Calendário de Eventos 2018/2019: Muitas atrações nas belas praias da Palhoça em SC.

Calendário de Eventos 2018/2019: Muitas atrações nas belas praias da Palhoça em SC

Calendário de Eventos 2018/2019 : Para que você possa ter toda a tranquilidade em sua férias de verão é importante conferir o que está sendo planejado para melhor recepcionar os turistas durante a temporada, nas praias do município da Palhoça em SC.

No calendário de eventos estão inclusos Reveillon com queima de fogos,”Operação SESC Verão, na Praia da Pinheira, e Carnaval nas praias, com a participação de blocos e outras atrações. As arenas esportivas – informou Júnior Secco, presidente da Fundação de Esporte e Cultura – serão instaladas nas Ponta do Papagaio, do Sonho, Mar Aberto e Pinheira.

Cicloturismo

Outra atração é a rota de cicloturismo, levando em conta principalmente a potencialidade da região em termos de atrativos naturais. As trilhas dos Caminhos da Imigração percorrem aproximadamente 400 quilômetros em terras de Palhoça e municípios vizinhos.

A Operação Verão vai acontecer a partir do início de dezembro, com previsão de se estender até o Carnaval.

Planejamento

Participaram da reunião, além do prefeito Camilo Martins, o vice-prefeito Amaro Júnior, titular de Turismo, Marcelo Prim, os secretários Isnardo Luiz Brant (Fazenda), Edson Guizoni (Serviços Públicos), Eduardo Freccia (Infraestrutura). O ex-secretário de Turismo, Adriano Mattos, que está ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, representou o Legislativo no encontro. A Operação verão envolve também agentes da Secretaria Defesa do Cidadão, Secretaria de Saúde, Samae, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Assistência Social, Fundação Municipal de Esporte e Cultura.

De acordo com o prefeito, a operação  será repetida e melhorada, com base nos anos anteriores, a fim de oferecer segurança e conforto aos moradores de Palhoça e turistas. Todas as secretárias e órgãos da administração municipal serão mobilizados de forma integrada, afirmou. “A integração das secretarias para coordenar ações na temporada, garantem serviços públicos de qualidade, com conforto e segurança. Possíveis erros do passado serão corrigidos e nossa meta é ampliar os serviços públicos, com infraestrutura e emprego de equipamentos e pessoal qualificado. Empreender para atrair o turista é um desafio, mas os números garantem que Palhoça está no caminho certo”, avalia.

O planejamento propõe a manutenção de serviços e atividades esportivas e de recreação, criados em anos anteriores, e o lançamento de novas propostas. A agenda prevê um calendário de eventos organizado, infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento eficiente ao turista. A temporada de verão 2018/2019 será maior, em virtude do Carnaval ser em março, o que estenderá a permanência de turistas e a população itinerante nas praias.

Dentre as propostas, apresentadas na reunião desta terça-feira, estão a reativação das arenas esportivas, incluindo uma programação abrangente. A programação recreativa e de iniciação esportiva deverá contar com a contribuição de professores do processo seletivo para trabalhar nas praias. Dentro da proposta de infraestrutura, a Prefeitura já está ultimando detalhes para: licenciamento de quiosques, food trucks e ambulantes; instalação de chuveiros e banheiros químicos; acessibilidade aos cadeirantes (esteiras na areia e cadeiras anfíbias); vistoriar as condições das instalações dos postes guarda vidas; monitorar a qualidade da água do mar e foz dos rios, através de convênio com a Samae; analisar a necessidade de reforço de energia.

O planejamento prevê, ainda, o aumento da fiscalização, com agentes de Obras, Tributos e Ambiental, criação de horários alternativos de ônibus, nas linhas da Jotur, e um itinerário da Santo Anjo, linha Porto Alegre Florianópolis, passando pelas praias de Palhoça. Além disso, será criada uma “casa GG”, na Guarda do Embaú, para abrigar efetivos da PM e agentes de trânsito. Na agenda da Prefeitura também consta a implantação do Centro de Atendimento ao Turista, além das praias, no Morretes e Passagem do Maciambu e o lançamento do Guia de Verão Palhoça 2019.

Marcelo Prim, Secretário Municipal de Turismo, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelo Comtur, com seus membros envolvidos em atividades de empreendedorismo, sugerindo obras e fiscalizando a execução. “É uma parceria que deu certo. O conselho é parceiro em várias atividades e isso tem ajudado muito a administração municipal a melhorar a qualidade dos serviços públicos voltados ao turismo”, afirmou.

Representando o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar, o tenente Barcellos disse que a segurança terá prioridade na temporada. O tenente Pereira, subcomandante do Corpo de Bombeiros revelou que 60 guarda-vidas atuarão nas praias de Palhoça.

Patrulha Náutica

Uma novidade dessa Operação Verão será a “Patrulha Náutica”, que vai operar por meio de uma parceria entre a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros de Palhoça, visando empreender a fiscalização de embarcações em circulação em águas das baías do município, além de oferecer apoio a ocorrências diversas, principalmente o resgate de vítimas de afogamento.

Limpeza e coleta de lixo

Nas temporadas passadas Palhoça se destacou pelo trabalho de limpeza das praias. Esse trabalho será mantido, com a limpeza diária das praias, coleta de lixo, com ampliação do atendimento e intensificação do trabalho nos finais de semana, principalmente na Guarda do Embaú, que é “Reserva Mundial de Surf”. As praias terão lixeiras. Haverá, também, um trabalho de despoluição visual nas margens da Rodovia Evadio Broering, com retirada do excesso de placas anunciando produtos e outros serviços.

Sinalização

A Prefeitura está adotando providências para a instalação de portal e placas nas regiões das praias; numeração dos postes para facilitar a localização (modelo já implantado no Rio de Janeiro); sinalização da rodovia de acesso e saída (placas indicativas para acesso Norte e Sul BR-101); identificação das áreas de lazer e trilhas; criação de bolsões de estacionamento; demarcação/sinalização de entrada e saída de embarcações; e demarcação de acesso ao “Canto do Zico”, na Ponta do Papagaio.

Água potável

Segundo o prefeito, fatores como a balneabilidade de todas as praias do sul do município (Pinheira, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Mar Aberto, Praia de Cima e Guarda do Embaú) contribuem para aumentar a procura dos turistas por Palhoça. A maior obra de infraestrutura na Região Sul visa a oferta de água potável encanada. O secretário de Infraestrutura, Eduardo Freccia, revelou, na reunião, que a estação de coleta e tratamento de água está concluída, os trabalhos na barragem estão em fase final. O próximo passo é a construção de uma rede que fará a interligação entre a barragem e a estação de

tratamento, faltando apenas detalhes para a implantação dos últimos três mil metros de tubulação. A Prefeitura trabalha com a certeza de que as torneiras terão água tratada no início da temporada de verão. Na próxima semana, a Secretaria de Infraestrutura dará início às obras de construção de um deck na Praia do Sonho, inicialmente com 300 metros.

Acesso ao Mar

O projeto que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar da pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida será mantido durante toda a temporada. Na última, 141 pessoas se cadastraram como participantes e utilizaram os equipamentos, sempre com acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

 

Dicas para Hospedagem:

Calendário de Eventos 2018/2019: Muitas atrações nas belas praias da Palhoça em SC.
Pousada Ilha do Papagaio
Calendário de Eventos 2018/2019: Muitas atrações nas belas praias da Palhoça em SC.
Pousada Rio e Mar

Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Fotos: Ricardo Martins

Outras notícias

grandes-aquarios serão construidos em Gramado e Foz do Iguaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.