BNT Mercosul começa sexta-feira e garante a presença de Agentes de Viagens qualificados
Consolidada como o evento que mais promove o turismo brasileiro, a 25ª edição da BNT Mercosul é garantia de negócios para o trade turístico, operadoras e agentes de viagens. A feira visa qualidade, portanto, todos os agentes de viagens passam por um processo criterioso de avaliação. Segundo Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, o turismo é uma atividade que deve ser tratada com seriedade e profissionalismo: “Quando um agente de viagens vende um pacote ele é responsável pelos serviços que ofereceu e por este motivo é essencial que os profissionais sejam credenciados e qualificados”, pontua o diretor.
Os operadores organizam Famturs, investem tempo e transporte para que tudo seja realizado perfeitamente. Os hotéis oferecem hospedagem para muitos agentes e, para garantir qualidade, é exigência que os agentes de viagem tenham Cadastur, Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, também permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
VINICIUS LUMERTZ ESTARÁ NA 25ª BNT MERCOSUL
O Ex-Ministro de Turismo do Brasil e atual Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, também participará da 25ª Edição da BNT Mercosul e estará a disposição dos jornalistas na sala de imprensa, a partir das 16hs. Na ocasião fará uma sessão de autógrafos em seu livro Brasil: Potência Mundial do Turismo. Você jornalista já com credencial confirmada deve retirar junto a secretaria executiva no momento em que retirar sua credencial o seu livro, que é limitado a um exemplar por veículo de comunicação.
BRASILEIROS PELO MUNDO EM CRUZEIROS
Em 2018, 510 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros dentro e fora do país, número quase 15% maior do que em 2017. É o que mostra um estudo anual da Cruise Lines International Association (CLIA), que traça o perfil de cruzeiristas em todo o mundo, com métricas diferentes das utilizadas pela CLIA Brasil, que traz dados por temporada (novembro a abril).
“O brasileiro tem tudo a ver com os cruzeiros. São pessoas que amam viajar e que, independente do momento em que estão vivendo, prezam por dias de descanso e diversão. Aliado a isso, os navios são sempre excelentes opções de custo x benefício, o que permite que esse tipo de viagem se adeque ao bolso de casa pessoa. Além disso, uma pequena melhora na economia já surte um grande impacto na demanda de cruzeiristas, junto aos associados CLIA no mundo todo, tanto que devemos crescer dois dígitos na temporada que acabou em abril, e para 2019/2020, com um navio a mais na costa brasileira, a oferta vai crescer e deve chegar a 530 mil leitos”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Está claro que muitos brasileiros gostam de viver experiências sobre as águas e de aproveitar o que um cruzeiro oferece de melhor: aliar custo, benefício, segurança e muito entretenimento em um mesmo produto. Mas para onde esse meio milhão de pessoas navegou no ano passado? Em primeiro lugar aparece a própria costa brasileira, que também mensura roteiros pela América do Sul, com 315 mil viajantes, 13% a mais que no período anterior.Mas quando falamos de destinos internacionais, o Caribe é o preferido dos brasileiros, com 111 mil cruzeiristas, o que representa um crescimento de 7%. Muitos fatores contribuem para isso, entre eles a diversidade de destinos da costa caribenha. De Barbados à Jamaica, de St. Lucia às Bahamas, de Guadalupe à Trinidad e Tobago, são oferecidos roteiros que permitem que as pessoas cheguem a muitos lugares paradisíacos que estão próximos, mas que viajando isoladamente custariam muito mais ou teriam que ser conhecidos em viagens diferentes.
A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é um dos 15 escritórios mundiais da Cruise Lines International Association, voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros.
Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.
LUFTHANSA ANUNCIA VOO DIRETO ENTRE MUNIQUE E SÃO PAULO
A companhia aérea Lufthansa anunciou a volta de uma nova rota entre a cidade de Munique, no sul do Alemanha, diretamente para São Paulo. Esta notícia foi destaque no veículo especializado em turismo brasileiro “Brasilien Reise”, que em português significa Viagem ao Brasil. O veículo alemão mostra a importância do turismo para o Brasil, e cita que o país tem um melhor momento. “As companhias aéreas não pensam em reduzir o número de conexões, pelo contrário, a nova rota é um sinal da confiança das melhorias econômicas no Brasil”, frisou a matéria.
AIR EUROPA NO BRASIL
A Air Europa, que já opera no Brasil conectando o País à Europa, pretende expandir sua operação com voos domésticos. A companhia entregou na sexta (17) o pedido para a Junta Comercial do Estado de São Paulo. Entretanto tudo dependera da boa vontade do congresso, que nós sabemos que não é muito chegado ao trabalho e adora complicar, além de fazer conchavos, já que votação da abertura de capital estrangeiro em companhias aéreas será realizada nesta quarta (22). A aprovação também de outras questões burocráticas, por parte do imenso cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão responsável por autorizar os pousos e decolagens da Air Europa.
ABAV & IATA CAPACITAM AGENTES
Aprimorar os serviços prestados pelas agências de viagens, por meio de novas ferramentas para garantir processos mais inteligentes e eficientes. Com esse objetivo a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) promove, a partir deste mês de maio, workshops com amplo conteúdo técnico para capacitar profissionais do setor. A ação é uma parceria com a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e foi planejada, também, para estreitar ainda mais o relacionamento com o trade.