Aerolineas Argentinas acelera conexões entre Brasil e Buenos Aires
CURITIBA – BUENOS AIREIS – CURITIBA
Diante de mais de 60 operadores e agentes de viagens brasileiros, o INPROTUR, junto com Aerolíneas Argentinas e uma delegação de empresários e destinos, apresentou com sucesso os novos voos diretos entre Curitiba e Buenos Aires que começarão a partir de 4 de abril. Além disso, realizou-se uma capacitação sobre o país e um encontro comercial entre empresários argentinos e do Brasil.
A apresentação oficial que foi realizada em Curitiba durante a manhã desta terça, foi liderada pelo Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa; pelo Diretor Comercial da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo; pelo Cônsul Argentino em Curitiba, Eduardo Leone, pelo Gerente Comercial da Aerolineas Argentinas no Brasil, Iván Blanco Cadahia e pela Responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia e capacitadora, Cristiane Cavalli. Além disso, a delegação argentina esteve composta pelos operadores AMV Travel Argentina, Conextur, Moebius, Terra Travel Service e Viva Terra, pelo restaurante Puerto Cristal e pelos destinos Ushuaia e Ministério de Turismo de Misiones. “Há um mês estivemos em Curitiba apresentando um dos grandes eventos esportivos mundiais na Argentina, e agora viemos com mais notícias positivas: os novos voos diretos da Aerolineas Argentinas a partir de abril. Curitiba é muito importante em matéria aérea, já que antes da pandemia era a terceira cidade do Brasil com maior fluxo de turistas que visitavam o nosso país”.
O voo entre Curitiba e Buenos Aires terá a partir de 4 de abril quatro frequências semanais com saídas da cidade brasileira para o Aeroparque Jorge Newbery da capital argentina aos domingos e quintas às 9 da manhã (de Buenos Aires sairá às 5h30) e às segundas e sextas às 18h35 (de Buenos Aires sairá às 15h15). Será operado por um avião B 737-700 para 128 passageiros. Na apresentação, o Diretor Comercial da Aerolineas Argentinas, Fabián Lombardo, deu detalhes da conectividade da linha aérea com Curitiba, traçou um panorama da conectividade com o Brasil, adiantou que “com estes novos voos a partir de abril se estará recuperando quase 50% das frequências da pré-pandemia com esse país e desde julho, com os voos a Bariloche, Salta e o aumento de frequências com São Paulo, estaremos recuperando mais de 70% de frequências da pré-pandemia”.
Posteriormente, realizou-se uma capacitação das seis regiões do país e a jornada finalizou com uma rodada de negócios entre os operadores argentinos presentes no evento e os empresários brasileiros que participaram para obter informação e gerar acordos comerciais. É importante mencionar que só no estado de Paraná vivem cerca de 11 milhões de pessoas e em Curitiba mais de dois. E se somarmos os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o número chega a 30 milhões de habitantes nos três estados do sul do Brasil. Por esta razão, recuperar estas conexões significa um importante avanço para captar um populoso território dentro do grande mercado geral do Brasil.
O grande, o sempre e incontestável problema da Aerolineas Argentinas é que ela sequer tem aeronaves para atender o seu próprio mercado. Diante disso, somando-se às constantes greves, cancelamentos de voos e destinos, acabam estragando o sonho de viajar para aquele país e inviabilizando negócios de muita gente. A empresa aérea é inconfiável. O que a empresa deveria fazer era conjugar/combinar horários de saída e chegada de voos brasileiros no Aeroparque Jorge Newbery com conexões de no máximo duas horas, para a fantástica Patagônia Fantástica Argentina, sem que o turista/passageiro seja obrigado a dormir em São Paulo ou Buenos Aires e tão pouco precisar fazer transfer de Azeiza ao Aeroparque. Isso resolveria nossos problemas uma vez que possuímos diversas empresas aéreas voando para Buenos Aires.
GOL & AEROLINEAS
Exemplo disso é a Gol que irá retomar seus voos diários entre Rio de Janeiro e Buenos Aires a partir do próximo domingo (27). Serão sete voos por semana ao invés das três frequências que estão sendo operadas atualmente. Os voos G37650 partirão todos os dias do Galeão às 18h e chegarão em Buenos Aires às 20h55. Já os voos de volta G37653 decolarão do Aeroparque às 10h25 e chegarão no Rio de Janeiro às 13h20. Com esses voos não existem conexões imediatas para a Patagônia Fantástica, a não ser que tenham alterado os voos de saída do Aeroparque pra Ushuaia, que sempre foi às 04;00hs e 15hs para Ushuaia. O Voo de volta de ushuaia é sempre às 09:00hs. Portante, se permaneceram esses horarios, os clientes dos dois países não contam com ampla conectividade em Buenos Aires para o interior da Argentina, El Calafate (Patagônia), Bariloche e Ushuaia.
MUSEU DA CERVEJA
A Capital Brasileira da Cerveja logo vai ter um endereço para celebrar a história, o impacto e a paixão pela bebida. A contagem regressiva para a abertura do Museu da Cerveja, em Blumenau (SC), está aberta: de acordo com os novos administradores do espaço, em 100 dias o imóvel volta a receber o público com uma nova experiência. A previsão é que isso aconteça na última semana de junho de 2022. O Museu da Cerveja fica na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro de Blumenau (SC). Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido a iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, contabilizou 104 ações inscritas nesta edição, que tem como tema central a resiliência. De 24 de fevereiro a 15 de março, foram computados 3.173 acessos ao formulário de inscrição e 686 cadastros iniciados. 98,% dos cases são provenientes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, além das ações inscritas em países como Estados Unidos, França, Colômbia e Portugal. No Brasil, São Paulo aparece com maior representatividade, com 21% dos cases, seguido Rio de Janeiro com 11% e Paraná, com 8%.
“Este grande alcance e engajamento de milhares de acessos e centenas de inscrições iniciadas mostram que o tema da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade. Mostra, também, que o novo formato do Prêmio, proposto pelo time de jurados, equipe técnica e diretoria da Braztoa, para destacar a resiliência nas iniciativas de sustentabilidade que ajudaram o setor a superar os desafios da pandemia, foi acertado”, comemora Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
Em 10 de abril, na Serra Catarinense, serão premiadas as cinco melhores ações e há possibilidade da realização de Menções Honrosas como reconhecimento às iniciativas que merecem destaque. O evento tem o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) como parceiros, além do Iberostar como patrocinador e da além da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), que ao lado do e Ministério do Turismo e PNUMA, apoia a instituição.
ENCATHO EXPROTEL & MULTIPROPRIEDADES
Modalidade de negócios que vem se consolidando no Brasil de forma expressiva, o segmento de multipropriedade mostrou um crescimento expressivo, mesmo durantes os mais de dois anos da pandemia. Esse crescimento vertiginoso e uma presença cada vez maior no segmento turístico fazem do tema um dos destaques da ampla programação da 33ª edição do Encatho & Exprotel, que movimenta capital catarinense de 26 a 28 de julho. Para falar desse tema importante, o Encatho receberá o palestrante Paulo Roberto Caputo, sócio-diretor da Livá Hotéis, a primeira operadora independente de empreendimentos multipropriedade no país. Paulo Roberto Caputo é também CEO da Atrio Hotéis, maior franqueadora do Grupo Accor na América Latina e América do Norte, e do Grupo Natos, que gerencia empreendimentos como o Olímpia Park Resort e o Solar das Águas Park Resort. Essa ampla experiência de administrar mais de 70 hotéis foi recentemente reconhecida no Prêmio VIHP, como hoteleiro do ano. Caputo que é diretor da ABIH-SC na região Caminho dos Príncipes.
GESTÃO HOTELEIRA
Falando nisso, a maior empresa de franquias de hotéis do mundo, a Wyndham Hotels & Resorts foi escolhida para a gestão do empreendimento multipropriedade com temática da Amazônia que será construído em Penha (SC). A previsão de entrega da primeira fase das obras é para 2025. O empreendimento turístico terá mais de 90 mil m² e 199 apartamentos administrados. A empresa tem mais de 9.200 hotéis espalhados por mais de 95 países em seis continentes. Vale ressaltar que Penha já tem apelo turístico forte por conta das praias e parques temáticos consolidados na região de Penha. São mais de dois milhões de turistas por ano, segundo dados oficiais.
Antes mesmo da entrega das torres que compõem o equipamento turístico e hoteleiro, o público interessado em uma segunda moradia de férias em Penha (SC) já pode adquirir uma fração dos apartamentos. Neste momento, 155 apartamentos já estão sendo comercializados na planta em cotas com custo inicial de R$ 27 mil. Além das torres hoteleiras, o Amazon Parques & Resorts engloba uma área de entretenimento muito diferenciada, que será composta por 15 mil m² de atrações em pavilhões e 81,7 mil m² de atrações externas. Haverá museus, aquário, SPA com terapias de elementos indígenas, centro de pesquisas e auditório com atividades continuadas e atrações para a educação ambiental. Salão para eventos, piscina, bar e restaurante com menu tradicional e pratos diferenciados com ingredientes vindos diretamente de produtores da Amazônia serão mais atrativos.
SEM MÁSCARAS
Agora é a vez dos aeroportos e companhias aéreas pedirem o fim das máscaras. A ACI EUROPE (Airports Council International) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) pediram a remoção de todas as restrições COVID restantes que se aplicam a viagens dentro da UE e do espaço Schengen, incluindo todos os requisitos de teste, a necessidade de apresentar prova de vacinação, ou preencha um Formulário de Localização de Passageiros (PLF). Isso inclui cessar o uso de máscaras para viagens dentro ou entre Estados onde não é mais necessário em outros ambientes internos. A IATA e a ACI EUROPE apresentaram evidências adicionais em apoio ao alinhamento das regras do transporte aéreo com os regulamentos nacionais. À luz de novas pesquisas e sinais crescentes de que a gravidade do COVID-19 está se aproximando da gripe sazonal, a ACI EUROPE e a IATA escreveram conjuntamente aos Ministros dos Transportes e Saúde dos estados membros da UE, solicitando o seguinte:
Remover todas as restrições de viagens e fronteiras relacionadas à saúde antes da temporada de verão, pelo menos em voos dentro do EEE, especificamente testes, rastreamento de contatos e certificados de vacinação alinhar as restrições sanitárias aplicáveis à aviação com as aplicadas a nível nacional, em particular no que diz respeito aos mandatos de máscara permitir que os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela OMS viajem para o EEE provenientes de países terceiros nas mesmas condições que os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela EMA. A ACI EUROPE e a IATA também reiteraram o papel vital que o Certificado Digital Covid da UE (DCC) desempenha em dar aos estados a confiança para reabrir as fronteiras e reiniciar as viagens.
PÁSCOA EM CANELA
A Páscoa em Canela, inicia no próximo dia 31 com uma programação cultural que encantará adultos e crianças. Em frente a Catedral de Pedra, ocorrerá, diariamente o Mensageiros de Luz e o Vida, oportunizando ao público momentos de reflexão, inspirando os corações, com música e audiovisual, na iluminação noturna da sétima maravilha do Brasil. Sarau Lúdico e Estátuas Humanas completam as atrações para todos os públicos. A Procissão do Encontro contemplará a parte religiosa da data, que representará os últimos momentos de Jesus até a crucificação.
A Magia do Coelhinho, teatro de bonecos; Coelho Confeiteiro, com acrobacias e corpo de baile; as peças teatrais com o lúdico Tombalho, o inquietante Bruxarias da Páscoa, o Novo Coelho da Páscoa, trarão diversão e interação para a criançada. Os bairros da cidade não foram esquecidos e serão contemplados com programação cultural: a Caravana de Páscoa estará levando canto e dança, com personagens do evento, promovendo brincadeiras para as crianças, aos sábados e domingos a tarde. Teatro, capoeira, caça ao tesouro e outras atividades compõem o Choco Arte, que também ocorrerá em alguns bairros. A cidade contará com decoração lúdica, que trará a magia da data para as ruas de Canela. A Páscoa em Canela segue até dia 24 de abril, com realização da Prefeitura Municipal.
ITAIPU & EXPO DUBAI
A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promoveram nesta últma quinta-feira, dentro da programação da Expo 2020 Dubai, o evento “Como promover o Agronegócio Sustentável no Brasil para a Cooperação Bilateral com os Emirados Árabes – o caso em torno do reservatório de Itaipu”. Foram apresentadas as contribuições da Itaipu para o desenvolvimento do Oeste paranaense, um dos principais polos do agronegócio brasileiro. Também contou com painelistas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Coopavel e governo do Paraná. O documento síntese do evento, com a programação completa, pode ser acessado neste link: https://bit.ly/3L9iRnq.
Leia ainda: Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões
Castelo Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil
Contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina
Os paradoxos e realidades do ser humano em pleno século 21
Cai a máscara, gradativamente o turismo retorna ao velho normal
Turismo – Refis é fundamental para a retomada econômica e a geração de empregos
Brasil na contra mão do mundo tem crescimento de 4,6% em seu PIB
Parques naturais: vacina no braço e mapa na mão