As cores do inverno dão o tom no outono da Serra Catarinense
AS CORES DO OUTONO EM SANTA CATARINA
Os amanheceres congelantes dos últimos dias trazem novamente a geada e temperaturas negativas no vale dos vinhedos da Serra Catarinense. A mínima ficou na casa dos -2.7ºC registrada pela Rede de Estações Keiser e o resultado foi uma belíssima paisagem de outono numa combinação de nas cores âmbar e escarlate em nuance com o branco puro do gelo sobre a relva nos campos do Vale dos Vinhedos a cerca de 42 km da Serra do rio do Rastro – Bom Jardim da Serra. Sendo assim, já se somam 29 dias com geada no Topo da Serra no ano de 2021.
Segundo Coutinho, a madrugada de quarta-feira foi o amanhecer mais frio do ano no Brasil! 13 dias com marcas negativas em SC e 33 dias (16 dias em maio) com geada no Topo da Serra. Abaixo dos 4°C: -7,7 B.Jardim; 6,9 Painel/G.Hugen; -5,7 Vargem Bonita; -5,3 S.Joaquim; -4,3 Urupema; -3,8 Urubici; -4,1 Água Doce; -3,2 Fraiburgo; -2,9 Lebon Régis; -1,5 Rio Rufino; -1,3 Curitibanos/UFSC; -1,2 Frei Rogério; -0,2 Bom Retiro; -0,1 Caçador; 0,0 Otacílio Costa; 1,6 Lages e a capital dos catarinenses amanheceu com 7,8 Florianópolis/T.Ruas. Ao que tudo indica o inverno será bem rigoroso e espetacular para o turismo na fantástica Serra Catarinense. Façam suas reservas.
CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O Consórcio BC Eventos, formado por duas empresas de Santa Catarina, foi o único interessado no processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. A sessão de abertura de envelopes da concorrência pública 001/2021 ocorreu na última terça-feira (18), na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis. A habilitação do Consórcio no processo de concessão será confirmada pela Comissão Especial de Licitação após a análise da documentação, o que está previsto para esta quarta-feira, 19.
“Essa foi a missão que recebi logo que assumi a presidência da Santur. Estamos muito satisfeitos em concluir essa etapa da concorrência e avançar no processo de concessão do Centro de Eventos, um equipamento muito esperado pelo trade turístico e uma prioridade do Governo do Estado. Nesse sentido, a Santur não mediu esforços para dar celeridade ao processo. Paralelo a isso, foi dado seguimento às obras físicas, que aliás, não foram paralisadas pela pandemia” – acrescenta o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
O Consórcio BC Eventos é formado pelas empresas Insight Engenharia e Consultoria e Quality Empresarial. Após a fase de habilitação, o passo seguinte será a análise da proposta apresentada para a gestão do Centro de Eventos, cujo prazo de concessão será de 20 anos. O local tem 33 mil metros quadrados de área construída, abrigando três pavilhões de exposição e capacidade para receber até 15,9 mil pessoas. Conta também com salas para convenções, área para lojas, quiosques, praça de alimentação e estacionamento para 875 automóveis. O local também dispõe de elevador panorâmico e rampas de acesso, atendendo às normativas internacionais de acessibilidade; sistema de iluminação em led e cobertura do módulo central permite o aproveitamento da luz natural.
RETOMADA SEGURA EM SC
As regras para avançar na liberação de atividades relacionadas ao turismo em Santa Catarina foram o assunto de mais uma reunião entre o Governo do Estado e representantes dos segmentos de eventos, bares e restaurantes. Articulado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o encontro teve a participação da Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância Sanitária. Um modelo de protocolo deve ser apresentado na próxima semana, considerando as sugestões apresentadas e discutidas na reunião. Na próxima semana uma nova reunião será realizada para avaliação da proposta de protocolo. Um Grupo de Trabalho que será formado pela Santur, Saúde e representantes das entidades, dará sequência aos temas debatidos e para fazer a reavaliação periódica dos regramentos vigentes.
BNT MERCOSUL GAMIFICAÇÃO
A BNT registra a participação dos agentes de viagens durante os cinco dias da programação e converte em pontuação. Ao final do evento, os três grupos de FAMTOUR inscritos com MAIOR pontuação nas atividades serão premiados com: PRIMEIRO LUGAR: Troféu; 20 passagens aéreas (da cidade do FAMTOUR até NVT ou FLN) para a BNT 2022 (Estas passagens serão distribuídas pelo Operador responsável do Famtour ganhador e serão emitidas com saída de um único destino); Acesso à todos os passeios da programação 2022. Além disso, estes agentes terão uma programação VIP, receptivo, incluindo um welcome coffee, um jantar, atendimento com credencial diferenciada e estadia no hotel parceiro da BNT que o grupo escolher em BC.
SEGUNDO LUGAR
Troféu. A operadora que tiver o segundo maior grupo participante ganha um PACOTE DE INGRESSOS PARA ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ E REGIÃO para utilizar como desejar pelo período de um ano e finalmente, o TERCEIRO LUGAR recebe troféu, Welcome coffee durante a BNT 2022; Jantar especial na BNT 2022 para 40 agentes participantes (Que serão definidos pela Operadora responsável do Famtour ganhador). Consulte regulamento completo no site: https://bntmercosul.com.br/gamificacao.
A saber, a BNT Mercosul 2021 acontece entre os dias 24 e 28 de maio e será, neste ano, muito diferente, além de inédito. Trata-se de uma edição especial, com exposição online e apenas algumas palestras sendo realizadas de forma presencial. São apenas 12 estandes e mais 20 empresas no painel de Negócios. O evento se completa com as seis salas de capacitação, que já contam com mais de 300 inscritos em cada uma. Geninho Goes, organizador da feira, destacou que este formato mais enxuto foi desenvolvido pensando na experiência do visitante. Desta forma, ele acredita que está também valorizando o investimento do expositor, que terá mais visibilidade. Inscrições: https://bntmercosul.crdlive.com.br/home/
AVIESP
Enquanto isso, a organização da Aviesp Expo 2021 anunciou o adiamento da feira, que agora acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Eventos do Monte Real, em Águas de Lindóia. A mudança na data ocorre pelo cenário da pandemia da Covid-19, com restrições ainda vigentes em diversos estados e prefeituras. O evento estava previsto inicialmente para acontecer nos dias 30 de junho e 1º de julho. A feira, considerada a principal do interior paulista, terá como tema “Reencontro”, tem tudo para não acontecer diante do desgoverno paulista. No ano passado, a feira aconteceria originalmente em março, mas foi adiada para o fim de julho e depois adiada novamente. Mediante o cenário da pandemia, a organização optou por realizar a 42ª edição de forma virtual, dentro do Abav Collab.
REENCONTRO NA FITUR EM MADRI
O Trade de Turismo se reencontra na FITUR em Madri/Espanha. Começa na última quarta-feira (19) a Fitur 2021, primeira feira presencial internacional do circuito de grandes eventos da indústria do turismo desde o início da pandemia de Covid-19. Com o tema “Special Recovery Tourism” a edição deste ano foca na reativação do setor. A feira conta com um forte apoio institucional do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha e da Comunidade de Madrid através de entidades internacionais como a Organização Mundial do Turismo (OMT). A feira conta com 44 mil metros quadrados de espaço líquido expositivo e sete pavilhões. Como todos os anos, aos sábados e domingos, dias 22 e 23 de maio, a FITUR abrirá as suas portas ao público, que terá assim a oportunidade de conhecer as propostas dos destinos e regiões do mundo e desfrutar ao máximo.
EM MADRI
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta terça-feira (18.05), em Madrid, na Espanha, da inauguração da XXIV Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários do Turismo (Cimet), evento que faz parte do Turismo Internacional Justo (Fitur). O encontro aborda o futuro do setor e a retomada das atividades no pós-pandemia, o que inclui protocolos de saúde, vacinação e debates sobre a unificação de medidas entre os países. Também estiveram na pauta o secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, e o presidente da Embratur, Carlos Brito. Durante sua participação na cerimônia, o ministro Gilson Machado Neto destacou a importância de países e lideranças mundiais se unirem para fortalecer o setor e retomar as atividades. “É muito importante estarmos juntos aqui para trocar experiências e identificar estratégias que contribuam para a recuperação da indústria do turismo”, disse.
SANTA CATARINA RECEBE PRÊMIO NA FITUR
pelo décimo ano consecutivo, o Prêmio Silvia Zorzanello fez parte da programação da Fitur Madrid, homenageando destinos e personalidades que tiveram esforço no desenvolvimento do Turismo do Brasil. O troféu leva o nome de uma das criadoras do Festuris Gramado e neste ano foi entregue ao Estado de Santa Catarina, em reconhecimento ao trabalho realizado na promoção e qualificação do destino em um cenário de pandemia. Durante a entrega na Espanha, o troféu foi recebido pelo então vice-ministro do Turismo do Brasil no ato, Daniel Nepomuceno, que representou Santa Catarina nesta honraria em solo internacional. A entrega foi feita pelo presidente do Grupo Excelências, José Carlos de Santiago.
BRAZIL TRAVEL MARKET
Com toda a força que lhe é peculiar, o maior e melhor feira do Norte/Nordeste do Brasil, o Brazil Travel Market, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro na cidade de Fortaleza, continua nos preparativos para sua 10ª edição. Parcerias firmadas, programação vasta com grandes novidades e inscrições abertas ainda este mês, sinalizam a realização de um dos maiores eventos do setor de turismo do país. Atentos à situação do Brasil e acompanhando com esperança a campanha de vacinação, os realizadores do BTM emitiram comunicado oficial, reforçando a realização do evento. O turismo apresenta recuperação no primeiro semestre de 2021 e o BTM, como ao longo dos últimos 10 anos, traz um novo fôlego para o setor.
“Com a campanha de vacinação avançando, estamos confiantes que a data do 10º BTM – Brazil Travel Market – permaneça inalterada, sendo, portanto, realizado de forma presencial nos dias 22 e 23 de outubro de 2021. Os apoios incondicionais do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, expositores que estão conosco há dez anos e dos agentes e operadores de viagens de todo o Brasil, têm sido fundamentais. Continuamos empenhados em realizar, como sempre, um evento de grande conteúdo, gerando negócios e capacitando os profissionais do turismo que nos visitarem. A qualidade incontestável e os resultados apresentados pelo BTM têm sido e sempre serão nossa maior força”.
COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL
Air France-KLM, Total, Grupo ADP e Airbus uniram forças para realizar o primeiro voo de longo curso movido a Combustível Sustentável de Aviação (SAF) 1 produzido na França. o voo AF342 da Air France decolou do Terminal 2E do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal pela primeira vez com seus tanques cheios com combustível sustentável de aviação produzido nas fábricas francesas da Total. Nenhuma modificação na infraestrutura de armazenamento e distribuição, aeronaves ou motores é necessária para incorporar biocombustíveis. O biocombustível utilizado para este voo foi feito a partir de lixo e resíduos provenientes da economia circular. A Total produziu o SAF a partir de óleo de cozinha usado em sua biorrefinaria La Mède, no sul da França, e em sua fábrica de Oudalle, perto de Le Havre, sem usar nenhum óleo vegetal virgem.
TURISTAS VACINADOS
Finalmente a União Europeia aprovou, em decisão tomada na última quarta-feira (19), a retomada das viagens não essenciais para visitantes totalmente vacinados e, consequentemente, a reabertura das fronteiras com o mundo. De acordo com a Associated Press, com a decisão, as restrições sobre quais países são considerados seguros passarão a ser facilitadas. Não há, no entanto, uma data certa estipulada para a eventual reabertura. Isto porque a medida ainda precisa ser totalmente aprovada, o que deve acontecer a tempo de começar a temporada de verão, no dia 21 de junho. A Comissão Europeia já tinha decidido no início de maio que a entrada deveria ser concedida a todos aqueles totalmente vacinados com vacinas autorizadas pela UE, mas, na ocasião, também revelou um mecanismo de “freio de emergência” para impedir a possível disseminação de variantes do Covid-19.
Leia ainda: A retomada do turismo brasileiro pós-pandemia tem aportes milionários
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Num dia, prestígio e calçada da fama. No outro, escândalo e prisão!
A retomada do turismo brasileiro pós-pandemia tem aportes milionários
Na superação de um obstáculo, o homem vislumbra outros desafios
Turismo Rural – Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento