Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
O Pavilhão Brasil na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, faz sucesso entre os estrangeiros e brasileiros. Desde 1º de outubro, foram cerca de 1,3 milhão de visitantes apenas no espaço dedicado ao Brasil, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em toda a Expo, foram contabilizados 15 milhões de visitantes. De acordo com a organização do evento, 70% dos visitantes, no geral, são de outras nacionalidades.
A edição árabe da Expo, maior evento mundial desde o início da pandemia, tem 192 países explorando três grandes eixos temáticos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade como formas de trazer soluções para um mundo melhor. O Brasil fica no distrito da sustentabilidade, num pavilhão Brasil de 4 mil metros quadrados feito de membranas arquitetônicas translúcidas, onde são projetadas imagens das riquezas naturais do país, centros urbanos e grandes referências da cultura nacional. O espelho d’água escuro é inspirado no Rio Negro, afluente do Rio Amazonas. À noite, o pavilhão se transforma numa espécie de lanterna para os visitantes da Expo.
Na semana de 17 a 23 de fevereiro, o tema central no pavilhão do Brasil foi o agronegócio. Somente com este evento, a expectativa é de que supere 500 milhões de dólares em exportações para o país e 10 bilhões de dólares em investimentos. Com grande importância, o agronegócio respondeu por cerca de 43% das exportações brasileiras em 2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na percepção do comissário-geral do Pavilhão Brasil, general Elias Rodrigues Martins Filho, o pavilhão recebeu um fluxo intenso de público, tanto que o Brasil figura como um dos pavilhões mais visitados. O objetivo, segundo ele, é mostrar ao mundo o quanto esse segmento econômico é importante para o país e para o resto do mundo. “Somos, talvez, a maior potência global em termos de agronegócio, que trabalha a agricultura sustentável e responsável”, declarou.
ITAIPU NA EXPO DUBAI
A Itaipu Binacional participará da Expo 2020 Dubai, de 20 a 31 de março de 2022, encerrando a programação brasileira no evento. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia. A participação também contará com eventos paralelos (side events) que abordarão temas ligados à sustentabilidade, como desenvolvimento territorial, energias renováveis, preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outros. Ao longo da participação da Itaipu: Água como Movimento (com destaque para a instalação “rios voadores”, que mostra as interconexões entre os biomas brasileiros por meio das chuvas); Água como Energia (em que é possível aprender sobre a importância da água e da biodiversidade para a geração de energia); Água como Vida (que inclui apresentações de ballet com espetáculo especialmente criado para a Expo Dubai pela Quasar Cia. de Dança); e Águas pela Paz (em que será explorada a relação de parceria entre Brasil e Paraguai que gerou a Itaipu, incluindo as contribuições da empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e a importância dessa agenda para o mundo).
EXPO JAPÃO 2025
As Exposições Mundiais são realizadas a cada cinco anos. Dubai foi selecionada em 2013 para sediar a edição de 2020, mas teve de ser adiada devido à pandemia. Em 2025, será a vez da cidade japonesa de Osaka. De toda a estrutura montada em Dubai, 80% permanecerá e será transformada no Distrito 2020, uma espécie de bairro-cidade, onde metade das construções serão empreendimentos comerciais e a outra metade, residenciais. O objetivo é que este seja um centro de inovação com participação de startups, universidades e laboratórios. A meta é que em 30 anos o local tenha população de 150 mil pessoas.
PESQUISA DO MINISTÉRIO DO TURISMO
O Ministério do Turismo deu início, nesta quarta-feira (23.02), à Sondagem Empresarial dos Meios de Hospedagem. A pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do segmento no último semestre de 2021 e conhecer a perspectiva dos empresários em relação aos próximos seis meses. Se você é dono(a) de hotel, pousada ou outro tipo de meio de hospedagem, participe da pesquisa clicando AQUI. O tempo de resposta é inferior a três minutos e as informações preenchidas são confidenciais. O questionário estará disponível até o dia 25 de março. A Sondagem monitora indicadores relevantes para o mercado como o número de empregados, faturamento da empresa, pretensão de investimentos e demanda por serviços.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, explica que os dados são importantes para as entidades públicas, civis, acadêmicas e para a população em geral. “A participação dos empresários de meios de hospedagem é fundamental para que possamos entender o atual cenário do segmento e reunir insumos para darmos os próximos passos, com a criação de políticas públicas assertivas e eficazes direcionadas ao setor, principalmente diante da pandemia de Covid-19”, ressaltou. O Ministério do Turismo também realiza a Sondagem Empresarial das Agências e Operadores de Viagem, como forma de monitorar e avaliar este outro segmento de extrema relevância para o turismo. As últimas edições da Sondagem Empresarial e outros dados do setor podem ser acessados no Observatório do Turismo, clicando AQUI.
LOW-COST COLOMBIANA
A low-cost colombiana é, felizmente, mais uma companhia aérea que começará a operar no Brasil. Tudo o que a GOL prometeu e nunca cumpriu, sendo hoje a cia mais cara do país, está sendo comprido pelas demais low-costs em operação. Desta vez é a Viva Air, que anunciou o inicio das operações na rota São Paulo (GRU) e Medellin (Rio Negro), na Colômbia, a partir do dia 22 de junho. As passagens aéreas para os novos voos estão disponíveis no site da companhia a partir de R$ 700 ida e volta, com taxas inclusas. Como oferta de lançamento, é possível encontrar tarifas a partir de US$ 179 (ida e volta), sem bagagem inclusa. Inicialmente, as operações acontecerão na alta temporada de férias, até o dia 22 de agosto, realizadas por Airbus A320, com capacidade para até 188 passageiros. Os voos estão programados para acontecer às segundas, quartas e sábados, com chegadas a São Paulo às 4h25 da madrugada seguinte; e as terças, quintas e domingos, com chegada a Medellín às 5h25.
ANATO – VITRINE TURÍSTICA
Falando na Colômbia, dados e inteligência turística, publicou um estudo sobre as perspectivas de recuperação do turismo na Colômbia para os próximos meses, como parte de sua participação na Vitrina Turística de ANATO (Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo) em Bogotá nesta semana. O estudo destaca a clara recuperação da capacidade turística do país por meio da conectividade aérea nacional e internacional. Para isso, analisa-se a evolução da programação de voos de entrada (em volume de assentos) para a Colômbia através de seus dez principais aeroportos para os próximos três meses. Os resultados da análise oferecem uma perspectiva muito positiva para a recuperação do turismo colombiano em geral, ao comparar a evolução de dois de seus principais destinos. A recuperação dos números de conectividade aérea, superando os de 2019, é uma indicação clara de que nos próximos meses o setor de turismo na Colômbia fortalecerá sua reativação.
EMBRATUR NA ANATO
Evidente que o nosso Brasil também esteve em alta na Anato. A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) fez as honras da casa na Vitrina Turística (ANATO 2022), considerada a feira internacional de turismo mais importante da Colômbia. Em 198 m², o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério do Turismo, terá a participação de 19 coexpositores que divulgarão destinos e produtos para o público participante. No total, são esperadas mais de 6.500 reuniões no evento inteiro, que contará com mais de 10 mil visitantes profissionais do setor do turismo. De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, os viajantes colombianos dão preferência para o Turismo de Experiência, Turismo de Natureza e Aventura, Parques Temáticos e, também, para destinos com inovação tecnológica. Rio de Janeiro e São Paulo são os principais receptores de colombianos no Brasil.
TURISMO EM ITAIPU
De acordo com balanço do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão dos passeios, a maior parte dos visitantes é formada por brasileiros (mais de 6 mil), mas também foram registrados turistas da Argentina, Paraguai, Chile, Israel, Bolívia e China, entre outros. Entre os brasileiros, a maioria é paranaense (3.063 mil visitantes), seguida dos paulistas, gaúchos, catarinenses e cariocas. A visita Itaipu Panorâmica foi a mais procurada no período, com 5.211 registros, seguida do Refúgio Biológico Bela Vista (705) e o Itaipu Especial (674). O dia mais movimentado – considerando todos os atrativos – foi o domingo (27), com 2.142 visitas. Os turistas foram recebidos ao som de músicas carnavalescas em dois pontos: o Centro de Recepção de Visitantes – de onde partem todas as visitas – e o Mirante Central, principal parada para fotos, com visão panorâmica da usina. Em ambos os espaços havia um ambiente temático “instagramável”, alusivo às festividades de Momo, com o mote “Carnaval cheio de energia”.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Já o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 23.613 visitantes nos quatro dias de feriado prolongado de carnaval. O movimento foi 68% maior que no mesmo período do ano passado, quando 13.994 brasileiros e estrangeiros estiveram no local. Do total de visitação, 16.242 são visitantes do Brasil; 4.627, de países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela; e 1.302 são estrangeiros de outros países. A expectativa de visitação foi superada, pois inicialmente o parque pretendia receber 19 mil visitantes. Terminando dentro do feriadão de carnaval, o mês de fevereiro fechou com 77.039 visitantes. O crescimento foi de 68% quando comparado com o mesmo mês de 2021, quando recebeu 45.690 pessoas. Porém foi menor que em 2020, com 155.771 visitantes.
APELO PARA O FIM DAS RESTRIÇÕES DE VIAGENS
A Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vieram a público apelar para o fim das restrições às viagens. As duas agências das Nações Unidas concordaram em colaborar em um sistema global que cria confiança para a recuperação da indústria de viagens. Segundo as organizações, as restrições poderiam acabar por não agregarem valor e ainda contribuírem para a persistência da crise econômica e social. Nos últimos dias, diversos países já flexibilizaram suas regras em relação às chegadas internacionais e, em particular, afrouxaram as restrições de viagem. Essas decisões estão alinhadas com as últimas recomendações da OMS que promovem a mobilidade internacional segura e destacam a ineficácia das restrições. Essa tendência também tem a ver com os repetidos alertas da OMT sobre as consequências dessas restrições. Essa história de todos terem que usar máscaras, as quais só servem pra quem está infectado não transmitir a doença, é simplesmente absurda.
TROFÉU INFINITO BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo, referência em receptivo no Brasil e especialista na Serra Gaúcha, receberá grandes players do turismo nacional para edição especial do Troféu Infinito. O evento, que desde 2006 premia as empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha, acontece entre os dias 6 e 9 de março. “Neste ano estamos comemorando 15 edições do Troféu Infinito, e para marcar a data, criamos um evento diferenciado. Será um momento único para a Brocker estar junto aos seus clientes, oferecendo quatro dias de vivências inesquecíveis”, comenta a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães.
Segundo a gestora, o evento será uma imersão nos principais novos atrativos turísticos de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, incluindo muitas atividades em contato com a natureza, arte, cultura e gastronomia. “Estas experiências ganharam importância ainda maior neste momento, em que as pessoas valorizam cada vez mais momentos para compartilhar ao ar livre, em conexão com o meio ambiente, e experiências que tragam sentido à vida. E como a Serra Gaúcha é repleta de belezas naturais e paisagens incríveis, preparamos uma programação com o que temos de melhor em novidades”, acrescenta. A cerimônia de entrega do Troféu Infinito, quando será anunciado o ranking dos TOP 10, acontece na noite de 8 de março. Nesta edição, a premiação terá como base os anos de 2020 e 2021, período em que a celebração não aconteceu em função do momento imposto pela pandemia.
BODAS DE CRISTAL
O tema do 15º Troféu Infinito da Brocker Turismo são as Bodas de Cristal, em alusão as 15 anos do evento. “As lembranças que partilharemos nos dias do evento reforçam pilares importantes da Brocker, de amizade com nossos parceiros e aproximação para evoluirmos sempre lado a lado. Por isso a escolha do tema das Bodas de Cristal. O cristal é um material de grande valor, que exige cuidado e esforço diário para se manter, o que combina com nosso trabalho em preservar os laços que nos unem aos nossos clientes e parceiros locais. Afinal, a transparência, a confiança e a dedicação entre os parceiros são fundamentais na construção deste relacionamento”, completa Adriane Brocker.
EXPO TURISMO PARANÁ
Os expositores da Expo Turismo Paraná pediram e a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) atendeu! O evento, antes marcado para 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira) foi adequado para quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de junho. “Conseguimos remanejar a data para atender aos expositores”, conta João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR. a comercialização de estantes está aberta desde meados de fevereiro e a Associação está adequando formatos e espaços para atender a todos os tamanhos de negócios do trade turístico. Também está buscando expositores diferenciados, que agreguem valor ao evento e tragam um motivo a mais para visitar o evento.
BÁRBARA STEIL – A BELA DA SEMANA
Turbinada e ainda mais gostosa, a inesquecível Bárbara Steil já conquistou espaço no coração dos assinantes da maior revista masculina do Brasil. Estrelando um retorno pra ninguém botar defeito, a beldade está de volta com a última parte deste ensaio delicioso… O ensaio com Bárbara Steil nua já está no ar. Clique aqui e confira! Ainda não faz parte do Bella da Semana? Assine agora e garanta acesso a mais de 32.000 modelos e centenas de vídeos para para download!
Leia ainda: Enoturismo – Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Enoturismo – Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos
Relaxamento de restrições internacionais dispara vendas de passagens
Pesquisa científica revela quais experiências que turistas buscam
Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria
Videomonitoramento proporcionará mais segurança aos municípios de SC
A falta de silêncio numa sociedade profundamente barulhenta e agitada
Profetas da nova era. Surgem do povo ou são fabricados pela mídia voraz