Dados da temporada de verão em SC são publicados no Almanach Santur
BOLETIM ALMANACH
Dados da temporada de verão em SC são publicados no Almanach Santur. A princípio, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) publicou, nesta última quinta-feira (18), a quarta edição do Boletim Almanach, apresentando um panorama da Temporada de Verão 2020/2021 em Santa Catarina, que teve um cenário atípico diante da pandemia de Covid-19. Sem dúvidas, a publicação traz dados relativos aos períodos de festas de final de ano e Carnaval, incluindo informações sobre a ocupação hoteleira e fluxo de passageiros aéreos e terrestre e comparativos com a temporada anterior.
Para acessar o boletim clique aqui. Além disso, outra informação detalhada na publicação é o perfil do visitante que deixa o estado pelo Floripa Airport, conforme pesquisa coordenada pela Santur. Ademais, o boletim é elaborado pela Diretoria de Estudos e Inovação (Diesin) da Santur e sintetiza informações do Almanach, painel de dados do turismo. A saber, os dados apresentados provêm de fontes de dados abertos e instituições parceiras relacionadas ao setor.
DEMISSÕES NA HOTELARIA
A priori, além de hotéis & resorts que encerraram atividades e outros fecharão suas portas por um ano e meio, a título de reformulação (Infinity Blue Resort & Spa), segundo dados da CAPIH – Comissão de Administração de Pessoal da Indústria Hoteleira, mostram que o setor hoteleiro vê o cenário de 2020, no início da pandemia, se repetir em 2021. Da mesma forma, o levantamento fez uma análise das demissões entre 1º de março de 2020 e 1º de março de 2021. Ao todo, foram fechados 10.209 postos de trabalho e, com as novas medidas restritivas anunciadas pelos governos, o número deve ser ainda maior nas próximas semanas. Além disso, o levantamento contou com a participação de 89 empresas – desde econômico até resorts – envolvendo também hotéis independentes e de redes com foco corporativo e lazer.
NOVOS AUXÍLIOS
A propósito, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), esteve presente em uma videoconferência, com Paulo Guedes, ministro da Economia. Dessa maneira, o encontro, que reuniu outros representantes do trade, teve o intuito de apresentar os pleitos do segmento e a urgência de aprovação do PL 5638/20, que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “O Perse, desde já, busca parcelar débitos das empresas dos setores de eventos e turismo com o Fisco. Além disso, ele atua com medidas para compensar a perda de receitas devido à pandemia. Estamos lutando pela sobrevivência do nosso segmento”, contextualiza Sampaio.
Definitivamente, o texto também está ligado à alíquota zero do PIS/Pasep, da Cofins e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) por 60 meses, além da extensão, até 31 de dezembro de 2021, do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) para empresas turísticas. “Diante disso, vale mencionar também que a medida traz o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para as áreas em que atuamos. Então, de modo geral, o governo garante o pagamento de parte do seguro-desemprego ao trabalhador que, por sua vez, foi afetado com a suspensão ou redução do seu contrato de trabalho”, comenta o presidente da FBHA.
MAIS OXIGÊNIO
A proposito, além da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, a Abav, Braztoa e Clia também lideraram o trade nas negociações junto ao Ministério da Economia e ao Ministério o Turismo para que o trade pudesse comemorar a publicação da Medida Provisória 1.036. De fato, a nova MP prorroga os efeitos da Lei 14.046, de 24 de agosto de 2020, que passa a autorizar que viagens e serviços turísticos que ocorreriam até 31 de dezembro de 2021 e já foram ou venham a ser impactadas pela pandemia possam ser tratados com remarcações, ajustes de créditos ou reembolsos, quando cabíveis, até o final do ano de 2022.
Segundo a presidente da ABAV/SC, Conceição Junckes, o pedido da ABAV NACIONAL era para que as agências de viagens tivessem mais sobrevida devido ao pressionamento dos prazos de viagens de seus clientes vencendo e se encurtando demais, o que carecia de novas negociações em série com fornecedores por prorrogações praticamente no escuro, na medida em que novas quarentenas, restrições e serviços limitados nos destinos deixando praticamente sem opções. Igualmente, é importante lembrar que a nova MP mantém a regra estabelecida na Lei 14.046/2020, de que tanto nos casos de crédito a ser disponibilizado, quanto nos casos em que seja cabível o reembolso, serão deduzidos, sempre, os valores referentes ao serviços de agenciamento e intermediação já prestados, conquista particularmente atribuída aos esforços da ABAV NACIONAL.
ABRACORP EM AÇÃO
A ABRACORP lançou mais um vídeo da série Abracorp em Ação. Desta feita, entidade estreitou o foco nos efeitos da pandemia no segmento de eventos corporativos. O bate-papo mediado pelo presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, teve como partner Roberta C. Nonis, fundadora e CEO da Evento Único Consultoria; especialista e influenciadora do mercado MICE. De fato, todos os associados da Abracorp e demais atores que compõem os diferentes elos do mercado de viagens, turismo e eventos têm oportunidade de agregar informações e conhecimentos novos sobre o tema. E saber um pouco mais sobre o modelo de eventos híbridos.
AJUDA FINANCEIRA ÀS AÉREAS
Enquanto isso, a Lei do Plano de Resgate Americano de 2021 (American Rescue Plan Act de 2021), também chamada de Pacote de Estímulo COVID-19 está sendo comemorado pelo trade de turismo americano. A saber, trata-se de um projeto de estímulo econômico no valor de U$ 1,9 trilhão aprovado pelo 117º Congresso dos Estados Unidos e sancionado pelo presidente Joe Biden no último dia 11 de março de 2021. Diante disso, somente as companhias aéreas receberão US$ 14 bilhões de estimulo e os aeroportos US$ 8 bilhões. Certamente, a medida evitará a dispensa de até 27 mil funcionários da aviação e aeroportuária.
TURISMO EM FOCO
A priori, fazer parte dos Conselhos Municipais é a melhor forma de sugerir melhorias para o município, servindo como possibilidade para o acompanhamento, fiscalização e desenvolvimento de políticas municipais em prol do turismo. Então, se você quer saber mais sobre como o turismo pode ser uma importante matriz para o desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da sua cidade, confira nosso evento “Turismo em Foco”. Acompanhe os principais passos para a formação dos Conselhos Municipais de Turismo, seu papel colaborativo e a governança. O evento é online e gratuito. Acesse aqui e garanta sua vaga.
CHILE DIFICULTA ENTRADA DE BRASILEIROS
Com vacinação de 80% da população planejada para até junho, Chile fortalece medidas preventivas contra a COVID-19 na entrada de passageiros provenientes do Brasil. Diante disso, está muito difícil fazer turismo no Chile, pelo menos para a próxima temporada de inverno uma que que as exigências são demasiadamente exageradas. Sendo assim, para você entrar lá, será realizada uma checagem de documentação, incluindo a apresentação do PCR negativo realizado no Brasil. Após esse etapa, é realizado um novo teste de PCR e os passageiros são transferidos para uma residência sanitária (não se sabe quem pagará por isso).
A princípio, na residência sanitária, os passageiros permanecerão isolados até a chegada do resultado do exame feito ao chegar no país, ou seja, até 48 horas. Nesse sentido, a estadia na residência sanitária é totalmente gratuita e não representa nenhum custo para o passageiro. Pelo menos isso! Assim, caso o resultado seja negativo, o turista é liberado e poderá continuar a quarentena de 10 dias, que já estava sendo exigida pelo país antes das novas medidas, em sua hospedagem no destino final. Todavia, caso o resultado seja positivo, o passageiro permanece na residência sanitária até que receba alta.
Além disso, somam-se demais exigências tais como, PCR negativo realizado 72 horas antes do embarque. Em caso de voos com escala, se considera o último embarque até a chegada no país. Preencher a “Declaração Juramentada para Viajantes” até 48 horas antes do embarque. A declaração pode ser encontrada em www.c19.cl. Contar com um seguro de saúde que cubra atendimentos associados a COVID-19 durante a sua estadia, com uma cobertura de no mínimo USD $30,000.Cumprir a quarentena de 10 dias quando chegar ao país e, preencher o Acompanhamento Epidemiológico que será enviado diretamente para o e-mail do turista durante os primeiros 14 dias desde a sua chegada no Chile. Para os já vacinados não se tem ideia do que pretendem. Portanto, desista do Chile.
NATY STRASSER – A BELLA DA SEMANA
Antecipadamente, prepare o seu coração para ver Naty Strasser nua pela primeira vez, somente aqui no Bella da Semana! Em suma, com hipnotizantes olhos cor de mel, Naty Strasser deixou nossos seguidores malucos durante a transmissão do ensaio ao vivo (que todos os dias pedem o lançamento do ensaio). Finalmente este dia chegou! Portanto, prepare o seu coração para ver essa belíssima estudante de arquitetura nua pela primeira vez… Não esqueça! Logo, o ensaio exclusivo com Naty Strasser nua vai ao ar nesta quarta-feira (24). Ainda não é assinante? Tenha acesso completo sem restrições! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
Leia ainda: Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo
Santa Catarina Turismo apresenta balanço de ações realizadas nos últimos 12 meses
Feriadões de abril deverão movimentar a rede hoteleira catarinense
Sublimes oportunidades de serviço e aperfeiçoamento intelecto-moral
Novo equipamento turístico na Serra Catarinense, com investimentos privados