “Diante disso, no primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.
TURISMO ÉTICO E RESPONSÁVEL
Do mesmo modo, nesses tempos de reengenharia de empresas, mudanças de estratégias e reposicionamento das marcas e dos valores de um negócio o DIÁRIO lança o projeto Turismo Ético e Responsável abraçando causas ambientais de preservação da vida e da natureza. Segundo Paulo Atzingen quinzen: “Neste mês de julho adotamos a nossa nova marca de valor; dessa forma, o jornal de turismo inicia reportagens trazendo ao debate as ideias de um mundo mais sustentável e, portanto, pautado em relações sociais, econômicas, culturais e ambientais mais harmoniosas”.
Ao ouvir seu conselho editorial, o DT concluiu que o foco da viagem ética deverá estar sempre em evidência em seu conteúdo jornalístico e devem pautar-se daqui em diante da seguinte forma: como o turista se comportará no destino (o que faz, o que compra, como se relaciona com os locais e o que traz como lembrança) e obviamente, quais as empresas da cadeia do turismo o auxiliam em suas escolhas. O cerne desse projeto é alinhar-se a empresas que tem em seu dna iniciativas que promovam a paz, a harmonia e a sustentabilidade das comunidades em que estejam inseridas e, ao mesmo tempo, promovam a proteção à vida.
HABITO DE VIAJAR
A principio, Apesar dos enormes prejuízos causados pela pandemia no setor turístico, o confinamento pode trazer bons frutos no futuro. Segundo pesquisa promovida pela Hoteis.com entre 15 e 24 de junho, 70% dos brasileiros passaram a valorizar ainda mais o hábito de viajar durante a quarentena. dESSA FORMA, 50% afirmam que pretendem viajar com mais frequência após o afrouxamento das restrições.
SEGURO VIAGEM
De fato, os novos protocolos de higiene recomendados por autoridades de saúde irão pautar o comportamento do turista no pós-pandemia. Assim, na hora de preparar a bagagem, por exemplo, os produtos de higiene pessoal aparecem em primeira ordem. De fato, o item de viagem indispensável mais citado foi o álcool gel (81%), à frente da documentação de seguro viagem (66%) e de acessórios como óculos de sol e chapéus (63%). Igualmente, máscaras cirúrgicas (60%), sabonetes (56%) e toalhas com desinfetantes (50%) foram outros produtos de higiene citados pela maioria dos entrevistados.
PASSEIOS AO AR LIVRE
Logo, os roteiros, por sua vez, também se adaptaram à nova realidade. Com isso, após vivenciar um período de afastamento dos familiares, a maioria dos brasileiros (53%) disseram que passarão a priorizar passeios com a família e entes queridos. Os entrevistados afirmaram ainda que pretendem fazer mais programas ao ar livre (46%) e escolher destinos que ajudem a melhorar a sua saúde mental (50%). Em vista disso, quatro em cada dez respondentes contaram que, na próxima viagem, evitarão frequentar locais com grande aglomeração, como pontos turísticos famosos.
De acordo com a pesquisa da Hoteis.com, pouco mais da metade (56%) dos brasileiros admite que, apesar de ainda um pouco receosos, estão animados com a possibilidade de uma nova viagem. Desde já, cerca de seis em cada dez entrevistados acreditam que apenas se sentirão plenamente confortáveis para uma nova excursão quando as autoridades confirmarem ser uma prática segura (17%) ou a vacina ter sido desenvolvida (44%). Enquanto isso, quatro em cada dez respondentes disseram que, na próxima viagem, certamente irão verificar se o seu seguro de saúde estará habilitado para o local de destino.
VIAGENS DOMÉSTICAS
Igualmente, a pesquisa aponta ainda para um aumento das viagens domésticas no futuro próximo: 47% escolheria fazer uma viagem pelo Brasil; enquanto 19% preferiria passear em outros países. Dessa forma, em território nacional, as cidades litorâneas são as mais cobiçadas: Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%) ocupam o topo da lista dos destinos preferidos para as próximas viagens. Então, mais de seis em cada dez entrevistados pretendem se hospedar em hotéis próximos a praias.
JOÃO PESSOA CONVENTION
A priori, o Convention Bureau de João Pessoa entregou na manhã desta quarta-feira, (22) de julho, o Protocolo de Conduta para realização de Eventos Associativos, Corporativos e Feiras Comerciais na Paraíba. Dessa forma, o presidente do Convention Bureau, hoteleiro Marcus Abrantes e o Vice Presidente, hoteleiro Cláudio Filho, oficializaram a entrega do documento em reunião com a Presidente da Empresa Paraibana de Turismo – PBTUR, Ruth Avelino. Assim sendo, o documento, desenvolvido por iniciativa do Convention Bureau com apoio do Centro de Convenções de João Pessoa e União Brasileira de Promotores de Feiras – UBRAFE, trata de medidas sanitárias e de segurança, focado em espaços para eventos em hotéis, espaços públicos e privados, entidades associativas, sociedades médicas, empresas organizadoras de congressos associativos, corporativos e feiras comerciais, empresas prestadoras de serviços para o segmento.
Além disso, tem o objetivo de orientar sobre novas normas de condutas que possam surgir para a realização de eventos na cidade durante e pós-pandemia. Segundo o presidente do Convention Bureau, Marcus Abrantes, o protocolo de recomendações neste momento é uma necessidade importante e visa orientar as empresas associadas ao CVB e aos principais players do mercado de eventos. “Assim, nos movimentamos em prol do segmento e concluímos que desenvolver um protocolo focado entendendo a realidade do setor de eventos seria o ideal para o momento, analisando o que pode ser aplicado sem prejudicar os empresários, cumprindo todas as normas sanitárias e de segurança”, explicou. Igualmente, a presidente da PBTUR, Ruth Avelino destacou que “São medidas importantes de segurança sanitária que deverão entrar em vigor com o avanço da flexibilização nas próximas fases da retomada, por isso precisamos pensar adiante e planejar o futuro, para garantir emprego e renda para centenas de famílias que sobrevivem dessa cadeia produtiva na capital”.
PATRICIA HOLLWEG, A BELLA DA SEMANA
Finalmente, a musa do vídeo Bella da Semana está de volta (para a nossa felicidade). Naturalmente, a loira Patricia Hollweg deixou nossos leitores de queixo caído! Portanto, essa belíssima fisioterapeuta apresenta a segunda parte do do ensaio nu. Sendo assim, o ensaio exclusivo já está no ar. Ainda não é assinante? Então, tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
Leia ainda: Fundo de ajuda para Artes Cênicas Ibero-americanas tem inscrições abertas!
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa