Balneário Camboriú figura entre os destinos preferidos dos brasileiros
Balneário Camboriú figura entre os destinos preferidos dos brasileiros.
Uma pesquisa produzida pela Booking.com, uma das maiores empresas de viagens do mundo, aponta Balneário Camboriú como um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (09) e afirmam que 7 em cada 10 brasileiros já têm planos de viagens futuras. Balneário Camboriú está entre as cinco cidades mais planejadas, junto de Gramado (RS), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Arraial do Cabo (RJ).
Com quase 90% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única, Balneário Camboriú se prepara para uma aceleração do desenvolvimento econômico e turístico no município. Por meio do plano BC 4 Estações, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura prevê uma supertemporada com seis meses de duração, de setembro de 2021 a março de 2022, com objetivo de recuperar os impactos sofridos pela pandemia.
Além dos eventos relacionados ao Natal, Ano Novo e Carnaval, outra variedade de eventos estão planejadas para instigar o turismo nas quatro estações do ano, não somente na temporada de verão. Com roteiros inéditos, a Prefeitura lançou no dia 4 de setembro o festival Primavera BC, que segue até dia 12 de outubro, recheado de atrações artísticas e culturais que estão colorindo e alegrando a cidade. Para esta pesquisa, a Booking.com entrevistou 1.000 brasileiros em julho, com o objetivo de entender os novos hábitos dos turistas nacionais. Confira aqui os dados.
1º ENCONTRO REGIONAL DE TURISMO
santo Amaro da Imperatriz receberá nomes importantes do cenário nacional e regional do turismo com o objetivo de mostrar experiências de quem faz o turismo acontecer. O Encontro acontecerá no dia 27 de setembro, no Centro de Convenções Plaza Resort e SPA em Santo Amaro da Imperatriz, com o tema central A Regionalização do Turismo em Pauta. O foco do encontro é a discussão da regionalização do turismo e sua importância para o desenvolvimento do turismo na região da Grande Florianópolis. Durante o evento, também serão abordados temas como: A Relação entre o Poder Público e o Privado, Retomada do Turismo e, como Trabalhar o Turismo de Forma Regionalizada. O Encontro é destinado a gestores públicos e empresários do setor. Os resultados esperados com o encontro são sensibilização dos gestores públicos e empresários para a importância do trabalho integrado dos municípios da região da Grande Florianópolis, a promoção de novas oportunidades no setor turístico e a entrega do diagnóstico sobre os desafios do setor na retomado do turismo.
NATAL LUZ EM FOZ DO IGUAÇU
Durante 35 dias, Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, serão mais do que cidades vizinhas de países diferentes. Destino único, reconhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e por ser a sede, no Brasil, da usina binacional Itaipu, Foz do Iguaçu dividirá cores e luzes com a paraguaia Ciudad del Este, o maior shopping a céu aberto da América do Sul e meca do consumo para milhões de brasileiros. A integração do Natal das duas cidades de fronteira será simbolizada pela iluminação da Ponte Internacional da Amizade, que será feita totalmente com aportes da Itaipu. O show de luzes na estrutura foi uma sugestão conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e do Consejo de Desarrollo Económico, Social y Medioambiental de Ciudad del Este (Codeleste). A binacional atendeu prontamente.
A usina também será a principal parceira, nas duas margens, de um novo projeto natalino, o Natal de Águas e Luzes, que celebrará o que a água simboliza para toda a fronteira, como responsável pela formação de uma das maiores belezas naturais do planeta e matéria-prima que move uma das maiores obras já construídas pelo homem. Em Foz do Iguaçu, a iniciativa reúne, além da Itaipu Binacional, a Prefeitura e o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu. No lado paraguaio, outras entidades vão contribuir com a Itaipu para viabilizar o projeto.
Além da água, a temática do Natal de Águas e Luzes é inspirada também na fauna e na flora da região. De forma inicial, o projeto prevê, em Foz, diversos pontos de decoração, como o Gramadão da Vila A, a Praça da Paz, a Praça do Mitre, a Avenida Brasil, o Terminal de Transporte Urbano, a Paróquia São João Batista, a entrada da cidade, a catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o trevo do aeroporto e a Avenida Jorge Schimmelpfeng. Em alguns desses locais haverá decoração, iluminação e projeção mapeada. A programação ainda está sendo definida. No Paraguai, a previsão é decorar desde a zona primária da ponte até o Lago da República.
Ainda em Foz, o circuito prevê uma Feira de Natal, com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira; paradas de Natal; shows; oficinas para capacitar artesãos; e uma programação itinerante nos bairros da cidade, programada pela Prefeitura. Haverá ainda e roteiros diferenciados de ônibus para o morador e o visitante conhecerem e tirarem fotos dos pontos decorados. O Natal de Águas e Luzes é modular, ou seja, pode ser adaptado ao aporte de recursos conforme a adesão do empresariado. Haverá uma comissão de Natal para definir as responsabilidades e a gestão dos investimentos, com base em ao menos três orçamentos de fornecedores e deliberação conjunta das contratações. A gestão será do Fundo Iguaçu.
FESTURIS TRANSFORMAÇÃO
O Festival de Turismo de Gramado (Festuris) chega aos 33 anos com uma nova identidade que marca o cenário de transformação pela qual passa o mundo. A apresentação da novidade ocorreu no Sky Palace Hotel, em Gramado. Segundo o Festuris, a identidade foi desenvolvida tendo como propósito apresentar em cores vibrantes e movimentos a adaptação da empresa. Para Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris, a nova identidade define a essência do profissionalismo de todos os envolvidos na trajetória do evento e, principalmente, da empresa Rossi & Zorzanello. “Chegamos em um momento em que necessitamos nos transformar para seguir em frente, por isso apresentamos nosso novo conceito, tendo a essência do nosso negócio, sem medo de arriscar. Certamente vamos todos juntos transformar o turismo”, destaca Zorzanello.
O evento, programado para ocorrer de 4 a 7 de novembro no Serra Park, já conta com mais de 75% dos espaços comercializados e proporcionará importantes debates sobre a Era da Transformação no Meeting Festuris. O Festuris traz em sua bandeira a sustentabilidade e a necessidade de transformação de todo o segmento. “Entendemos as transformações que vêm pelo mundo e o turismo deverá ser um dos mais beneficiados com ela. Se temos um olhar macro para a indústria, a inteligência artificial, por exemplo, substituirá o homem, mas ela não representará as relações pessoais, a hospitalidade, o afeto, o carinho que há no turismo”, aponta Marta Rossi. Além da feira geral, o Festuris terá oito espaços segmentados – o principal deles será o Green & Experience. Com 75 metros de área conceito e, ao entorno, estarão mais expositores que demonstrarão suas essências, incluindo o participante em várias experiências.
TARIFAS AÉREAS
Com a vacina seguindo a passos largos e o brasileiro voltando a viajar o resultado não poderia ser outro. O crescimento do “olho” das cias aéreas. Tanto que
a tarifa aérea doméstica brasileira teve alta de 21,7% no segundo trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2020, quando a oferta e a demanda por voos chegaram a registrar queda de 90%, em relação ao mesmo período de 2019. Os bilhetes comercializados pela Latam subiram 21,3%, e as tarifas da Azul e da Gol registraram alta de 18,6% e 15%, respectivamente. Enquanto isso, no mercado internacional, as tarifas médias de ida e volta na classe econômica para todos os continentes, exceto para a África, registraram queda. Isso é o que apontou o Relatório Tarifas Aéreas Internacionais ano 2020.
Para os voos ligando a América do Norte, a queda foi de 23,2% e a tarifa média ficou em US$ 566. As ligações entre a América do Sul registraram queda de 16,6% e tarifa média de US$ 260. Na comparação com 2019, a queda na tarifa média dos voos do Brasil para a América Central em 2020 foi de 10,2%, e o valor médio das tarifas em dólares americanos atingiu US$ 650. Para os voos ligando a América do Norte, a queda foi de 23,2% e a tarifa média ficou em US$ 566. As ligações entre a América do Sul registraram queda de 16,6% e tarifa média de US$ 260. Nos voos entre o Brasil e o continente Europeu, a queda chegou a 15,3%, com valor médio de passagens a US$ 730. Portanto, a hora que todas as fronteiras se abrirem, by by Brasil.
EQUIPOTEL 2021
O credenciamento para a Equipotel 2021 está disponível! A 58ª edição vai acontecer entre os dias 22 e 25 de novembro em São Paulo seguindo todos os protocolos de segurança necessários, aprovados e certificados pelo selo internacional Covid-19 Safety Shows. Então, chega de esperar! Clique AQUI e credencie-se! O evento é exclusivo para profissionais do setor acima de 18 anos. Portanto, antecipe o seu credenciamento gratuito e comece a receber desde já recomendações de acordo com o seu perfil. A Equipotel Trabalha com protocolos específicos para visitantes, expositores e parceiros. Cadastrados na Equipotel Conexões tem inscrição semipreenchida para a feira física.
BTM LUXURY
A área Luxury do turismo tem ganhado cada vez mais espaço no cenário brasileiro e não poderia ser diferente no BTM 2021.Na edição deste ano já temos vários expositores confirmados, sendo alguns deles a rede Belmond, o órgão oficial de turismo da Thailandia; o Hard Rock Maldives; a Raffles Istambul, vindos com a Teresa Perez; a Visual Turismo Boutique; a CORIS Seguro Viagem e a INTEREP Operadora. Também estão confirmadas da Suiça: Zürich, Schweizerhof Grindenwald e Jungfraubahnen AG, Swiss Travel System, Verbier, Luzern e região do monte Titlis, Guarda Golf, Vaud e SWISS International Airlines. Os agentes de viagem deste segmento receberão hospedagem, transfer in/out e shuttle oferecidos pela organização. Você, agente interessado, deve realizar sua inscrição no site e aguardar a avaliação dos organizadores do BTM.
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
O Rio Grande do Sul vem oferecendo uma série de experiências e vivências para o Turismo no momento em que se buscam opções de atividades saudáveis e seguras. Uma das características fortes do Estado são as opções do Turismo de Segmentação. Pensar o turismo de maneira segmentada significa entender que as pessoas possuem desejos, necessidades e expectativas diferentes e que satisfazê-las é um caminho adequado para quem pretende obter sucesso com a atividade turística. Ao segmentar o produto turístico, definimos qual ou quais identidades queremos nos apresentar a fim de atrair o turista.
Ao todo, o Estado investe em diversos segmentos turísticos, deixando nítido a hospitalidade, a diversidade de atrativos e experiências que agradam a vários perfis de público, seja para família, casais, jovens, aventureiros, amantes da cultura, gourmets, fãs de arqueologia (turismo paleontológico), entre outros. A qualidade dos equipamentos e serviços também é consagrada, além do importante reconhecimento de cidades gaúchas com o selo Safe Travel Internacional, como destinos turísticos seguros. Entre as medidas, desenvolveu-se também incentivos ao Turismo Rural para que produtores rurais possam explorar o segmento como segunda atividade econômica, oferecendo uma variedade de experiências incríveis.
Além de tudo isso, a procura por soluções digitais e conectadas trouxe para o Estado novas oportunidades no Turismo. As experiências e vivências do Rio Grande do Sul têm, nas plataformas digitais, a facilidade na divulgação e a possibilidade de contemplar todas as regiões, fortalecendo novos roteiros e oportunizando o desenvolvimento de novos empreendimentos de atenção ao turista. Nas plataformas, foram desenvolvidas o App Turismo RS e a plataforma no conceito Figital ( Físico e Digital), uma sinalização turística e interativa que garante agilidade, inovação, sustentabilidade e economia.
Vale destacar que o Rio Grande do Sul é um destino que pode ser desfrutado o ano inteiro, com as quatro estações bem definidas e uma gama muito ampla de atrativos e produtos, desde turismo de natureza, de aventura, histórico cultural, religioso, enoturismo, turismo gastronômico, de sol e mar, turismo de eventos, parques temáticos, cicloturismo, entre muitos outros. Sem deixar de lado, é claro, os destinos turísticos tradicionais e consagrados como a Serra, as Missões, o Vale do Vinhedos, o Litoral e tantos outros.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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