Começou em São Paulo a maior feira de turismo do Brasil
O Brasil e o mundo se encontram na capital paulista para a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e o 50º Encontro Comercial Braztoa
Aconteceu neste quarta-feira, 26, na capital paulista, a abertura da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e o 50º Encontro Comercial Braztoa, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, que só termina na próxima sexta-feira, 28 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento traz este ano um debate com grandes mulheres que estão à frente do turismo. Reforçar as políticas para que mais mulheres alcancem cargos de liderança é um dos focos do debate.
“Mulheres no comando do turismo brasileiro. Porque são tão poucas?, turistas LGBT+ e futuro das viagens foram abordados neste primeiro dia, pela BRAZTOA durante a 46ª ABAV Expo. – Painéis na Vila Saber, espaço de qualificação da feira que trará ainda outros temas contemporâneos. No palco, nomes como Ana Carolina Medeiros, Diretora do Grupo Taguatur e Vice-Presidente do ICCABAV, Chieko Aoki, Fundadora e Presidente da rede Blue Tree Hotels, Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA, Marisa Canton, Diretora da Canton Eventos e Cultura, Vencedora do Prêmio Caio 2002 como Primeira Doutora em Eventos no Brasil. Mulheres extremamente competentes e respeitadas pelo trade falaram sobre os desafios diários, como conseguiram chegar onde estão, quais são os seus planos para o futuro e do turismo que acreditam e o que outras mulheres podem fazer para alcançar seus objetivos.
Já às 17h, no auditório 2 do Anhembi, ouve a coletiva de imprensa com o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha, e a presidente da Braztoa, Magda Nassar, que presentaram os números prévios do evento – credenciamento e estimativa de negócios com base no pré-agendamento de reuniões e sessões de matchbusiness, além de atualizações sobre as novidades e expectativas para a edição deste ano, bem como para o setor de viagens e turismo. Dias antes ABAV Expo já alcançava 17,2 mil inscrições prévias. Além dos presidentes da ABAV e da Braztoa, também estavam presentes dirigentes das entidades parceiras – Carlos Prado (Abracorp), Ralf Aasmann (Air Tkt) e Marco Ferraz (Clia Brasil), falando sobre seus respectivos mercados: corporativo, de distribuição de passagens e serviços turísticos e cruzeiros marítimos.
SANTA CATARINA MAIS UMA VEZ CHAMA ATENÇÃO POR SER O PRINCIPAL DESTINO DE TURISMO DO BRASIL
Por conta disso, Uma roleta que premia os participantes com diversos brindes em seu estande. Ao participar da “Roleta da Sorte”, cada visitante tem a chance de receber brindes e prêmios, como hospedagens e passeios oferecidos pelos parceiros da iniciativa privada que integram o estande. Além da roleta, diversos atrativos de SC estão em destaque no espaço de 100m². A divulgação é realizada por representantes de destinos, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de 20 cidades de diversas regiões turísticas do estado. A delegação catarinense conta com cerca de 50 integrantes, sob a liderança do presidente da Santur e atual Secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, e da diretora de marketing, Ana Cristina Zandavalle.
SABORES DE PERNAMBUCO
Cores e sabores. Estes são os elementos que a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, trouxe para a 46ª Abav Expo. Com uma área de 75 m2, o estande, montado em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, conta com ilha gastronômica que tem por objetivo promover uma imersão na gastronomia pernambucana, por meio de mini oficinas ministradas pelo chef Alcindo Queiroz. As oficinas são realizadas três vezes por dia. Pratos como tapioca, bolo de rolo, escondidinho de charque e caldinho de sururu serão apresentados para o público participante. O espaço será ambientado com imagens dos principais destinos turísticos do Estado.
“Pernambuco é plural na sua gastronomia. Possuímos um verdadeiro festival de sabores que encanta turistas de todo o mundo. E não existe melhor lugar para apresentar as delícias pernambucanas do que na Abav. Temos certeza que nossa oficina com o renomado chef pernambucano Alcindo será um sucesso”, comenta Manuela Marinho, secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco em exercício. Ilhas de atendimento também estarão disponíveis no espaço de Pernambuco, onde os principais destinos e o trade pernambucano poderão divulgar e mostrar seus produtos e serviços.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PRESENTE NA ABAV EXPO COM 24 RESORTS ASSOCIADOS
A Associação Brasileira de Resorts (ABR) marca presença com estande compartilhado com 24 resorts associados, que apresentaram suas novidades para o final de ano e temporada 2019. O estande da associação está em localização privilegiada: no corredor H, número 186, em meio aos principais destinos internacionais e da área onde é realizado o Encontro Comercial Braztoa, entidade da qual a ABR é parceira em diversas ações. Os resorts participantes desta edição da feira são: Blue Tree Park Lins (SP) / Bourbon Hotéis & Resorts (SP e PR) / Búzios Beach Resort (RJ) / Casa Grande Hotel Resort & Spa (SP) / Catussaba Resort Hotel (BA) / Costa Brasilis All Inclusive Resort & Spa (BA) / Costão do Santinho Resort (SC) / Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf (CE) / Infinity Blue Resort & Spa (SC) / Jatiúca Hotel & Resort (AL) / La Torre Resort All Inclusive (BA) / Le Canton (RJ) / Mabu Grand Resort (PR) / Malai Manso Resort Iate Golf Convention & Spa (MT) / Mavsa Resort Convention & Spa (SP) / Nannai Resort & Spa (PE) / Portobello Resort & Safári (RJ) / Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham (AL) / Royal Palm Plaza (SP) / Serhs Natal Grand Hotel (RN) / Summerville Beach Resort (PE) / Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA) / Transamerica Resort Comandatuba (BA) / Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu (PR).
A convite da Embratur, a associação também fará uma capacitação especial em resorts para compradores internacionais, na sexta (28) às 17h30. “Desde 2002, a ABR está na Abav Expo. É uma feira diferenciada, com excelentes expositores e compradores e que nossos associados querem participar. Apresentar o que nossos resorts associados têm a oferecer ao seleto público da feira, seja no estande ou durante nossa apresentação com a Embratur, irá, sem dúvida, gerar grande visibilidade, conteúdo de valor e oportunidades de negócios”, declara Alberto Cestrone, presidente da ABR.
À Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada em 2001 da iniciativa de 14 dos melhores resorts do Brasil, que se uniram para identificar, avaliar e discutir as oportunidades de desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade, a fim de apontar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento. Hoje, a ABR reúne 48 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort em todo o País, e atua em diversas frentes para o fortalecimento do segmento entre o mercado turístico e o público em geral. Os hotéis associados são certificados pela entidade e podem ser conferidos no site da ABR. Eles oferecem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes – famílias, casais, público jovem, melhor idade, etc. – seja na praia, no campo, em regiões de termas e refúgios ecológicos.
TRAVEL ACE NA 46º ABAV
Neste dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, A Travel Ace, minha seguradora oficial (não viajo sem seguro), celebra a data com promoções exclusivas nos três dias de evento que acontece no Anhembi – SP. A Organização Mundial do Turismo realiza em Budapeste evento comemorativo em 27 de setembro, a temática central é a importância das tecnologias digitais no turismo. A Travel Ace celebra na ABAV Expo em seu estande de mais de 100 m², utilizando a tecnologia em prol dos viajantes.
O visitante precisa seguir uma das redes sociais: Facebook ou Instagram e postar uma foto com a hashtag #tranquilocomtravelace, dessa maneira concorre aos brindes que estão divididos em três categorias. Terá uma roleta no espaço e entre os prêmios estão copos personalizados, almofadas de viagem e malas exclusivas. Além disso, todos os dias acontecem sorteios e os contemplados, ganharão vales viagens e prêmios oficias das confederações apoiadas pelas Travel Ace. Estima-se que mais de 23 mil pessoas passem pelos corredores do Anhembi.
Todos os colaboradores da Travel Ace estarão ao longo da feira no estande localizado em D224 recebendo clientes e parceiros. “É uma oportunidade única de encontrar e fortalecer nossas relações comerciais, na maior feira de negócios de turismo do Brasil”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace.
Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país. A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Na quinta-feira, 27/9, das 14h às 14h45, na Arena Conexão, a palestra será “POR QUE TODOS QUEREM O TURISTA LGBTI?” e terá Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA, Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Clovis Casemiro, Coordenador Brasil da IGLTA-International Gay & Lesbian Travel Association e Artur Luiz Andrade, CCO da Panrotas. Em debate: enquanto o público LGBTI+, em todas as suas formas e diversidades, continua enfrentando preconceitos e desafios diários para reafirmar seu papel na sociedade, na indústria turística ele é tido como um filão de ouro para muitas empresas. Mas, afinal, o profissional de turismo que busca o consumidor LGBTI+ está realmente preparado para atendê-lo?
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
No ultimo dia, 28, às 14h, destaque para “Os unicórnios chegarão ao Turismo – O que temos de concreto? Na sequência, às 15h40, “O turismo rodoviário é viável” e, para fechar, das 17h às 18h15 tem “Competitividade no turismo do Brasil”. Também no dia 28 na Arena Painéis da Vila do saber estarão em pauta: “Como agir em um mercado cada vez mais competitivo Novas empresas, startups, soluções e aplicativos surgem a toda hora. Ótima pedida para quem quer estar preparado preparado para este mercado em constante evolução, não pode perder a Arena Painéis da Vila do Saber do dia 28 de setembro. Uma oportunidade única de você discutir com quem entende do assunto sobre as mudanças na forma de comprar, vender e se relacionar.
Muito conhecida no ambiente tecnológico que envolve as startups, a denominação “unicórnio” ainda não é tão usual em outros setores e vai nortear a apresentação de Juliana Vital, General Manager do Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de preço de passagens aéreas e promoções. A palavra unicórnio nesse contexto específico se refere às startups que conseguem alcançar ou ultrapassar mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado. As três brasileiras que atingiram a marca até agora foram: 99, PagSeguro e Nubank, esta última em março deste ano. “As empresas que ostentam esse título possuem um grande fator em comum: a inovação. E ela não está somente ligada ao fato de inventar um produto ou serviço jamais visto, inovar também é entregar – de uma maneira completamente diferente – um mesmo produto ou serviço final já existente”, avalia Juliana Vital. De acordo com ela, a contextualização fica mais fácil com alguns exemplos. “O PagSeguro não inventou o gateway de pagamento ou a maquininha que aceita diversos cartões como forma de pagamento, isso já existia no mercado. No caso das maquininhas, um mercado dominado por bancos com toda a sua força de oferta e rede de distribuição. Contudo, o PagSeguro inovou e foi disruptivo quando ele desburocratizou o acesso à maquininha e a tornou completamente acessível para pessoas físicas, pequenos empreendedores e comerciantes (entre a infinidade de segmentos que esse produto atende). Conseguiu atender uma demanda gigantesca até então reprimida, pois não conseguia acesso a esse meio por conta do excesso de burocracia envolvido. Isso é inovação pura!”, analisa a General Manager do Voopter. A executiva vai além. “O Nubank também pode ser citado aqui. O modelo de cartão de crédito não foi inventado por ele, já que no final ele entrega a famosa e clássica tarjeta já conhecida há muito tempo no mercado. Apesar disso, ele inovou na maneira de acesso, com muita tecnologia mas, principalmente, com o conceito de facilitar essa relação entre cliente e instituição financeira, não cobrando anuidade para todos (sem fazer seleção). É um combo que entrega um serviço único para o consumidor lá na ponta, mesmo ainda se tratando do clássico e velho conhecido cartão de crédito”, exemplifica. De acordo com Vital, ainda há muito espaço, principalmente no segmento do turismo, para inovar, desburocratizar e facilitar o acesso ao produto final que é “viajar”. “Certamente quem conseguir acertar essa fórmula tem grandes chances de figurar entre os unicórnios brasileiros”, finaliza. O CEO da MaxMilhas, Max Oliveira, e o CEO da mobLee, André Rodrigues, completam o debate que promete grande interatividade com o público presente.
ARGENTINA, TANGOS, VINHOS, QUEIJOS, PATAGÔNIA FANTÁSTICA… MARCAM PRESENÇA
Como ocorre todos os anos, a Argentina marca presença na feira. A oferta turística está sendo divulgada em um amplo estande, onde estarão representantes dos setores público e privado do país. Entre eles, do Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística, Natalia Pisoni; da Secretaria de Turismo de El Calafate, o Secretario Alexis Simonovick, de Ushuaia, Tierra del Fuego, o Secretário José Luis Recchia e a responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli. Também a equipe da Aerolíneas Argentina.
Vale ressaltar que durante a ABAV EXPO 2018, a cidade de São Paulo terá um novo evento gastronômico. Entre os dias 25 e 30 deste mês, a cidade recepciona a 1ª Semana da Gastronomia Argentina, organizada pela Federação Empresarial Hoteleira Gastronômica da República Argentina. Nove restaurantes paulistanos participam, dentre os quais se incluem dois de hotéis. O objetivo do evento é fomentar produtos argentinos no mercado brasileiro, trazendo pratos à base de ingredientes variados. Os empreendimento participantes apresentarão opções exclusivas de entrada, prato principal e sobremesa durante esse período em seus cardápios. A semana foi anunciada na Residência Oficial do Consulado Geral da Argentina, em São Paulo, com a presença do Ministro Luis Castillo, Cônsul Geral, além de 70 convidados.
“A iniciativa da FEHGRA é uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Desejo que esta primeira edição da semana de gastronomia Argentina seja de muito êxito”, diz o Cônsul. A embaixadora do evento será Carole Crema, chef internacional e jurada do programa “Que Seja Doce”, transmitido na GNT. A escolha pela capital paulista como sede é estratégica. Maior emissora de turistas brasileiros para a Argentina, São Paulo é destaque no cenário gastronômico mundial, segundo a FEHGRA. Além de estarem disponíveis ao público, as criações serão avaliadas por um comitê especializado, formado por Luis Castillo, Carole Crema e Jordi Busquets, conselheiro da FEHGRA. O anúncio dos vencedores acontece no dia 27, durante a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa.
BICICLETAS ELÉTRICAS NA ABAV
A Movida está fazendo a sua maior participação na ABAV Expo. Locadora oficial do evento, proporcionará aos visitantes experiências que vão muito além do carro. Ainda do lado de fora da feira, a Movida terá carrinhos elétricos que levarão os visitantes do estacionamento para o Pavilhão. E do lado de dentro, contornando o estande de 200m2, uma ciclovia chamará atenção. Ali, a Movida, única locadora do País a oferecer múltiplas soluções para mobilidade urbana, mostrará suas bicicletas e triciclos elétricos. Outra novidade que será apresentada na feira é o Jeep Compass, um dos SUVs mais vendidos no Brasil e a mais recente aquisição para a frota da Movida. A Movida quer deixar ainda mais claro que o seu negócio é oferecer soluções de mobilidade, investindo sempre em inovação, tecnologia e atendimento diferenciado.