É histórico o número de emissões de vistos americanos para brasileiros
RECORDE DE VISTOS AMERICANOS PARA BRASILEIROS
Lamentavelmente, graças ao atual desgoverno, viajar pelo Brasil de avião e caro demais, sendo muito mais barato viajar para o exterior. Prova disso é que os Estados Unidos já emitiram 125,7 mil vistos para brasileiros em agosto, o maior volume já registrado para um mês desde o início da série histórica, em 2017. O montante representa um salto de 18,5% sobre as emissões de julho e de 62,3% em relação a agosto de 2022, de acordo com dados fazem parte de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration a partir de informações do Departamento de Estado americano. Para dar conta de todo o volume de pedido de vistos, o Departamento de Estado americano contratou mais oficiais consulares para o Brasil e inclusive passou a realizar atendimentos aos sábados, além de estender os horários.
Com isso, os sete maiores volumes mensais de vistos emitidos para brasileiros foram registrados em 2023, com o recorde agora em agosto. De todas as emissões em agosto para brasileiros, 96% (120 mil) são referentes ao visto de turismo (B1/B2). Ele é seguido pelo J-1 (visto de intercâmbio), com 797 autorizações no mês, e o F-1 (de estudante), com 648. Entre os vistos imigratórios – aqueles que concedem ao beneficiário a residência permanente nos EUA, o chamado “green card” –, os mais emitidos em agosto foram o IR-5 (93), para pais estrangeiros de cidadãos americanos, o EB-2 (82), destinado a profissionais com habilidades acima da média, e o IR-1 (49), voltado para cônjuges de cidadãos estadunidenses. No acumulado dos oito primeiros meses de 2023, já são 778,8 mil vistos emitidos para brasileiros – volume praticamente idêntico às 815 mil emissões do ano de 2022 inteiro. Se a média de 97,3 mil autorizações continuar até dezembro, o ano deverá fechar com 1,16 milhão de vistos concedidos a nacionais do Brasil, maior número da história. O ano fiscal americano de 2014 foi o que registrou a maior quantidade de emissões para brasileiros: 1,088 milhão, média de 90,6 mil por mês.
PASSAGENS AÉREAS
Pela péssima qualidade de serviços, extravio de bagagens, cancelamentos de voos, atrasos… geram a grande quantidade de ações judiciais de consumidores, com razão, contra as empresas aéreas o que acaba por impossibilitar a entrada e manutenção de novas empresas aéreas no Brasil. A Audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados debateu o aumento de 24% das passagens nos últimos quatro anos, o que também seria causada pela baixa oferta interna. O Ministro do Turismo Celso Sabino, presente na audiência, citou o exemplo da norte-americana Delta, que, segundo ele, tem 2% de suas operações no País; mas responde aqui por mais de 50% das demandas judiciais contra a empresa. No caso da Latam, quase todas as ações judiciais são no Brasil, de acordo com o ministro, embora a empresa tenha apenas 35% das suas operações aqui. O ministro também pediu aos parlamentares que não permitam o aumento a carga das empresas na reforma tributária. E solicitou alguma flexibilização nas normas de defesa do consumidor, além do uso do Fundo Nacional de Aviação Civil para garantir a compra de motores e aviões por parte das empresas aéreas.
O Ministério e a Agência Nacional de Aviação Civil estão buscando novas empresas estrangeiras para atuar no Brasil, mais recentemente com reuniões com representantes da Arábia Saudita. Também estaria solicitando às empresas que façam promoções que permitam ao turista estrangeiro conhecer dois destinos brasileiros pelo preço de um. Já Jurema Monteiro, presidente da Associação das Empresas Aéreas (Abear), acrescentou à lista, o custo do querosene de aviação. Ela disse que a Petrobras produz 90% do querosene utilizado, mas o custo é o dobro do praticado nos Estados Unidos. Sobre o aumento de 24% nas passagens, ela disse que o setor sofreu com a pandemia e com o aumento de custos em dólar. Segundo Adriano Miranda, da Agência Nacional de Aviação Civil, a tarifa média no primeiro semestre foi de R$ 574,13 – 57% dos assentos teriam sido vendidos por no máximo R$ 500. Segundo ele, isso ocorre porque a maioria das pessoas compra com antecedência a preços mais baixos. Ele reconheceu, porém, que houve uma redução na oferta de voos do Norte para o restante do País, como alguns deputados afirmaram na audiência.
TURISMO GLOBAL
Por sua vez, é esperado um crescimento substancial no mercado global de viagens bleisure, de acordo com o novo relatório publicado pela ResearchAndMarkets.com. O mercado global de viagens bleisure, avaliado em US$ 315,3 bilhões em 2022, experimenta um crescimento substancial, atingindo uma estimativa de US$ 731,4 bilhões até 2032, com um CAGR de 8,9% de 2023 a 2032. Esse crescimento é impulsionado pela mudança de fronteiras entre trabalho e vida pessoal levando os viajantes de negócios a combinar viagens relacionadas ao trabalho com experiências de lazer. À medida que a tecnologia continua a avançar, o trabalho e a vida pessoal estão cada vez mais interligados. Isto levou a uma tendência crescente nas viagens bleisure, onde os viajantes de negócios estendem as suas viagens para explorar a cultura, culinária e atrações locais. Embora o termo “viagem bleisure” seja relativamente novo, muitos viajantes de negócios há muito incorporam atividades de lazer em suas viagens relacionadas ao trabalho. Além disso, as empresas estão agora apoiando oficialmente as viagens bleisure, reconhecendo os seus benefícios para as relações com os funcionários e para o bem-estar geral.
FÉRIAS & TRABALHO
Workcations representam uma fusão de férias pessoais e trabalho. Com horários de trabalho flexíveis e opções de trabalho remoto, os funcionários podem manter suas responsabilidades profissionais enquanto aproveitam as férias. Por exemplo, os trabalhadores em férias de uma semana podem levar seus computadores portáteis e reservar tempo para tarefas de trabalho e atividades de lazer. Esta tendência está ganhando força à medida que as empresas procuram formas de combater o stress e o esgotamento dos funcionários causado pelas longas horas de trabalho e pelo aumento da concorrência. Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é crucial para a saúde mental dos funcionários, e os empregadores que priorizam isso geralmente se beneficiam de uma força de trabalho mais feliz e produtiva. Sem dúvidas, a indústria de viagens está passando por uma transformação digital significativa, com a adoção de soluções digitais para planejamento de viagens, reservas e experiências personalizadas. Tecnologias como passeios virtuais e recomendações personalizadas estão mudando a forma como os viajantes planejam e aproveitam suas viagens. A indústria das viagens, do turismo e da aviação está investindo fortemente na digitalização, com cerca de 305 milhões de dólares entre 2016 e 2025. Espera-se que esta transformação beneficie tanto os clientes como a sociedade, com um valor significativo criado através de iniciativas digitais. Os empreendimentos hoteleiros/pousadas/resorts… que não investirem em internet de qualidade (alta velocidade), estarão literalmente fora do mercado.
TURISMO EM SANTA CATARINA
Por conta das passagens aéreas nacionais estarem caras demais, o turismo rodoviário está em alta e é a hora e a vez do turismo nacional buscar o seu filão, uma vez que, o brasileiro, ávido por viajar, está buscando opções dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos onde possa viajar de carro ou de ônibus, em família, buscando destinos a beira da praia ou resorts rurais e estâncias hidrominerais. É o brasileiro redescobrindo sua própria região. Prova disso é o Boletim Técnico de Turismo do primeiro semestre de 2023, do Observatório da Fecomércio SC apresentando um panorama do setor, baseado em dados e indicadores obtidos por meio de pesquisas desenvolvidas pela entidade, compilando diversos dados sobre o Turismo no Estado de SC nos primeiros meses de 2023, disponibilizados por diferentes fontes. O documento mostra que o turismo segue sendo um dos setores mais importantes para a economia do estado e em constante crescimento. Alguns destaques: Na arrecadação tributária, dados da Secretaria da Fazenda indicam que o setor arrecadou cerca de R$ 288 milhões em impostos, o que representa 17% do total arrecadado pelas atividades de serviços no Estado; Foram 10.557 novas empresas registradas até agosto, um aumento de 10,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior; Julho marcou o primeiro saldo positivo de emprego nas atividades turísticas do estado no ano. Foram 223 contratações a mais que as demissões. As atividades com melhor desempenho foram Hotéis (59), Agências de Viagem (45) e Lanchonetes, Bares e similares (40). Estes e outros pontos podem ser vistos no documento completo, disponível neste link.
SAZONALIDADE
As tabelas de evolução histórica, indicadas no boletim, com as amostras coletadas pelas pesquisas sobre a origem dos turistas em Santa Catarina, demonstram que a composição sazonal da demanda faz com que, fora da temporada de verão, haja uma maior incidência do fluxo regional, onde os residentes em Santa Catarina que se deslocam nas férias no início do ano (39,1%) intensificam sua representatividade no carnaval do Meio Oeste (55,2%) e seguem como maioria absoluta no inverno da Serra Catarinense (72,1%). Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo têm uma participação significativa no fluxo de visitantes em todas as pesquisas. Por outro lado, a incidência de estrangeiros, expressiva no verão (17%), apresenta um pequeno percentual presente no carnaval (6,1%) e permanece ausente no inverno. A percepção da origem pode auxiliar o processo de tomada de decisão em duas frentes principais. Primeiramente, a condição promocional, visto que alguns fluxos consolidados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo) podem ser trabalhados para a intensificação de sua preferência pelo estado de Santa Catarina, especialmente em outras épocas alternativas ao verão, afinal, o fluxo já demonstra existir. Uma segunda condição diz respeito aos modais logísticos, visto que as ofertas de voos regionais e internacionais não são regulares ao longo do ano, e sua ampliação pode contribuir para o potencial dos fluxos de visitantes.
FLYBONDI AUMENTA VOOS PARA FLORIANÓPOLIS
A Flybondi anunciou o aumento de 65% dos voos das suas rotas atuais. Em relação às rotas para o Brasil, Florianópolis passará a operar três voos semanais e o Rio de Janeiro aumentará para três voos por dia, cinco vezes por semana (segunda, quarta, sexta, sábado e domingo), já a partir deste mês. No curto prazo, a Flybondi aumenta as frequências a partir de outubro e novembro e passa a operar 80 voos diários distribuídos pelos seus destinos nacionais e internacionais. Das 17 cidades dentro da Argentina atendidas pela empresa, 11 terão mais oferta de passagens, entre eles locais bastante procurados pelo público brasileiro, como El Calafate, Ushuaia e Mendoza. E a empresa ainda deve anunciar pelo menos duas novas rotas (uma internacional e uma doméstica) nas próximas semanas. “Celebramos cada novo voo que adicionamos às nossas rotas porque isso significa maior conectividade, mais e novas pessoas aderindo à liberdade de voar, e também se traduz no aumento do impacto econômico nestes destinos”, disse Federico Pastori, diretor Comercial da Flybondi.
TURISMO NA ARGENTINA
Falando nisso, com gigantesca crise na Argentina, o que favorece muitíssimo ao turista brasileiro, o trabalho do Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) ganhou destaque na FIT 2023 ao alcançar a chegada de 5 milhões de turistas nos primeiros nove meses de 2023. O Embaixador Vilcu destacou a rápida recuperação da Argentina na entrada de turistas internacionais após a pandemia. “Permitam-me destacar o desempenho da Argentina, que até agora este ano já recebeu 5 milhões de turistas estrangeiros”, disse o representante da OMT. Já o presidente da FIT, Andrés Deyá, destacou o trabalho do Inprotur em todas as ações promocionais no exterior: “Tantas apresentações foram feitas ao redor do mundo para que hoje a chegada de 5 milhões de turistas estrangeiros tenha sido superada e isso é muito importante para destaque”, disse ele, que também destacou a realização das Rodadas de Negócios “Visit Argentina Connect” organizadas pelo Inprotur em conjunto com a Câmara Argentina de Turismo.
USHUAIA – TIERRA DEL FUEGO
Já o Governo da província da Terra do Fogo, através do Instituto Fueguino de Turismo, com o apoio de 40 prestadores de serviços locais, promoveu os atrativos, serviços e produtos do Fim do Mundo, a 27ª Feira Internacional de Turismo e inaugurou a temporada de verão 2023-2024. No sábado e domingo, milhares de pessoas visitaram o estande da Tierra del Fuego na FIT. A promoção turística do INFUETUR e de fornecedores locais foi apoiada pela Agência Ushuaia Bureau e pelos Municípios de Ushuaia, Río Grande e Tolhuin através de seus secretários e diretores de Turismo.
Por outro lado, a gastronomia fueguina marcou presença com a presença do Chef Fueguino Lino Adilon do Restaurante Volver, de Ushuaia. O presidente da FIT e da Federação Argentina de Associações de Empresas de Viagens e Turismo (FAEVYT), Andrés Deyá, afirmou que: “O turismo é uma das indústrias mais importantes do país e todos os atores que dela fazem parte têm imperdível na FIT. “O enorme presente e todo o potencial do nosso setor estiveram presentes na mais importante feira de turismo da América Latina e uma das mais destacadas do mundo”. A 27ª edição da FIT reuniu mais de 1.400 expositores nacionais e 400 internacionais; representando as 24 províncias argentinas e mais de 45 países de diferentes regiões do mundo.
BANDEIRA AZUL
O estado de Santa Catarina SC se destacou mais uma vez na lista das praias brasileiras que receberam o selo Bandeira Azul, pela ONG FEE (Foundation for Environmental Education). Entre as selecionadas, 15 das 31 praias ficam em solo catarinense – ocupando o topo do ranking. A certificação leva em consideração alguns pontos como a segurança, qualidade ambiental, gestão e educação. Além das praias, o programa também avalia marinas brasileiras e, ao todo, 11 foram premiadas, incluindo quatro localizadas em Santa Catarina. O estado também foi destaque com a praia de Itá, considerada a primeira praia fluvial brasileira a ganhar o selo de balneabilidade. A Marina Tedesco recebeu certificado de qualidade ambiental, juntamente com o Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha — Florianópolis, Marina da Conceição — Florianópolis, Marina Itajaí — Itajaí. O selo Bandeira Azul é considerado a maior certificação global em gestão de praias, embarcações de turismo e marinas, e ocorre uma vez por ano. Os certificados para os vencedores escolhidos em júri internacional serão entregues no início da temporada de verão 2023/2024, em novembro, na cidade de Balneário Camboriú.
TURISMO EM SÃO PAULO
São Paulo, sempre na frente, através da Secretaria de Viagens e Turismo, lançou na última quinta-feira (5), o maior e mais completo programa de crédito turístico do Brasil. O programa terá investimentos em linhas de crédito no valor de cerca de R$ 4 bilhões, a partir de dez bancos parceiros, com condições especiais para alavancar o setor. Na ocasião, também foram assinados novos convênios com 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) e 70 estâncias paulistas. O recurso de R$ 400 milhões passa a ser destinado ao investimento na infraestrutura turística no estado de São Paulo. “O Turismo de São Paulo não para de crescer. Se o setor representa 4% do PIB nacional, aqui em São Paulo chega a quase 10% do PIB. E não tivemos dúvida na montagem da equipe. Temos hoje uma Setur-SP que tem uma equipe qualificada, que conhece o assunto. Estamos construindo o Turismo em conjunto”, destacou o governador Tarcísio de Freitas, que também lembrou: “Dos R$ 212 milhões ofertados em 2023 e dos mais R$ 400 milhões liberados a partir de hoje, é tudo para fomentar o turismo e gerar empregos e oportunidades. Estamos liberando R$ 400 milhões do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que muitos destinos aguardavam. É um crédito que chega com prazo de carência de 3 anos, 120 meses para pagar e taxa de juros abaixo do mercado. Vamos incentivar a iniciativa privada a promover empreendimentos no estado de São Paulo. E o CrediturSP se torna o maior programa de crédito do Brasil“, complementou.
FESTIVAL DE TRUFAS BRANCAS DA TOSCANA
O restaurante Primrose do Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), receberá o festival Trufas Brancas da Toscana. O evento gastronômico, que traz o sabor sublime da Trufa Branca Suprema de Alba em um jantar harmonizado, acontece aos sábados, nos dias 28/10 e 04/11, às 20h. O menu especial terá prato preparados com a autêntica trufa branca italiana, acompanhados por uma taça de vinho de rótulos selecionados da premiada adega do Castelo. O Chef do Restaurante Primrose, Fernando Becker, criou para a ocasião um menu de 6 tempos, harmonizado verticalmente com vinhos Sassicaia das safras 2014 e 2018. Complementando a harmonização, no início da experiência, será servido o espumante Ferrari Perlé Tretodoc 2016, e a sobremesa encerrará o jantar em um brinde com o requintado Vin Santo italiano.
O festival Trufas Brancas da Toscana é um convite para apreciar aromas e sabores únicos, com uma das iguarias gastronômicas mais raras do mundo. As trufas são raridades naturais e selvagens, impossíveis de serem cultivadas ou controladas. Entre as diferentes variedades, a mais nobre, famosa e inigualável em termos de aroma e sabor é a Trufa Branca Suprema de Alba, localizada na região de Piemonte, na Itália. A temporada de colheita é efêmera, entre os meses de outubro e dezembro, depende da simbiose perfeita entre o fungo e tipos específicos de árvores e de condições climáticas adequadas.
FESTIVAL DAS CATARATAS
O Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor turístico no Brasil, e que melhor recebe os jornalistas especialistas em turismo, conquistou seu lugar de destaque como finalista em três categorias do “Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas – Iniciativas de Destaque no Turismo”, promovido pelo Ministério do Turismo. Este reconhecimento surge após uma seleção, que envolveu mais de 470 iniciativas inscritas. Na categoria “Promoção e Marketing” do edital “Iniciativas de Destaque no Turismo”, o Festival das Cataratas foi selecionado em razão de suas ações promocionais realizadas durante o pré-evento e evento, que teve a sua 18ª edição promovida em Foz do Iguaçu entre os dias 31 de maio e 2 de junho deste ano.
Além disso, o Hackatour Cataratas, uma iniciativa paralela ao evento, organizado pelo Instituto Idestur com foco no desenvolvimento de soluções e inovação para o turismo, também se destacou e foi habilitado na categoria “Governança e Gestão do Turismo”. No edital Profissionais de Destaque, o evento aparece com dois nomes habilitados: a arquiteta e organizadora da Feira de Turismo e Negócios, Mira Momo Angeli, e o idealizador do evento, Paulo Angeli. Ambos estão na categoria “Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI”. O Prêmio Nacional do Turismo 2023 tem como objetivo destacar aqueles que impulsionam o crescimento do turismo no Brasil, fortalecendo-o como um dos setores econômicos com maior potencial para a criação de empregos, renda, inclusão social e sustentabilidade ambiental no país. O resultado final será divulgado pelo Ministério do Turismo em dezembro.
BELLA DA SEMANA – JACQUE BACHEGA
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